Canário Rouco ou Parou de Cantar?

Canário rouco ou parou de cantar? Os ácaros causam grandes transtornos em uma criação e às vezes se instalam na traqueia da ave. Quando isto ocorre, o canário começa a ficar rouco, tenta cantar e desafina perdendo a “voz” por algum tempo. É duro ver um canário tentar cantar e não poder, principalmente quando outros machos cantam e se exibem e o seu canarinho rouco quer fazer igual e não pode.

canário rouco ou parou de cantar

O Ácaro da Asma–Fole-de-Canário (Sternostoma tracheacolum) e o Ácaro dos Sacos Aéreos das Aves (Cytodites Nudus), são só dois dos muitos ácaros responsáveis pelas dores de cabeça dos criadores de pássaros, principalmente canários.

Inicialmente os ácaros se instalam no bico e nas vias aéreas da ave, causando desconforto e fazendo com que os canários cocem o bico nos poleiros e grades da gaiola, às vezes até machucando as narinas e perdendo as plumagens no canto do bico e olhos pelo esforço repetitivo. Posteriormente os ácaros migram para a traqueia da ave. Se os ácaros chegam ao pulmão do canário, este começa a não conseguir comer direito e a emitir chiados e assobios quando respira. Estes chiados aumentam no período noturno e a ave passa a respirar com dificuldade e mantendo o bico aberto.

A ave perde o apetite, narinas obstruídas, bico aberto, rouquidão e catarro, a ave não canta e fica agitada.

SINTOMAS DE ÁCAROS DE TRAQUEIA EM CANÁRIOS E PÁSSAROS

  • Canário começa a cantar cada vez mais baixo
  • Canário pára de cantar
  • Ave emite chiados e assobios ao respirar (principalmente a noite)
  • Bico aberto
  • Coçar o bico e as narinas no poleiro
  • Perda de apetite
  • Ave agitada, agoniada

CAUSAS DE ÁCAROS DE TRAQUEIA EM CANÁRIOS E PÁSSAROS

Correntes de ar, aves em local de ar não renovado, bruscas mudanças de temperaturas. Algumas vezes a presença de poeira com ácaro. Poleiros de madeira que não são trocados ou lavados com frequência e acabam se tornando ninho de ácaros, bem como ninhos antigos. (o ninho deve ser trocado 1 vez por ano, ou mais, de acordo com a sujeira dele, e desinfectado).

PREVENÇÃO CONTRA ÁCAROS DE TRAQUEIA EM CANÁRIOS E PÁSSAROS

Os ácaros muitas vezes vem com as aves quando você as compra, mas alguns cuidados podem evitar infestações por ácaros e piolhos.

A ração comprada deve ser de boa qualidade e as sementes limpas e sem “areia” no fundo do pacote, pois os ácaros podem estar vivendo ali.

Deixar as gaiolas e viveiros longe de correntes de ar também ajuda a evitar ácaros e resfriados, e sempre que os canários forem reproduzir, deixar que eles construam um ninho novo com material limpo para construção. Pois os ácaros se alimentam de restos de pele, penas ou pelos que ficam no ninho antigo.

  • Aves longe de correntes de ar
  • Poleiros de plástico ou lavados frequentemente
  • Ninhos novos
  • Higiene da gaiola sempre em dia

TRATAMENTO PARA CANÁRIOS E PÁSSAROS COM ÁCAROS DE TRAQUEIA

O Allax (para matar piolhos e ácaros). Deve-se respeitar a dosagem descrita na bula e pingar as gotinhas na nuca da ave, abrindo as penas e colocando o medicamento na pele. Porém, somente o medicamento para matar os ácaros não é suficiente, em conjunto ministre o CantoLindo Vias Aéreas, 10 gotas em meio bebedouro de água até acabar.

COMO USAR ALLAX:

allax canário rouco parou de cantar

COMO USAR CANTOLINDO VIAS AÉREAS:

cantolindo vias aéreas canário rouco parou de cantar

Deixe uma resposta