Canário Doente? Doenças mais comuns em canários

CANÁRIO DOENTE

Canário doente? Segue abaixo uma lista de doenças mais comuns em canários:

1 – ENTERITE – Canário Doente

Sintomas: Dores abdominais, diarreia, plumas da cloaca sujas pelas fezes, estrias de sangue. Abdômen duro, vermelho violeta. Pára de cantar. Tem muita sede. Emagrecimento rápido.

Tratamento: Dependendo da causa: Vermífugos, coccidiostáticos, antibióticos, antimicóticos. Eliminar as verduras. É útil a administração de 2 gotas de Aderogil no bebedouro de 50 cc.

2 – INDIGESTÃO / CONSTIPAÇÃO – Canário Doente

Sintomas: Ventre inchado. Fezes duras, cloaca inchada e de cor vermelha. Dificuldade de evacuação.

Tratamento: Dar no bico 2 gotas de óleo de parafina. Introduzir, prudentemente, na cloaca um pouco de azeite de oliva. Administrar verduras, maçã e infusão de tília para beber.

3 – COLIBACILOSE – Canário Doente

Sintomas: Sonolência. Falta de apetite. O pássaro se retira para um canto da gaiola. Diarreia esverdeada que deixa as penas ao redor da cloaca sujas. Vômitos freqüentes de alimentos misturados a uma substância e a um fluido esverdeado. Nesses casos a mortalidade é muita elevada entre o primeiro e o segundo dia.

Tratamento: Dentre outros, mencionamos: Zooserine, quemicetina solúvel, Cloranvex e Gentamicina (colírio 1 gota no bico). A medicação deve ser oferecida conforme a bula.

4 – SALMONELOSE – Canário Doente

Sintomas: Na forma fulminante o pássaro se retira para um canto da gaiola e fica a dormir, com as penas soltas, asas caídas e com a respiração ofegante. Morte repentina. A parasitose em forma fulminante tem incubação de 1 a 3 dias.

Tratamento: O mesmo descrito no item 3. Além desse, pode ser feito tratamento com sulfas (Vetococ, Neosulmetina, Coccirex). Nota: Durante a criação deve ser evitados o uso indiscriminado de produtos com sulfa, porque esterilizam o macho por 22 dias aumentando bastante o risco de complicações com Cândida.

5 – SALMONELOSE – Forma aguda incubação (3 a 5 dias) – Canário Doente

Sintomas: Na forma aguda o pássaro pára de cantar. Falta-lhe vivacidade e o mesmo se retiram para o canto da gaiola com as penas eriçadas e os olhos semicerrados. Inapetência, muita sede e diarreia verde-amarelada. Cloaca suja de fezes, ventre inchado e respiração ofegante.

Tratamento: Além dos medicamentos indicados no caso precedente, dar sulfas com os cuidados recomendados. Os pássaros que conseguem ser curados ficam por via de regra, portadores de germes.

6-STREPTOCOCOS – Canário Doente

Sintomas: Sono contínuo. O pássaro se isola em um canto da gaiola. Cloaca suja pela diarreia. Emagrecimento rápido. Respiração ofegante. A cauda e as asas caídas. Aumento do ritmo respiratório, bico aberto. O pássaro pode, de tempos em tempos, emitir ruído agudo.

Tratamento: Durante 5 dias deve ser oferecido ao pássaro doente um dos seguintes produtos: 100 PS (vide bula), Tylan 200 (1 gota no bico).

7 – TIFOS – Canário Doente

Sintomas: Asas caídas, penas soltas e diarreia verde. Mortalidade muita elevada e rápida, entre 12 e 24 horas.

Tratamento: O mesmo que os itens 3 e 5.

8 – HEPATITE – Canário Doente

Sintomas: Falta de apetite ou fome exagerados. Manchas violáceas no ventre, com hipertrofia do lóbulo hepático.

Tratamento: Pro Livre (5 gotas no bebedouro) noz vômica, Antitóxico SM (vide bula), Epocler (10 gotas no bebedouro por 5 dias). Recomenda-se suspender a farinhada e manter somente alpiste e chicória.

9 – VARIOLA / BOUBA (forma aguda) – Canário Doente

Sintomas: A princípio, não apresenta nenhum sintoma particular. O pássaro fica apático e se retira para um canto da gaiola com as penas eriçadas e respiração difícil. Na chamada forma diftérica o vírus provoca o aparecimento de pequenas placas como se fossem membranas branco amareladas na boca e nas vias respiratórias causando sérios problemas.

Tratamento: Neste caso a antibioticoterapia é geralmente ineficaz; a única ação válida é preventiva por vacinação. Existe à francesa “Kanapox” Rhone Merieux e a americana “Poximune C” Biomune Inc.

10- VARÍOLA/BOUBA(forma crônica) – Canário Doente

Sintomas: A princípio, a queda de pequenas penas ao redor dos olhos. As pálpebras engrossam. Pode parecer plefarite com secreção purulenta que fecha o olho. Lesões epiteliais típicas da varíola. Furúnculos com até 5mm de diâmetro, de cor amarelada/esbranquiçada cheios de líquido purulento. Por vezes eles se cobrem de uma membrana que parece casca e atinge com mais freqüência a fixação do bico junto à cabeça e cavidade interna do bico, faringe e ouvidos. As generalidades dos sintomas são aquelas da forma aguda.

Tratamento: A forma cutânea pode ser tratada com tintura de iodo ou mercúrio cromo em uma solução alcoólica a 3% ou Thuya. A Quemicetina (4 gotas no bebedouro) pode, em alguns casos, mostrar eficiência.

11 – CORIZA – Canário Doente

Sintomas: Falta de vivacidade, anorexia, corrimento de cerume das narinas, que pode se tornar um ranho purulento, continuamente freqüente, com tosse. Respiração difícil. Mucosa congestionada.

Tratamento: Limpar as cavidades das narinas com algodão impregnado com permanganato de potássio solução 1/1000. Dar um dos seguintes remédios 100 PS conforme a bula. Linco Spectrin 1 g em 1,5 L. de água, Tylan 200, 1 gota no bico. O tratamento deve ser mantido até o desaparecimento da doença.

12 – DOENÇA RESPIRATÓRIA (crônica) – D.R.C. – Canário Doente

Sintomas: Dificuldade de respiração, espirros, corrimento nasal e ocular. Esta doença é bastante semelhante à coriza.

Tratamento: Tylan 200 (1 gota no bico), Linco Spectin (1g em 1,5 I. de água), Ofticor (2 gotas no bico). Tratamento de 1 semana.

13 – SINUSITE INFECCIOSA – Canário Doente

Sintomas: Corrimento freqüente das narinas e dos olhos que ficam injetados com inchação ao seu redor podendo apresentar pus. O pássaro não come e permanece com a cabeça embaixo das penas recolhido num canto do poleiro ou no fundo da gaiola. Esfrega, seguidamente, o bico contra o poleiro ou arame. Respiração difícil.

Tratamento: Lavar as narinas e olhos com água morna. Pingar 1 gota de Hidrossin em cada narina. Na água pode ser usado Auromicina Avícola, Vetococ, Tylan 200 ou Linco Spectin. A medicação deve ser oferecida conforme a bula.

14 – PNEUMONIA – Canário Doente

Sintomas: Falta de vivacidade. Respiração difícil. O bico pode ficar com uma cor violeta. O pássaro coloca a cabeça para trás debaixo da asa. A cauda acompanha o ritmo respiratório. Febre, asas caídas, penas eriçadas.

Tratamento: Baytril ou Tylan 200 (1 gota no bico) Linco Spectin, Oftcor (2 gotas no bico). Reforçar a alimentação adicionando vitaminas na farinhada.

15 – AEROSACULITE – Canário Doente

Sintomas: Respiração difícil e ruidosa com silvos pronunciados. Falta de vivacidade, o pássaro fica infértil e não canta.

Tratamento: O mesmo do item 14.

16- ASMA – Canário Doente

Sintomas: Respiração difícil com acesso asmático muito intenso e freqüente. Queda do poleiro; morte por asfixia. Nos casos muitos graves, imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas. Respiração acelerada intermitente com emissão do pequemos gemidos.

Tratamento: Administrar os mesmos medicamentos do item 14.

17 – MUDA ANORMAL – Canário Doente

Sintomas: Muda de penas fora de tempo, irregularidade na formação das penas ou quedas contínuas.

Tratamento: Identificar e sanar o problema que pode ser: Mudanças bruscas de temperatura; excesso de calor ou frio; local muito úmido ou muito seco; correntes de ar; mudança de alimentação; Stress; baixa luminosidade durante o dia; excesso de luminosidade artificial. Identificada à causa, administrar boa farinhada enriquecida com vitaminas e mineral diariamente.

18 – TEIGNE – Canário Doente

Sintomas: manchas redondas ao redor das pálpebras, perto do bico ou ainda nos ouvidos com formação de escamas seca.

Tratamento: desinfetar bem a gaiola, com Biocid. Aplicar com cautela pomada antimicótica, Canesten.

19 – PARASITOSE EXTERNA – Canário Doente

Sintomas: queda de plumagem, emagrecimento, anemia demonstrando as patas pálidas e olhar comprimidos.

Tratamento: desinfetar a casa 3 meses com Kil Red (20 g para 6 litros de água), gaiolas, equipamentos e pássaros. É indispensável que o produto seja pulverizado nas paredes e estantes. O SBP também pode ser usado, contudo, como se volatiliza rapidamente, o risco de reinfestaçâo é maior.

20 – PIPOCAS DAS PATAS – Canário Doente

Sintomas: inchação das juntas e furúnculos nas patas.

Tratamento: Aplicar pomada Nebacetin até a cura e dar na água 5 gotas de Benzitrat.

21 – STREES – Canário Doente

Sintomas: O pássaro fica sonolento, abatido. Muito especialmente ao retornar de exposições ou viagens longas. Tumulto dentro do canaril provoca agitação nos pássaros, causando-lhes stress.

Tratamento: administrar vitaminas: Potenay 812, ou Vita Gold (5 gotas no bebedouro) e farinhada reforçada com Rosivolt, maça, verdura e jiló.

22- INFERTILIDADE – Canário Doente

Sintomas: ovos claros, o pássaro não entra em forma para reprodução. A fêmea recusa sempre o macho ou vice versa.

Tratamento: vitaminas e alimentação sadia devem ser oferecidos aos pássaros para que na época da reprodução estejam em forma. E recomendável adicionar em 1 quilo de farinhada seca 2 gramas de Vitamina “E” em pó.

23 CANDIDIASE – Canário Doente

Sintomas: Penas arrepiadas, falta de apetite, dificuldade para ingerir alimentos, vômitos e às vezes diarreia.

Tratamento: Assim que aparecer os primeiros sintomas, bons resultados são conseguidos com Micostatin (1 gota no bico) e 8 gotas no bebedouro. Nizoral (1 comprimido transformado em pó adicionado a 1 quilo de farinhada seca) também produz bom efeito.

24 COCCIDIOSE – Canário Doente

Sintomas: A cossidiose raramente provoca mortes rápidas. As penas ficam eriçadas, a ave fica abatida surgindo 0 osso do peito saliente, chamado de peito de falcão. Desidratação e diarreia com fezes com estrias de sangue ou de coloração bem escura.

Tratamento: Vetoco, Coccirex e Amprolium. Os medicamentos devem ser ministrados de acordo com as bulas. Recomenda-se adicionar a farinhada complexo vitamínico e Hidrax ou Pedyalite.

25 ASPERGILOSE RESPIRATÓRIA – Canário Doente

Sintomas: O tratamento é difícil; o ideal é prevenir tratando as sementes com um alumino silicato (seqüestraste). De qualquer forma a cura pode ser tentada com Ancotil na dosagem de 120 a 250 mg por quilo de farinhada seca, oferecida por 3 dias.

Movimento de cauda acompanhando a respiração, abrir e fechar do bico com muita freqüência. A respiração em alguns casos é bastante ruidosa.

Tratamento: Não há tratamento satisfatório com medicamentos específicos, contudo, algum resultado pode ser conseguido com NF 180 (2 g para 1 quilo de farinhada seca) e complexo vitamínico para melhorar a resistência.

26 ÁCAROS RESPIRATÓRIOS – Canário Doente

Sintomas: acesso asmático repentino, porém mais freqüente à noite e à tardinha, ou depois de se alimentar. Respiração penosa, sibilante, com assobio. Acesso de tosse com expectoração contento muitas ácaros. Plumagem em desalinho, abertura do bico sincronizado com os movimentos respiratórios. Após as crises, os pássaros voltam ao estado de aparente normalidade. A presença de ácaros respiratórios Sternostoma Traqueacolum – ocorre, em maior ou menor grau, na maioria dos criadouros.

Tratamento: isolar o pássaro doente. Desinfetar as gaiolas todos os dias com solução Biocid na proporção 2 ml por litro de água. Aplicar vacinação adotando o processo de arrancar algumas penas da coxa do pássaro, esfregando, levemente, uma gota de Ivomec. A medição deve ser repetida 15 dias após e na segunda aplicação da vacina não havendo melhora do pássaro, o mesmo não está acometido de ácaros, devendo ser tentado outro tratamento.

27 – CARÊNCIA DE VITAMINAS – Canário Doente

Sintomas: falta vigor, queda de penas fora de época e falta de apetite. Os machos não cantam e de modo geral o pássaro fica adormecido durante o dia no fundo da gaiola.

Tratamento: oferecer 5 gotas de Potenay B12 ou Vita-Gold em bebedouro de 60 ml de água, diariamente. Alternar com Ferro SM no bebedouro por período de 15 a 20 dias. Alimentação enriquecida com maça, jiló e verduras em dias alternados durante 30 dias. Banhos nos dias quentes e sol durante 15 minutos no horário da manhã. A farinhada com ovo cosido não deve faltar.

remédios para pássaro doente canário

497 Comentários

  1. Aldo Luiz da Silva disse:

    Bom dia a todos,
    Tenho dois canarios do reino,um deles o amarelo nasceu uns caroços tipo uma pipoca e parece que vem do corpo dele,é seca e lembra um casulo,está no pescoço e perto da asa.
    Quem pode me ajudar como cura-lo.
    grato

    e-mail:reselnet@hotmail.com

  2. Thiago disse:

    Boa noite, tenho uma fêmea que só fica no ninho, se eu tiro o ninho ela fica deitada no comedouro, só quando coloco no lado de fora da varanda que ela fica um pouco na gaiola, as fezes estão normais e ela canta normal, alguém poderia me dar uma ajuda no diagnóstico e tratamento? Estou pensando em dar vita-gold, será que devo?

    • Olá Thiago,

      Ela coloca algum ovo?
      Ela pode estar fraca mesmo, de o vita-gold, ministre uma farinhada CC-2030, ossiba, algumas verduras (jiló, couve), maça.

      Verifique também as patinhas dela, se existe alguma ferida, se a unha não está grande demais dando volta no poleiro.

      Abraço.

  3. Thiago disse:

    Valeu pela dica, comecei a dar o vita-gold e uma farinhada, ela ta melhorando, ja ta dormindo no poleiro novamente! As unhas ainda estão pequenas.

  4. Prezado amigo,
    Tenho um filhote de canario ele tem quase dois meses de nascimento, acontece que eu percebi que o mesmoeta com um sitoma de eplepsia,fica no piso da gaiola imovel, com um pedaço ele retorna ao estado normal, o que devo faze-lo para que ele seja curado desta doença?
    obg
    Pela ajuda.
    Lauro

  5. giovani silva disse:

    Comopodemos
    tentar evitar o aparecimento dessas doenças ? obrigado .

  6. Odair José Gerônimo disse:

    Tenho um canário Belga de seis anos de idade e pouco mais de vinte dias atrás ele começou a apresentar um comportamento estranho. Ele fica longos períodos durante o dia, colocando a língua para fora e as vezes até mesmo passando ela nos arames da gaiola. Isto pode ser stress ou o sintoma de algum distúrbio ou doença? Desde já agradeço a atenção.

  7. Boa noite, meu canário esta demasiadamente gordo, e bem sonolento, canta muitíssimo pouco…estou demais preocupado, e não conheço nenhum veterinário de aves aqui no itaim paulista…o que pode ser?

    Grato,

    Vinícius Matos

    • Olá Vinicius,

      Amigo, seu canário deverá passar por uma dieta, corte os alimentos extras que você da deixe apenas as sementes mesmo. Procure colocar ele em uma gaiola maior, viveiro por exemplo.

      Imagine uma pessoa obesa, ela terá preguiça mesmo de fazer qualquer coisa, mesma coisa seu canário. E canário macho não pode ser obeso, acumular gorduras, nas fêmeas não tem problema pois elas precisam acumular energias para os períodos de reprodução.

      Abraço.

  8. Sarah Neves disse:

    Olá,eu ganhei uma canária tem 2 meses ela estava normal,cantando muito.Mas tem 2 dias que ela esta mais calada,e fica como quando vai dormir,”gordinha” mas fica com os olhos abertos.Parece que vai chocar.Eu nunca tive ave antes,não entendo muito.Espero q possa me ajudar a entender.obrigada

    • Olá Sarah,
      Bom dia.

      Olha o canário deve ser macho, pois a fêmea não canta, ela apenas pia, quando ela esta muito pronta para acasalar, possa ser que ela dê uma leve cantada, mas é bem diferente do canto do macho. Observe se esta caindo penas, pois estamos no período de muda dos canários.
      Abraço.

  9. Eduardo disse:

    Olá tenho um canario belga limao ele esta com um conportamento estranho ele tem muita sede e os pés dele esta com casca, canta+ ou – .Mais nao é enterite porque ele nao esta com diarreia nem esta emagreçendo.

  10. Luciano disse:

    Boa noite.

    Eu tenho uma canario belga fêmea ela canta baixinho e normal.

    Luciano

  11. Alessandra Alves disse:

    Tenho uma canaria , ela deve ter mais ou menos uns dois anos. So que ultimamente ela tem perdido as penas do pescoço, da cabeça e das asas. Ela quase não esta dando conta de voar na gaiola. Ela canta e muito mesmo desse jeito. O que devo fazer? Ate consegui um macho para colocar com ela para acasalar, mas se ela tiver doente não posso. Como devo agir ?

  12. Danielle disse:

    Olá! Tenho um canário belga macho que sempre cantou muito, mas ultimamente ele está cantando menos, e sempre encontro na gaiola dele umas duas peninhas no chão… Observei umas duas vezes que ele estava com fezes nas penas em baixo e tbm quando respirava com o bico aberto estava com um pouco de chiado… será que ele está doente? o que posso fazer para que ele melhore… Costumo dar sempre um complexo de vitamina… Obrigada

    • OLá Danielle,

      Seu canário pode estar em muda de penas, este é o período deles.
      Sobre o chiado, pode estar gripando. Compre na avicultura o “Canto Lindo Vias Aéreas” de 5 a 7 gotinhas durante 7 dias. Troque a água todo dia.
      Reforce a alimentação com maça, couve, jiló (não pode estar gelado), e farinhada CC2030.
      Ele ficará melhor. Nesse período de muda, eles esfriam o canto mesmo.
      Abraço.

  13. João Paulo disse:

    Gostaria de saber se alguém sabe que tipo de doença é essa que esta mim deixando louco!!!

    Meus canários ficam com uma veia bem grossa em toda canela até os dedos e depois começa a estourar caroços e depois de uns dias eles morrem!!!

    Já tentei de tudo para curar os meus bichos e não tive sucesso!!!
    Alguém pode mim ajudar com isso???

  14. Pablo Henrique disse:

    Pois é João, não tenho a mínima ideia do que pode ser, mas deve ser alguma praga que deu por ai. Seria interessante fazer uma desinfecção geral de onde eles ficam, gaiolas, comedouros, poleiros, bebedouros, etc…

    Pensei aqui agora, será que não pode ser algo relacionado aos genes dos canários, cruzando irmãos, etc???

  15. João Paulo disse:

    Rapaz eu já troquei tudo isso e mesmo assim nada adiantou !!!
    Quanto aos cruzamentos entre irmãos não tem como pois são de criadores diferentes !!!
    Já levei um dos canários que estavam doente para um veterinário e ele disse que nunca tinha visto nada igual que seria necessário levar amostras do sangue dele para um laboratório para exames detalhado para saber o que se passa mais ele falou que custa muito caro e eu não tenho condições para isso no momento !!!
    Então ele disse para tentar a sorte procurando na net mas até agora não tive sorte !!!
    Grato pela atenção!!!

  16. Rafael santos disse:

    Como faço para reconheçer o macho e a femêa,, pode me ofereçer alguma dica agradeço.

  17. sebastiao disse:

    ve se me ajudan meu canario macho esta so parado em cima do coxinho da comida fica com a respiraçao se balançando e nao se mexe nem canta as penas da coacla dele tive de limpar oque sera . aparenta tambem estar emagrecendo

  18. francis pedroso disse:

    boa tarde;
    gostaria de saber qual seria o tylan 200 q vcs indicam para usar em algumas doenças de canario.comprei o tylan 200 liquido mas na bula fala para ser usado em ovinos e bovinos injetavel
    sera q e este mesmo ou comprei errado

    • O Tylan 200 vem indicado para outros animais mas não tem dosagem específica para aves. A dosagem que os criadores tem usado é de 1 ml para 5 lt de água durante 7 dias.
      O Tylan mais recomendado é o pó solúvel. Deve ser colocado na água de beber a razão de 1 gr para 2 lt de água durante 15 dias, descansando 7 dias e repetindo o tratamento.
      Abraço.

  19. Rodrigo disse:

    Pablo, tudo bem?
    Se possível gostaria de uma ajuda sua ou de algum leitor do blog.

    Analisei o artigo por completo e não encontrei nenhuma doença citada comparável ao problema que estou tendo com um canário que adiquiri a 20 dias. Encontro alguns sintomas similares mas não um diagnóstico exato que procuro. O canário é anilhado e pelas informações tem aproximadamente 1 ano e meio de vida.
    Quando comprei (a 20 dias atrás), nos primeiros dias ele não estava cantando, não conseguia emitir som e “espirrava” muito. Quando o peguei na mão percebi que ele apresentava um som de chiado quando respirava (chaleira). Outra coisa que reparei foi o papo bem cheio. Não tinha a foice no peito característica de “peito seco”.

    Pesquisei em blogs e fóruns e suspeitando ser micoplamose, comprei Nalyt 100 plus e comecei a aplicar conforme indicado (10 g em 500 ml de água por 12 dias). Com isso ele melhorou bastante e começou a soltar alguns sons (tons) mas muito fracos. Hoje, com 13 dias e tratamento encerrado, ele está muito melhor mas não consegue cantar com vigor.

    O canário continua apresentando alguns espirros/tosses quando tenta cantar, por isso o canto não sai por completo, parece estar travado ou bloqueado. O canto fica bem baixo e ele não consegue desenvolvê-lo. As frases são parciais e interrompidas (o canto sai por partes separadas e baixo) pois ele não consegue dar continuidade e após isso ele espirra/tosse’.

    Apesar disso, o canário (desde que o adiquiri) está bastante vivaz, bem ativo. A plumagem está normal. Asas e cauda alinhadas com o corpo. Parece que já superou o período de muda, pois não há penas soltas na gaiola. Os pés estão perfeitos, sem cascas, manchas ou qualquer deformidade. As fezes estão com aparência normal, tanto na cor quanto na consistência. A
    plumagem ao redor da cloaca está normal assim como a cloaca. Não há corrimento ocular ou nasal. Fisicamente aparenta estar em perfeito estado.

    Não existe em minha região veterinário especializado em aves. Os veterinários em geral trabalham com caninos e felinos e cobram muito caro, por isso lhe peço essa ajuda.

    Dentro desse diagnóstico você tem alguma suspeita do que seja e o que posso fazer para tratá-lo e para que cante normalmente?

    Desde já agradeço.

    Rodrigo

    • Rodrigo, eu também nunca vi caso assim, mas parecido… comprei um canário e dias depois ele tentava cantar e não saia nada, ele começou a ficar aguniado, pois não saia canto, nada…
      Tratei com o “CantoLindo Vias Aereas” link: http://www.provets.com.br/aves/produtos-aves/cantolindo-vias-aereas

      Ele tava tão ruim que cheguei a colocar 1 gota por dia direto no bico.
      No bebedouro, 7 gotas em meio de água e trocando todo dia.
      Com uns 15 dias ele ficou bom!

      Não custa nada tentar!
      Abraço.

      • Rodrigo disse:

        Beleza Pablo, acho que vou tentar esse método. Vou me inteirar melhor sobre este medicamento antes de usar. Daqui a algumas semanas te dou um feedback sobre o resultado.

        Muito obrigado.

      • Rodrigo disse:

        Pablo como vai?
        Retorno aqui novamente só para dar um feedback do tratamento que realizei e que consegui excelentes resultados.
        Comecei colocando o preparado de própolis na água de beber (30 gotas p/ 1 litro) durante 20 dias. Ao mesmo tempo, também apliquei duas gotas de ivomec pour on na nuca do canário.
        Como após 15 dias da aplicação do Ivomec o canário ainda apresentava os sintomas, apliquei mais duas gotas na nuca.
        Após os 20 dias de uso de própolis na àgua, dei um intervalo de 10 dias somente usando àgua filtrada. Depois destes 10 dias apliquei o própolis por mais 10 dias.
        Depois desse tratamento o canário ficou perfeito, com um som (voz) muito limpo e harmônico.
        O único problema foi uma grande surpresa que tive agora no final de junho: O canário botou alguns ovos no fundo da gaiola!!! E eu pensando que era macho, pois o bicho cantava, mas não com aquele canto prolongado característico dos machos.
        Pelo menos aprendi duas lições com a experiência: Nunca (jamais) comprar um canário que não esteja cantando bem; e também como tratar eficazmente estes sintomas apresentados.

        Abraço.

        Rodrigo

    • leandro disse:

      amigo quando vc botar a banheira para seu canario tomar banho bote um poquinho de vinacre na agua ajudara no problema respiratorio dele

      • Rodrigo disse:

        Leandro, beleza?

        De vez em quando coloco o vinagre de maçã na banheira. Gosto muito deste método, mas o problema do canário era um pouco mais complicado e este método não ajudou. Mas consegui resolver o problema, ainda bem!! Veja meu feedback logo acima.

        Abraço.

        Rodrigo

  20. Adriano Marques disse:

    Bom dia Tenho criação de Belga aha mais de 10 anos, mais atualmente tenho um campainha que apresenta as penas da parte superior da asa muito grossa e com isso ele parou de cantar, isso aconteceu depois de uma muda. As penas saem muito grossas chegando a sangras as vezes.

    se puder me ajudar agradeço…

  21. Bom Dia

    Amigo tenho um canario prata e não estou sabendo indentificar a doeça que ele esta, ele não esta conseguindo ficar no puleiro e esta caindo de costa e esta com dificuldade para voar.Sera que poderia me dar uma orientação quanto a isso.

    Grato

    cristiano

  22. Adiel Fuzaro disse:

    Boa tarde! Tenho um canário que esta apresentando alguns sintomas estranhos como, desequilíbrio, falta de coordenação motora, voo descoordenado, porém se alimenta bem. Já dei três duas de antibiótico e não vi melhora. O que pode ser isso? Há algo que posso fazer? Obrigado!

  23. Marlon Alves disse:

    Minha femea de belga ta com uns nódulos n “junta” dos dedos, creio que seja a doença denumero 20 da lista! Alguem pode m esclarecer melhor??

  24. Rossandro disse:

    Boa tarde
    sou novato em criaçao de canarios mas esta temporada quero colocar 10 casais para procriar tenho 2 femeas q estao com dificuldade para respirar e tem chiado no peito tem como trata-las
    desde ja agradeço

  25. Rossandro disse:

    Mais uma dica
    tem como prevenir isso?

    abraços e muitissimo obrigado

    • Rossandro,

      Isso se dar por vários motivos… ração muito suja, muito pó, poeira…
      Pegar friagem, vento… ai ele fica “gripado”, e piorando pode dar bronquite, problema no sistema respiratório…
      Os alimentos como frutas e legumes, retire da geladeira e deixe um tempo fora, não dê gelado!
      Abraço.

  26. Mara disse:

    Olá

    Meu Canario Belga, parece que ficou meio sego e só fica no canto da gaiola e não canta mais, mas ele é esperto vem no dedo sabe onde esta a água onde fica a comida toma banho de vez em quando. gostaria que me ajudasse!!

    • Olá Mara, é ai complicou… se ele ficou cego o que te aconselho é não mudar nada de lugar na gaiola… bebedouro tem que estar na mesma fileira das grades da gaiola sempre, comedouro mesmo lugar, etc… como ele já estava acostumado nessa gaiola, dificilmente ele irá errar os poleiros, água, comida…
      Ai é continuar cuidar do bichinho mesmo com este problema.
      Abraço e boa sorte!

  27. luís disse:

    Boa Noite!

    Tenho um canário belga que está cantando, mas não para de cair as penas. Sua alimentação é composta de : Alpiste, CC2030 e um ovo cozido semanal. O que devo fazer?

    Abraços,

    • Olá Luís,

      Mesma coisa que disse ao “Vladyslav”

      Pode ser inicio de muda fora de período…
      Mas de qualquer forma reforce a alimentação dele, de vitaminas extras (Vitagold, PiuSana Nutramix entre outras) 7 gotas em meio bebedouro durante uns 5 dias…

      Jiló, maça, farinhada CC2030 a vontade na gaiola, banho de sol de manhã ou final do dia com a banheira para tomar banho.

      Ele deve melhorar.
      Abraço.

  28. Vladyslav disse:

    Boa tarde, eu tenho um canario belga amarelo, e o canario sempre me satisfou: cantava bonito, saltava, etc. nunca houve problemas.
    Mas ultimamente ele esta muito quieto, fica sentado la no pauzinho, e parece que fica preparado para dormir, apesar de ser dia.
    Quando chego para perto da gaiola, ele começa a saltar, e parece que nem tem nenhum problema.
    Na ultima vez que limpei a gaiola (4 dias atraz) vi la 2 penas, mas ate hoje nao encontrei mais nenhuma, sera que é muda? (eu vivo em portugal).
    Li os topicos das doenças, e não consigo encaixar os sintomas do meu canario.
    Me ajude por favor, pois sei que veterenarios e medicos do Brazil são muito bons.
    Obrigado

    • Olá Vladyslav,

      Pode ser inicio de muda fora de período…
      Mas de qualquer forma reforce a alimentação dele, de vitaminas extras (Vitagold, PiuSana Nutramix entre outras) 7 gotas em meio bebedouro durante uns 5 dias…

      Jiló, maça, farinhada CC2030 a vontade na gaiola, banho de sol de manhã ou final do dia com a banheira para tomar banho.

      Ele deve melhorar.
      Abraço.

  29. bom dia o meu canario está com um olho inchado coloquei soro fiziologico ele melhorou mais voltou de novo agora ficou inchado embaixo do olho uma bolha, e as penas estão caindo e e parou de cantar o que eu faço me ajuda o meu filho ganhou de presente já tem um ano ele cantava muito agora vive triste. obrigada.

  30. Raquel Teixeira disse:

    Ola Pablo Henrique, boa tarde, eu adorei o seu blog, vc está de parabéns!!!!!
    Eu comprei um canário belga, e hoje está fazendo 3 dias que ele está comigo, sendo que ele cantou normalmente durante 2 dias e hoje ele não esta nem dando um pio. O que e que eu faço, que remédio eu dou? Me ajude por favor eu não posso perder o meu canário. Desde já te agradeço!

    • Olá Raquel,

      Obrigado!!!

      Bom, tem que ver, melhor esperar mais uns dias para ver se ele canta ou não… se não cantar, tente diagnosticar algumas coisas, como a respiração, espirros, se esta caindo penas, etc… ai me fale que tento te ajudar! Mas por enquanto não faça nada só observe…
      Abraço.

  31. Rodrigo disse:

    Olá Pablo,
    Tenho uma dúvida e espero que possa me ajudar.
    Adquiri um canário branco muito bom de canto, aparentemente saudável e muito alegre, nessa semana meu vizinho ao ver o canário disse que esse canário já foi dele a algum tempo atrás e que vendeu o canário porque ele era cego. Gostaria de saber como descobrir se ele é ou não, pois ele faz tudo normal come, bebe agua no bebedouro, come jiló, toma banho e etc
    Aguardo resposta
    Abraços

    • Olá Rodrigo,

      Se ele faz tudo isso com certeza ele não é cego…
      É fácil vc descobrir, mude o potinho de comida de lugar, o bebedouro de lugar, coloque o jiló em outro lugar que não seja de costume…

      Ja tive um que ficou cego, tudo tinha que estar no mesmo lugar… como ele ficou cego na gaiola que vivia, ele sabia aonde estava os poleiros, bebedouro, pote de comida, etc… no dia que mudei de lugar ele não achou…

      Como o seu vc comprou, e deve ter comprado e colocado em outra gaiola, ai vc tira se seu vizinho ta falando do mesmo canário ou não.
      Abraço.

  32. Nelivia disse:

    Olá, a pouco tem +ou- 2meses adquirimos um belga branco, e tem uns dias que notamos ele estranho não querendo cantar e emitindo um som como que de “choro” isto apareceu depois que meu esposo borrifou agua com vinagre branco (vimos em um blog )e está infestado de bichinhos que fica ando em seu corpo, na pata está como que umas pipoquinhas próximo a unha…Será que você pode no orientar…

    • Caramba complicado a situação heim…

      Vamos lá… primeiro va na avicultura e compre o pozinho para aves contra piolhos… e compre Dolemil pomada…
      Tire o canário da gaiola, coloque o pozinho espalhando pelo corpo, asas, embaixo dele… (coloque na ponta dos dedos e saia esfregando nele, cuidado com os olhos).
      Depois a Dolemil vc passa nas patas, melecando com vontade… (repita a Dolemil todo dia uns 5 dias seguidos).

      Pegue a gaiola, lave ela com jato forte, depois faça uma mistura de vinagre, água e o pozinho comprado, e borrife na gaiola, retire os poleiros, bebedouros, comedouros, deixe de molho no balde com essa mistura… depois lave poleiros bebedouros e comedouros, a gaiola não lave, deixe sem lavar, não fará mau ao canário…

      Cuide bem do seu canário, tem que limpar a gaiola, trocar a água todo dia, se não der todo dia, faça de 2 em 2 dias, é o mínimo…
      Quando for comprar canário, só compre de lugares com procedência, nada contra os amigos das aviculturas, mas geralmente eles não tem o cuidado que o criador tem com os bichinhos…
      Abraço.

  33. wilian disse:

    do com dois canarios que canta mais na sai a foz

  34. Alexandre Candido disse:

    Boa noite amigo, eu criava canários belga mais fiquei muito desanimado quando meus canários ficaram doentes, deu uma doença respiratória neles que dava pena, foi difícil achar a cura, gastei muito com medicamentos um amigo virtual me ensinou um tratamento com ivonec,mas as fêmeas não colocou mas ovos.Enfim eu comprei um casal de canário belga você que tem criação qual o cuidado que devo tomar para que essa doença aconteça de novo,qual vitamina devo dar ,alimentação adequada.DESDE JÁ AGRADEÇO FICA COM DEUS.

    • Alexandre,

      isso é uma coisa que estamos todos a risco mesmo… o lance é cuidar diariamente, lavar gaiolas, esterilizar bebedouros e comedouros de 3 em 3 meses, o lugar aonde eles ficam não pode bater sol forte, vento, poeira…
      Alimentação complementar com jiló, maça, couve, almeirão… vitaminas extras “PiuSana Nutramix” 7 gotas meio bebedouro por uns 5 dias, trocando a água todo dia…
      De uma lida nos tópicos do site, tem muita coisa que você pode aprender melhor…
      Abraço.

  35. jose carlos disse:

    meu canário está com bico inferior crescendo, ficando maior que o superior já cortei duas vezes mais não obtive sucesso.

    Não sei mais o que fazer …

  36. Meu canario canta e não sai som o que faço por favor ?
    que remedio devo usar e com ?

  37. Pablo muito obrigado pela dica ja estou dando esse remédio , ele pia normal só não canta sera que vai resolver o que vc acha ?
    ele só movimenta o bico e a garganta , ele ja canto antes , mais vc acha que ele voltara a cantar ?

  38. Acredito que ele volte a cantar sim, faça o tratamento e me retorne no final para feedback…

  39. Marcos Lobo disse:

    Caro Pablo,

    Vc esta de parabéns, pois este site de informação para uma saúde perfeita para os nossos bichinhos, esta sendo de grande avalia, na minha humilde opinião.

    Em termos de alimentação, estou sequindo a risco as dicas. Depois q aprendi a lhe dar com estes bichinhos, a vida deles melhou bastante e eu estou muito satisfeito com as suas BOAS dicas, valeu Pablo um forte abraço.

    Obs: sempre que eu estiver dúvidas, recorrerei a vc, pode ser???
    Marcos Lobo Rio de Janeiro Kosmos Campo Grande.

  40. Bruno Cerqueira disse:

    Pablo, boa noite. Veja se consegue visualizar meu caso. Hoje tenho um canario comprado a 2 semenas de um criador de canario de cor associado a FOB. Meu canario ficava no viveiro, com anilha de 2011. Ele é um Feo Lutino Nevado. No final da tarde normalmente eu coloco ele no corredor menos iluminado de minha casa, onde ele recebe luz das lampadas indiretamente e bem fraca, normalmente ele dorme sem problemas durante nosso cotidiano domestico até as 23:00, quando apagamos todas as luzes. Durante o dia coloco ele na varanda, com pouco vento e com muita luminosidade direta do dia, porem sem bater sol. O passaro canta bastante, atualmente não dobra o canto mas é bastante agitado pulando de um lado para o outro, batendo as asas no vazio, típico de um passaro com fogo. Porem o que fico envocado é que do nada ele para e fica quieto, as penas ficam arrepiadas e as vezes levanta uma das patas, passado um tempo ele retorna a rotina de agitação, começa a cantar novamente. Normalmente de noite ele tá dormindo no chão da gaiola e num canto proximo a parede. As patas dele estão limpas e sem crostas, as fezes são bem definidas (preta com partes brancas), no poleiro tem uma pequena mancha verda (cor de couve), porem ainda não coloquei nenhuma folha para ele comer, tem outras manchas verdes menores ao longo dos poleiros, mas não sei se ele espalhou essa mancha maior com as patas ou se são indepêndentes. Voce tem ideia porque ele dorme no chão? Pode ser enfermidade? Qual seria e como tratar? Isso pode ter influências negativas a longo prazo? Obrigado e parabens pelo site e pelo trabalho.

    • Olá Bruno,

      Assim, eu te aconselho a não ficar nessa mudança de ambiente diário, deixar ele em um lugar que possa ficar sem mexer…
      Outra coisa é a luz, use luz natural, acabou o dia, ele quer descansar… nada de luz acesa etc… isso confunde o pássaro, hora é noite, hora é dia do nada…
      Sobre ele ficar com as penas dessa forma e dormir no fundo da gaiola, pata levantada, significa que tem algo de errado, e minha aposta é que sejam “ÁCAROS”, então amigo tome cuidado…

      PROCEDIMENTOS NA GAIOLA:
      Tire ele da gaiola, de um trato geral nessa que ele esta, faça uma mistura ai de água, vinagre, limão, e lave ela toda, se der pra colocar a gaiola de molho nessa mistura melhor ainda… depois compre “Piolhaves” ou similar, aplique na gaiola principalmente nos cantos, etc… os poleiros aconselho o amigo jogar esses fora e comprar outros novos…

      PROCEDIMENTOS NO CANÁRIO:
      Compre Canto Lindo Vias Aéreas, 7 gotas em meio bebedouro por 10 dias, trocando a água todo dia…
      Vai tratar as cordas vocais e vias aéreas do canário, etc…

      Compre Allax, aplique 1 gota na nuca do canário (afaste as penas e pingue a gota). A dosagem é única, só repita depois de 15 dias em casos graves mesmo.
      Esse vai tratar ácaros, sarnas, vermes, etc…

      Por final, depois desses procedimento, reforce uma vitamina pra ele, eu uso o PiuSana Nutramix, 7 gotas meio bebedouro uns 5 dias, trocando a água todo dia…

      Bom acho que é isso, depois de um feedback…
      Abraço.

  41. Jemeson disse:

    Pablo, meu canário parou de cantar, ele fica com a respiração acelerada de vez em quando e tá com um gogo danado o que causou isso? como cura-lo ? e quanto tempo pra ele voltar a cantar?

    • Jemerson, pode ser ácaro de traqueia… tente primeiro o Canto Lindo Vias Aéreas, 7 gostas meio bebedouro por uns 7 dias… troque a água todo dia…
      Se não resolver, aplique o Allax, uma gota na nuca (separe as penas), esse remédio é muito forte, então só repita depois de 15 dias em casos graves mesmo….
      Abraço.

  42. Jemeson disse:

    Quanto tempo pra fêmea começar a se acasalar? e o macho com quanto tempo de vida?

  43. pablo obrigado pelas respostas anteriores , mais estou com um problema que não sei c possa ser resolvido , tenho um gloster branco , e ele arranca sa própria s penas de pescoço o que faço me ajude aquardo resposta pois não sei oque fazer um abraço muito obrigado !!!!!!!!!!

  44. Ola pablo , parece que esta dando certo a corda desfiada ,aquelas penas inflamadas que os criadores tratram como [BOLA] tem algum remédio pra isso ? e outra coisa como faço pra fazer parte da associação gostaria de receber revistas e informações sobre eventos desde já agradece abraço !!!!!!!!!

    • Pablo disse:

      Carlos, se for aquelas bolhas vc pega um pedaço de fio dental, e da um nó na bolha, não deixe muito apertado e nem folgado… de forma que prenda a circulação da bolha… alguns dias ela cai…
      Vc precisa procurar algum clube do seu estado para isso, procure no site da FOB pelos clubes…
      Abraço.

  45. yure lima disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber se você tem alguma informação sobre a reprodução de pintassilgo com canaria belga, ou a criação de pintassilgo.

    Já tenho uma criação de canário, obtive um pintassilgo e estou querendo tirar pitago.

  46. Yure, desconheço as informações sobre essa ave, pois só crio canários mesmo…
    Abraço.

  47. tiago da silva disse:

    caro amigo eu tenho um canario cor amarelo so e ele ta mudando de pena direto ele nao ta cantando . eu nao deu remedio de verme para ele dez q eu comprei ele me de alguma orientaçao para ele para de cair essa penas e volta a cantar obrigado des de ja agradeço ..

    • Tiago, vitamina nele!
      Piusana Mudamix, 7 gotas em meio bebedouro trocando a água todo dia… faça isso por uns 10 a 15 dias…
      Depois continue com uma vitamina Piusana Nutramix mesmo procedimento… ai vc faz uns 3 dias a cada mês…
      Não pegar vento, poeira, sol forte…
      Abraço.

  48. mario disse:

    queria fazer uma pergunta, eu tinha um casal de canario belga e a femea botou 4 ovos depois de 4 dias ela morreu, com suspeita de estar com COLIBACILOSE ou SALMONELOSE tinha fezes verde na gaiola, por que ela contraiu esta doença por motivo dela ter bota ovo. por favor me responda
    se eu nao tivese colocado a femea para acasalar ela poderia estar viva ainda.

  49. José Costa disse:

    Bom dia,
    Tenho uma canária pronta para acasalar, alimentando bem, chamando bem, visivilmente saudavél, mas está com um olho lacrimejando o que poderia ser e como trata-la? Desde já grato.
    José Costa

  50. Danilo figueiredo dos santos disse:

    Bõa noite preciso de ajuda,tenho um canario belga ….
    so que os pés deli tao inchado acho q a murisoca mordeu eli.
    tem algum remedio para isso.mim ajudem….

  51. José Costa disse:

    Boa tarde,
    Não sei se você entendeu a canária não demonstra nem um sinal de doença a não ser um olho lacrimejando poderá ser verminose? Está fogosa, chamando bem, disposta, só preocupo com um olho lacrimejando será contagioso?

  52. Pablo disse:

    Sim entendi, mas não vejo problema não, acho que pode colocar junto… é complicado falar sem ver… mas verminose não da isso não….

  53. ola pablo , não sei mais o que fazer tentei a corda de sinzal não deu certo ,vc acha melhor eu soltar ele no viveiro ? meu viveiro tem cinco metros quadrados , talvez pode destrair ele e ele parar de arrancar as penas , o que vc acha , desde ja um abraço !!!!!!!

  54. Pablo disse:

    Olá Eduardo, sim pode ser…
    Mas tu já pegou ele na mão pra ve se num tem algo ali… não será piolhos, pingas, ácaros???
    Bom vc olhar…

  55. eu vou tenta , mais ja peguei não vi nada , acho que só me resta solta ele pra ver , vamos ver o que da , desde ja um abraço !!!!!!!!! c vc tiver mais alguma idéia me avisa por favor !!!!!!!!!

  56. Audianne disse:

    Ola,

    ha uma semana meu canario encontra-se com os dois olhos inchados. Vc poderia indicar algum remedio?

  57. Olá pablo voltei rsrsrs , descobri duas femeas que estão um pouco roucas , só que elas ja estão acasaladas e prontas , tem algum problema eu estar fazendo uso do CANTO LINDO VIAS AEREAS mesmo elas estando com os machos desde já obrigado e abraços !!!!!!!!!!

  58. Eae Carlos blz?
    Tem problema não pode ministrar tranquilo, lembre-se de trocar a água todo dia… Abraço.

  59. beleza patrão c precisar de mim to por ai muito obrigado abraço !!!!!!!

  60. donizete silva rodrigues disse:

    EU GANHEI UM CANÁRIO MAIS ELE NÃO CANTA PORQUE QUE ELE ESTA ESTRANHANDO O LUGAR OU SE EU COLOCAR COM UMA femea ele tem o pé meio cascudo como faz para ele ficar lizo sera que é muda de pena . se ele estiver com esta doença tem cura né um grande abraço um bom domingo

    • Donizete, quando mudamos o canário de ambiente ele fica estressado, podendo até entrar em muda fora de época… Mas se ele for macho e adulto, ele irá cantar, aguarde…
      Sobre as cascas nas patas, compre a Pomada Dolemil, pegue ele na mão e passe melecando bastante as patas… pode passar com vontade… faça isso uns 5 dias e ele ficará zerado!
      Abraço vlw…

  61. Francine Coelho disse:

    Olá a tds!

    Tenho uma canária belga e a mais ou menos uma semana ela está quietinha, pois era muito ativa e nasceu uma espécie de caroço na garra de traz e parece que está um pouco inflamada. Ela levanta a patinha, encolhe para dentro das penas e fica no poleiro em uma pata só.
    O que devo fazer? não tenho experiência com canários, o que vcs me recomendam?
    Aguardo retorno o mais breve possível.
    Um abraço.

    • Olá Francine,

      Muito cuidado com insetos, muriçocas (pernilongos)…
      Seguinte, compre a pomada Dolemil, pegue a canária na mão e passe nas duas patas, melecando tudo.. passe com vontade…
      5 dias ela estará boa…
      OBS: Verifique se não é nenhuma ferpa do poleiro…
      Abraço.

  62. ELZIMAR LOPES disse:

    caros amigos, tenho um canário belga e ele fica com bico abrindo e fechando queria saber qual e o ploblema que ele tem?
    ( pois ele ainda e novinho seis mês de vida)
    ele tbm tem dificuldade de ficar piando….

    • Elzimar, ele está com Ácaro de Traqueia…
      Vamos pelo mais leve, compre Cantolindo vias áereas, 7 gotas em meio bebedouro por 7 dias, troque a água todo dia…
      Se não melhorar, ai vamos para o mais pesado, compre o Allax, pingue uma gota na nuca (separe as penas)… só repita a dose depois de 15 dias, em casos necessários mesmo…
      Abraço.

  63. Guilherme disse:

    Meu Canário não consegue se firmar no poleiro, ele ainda cantou umas duas vezes hoje, ele dorme e acorda virado na comida, ás vezes ele se firma mas por pouco tempo,ele come menos e toma menos água, ele come alpiste misturinha e vitamina amarela, começou o amigo dele morreu… me ajude por favor

  64. Guilherme disse:

    Correção da minha pergunta anterior:”-começou QUANDO o amigo dele…-“

  65. Boa tarde, no mês de Julho do ano 2010, ao dar o meu passeio matinal, pelo bairro onde habito, encontrei junto da roda de um carro uma cria de pintassilgo, ainda com poucas penas, trouxe o mesmo para casa, foi criado por mim, e hoje faz parte da familia, como à mesa, movimenta-se pela casa ao meu ombro e só toma banho nas minhas mãos, debaixo da torneira com água corrente. Mas desde alguns dias a esta parte que o mesmo perdeu as penas da cabeça o do pescoço e as novas não nascem eu pergunto o que devo fazer,se alguém me poder ajudar agradecia,
    obrigado

  66. Prezado amigo,
    No problema anterior em janeiro o qual solicitei uma orientação, o que fiz isolei o canario passei a alimentar com vitaminas dei BIOTRIN COMPLEXOde vitaminas tambem dei ADE do mesmo laboratorio, e o canario passou a viver uma vida saudavel, isto depois do isolamento.
    Agora eu pergunto ao nobre amigo o que devo fazer pois estou com dois casais de canarios que os filhotes quando nasce não consegue sair do ovo, e outro canario eu acasalo ele é um fogo tremendo mas não crusa com as canarias estou fazendo a tentativa com uma terceira canaria, mas primeiro vou fazer um tratamento na base de vit. E e mais gema de ovo cozido.
    Eu pergunto estou certo neste caminho?
    GRATO.
    LAURO

  67. Prezado amigo,
    No problema anterior em janeiro o qual solicitei uma orientação, o que fiz isolei o canario passei a alimentar com vitaminas dei BIOTRIN COMPLEXOde vitaminas tambem dei ADE do mesmo laboratorio, e o canario passou a viver uma vida saudavel, isto depois do isolamento.
    Agora eu pergunto ao nobre amigo o que devo fazer pois estou com dois casais de canarios que os filhotes quando nasce não consegue sair do ovo, e outro canario eu acasalo ele é um fogo tremendo mas não crusa com as canarias estou fazendo a tentativa com uma terceira canaria, mas primeiro vou fazer um tratamento na base de vit. E e mais gema de ovo cozido.
    Eu pergunto estou certo neste caminho? QUERO ACRESCENTAR TENHO UMA CANARIA QUE EU VEJO QUE SEU BICO ESTA UM POUCO CRESCIDO ISTO PARTE SUPERIOR DO BICO, QUE DEVO FAZER PARA TRATAR DESTA DOENÇA?
    LAURO

    • Pablo disse:

      Lauro,

      Sobre o filhote não sair do ovo, vc pode fazer o seguinte.
      Coloque a banheira para a fêmea tomar banho perto do dia de nascimento, ou borrife água sobre os ovos irão ajudar a umedecer a casca.

      Sobre os casais, te que ter paciência mesmo… uso o PiuSana Fertilidade 7 gotas em meio bebedouro por uns 5 dias, trocando a água todo dia…

      A reprodução é fruto do que fazemos praticamente o ano todo, ou seja, antes da reprodução preparamos os canários com vitaminas, ferro, remédio para vermes… ai chegando o período de reprodução os canários estarão tranquilos.

      O canário do bico maior, por acaso não estará a fornecer proteínas a mais?
      Proteínas a mais também originam um crescimento anormal do bico e das unhas. Alguns criadores podam o bico conforme fazem com as unhas, porém nunca tive esse problema.

      Abraço.

  68. Prezado amigo,
    No problema anterior em janeiro o qual solicitei uma orientação, o que fiz isolei o canario passei a alimentar com vitaminas dei BIOTRIN COMPLEXOde vitaminas tambem dei ADE do mesmo laboratorio, e o canario passou a viver uma vida saudavel, isto depois do isolamento.
    QUERO ACRESCENTAR TENHO UMA CANARIA QUE EU VEJO QUE SEU BICO ESTA UM POUCO CRESCIDO ISTO PARTE SUPERIOR DO BICO, QUE DEVO FAZER PARA TRATAR DESTA DOENÇA?
    LAURO

  69. ola amigo preciso da sua ajuda , não sei mais o que fazer ,estou sem sorte com os gloster ,essa semana morreu uma femea dentro do ninho , agora outra adoeceu , ela fica com a pele e as canelas brancas e geladas o que pode ser c souber algo me ajuda por favor desde ja um abraço !!!!!!!!

  70. Carlos, não tenho a mínima ideia do que pode ser, mas se ta morrendo assim pode ser algo grave… teríamos que levantar mais informações para saber…

  71. Carlos Eduardo Moura disse:

    pablo , a ultima canaria que adoeceu, agora parece que consegui controlar , to tratando com SULFAMICINA parece que esta dando resultado , mais qualquer novidade que vc descobrir me avisa por favor ,desde já um abraço !!!!!

  72. Prezado amigo tenho um canario belga ultimamente ele tem apresentado ao redor dos olhos inchaço e avermelhado e pequenas feridas peto do bico e respiraçâo um pouco cansado e bolinhas nos dedos !!!Qual tratamento devo fazer ??? agradeço sua atenção!!

    • Olá Maurilio,
      Provavelmente Ácaros, tarte com Allax 1 gota na nuca (separe as penas). Observe ele por 15 dias, só repita a dose depois desses 15 dias em casos graves.
      Nas patas, trate com Dolemil Pomada, aplique melecando as duas patas dele, repita a pomada por 5 dias seguidos.
      Qualquer coisa me avise.
      Abraço.

  73. ok Pablo valeu pela dica qualquer coisa eu o comunico!!!

  74. Olá amigo Pablo!!! desculpa ta lhe encomodando é porque fui comprar os medicamentos que você me indicou mas nao o encontrei !!!Gostaria de saber se nao tem outros tipos de medicamentos mais comus pra esses tipos de doenças ?(Ácaros e ferimentos nos pés)!!!

  75. Olá amigo graças a deus consegui salvar ela já esta lisinha e piando muito , só uma duvida , essa femea eu não vou mais poder acasalar ela esse ano , por causa dos medicamentos ou não tem nada haver ? desde já um abraço !!!!!!!!

  76. tiago disse:

    mano eu to querendo encasalar meu canario mais da primeira vez ano retrazado nao consegui tira esse ano to tentando de novo me diz tem algum manejo especial para poder tira os filhotes ou nao so coloca ela ..

  77. Leiziane Tavares disse:

    Tenho um canário, deve estar com uns 9 meses. Ele cantava muito, e agora ele parou de cantar, come muito e as vezes fica no cantinho da gaiola quietinho.
    O que deve ser?

  78. Vasco A. disse:

    Boa tarde:amigo Pablo:

    Tenho uma canària femea que criou este ano a primeira vez e por sinal uma boa canária hà jà algum tempo para cá que noto que ela està com a respiraçâo acelarada e mais para a noite e quando estava no choco emite um gemido como que esteja engasgada mas não sei explicar bem o que é,e tenho tambem um canàrio filho desta femea noto que ele muitas vezes tem o bico aberto as asas levantadas junto ao peito,com respiraçâo tambem acelarada,o que estou bastante preocupado,eu penso que serà asma,mas se sim qual o tratameto a fazer,preciso da sua ajuda.

    Obrigado:Cumprimentos.

  79. Vasco A. disse:

    Vasco A.
    Caro Amigo Pablo:

    Obrigado pela dica anterior,felizmente ainda hà alguem como vc disponivel e com a sua expiriencia para ajudar os outros,moro nos arredores de Lisboa e sempre gostei muito de canàrios,mas as coisas têm-me estado a correr mal tinha uma canària femea,antes de falar com vc vi que ela há uns tempos que não andava bem estava ela tambem com respiração dificil a parte do rabo estremecia comia poucas sementes,embora eu trate bem os meus canários limpo varias vezes os meus viveiros desinfeto,poleiros,comedouros etec,resumindo falei com uma pessoa que jà cria já alguns anos,que me disse para lhe dar 2 cmprimidos«ZOOSERINE ANTIINFECCIOSSO ; DA AVIZOON assim fiz dei 2 num dia e no dia seguinte ia a dar o 3; certo è ao lhe meter a seringa no bico a canaria ficou muito aflita e dentro de segundos morreu-me nas maõs,quando a examinei melhor vi que ela estava muito magra e com o osso do peito bastante saliente embora eu só dou medicamentos em ùltimo caso,seria já a tão falada «doença da faca»?se sim neste caso o que há a fazer na prevençâo ou na cura eu ainda tenho pouca expiriencia,vá lá uma pessoa entender isto.desculpe ter-me alongado tanto,mas com a sua experiênçia o que acha disto tudo mais uma vez obrigado.

    um grande Abraço.

  80. Pablo disse:

    Olá Vasco,

    Pelo que me descreveu, a canária morreu de “Peito Seco”, o que chamamos por aqui… isso é desnutrição, falta de vitaminas, proteínas, ferro…
    Vc pode 1 vez no ano, fazer o procedimento de vermifugar e ferro.
    Avitrim Vermifugo, 7 gotas em meio bebedouro por 10 dias seguidos, trocando a água todo dia. O Ferro a mesma coisa.
    Depois uma vitamina extra, uso o PiuSana Nutramix por uns 5 dias.
    No período de muda de penas, PiuSana Mudamix por 5 dias, 1 vez no mês até acabar a muda…
    De sempre aos canários Maça, jiló, maxixe, couve… faça um cardápio variando eles na semana.
    Farinhada CC2030, isso não pode faltar nunca, rica em tudo!!!

    Depois que o canário entra naquele estado, dificilmente conseguimos reverter a situação, então o melhor remédio é prevenir mesmo!
    Abraço.

  81. Vasco A. disse:

    VASCO:

    Caro amigo PABLO:

    Vou fazer o que me reconmendou,embora eu jà tenho as vitaminas do COMPLEXO B,quanto ao resto tenho de comprar,mas PABLO serà que cà em PORTUGAL,encontrarei estas MARCAS? mas o que è preciso é que se destine a este tratamento mas valeu como vcs dizem,eu já tenho trabalhado cà com alguns brasileiros,a minha mâe era portuguesa mas nasceu aì no estado de MINAS GERAIS mas voltou para cà.Se nao for a incomodar muito,ainda vou ao longo do tempo tirar mais algumas duvidas com VC OK? por agora sò tenho 2 casais,mas ando a pensar arranjar condiçôes ,para adquirir pelos menos mai 3 casais.mais uma vez obrigado por tudo,eu costumo dizer temos que aprender com quem sabe mais que nòs.

    Um grande Abraço,e Boa Sorte para si.

  82. Pablo disse:

    Olá Vasco,
    Então neste caso acho que não irá encontrar ai, pois são de laboratórios brasileiros… Mas procure por algo similar ai em Portugal.
    Bacana amigo, precisando estou por aqui, qualquer coisa manda email direto contato@canariosbelga.com.br
    Abraço e fica com Deus!

  83. gabriel disse:

    ola ,minha canaria esta deitada em cima dos ovos a +ou- 9 dias e ala esta esmagrecendo ,
    o que eu faço, me ajudem..
    obr.

  84. Boa tarde.Tenho uma duvida que talvez não seja comum.Desde que começaram a reproduzir,o macho não abandona o ninho de forma nenhuma,sendo que a femea por falta de espaço chega a ficar com as patas machucadas.A concorrencia entre eles é grande para chocar os ovos. Como agir quando isto acontece? Desde já , obrigado pela atenção.

  85. Vasco A. disse:

    BOA TARDE AMIGO PABLO:

    Sou eu mais uma vez,na minha zona jà ouvi falar muito no VINAGRE DE SIDRA um produto muito fàcil de encontrar em qualquer hipermercado,e bastante barato como sabe o meu amigo,hà quem diga que è um optimo desparasitante interno para o canàrio.Eu nunca o usei sò uso fertelizante na àgua (vitamina e)para uma melhor fertalizaçâo nos machos e femeas,nâo dou qualquer tipo de medicamento aos meus canàrios alem do que jà mencionei.Eu estou confuso jà que là para o inicio de Dezembro,estou com a ideia de tambem de adicionar o VINAGRE DE SIDRA na àgua,jà que eu junto os meus casais atè ao dia 10 de FEVEREIRO mas nâo sei se dou primeiro a vitamina E se posso alternar com o V DE SIDRA e durante quantos dias,estou confuso,com a experiênçia do PABLO qual serà o melhor metodo?.E jà agora hà quem diga dar ALFACE aos canàrios que è prejudicial eu sò dou uma ou duas vezes por semana bem LAVADA e depois de secar è que lha dou e atè agora nâo notei nada de estranho a nâo ser ás vezes as fezes esverdeadas e um pouco lìquidas.O que é que o meu amigo acha disto tudo?.Se achar melhor e quando puder claro responda para o meu MAIL direto,eu acho que está visivel .Obrigado mais uma vez por tudo.

    UM GRANDE ABRAÇO;E MUITA SAUDE SÂO OS VOTOS DO AMIGO

    VASCO.

  86. ney junior disse:

    trata-se d 1 canário que cantava muito,parou de cantar, está comendo muito,com penas erisadas como se estivesse gordo. Olhos um pouco diminuídos, Inicio há 12 dias, tentei vitaminas. Cada vez pior. Tem idea

  87. Leandro S. disse:

    Boa noite!

    Primeiramente parabéns pelo site e informações, mas não consegui identificar o que meu canário tem. Ele esta inchado e parecendo que fica buscando ar pela faLta do mesmo..ja tem quase uma semana que ele esta assim, sendo que ja apliquei vitamina E, Vita Gold e nada de melhorar…

    O QUE EU FAÇO??? ALGUÉM PODE ME AJUDAR???

  88. EU GOSTEI DESTAS DICAS AI SOBRE AS DOENÇAS QUE O NOSSOS CANARIO SOFRE A GENTE NAO SABIA COMO TRATAR DELAS MAIS AGORA EU SEI LIDAR POR FAVOR MANDA PRO MEU EMAIL ESTAS DICA AI PRA MIM SEMBRE ESTA OLHANDO E FICAR OBSERVANDO OS MEUS CANÁRIOS.
    OBRIGADO AI

  89. Ana Cristina disse:

    ola tenho 3 canarios belga sendo dois filhotes eles nao cantam o posso fazer para estar ensinando eles?
    alimento os mesmo com almeirão.ovo ,pepino e alpiste, já perdi outros que tinham tipo uma rouquidão coisa assim, nao sei o q é poderia me orientar.

    • Olá Ana,

      Os canários macho começam a ensaiar os primeiros cantos por volta dos 60 dias de vida… Vc pode colocar o áudio para eles ouvirem, link: http://www.canariosbelga.com.br/cantos-mp3

      A rouquidão, pode ser ácaros, gripe, bronquite… geralmente se estiver meio fraco trato com o Canto Lindo Vias Aéreas 7 gotas em meio bebedouro por uns 5 a 7 dias, trocando a água todo dia…

      Se estiver grave, parto para o Allax, 1 gota na nuca do canário, repetindo a dose depois de 15 dias em casos graves pois o remédio é forte.
      Abraço.

  90. ANDRE LUIZ DOS SANTOS disse:

    Meu canarinho ta com os pés bastante cascudos(mais que o da foto do site), como que faço para curar ele?

  91. Felipe de Oliveira disse:

    Bom dia Pablo,

    Comprei uma canaria e chegando em casa reparei que ela esta totalmente rouca, não consegue nem chamar, nem um piadinho se quer! ela tenta mas não sai nada, parece que as vezes abre o bico para respirar… Sera o que pode ser? quero curá-la. Abraço Amigo.

    • Olá Felipe, o ideal seria vc devolver e trocar por outra sadia…
      Mas o problema dela é “ácaros”, compre Allax e pingue 1 gota na nuca dela, repita só depois de 15 dias em casos graves…
      Ministre o Canto Lindo Vias Aéreas 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias, troque a água todo dia.
      Neste periodo de tratamento gaiola dentro de casa sem pegar vento, sol etc…
      Abraço.

      • Felipe de Oliveira disse:

        Obrigado Pablo,

        vou fazer isso mesmo, como o caso dela acredito que tenha cura vou me empenhar para isso, pois gostei muito da cor dela ( branca topete) e formarei um casal com um macho branco topete que já tenho. Após as medicações irei ministrar vermifugo e em seguida suplemento polivitamínico junto com farinhada CC2030. É uma doença que tem cura, e que desaparecendo os sintomas logo poderei tirar crias com ela correto né? Espero esse ano ainda. Seu site é ótimo e sua participação nele dividindo sua experiencia faz toda a diferença. Abraço!

        • Olá Felipe,
          Tem somente umas observações no seu caso…
          O casamento dela tem que ser com outro sem o fator “topete”… assim vc tem filhotes com e sem topete…
          E sobre a doença, não aconselho de forma alguma depois do uso das medicações colocar para reprodução, com certeza vc terá problemas e irá desgastar sua canária mais ainda… melhor curá-la e preparar a mesma para a reprodução do ano seguinte, 100% saudável e com belas ninhadas…
          Experiência pra mim é para se trocar mesmo, contem comigo, o que eu sei é de vocês! Abraço.

  92. JORGE LOPES disse:

    Bom dia e parabéns por seu site, é muito bom.
    Preciso de ajuda com meu canário que está em processo de muda que nunca acaba. Desde janeiro, quando entrou em muda forte, até hoje continua caindo penas. Parece que vai acabar, mas logo aparecem peninhas no fundo da gaiola. Mantenho uma alimentação que acho que é boa, com mistura de sementes, farinhada CC2030, e de vez em quando verduras. O pior é que ele, que era um exímio cantador, praticamente não canta mais, só de vez em quando que dá uns trinados bem baixinho. Fora isso parece bem esperto, fininho, e se alimentando bem.Uma outra coisa que notei, esse ano, é que as suas unhas cresceram assustadoramente. Será que está velho? Não sei exatamente a sua idade, mas ano passado era muito fogoso, inclusive tirei alguns filhotes com ele.

    • Olá Jorge,

      A muda é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encroada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “MUDA CONSTANTE” (deficiência de vitaminas e minerais).
      O crescimento das unhas esta relacionado a isso…
      Abraço.

  93. olá pablo ,boa noite durante a semana cada dia,eu coloco maça,jiló,maxixe.pepino,couve,e aos domingos eu coloco ovo cozido,existe algum problema?

  94. Olá Antonio,
    Não desde que o canário não fique gordo demais, pois ai ele fica preguiçoso e não cantará… mas dando de forma balanceada esta tudo bem!
    Abraço.

  95. wagner disse:

    ola pablo,estou querendo começar uma criaçao de canario de cor e canto qual raça
    vc me recomenda,desde ja obrigado

  96. felipe samuel disse:

    Bom Dia a todos , Eu Comprei um canario Ele é vermelho em uma casa de ração aqui na minha cidade isso ja faz uns dois meses de uns dias pra cá eu percebi que ele está muito desanimado paro de cantar e ta sem apetite eu tento conversar com ele as vezes ele come uns pedacinhos de couve ele fica encolhido entre as asas com o bico pra dentro Gostaria de saber se tem como eu fazer alguma coisa algum remedio ou vitamina Por favor eu tambem estou muito triste por que tenho muito dó de ver ele assim, por favor me ajude

  97. Olá Felipe, faça contato apenas por um dos dois canais…
    Te respondi no email já!
    Abraço.

  98. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde

    Minha gaiola esta com uns mosquitinhos muito pequeno até parece umas pulguinha mas tem asas. oque sera que é?? como que eu tiro eles de la??

  99. Olá Carlos,
    Deve ser por conta da sujeira do ninho (fezes dos filhotes), ai é limpar diariamente mesmo… não inventa de passar repelentes na gaiola! rsrsrs
    Abraço.

  100. carlos disse:

    temho um canario amarelo e esta rouco e tb sem apetite sexual pois estava com uma canaria prota e nao fazia nada foi colocar ela com outro canario e ela ja esta no nimho o que poderia dar para ele . obrigado

  101. Raquel disse:

    Boa tarde Plabo,
    Tenho um belga e ele ultimamente está apenas apoiado sobre uma das patas. A pata levantada está bastante vermelha, apesar de não possuir feridas. Ele está cantando normalmente mas eu estou preocupada com isso. Poderia me ajudar?
    Muito obrigada.

    • Olá Raquel,
      Deve ter sido alguma picada de inseto… Compre a pomada Dolemil, pegue o canário na mão com muito cuidado, e passe a pomada nas duas patas, até na altura da canela… pode passar bastante mesmo… repita isso por uns 3 a 5 dias…
      Essa pomada é usada tbm quanto das patas dos canários estão com rachaduras, pipocas, causadas por sarnas… o ideal é que as patas sejam sempre lisas, isso indica a saúde do seu canário…
      Abraço.

  102. Vasco A. disse:

    BOA TARDE AMIGO PABLO:

    È para saber se recebeu o meu mail direto,que eu mandei no passado dia 25 e se sim se pode responder ou nâo,ou eu se calhar nâo o enviei bem,e è para saber se o posso enviar de novo.

    Comprimentos,e um Abraço: VASCO ANTÒNIO.

  103. Vasco A. disse:

    BOAS TARDES AMIGO PABLO:

    Peço desculpa mas nao sei o que se passa nao consigo enviar mail direto para si tentei à pouco 2 vezes , a seguir aparece-me uma mensagem a falar em erro ou entaõ mandei 2 vezes ,se nao recebeu nada diga-me para o meu mail direto faz favor para eu tentar de novo.

    UM ABRAÇO E FIQUE COM DEUS . VASCO ANTÒNIO.

  104. ketlin disse:

    Boa noite, estou bem preocupada meu canario pois quando chega anoite ele tem dificudade na respiração ele chega abri o bico conforme respira e geme bastante as vezes parece q tem uma tocinha. Ele sempre canto bastante mas agora ele tbm nao canta mais. Oq eu poderia fazer pra ajuda??

    • Olá Ketlin,
      Seu canário esta com ácaros de traqueia, compre o remédio Allax, pegue o canário na mão com cuidado, pingue duas gotas na nunca dele (apenas duas), separe as penas para aplicar… peça ajuda a alguém, um pega e o outro pinga o remédio, fica mais fácil…
      Gaiola dentro de casa, sem pegar vento… alimentação continua a mesma… (nunca jamais alimentos gelados)…
      OBS: Só repita a dose da medicação depois de 15 dias, o remédio é muito forte.
      Qualquer coisa me avise, abraço.

  105. trajano cesar disse:

    Pablo tenho alguns canario e até algumas femeas que estão chocando não sei se tem algum tipo de doença,mas apesar de cantar e ter a aparencia saudavél eu noto a respiração meio que forçada , de fato alguns até fazem barulho na respiração , os filhotes já representam uma respiração mais ofegante. È doença e outra o pardal tras doenças respiratórias e para vc saber mais eu nos crio num quarto com vertilação mas não ficão espostos ao tempo exseto no banho de sol .

    abraços Trajano

    • Olá Trajano, certamente estão com ácaros, isso se propaga para os demais…
      Solução é Allax, 2 gotas na nunca (separe bem as penas antes de aplicar)… se estiver no período de reprodução, não irão mais reproduzir este ano, pois o remédio afeta… se não tratar será morte na certa…
      Mesmo sem pegar o vento, pode ocorrer, pois vem pelo ar né, ai complica mesmo….
      Abraço.

  106. janaina oliveira dos santos disse:

    OI, tenho um canário da raça gloster que este ano já mudou 3 vezes as penas , não cantou mais fica quieto na gaiola nas penas das pontas das asas nascem penas encravadas que ficam cheias de pus, bebe muita agua, mas come bem tem uma atividade ate razoável na gaiola mas nunca crusou ele é desajeitado cai do puleiro a noite, ele num se entereça por femeas mesmo colocando
    proximas dele abertas pedindo gala, o que sera que pode se
    r?

    • Olá Janaina,
      Seu canário esta doente, ele não vai acasalar…
      A Muda é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encruada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “muda constante” (deficiência de vitaminas e minerais).
      Abraço.

  107. janaina oliveira dos santos disse:

    Também gostaria de saber quantos anos vive um canário belga e como saber se os filhotes serão machos ou femeas, e depois de quanto tempo começam a fase adulta de acasalamento e se podem cruzar entre si pais , irmãos ….tenho 26 em casa gostaria de saber tbm como me afiliar em um clube e aniliar-los pois nasceram a 3 meses atrás e os meus vizinhos ficam perguntando se e legalmente crialos em casa , e o ibama?,….. pois eles se parecem muito com os canários da terra , tenho canários canela, amarelo,amarelo esverdeado e to com medo de me denunciarem pensando ser ileguais ou coisa assim

    • Olá Janaina,

      Depende dos seus cuidados, já ouvir falar de canários com 12 anos de idade… para saber o sexo, é aguardar, os machos cantam e as fêmeas não, os filhotes iniciam os primeiros cantos com 90 dias… acasalar apenas com 12 meses pra frente, e não pode ser entre irmãos, você pode voltar a fêmea filha para o pai, e o macho filho para a mãe, mas mesmo assim ainda corre risco na genética…
      Sobre as anilhas, se for para fins de querer registrar, nem se preocupe, pois os canários belga não são pássaros nativos do Brasil, portanto o IBAMA não tem como interferir, se chegar fiscalização na sua casa será atoa, deixe-os entrar e verificar, mas se vc tiver algum outro ai que não seja canário belga, ai é problema…
      Procure no site da FOB por algum clube do seu estado, http://www.fob.org.br
      Abraço.

  108. fernando muhlmann disse:

    tenho canario belga, e ele parece que tem alguma coisa na lingua, efica mordendoo os arames ,poderia me ajudar.

  109. fernando muhlmann disse:

    Pablo, observei e a respiração esta com chiado e ofegante, e até canto esta meio falhando!

  110. Olá Fernando,
    Está com ácaros de traqueia, aplique 2 gotas de Allax na nuca (separe bem as penas antes), isole o canário, gaiola dentro de casa sem pegar vento, sol, suspenda o banho, nada de alimentos gelados nunca!
    Só repita a dose depois de 15 dias, o remédio é forte. Se estava em reprodução, esqueça ele nesta temporada… Qualquer coisa me avise.
    Abraço.

  111. Hyago disse:

    Boa Noite, Estou cuidando de um canário onde já vem de origem com doenças. No momento a única coisa que está me intrigando que ele está como fosse uma verruga em uma parte do Olho. Não está com nenhum tipo de problema para alimentar, nem com fezes nem muito menos com respiração.Como dito, o único fato que é visível e que está causando desconforto ao mesmo é esse caroço. Sendo assim, peço gentilmente como proceder de maneira correta. No aguardo, desde já agradecido.

  112. Hyago disse:

    Sim, é na parte a cima dos olhos, devido o caroço ser grande acaba deixando ele “cego” mas se digamos tirar este caroço, ele consegue ver. Referente ao medicamentos qual você indicaria. No Aguardo, desde já obrigado.

  113. Olá Hyago, então como eu disse não sei o que pode ser, mas tente qualquer pomada de uso offtalmologica humana, compra na farmacia mesmo…
    Abraço.

  114. Agnaldo disse:

    Bom Dia!

    Tenho um canário que ganhei faz 5 dias ele tava cantando normal, alegre bem vivo, só que hoje amanheceu sem cantar e recolhido no puleiro, quando chego próximo dele ele fica alegre e chamando, mais quando saiu de perto ele volta a se recolher, as fezes estão normais e as penas também, aparentemente está normal só um pouco triste, o que pode ser,e o que devo fazer?
    obs: tenho dado pepino e maçã.

  115. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia

    Minha canaria esta com filhotes (06) rsrsrs, e ela esta com as fezes normal mas parece que ta saindo agua pq o papel que eu ponho no fundo da gaiola esta ficando muito molhado eu eu percebi que é as fezes dela, não é diarreia as fezes esta dura normal mas esta saindo agua.
    oq pode ser??

    Não mudei nada na alimentação dela

  116. Olá Carlos,
    Putz 6? Aconselho o amigo ajudar a canária na alimentação, compre a papinha CC-Albium e ajude ela, caso contrario vc pode perder ai uns 2 na ninhada…
    As fezes delas nesse período fica assim mesmo, é normal pode ficar tranquilo…
    Abraço.

  117. ketlin disse:

    Boa noite, faz uma semana que apliquei o allax no meu belga mas ate agora nao teve melhora nenhuma, e anoite ele geme mto e toce. Em quanto tempo a melhora aperece?
    Mto mto obrigada

  118. rafael disse:

    ola td bem ?? é o seguinte meu canario belga eu tenho ele a uns 5 anos e ele agr nao esta mais cantando nem piando ou algo do genero ele sempre foi alegre e sempre quando ouve minha voz ja pula na grade para eu fazer carinho na barriga dele. ele esta tbm com um caroço abaixo do olho perto do nariz um caroço grande e ele as vezes fica com a cauda para baixo e as asas para baixo tbm pfpfppffpf eu amo ele me ajude a cuidar dele !!

  119. André disse:

    Olé meu nome é André.
    Tenho alguns canários em casa e a alguns dias um dos meus canários estava ficando muito tempo com uma das patas levantadas, comecei a dar o BENZITRAT e ele passou a abaixar a pata, mas agora ele fica o tempo todo no fundo da gaiola sempre no mesmo lugar; subindo para os puleiros apenas quando me aprocimo e tenho certeza de que esta se alimentado normalmente pois tenho oferecido gema de ovo, folhas e frutas.

    • Olá André,

      Problemas nas patas pode ser por conta de picadas de insetos, ou sarnas (fica com umas escamas rachando, chega até sangrar), ai vc trata com a Pomada Dolemil, passando por uns 3 dias…

      Sobre ficar no fundo da gaiola ai é problema, tente observar algum outro sintoma, respiração ofegante, abrindo muito o bico, gemidos, isso você notará melhor a noite…
      Abraço.

  120. André disse:

    Bom dia Pablo!
    Eu tenho uma canárinha que eu adquiri na feira livre e aparentemente ela estava muito bem de saúde, alimentava-se bem e muito bem ativa; mas derrepente ela começou a ficar só no ninho(empuleirada por ser um lugar mais confortavel.
    Quando me dei por conta ela estava com um probela em uma das patas um dedinho secando(tipo necrosado) e depois foi passando pros demais dedos do pé, ele tb ficou um pouco inchado.
    Eu passei NEBACETIM na patinha dela e dei BENZITRAT na água e infelizmente não vi melhora alguma.
    estou com medo de ser contagioso e passar pros outros passáros.
    Desde já agradeço sua atenção!!!

  121. Carlos César Vieira disse:

    Pablo, já há algum tempo, (mais ou menos 1 ano) quando carrego a gaiola de um canto da casa para outro, o meu canário belga passa mal que chego a pensar que vai morrer… Até desanimo de por a gaiola na varanda…
    O canário começa a abrir as asas, emite pios agudos, perde as forças chegando a cair do puleiro.
    Já caido no fundo da gaiola, ele fica com as asas e o bico abertos com respiração ofegante e assim fica por uns 10 minutos até se recuperar.
    Ele já tem 8 anos, alimenta-se bem, tem boa plumagem e canta muito, nunca parou de cantar.
    As fezes estão normais.
    Gostaria de saber se você já presenciou ou já soube de algo parecido.
    Obrigado.
    Carlos – Contagem – MG

    • Olá Carlos,

      Amigo nunca vi isso, mas sei que os canários se estressam quando mudam de ambientes… aconteceu algo parecido comigo uma vez, tirei a gaiola do lugar para pegar um e passar uma pomada nas patas, quando tirei a gaiola que coloquei em cima da mesa na área, o macho caiu no fundo da gaiola e ficou dessa forma, mas paralisado mesmo, cheguei a colocar a mão bem devagar na gaiola e ele nem se mecheu, ai deixei ele lá e sai de perto, alguns minutos depois ele voltou… possa ser um susto que eles tomam, ao pegarmos e movimentarmos a gaiola, algo por ai, mas realmente não sei te explicar… evito o máximo mexer nas gaiolas e mudar de lugar…
      Aconselho vc não mudar mais, deixar sempre no mesmo lugar, pois ele pode ter um infarto ai e morrer…
      Abraço.

  122. Adriana bargas disse:

    Me ajuda… Meu canário está super mal e eu estou desesperada…
    Ele de uns tempos pra cá começou a perder a beleza das penas que foram ficando fracas e quebradiças. Tentei dar vitaminas especificas para as penas e nada. Tentei cálcio tb e nada.
    Ele começou a ficar rouco e respirando bem ofegante, da pra escutar ele respirando. Tentei o alax, pensando que podia ser ácaro, mas não resolveu.
    Suas penas começaram a ficar muito (muito mesmo) finas e passaram a cair. O fundo da gaiola fica forrada de penas. Principalmente do peito e das laterais das asas. Ele está cada vez mais magro apesar de estar comendo.
    Hoje notei que os canhões das penas estão muito vermelhos (achei que parecia que estavam sangrando) e tb parecia que de onde as penas tinham caído estava com umas partes eriçadas (não consigo explicar).
    O que sei é que não sei mais o que eu faço. Meu canário parece que vai morrer a qualquer hora.
    Estou super triste. Uma pena não ter coragem de pegar ele mais uma vez para fotografar a situação… Tenho medo dele piorar com o manejo.

    • Olá Adriana,
      Vamos tentar salvar seu canário…
      Me diga, como ministrou o Allax?
      Faz o seguinte, procure o remédio Cidex-10 veio para substituir o coccidex. O nome é novo, mas a fórmula é a mesma.
      Premix vitamínico para combater Coccidiose (peito seco).

      Como fortificante e preventivo, usar 1 cápsula(140mg) em 50ml de água ou 1 cápsula(330mg) em 150ml de água no bebedouro. Retirar a banheira. Por 10 dias, trocando a água todos os dias.

      Para pássaros doentes, 1 cáps. Cidex-10 + 1 cáps. Elétric em 50ml de água no bebedouro, tirar a banheira, por 20 dias. Trocar a água todos os dias. Mantê-lo aquecido próximo a uma lâmpada acesa, dia e noite.

      Para pássaros na muda de penas, 1 cáps. Cidex-10+ 1 cáps. Elétric em 50ml de água no bebedouro, tirar a banheira, por 10 dias. Trocar a água todos os dias.

      Pode, em alguns casos, com o calor compactar-se (endurecer). Nesse caso, cortar ao meio, mergulhar no bebedouro, agitar bem, retirar o excesso de cápsula restante. Verificar a cor da água. Se estiver amarela, pode ser usada.

      Me mande as respostas do que fez no email contato@canariosbelga.com.br

  123. DARCI BERDIAN JR disse:

    Bom dia Pablo,
    tenho 12 casais de canários, tenho notado que alguns estão com a respiração
    ofegante( hoje tem 4 com problema), espirram e já perdi alguns.
    Se alimentam bem, mas no peito fica fino em forma de V, já fiz vários tratamentos, mas continuam com o problema.

    • Olá Darci,

      Amigo seus canários podem estar com ácaros de traqueia, não tratando vai dar peito seco que é o tiro de misericórdia do canário para se manter vivo…
      Mas bom, vamos lá… primeiro isole todos os canários doentes dos demais, pois é contagioso…
      Compre Allax, pingue 2 gotas na nuca de cada canários doente, suspenda o banho… Ministre o Canto Lindo Vias Aéreas, 7 gotas em 1/3 do bebedouro por 5 dias… trocando a água todo dia…
      Depois tem que ministrar alguma vitamina, principalmente para os que estão ficando com o peito seco…
      Esses canários doentes, devem ficar de preferencia dentro de casa, sem pegar sol, vento, frio…
      Faça o procedimento e qualquer coisa me avise…
      Abraço.

  124. Eduardo Real disse:

    olá! meu Canário esta cantando muito, mas, porem ele canta baixo, não esta cantando alto. parece que ele não tem folego, oque pode ser ?

  125. karine disse:

    bom dia pablo, ganhei um canário belga com a pata direita ressecada, escura e atrofiada, falei com um biologo em uma loja veterinaria e ele recomendou o remedio alax-jafadel colocando 5 gotas na nuca, porem o remedio ainda vai chegar aqui no maranhao. quero saber de voce que é especialista se existe outros remedios e esse que ele recomendou funciona mesmo. aguardo respostas.

    • Olá Karine,
      Me desculpe mas a informação não está correta… uma que o allax é para combater ácaros de traqueia, outra que a dosagem correta para um canário de acordo com seu peso seria de umas 2 gotas na nuca… problema de ressecamento nas patas, são causados por sarnas, é utilizado a Pomada Dolemil que é do mesmo fabricante do Allax, a Jofadel… A pomada vc aplica nas duas patas, pode passar 3 vezes ao dia, por uns 5 dias, ficará bom…
      Abraço.

  126. Patrik Andrade disse:

    Pablo boa noite!

    gostaria de saber quanto tempo um canário diagnosticado com ácaros de traqueia tem que ficar separado dos outros?
    tenho um belga branco que apresenta respiração ofegante bico aberto em sincronia com a respiração e um chiado ao respirar, apliquei nele o allax e estou dando a ele também canto lindo vias aereas e o isolei dos outros. qual a chance dos outros terem contraído os ácaros também? uma vez que ela estava em um quarto com mais outros 9 belgas inclusive um casal chocando.me indica algum tratamento antes dos outros apresentarem algum sintoma da doença?

    Um abraço e parabéns pelo site!!!

    • Olá Patrik, ai no minimo a quarentena… olha possa ser que os outros pegue ou não… o lance é você ficar observando mesmo, qualquer sintoma de respiração ofegante, abrindo bico, espirros (geralmente agrava a noite quando a temperatura cai)… se quiser prevenir, pingue 1 gota do allax nos demais, mas se estiver em reprodução esqueça pois o remédio interfere…
      Obrigado pelo elogio, fique a vontade o site é nosso!
      Abraço.

  127. Renan disse:

    Bom dia. Eu comecei a criar um canário. E eu queria saber se é verdade que se um mosquito picar a pata de um canário ele adoecerá, pois hoje tinha um mosquito perto do meu canário. Não sei se o mosquito picou ele, mas estou muito preocupado.

  128. Cristiano disse:

    meu canario tb parou de cantar estou administrando alguns dos remedios aqui falado como canto lindo, irei tentar este allax, o que esta me deixando intrigado e que ele parou de cantar e quando coloco a mao na gaiola e abre as asas e tipo assim quer brigar e nao era assim, sou novo aqui, so tenho um canario. preciso de ajuda quem puder eu agradeço.

  129. Cristiano disse:

    ele nem chama, emite uns sons tipo ruidos, acho que ele esta espirrando, preciso de ajuda

  130. ROBSON BARROS disse:

    Boa Noite Pablo,

    Estou com problema em um canário macho. Ele fica no canto baixo gaiola na maior parte do tempo. As fezes estão bem elevadas, mas como ele está no período de procriação, e nessa época eles sempre produziram bastante fezes, acho que não é o problema, pois a cloaca está limpa. O que eu notei foi que ele está perdendo penas, e na parte superior da asa, onde fica o redondo da asa, está faltando penas, com um aspecto de ferida. Amigo, o que pode ser?

    Abraços.

  131. Rafael Braga disse:

    Olá Pablo. Meu canário belga quando está de bico fechado, a parte de baixo está maior que a de cima e apresenta um orifício, parece oco. É normal?

  132. Rodrigo disse:

    Bom Dia,

    Pablo, meus filhotes de canário belga estão apresentando em suas fezes uma tonalidade esverdiada e inclusive ficam praticamente no fundo das gaiolas com sua plumagem arrupiada e triste. O que posso fazer para que eles voltem ao normal?

  133. Rodrigo, vc separou eles com quantos dias de vida? Tire o couve do cardápio por enquanto…

  134. Danilo disse:

    Olá Pablo parabéns pelo site e muito útil a quem esta iniciando assim como eu estou aprendendo muito aqui.
    Tenho uma duvida
    Tenho uma canaria e ela criou quando saiu do ninho para buscar alimentos pros filhotes notei uma bolha na coxa dela como se fosse uma bolha de queimadura poucos dias depois caiu algumas penas na cabeça perto do bico.
    Então pensei q fosse piolhos comprei o piolhaves e passei em todas as aves. tbm achei q poderia ser falta de vitamina estou dando bella ave, separei o filhote de um lado da gaiola já que ele estava com mais de 30 dias e deixei ela e o macho do outro lado começou a veze outro ninho pensei tinha resolvido.
    De uns dias pra cá ela fico meio isolado do macho, e hoje desceu pro fundo da gaiola e esta com a respiração ofegante e encorujada as vezes dorme, quando peguei ela pra olhar não tentou fugir fico quieta. ela não tem secreção nas narinas, as pernas estão lisas, parece não ter diarreia hoje tbm tirei o macho.
    Não sei oq pode ser
    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo site e pela dedicação

    • Olá Danilo, o tempo na sua região está frio?
      Amigo, a respiração ofegante é sinal de ácaros de traqueia… aconselho isolar ela dos demais, esqueça a reprodução agora… Ministre 2 gotas de Allax na nunca (separe bem as penas antes), sobre essa bolha, ai teria que levar em um veterinário pra ter um diagnostico melhor…
      Não esqueça de ministrar alguma vitamina para ele, observe se não esta ou vai ficar com peito seco…
      Abraço.

  135. fernando carlos disse:

    ola! tenho um canario e derrepente ele parou de cantar vive com as penas tufadas e geralmente em um canto da gaiola(ora no fundo ora no puleiro mais alto porem de todos os alimentos q eu coloco para ele o unico q ele tem dificudade para comer sao as alpistes e a farofa e tenho colocado canto lindo no seu bebedouro e ele nao melhora. o q pode esta acontecendo?

  136. fernando carlos disse:

    de vez em quando acontece, mas acontecia quando ele estava com fogo e cantando muito! o q aconteceu devido ele esta com muito fogo foi eu ter colocado ele junto com uma canaria. isso tem alguma coisa a ver?

    • Olha Fernando, sem ver fica complicado, se estivesse com esses sintomas que falei, possivelmente estaria com ácaros de traqueia, que é uma doença que mais afeta canários… o tratamento é Allax 2 gotas na nunca repetindo somente depois de 15 dias caso necessário…
      Com esse remédio se esquece reprodução pois afeta, a medicação é muito forte…
      Agora não acho que seja o seu caso ai…
      Abraço.

  137. carol disse:

    Canario consegue viver sem o bico ? Porque um gato apareceu do nada e arrancou o bico do meu canario a parte de cima, não tem veterinario proximo, mais eu queria saber o que posso fazer, para ele nao morrer ..;

  138. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia

    Estou com um filhote de canario que esta com o olho lacrimejando oque pode ser??

  139. Olá Carlos,
    Compre qualquer pomada de uso oftalmológico humano, lave o local com soro depois aplique a pomada… passe por uns 3 a 5 dias…
    Abraço.

  140. Valéria Gonçalves disse:

    Boa Noite,
    Eu tenho um Canário Belga, e ele parou de cantar e apenas da alguns “pio” baixos e ficou de forma encurrujado (fofinho).
    Gostaria de saber que Doença é essa e qual a melhor forma de tratamento(remedio), pois o que estou dando não esta fazendo efeito, o nome do remedio que eu estou dando é AVIMIL!
    Aguardo Respostas, Obrigado !

    • Olá Valeria,
      Assim dessa forma não tenho como saber… tente observar alguns sintomas a mais…
      Mas de primeiro, separe ele dos demais, e coloque a gaiola dentro de casa próximo a alguma lâmpada que possa aquecê-lo, ministre alguma vitamina extra para ele, nesse estado daria logo o Cidex-10 para evitar que de “peito-seco”…
      Tente observar respiração, etc… geralmente a doença que mais dá é o infeliz “ácaros de traqueia’, mas temos que ter certeza para poder ministrar o remédio correto…
      Abraço.

  141. GUYLHERME disse:

    Tenho uma fêmea e no terceiro dia q iria botar ela interrompeu o 3º ovo e não botou mais, e reparei que quando ela pia parece q ela esta roca, o som sai meio falhado, e ela estava desanimada e apliquei avitrin vitamina e ela se animou mas continua com o pio diferente, a respiração esta normal.

  142. jessica fidelis disse:

    ola a 3 dias comprei um canario cantador ele chegou aki cantando muito mas a 2 dias so tem piado por que?

  143. Ely Pereira disse:

    Meu canário parou de cantar, parece que está meio roco, tem alguma vitamina para que eu possa dar para ele?

  144. daniel pereira disse:

    ola, amigos eu tenho um canario, mais ele esta, com algumas bolinha nos

    pezinhos, o que devo fazer…. obrigado, tenha um bom domigo…

  145. Fernanda disse:

    Olá tenho um canario belga, ele não cnta, alias até tenta cantar mais não sai nada parece que esta roco. A respiração dele esta ofegante e se fica perto dele até da pra ouvir a respiração.
    Já dei canto lindo via aerea e não resolvel.
    E outro coisa eu limpo a gaiola e troco a agua de tarde isso interfere em algo?

    • Olá Fernanda,
      Então vamos partir para outro mais forte, possivelmente ele está com ácaros de traqueia, ai tratamos com Allax, 2 gotas na nunca (separe bem as penas antes da aplicação), repetir somente depois de 15 dias em casos graves…
      Depois de uns 5 dias, pode ministrar o canto lindo de novo por mais 5 dias…
      Seria interessante limpar de manha, mas se não der tudo bem…
      Abraço.

  146. por aurino em 17 de dezembro

    Tenho um canário amarelo ele cantava muito , de uns dias pra cá, não consegue mais solta o canto bem que ele tenta mais fica roco q devo fazer?

    Aurino

  147. Everton disse:

    Ola Pablo, hoje quando fui limpar a gaiola onde tenho um casal de canarios com dois filhotes percebi que tem piolhos. O que devo fazer para elimina-los? E que cuidados devo ter para previnir a proliferação? Parabéns pelo site!

    • Olá Everton,
      Sempre ter um ninho de reserva, a medida que vai sujando vc troca por um limpo e lava o outro… Use o piolhaves (pó), quando for colocar o limpo borrife um pouco do pó.
      Nesse caso aconselho uma boa lavada na gaiola com uma solução de água, vinagre e limão, principalmente os poleiros.
      Aplicar o piolhaves nas costas e embaixo das asas dos adultos…
      Sempre que colocar a banheira de água para banho, coloque umas gotinhas de vinagre na água…
      Obrigado amigo, fique a vontade o site é nosso!
      Abraço.

  148. Fernanda disse:

    oi eu de novo…..comprei o allax…usei no meu canario ontem com 2 gotas na nuca….qro tirar uma duvida.
    da o allax somente 1 vez…e se nao melhorar eh daki 15 dias?

  149. Olá Fernanda,
    Sim, somente depois de 15 dias pode repetir, pois o remédio é forte demais…
    OBS: Nossa loja virtual já entrou no ar, acesse http://www.mundodoscanarios.com.br
    Abraço.

  150. lucas disse:

    olá,tenho uma fêmea de canário belga que fica no chão da gaiola,como se estivesse chocando ele,ela perdeu algumas penas e será que é algum tipo de doença?
    Abraços.

    Sáite muito bom parabéns

  151. lucival disse:

    ola amigo o meu canario amanheceu com o olho lacrimejano o que pode ser?

  152. juliana disse:

    olá Pablo,
    meu canário está comigo há uns 9 anos… não sei qual a idade que ele tinha quando eu o comprei, só sei que ele está com catarata nos 2 olhos e está ceguinho, o pobre! Amo aquele bichinho mas não sei o que fazer pra ajudá-lo.
    Ele está tristonho, não canta mais… de vez em quando chama. Será que existe algo que possa ser feito? Um abraço!

    • Olá Juliana,
      Olha ele deve ser velho, pois dificilmente daria este problema em um canário mais novo… o que vc pode fazer é manter tudo no mesmo lugar na gaiola, bebedouro, comedouro, poleiros, não mude nem um centímetro de lugar… e dar muito amor até o seu último dia…
      Abraço e sinto muito!

  153. Patrik Andrade disse:

    Pablo, boa noite!

    Mais uma vez venho pedir sua ajuda, um de meus canários apresenta uma estria de sangue bem grossa na canela com um pouco de inchaço e as patas também estão bastante cascudas! gostaria de saber o nome da doença e o tratamento!

    Mais uma vez muito obrigado!

  154. Olá Patrick, possivelmente Sarnas… compre em nossa loja virtual a pomada Dolemil, segue o link: http://mundodoscanarios.com.br/medicacao-e-vitamina/outras-linhas/medicamentos/dolemil-pomada.html
    Abraço.

  155. adriano targa disse:

    Pablo, Boa tarde!
    Tenho um canário belga, o comprei tem uns três meses, as fezes dele parece que esta com sangue (bem avermelhada) desde que comprei, mas ele aparentava estar bem, estava cantando e comendo, mas de uns dias pra ca parou de cantar e fica bicando a gaiola na parte de madeira…na nuca dele as penas estão todas bagunçadas desde que comprei não sei se isso eh algo, por favor me ajude como faço para que ele volte a cantar? e para cura-lo?

  156. ola amigo , to com um probleminha por aqui , tenho uma femea de isabelino ela adoeceu ta dificil melhora ja fiz varias medicação e nada de melhora parece que ela ta meio boba , descontrolada entendeu , e o bico de cima cresceu que ta parecendo uma arara o que eu faço desde ja um abraço e feliz ano novo !!!!!!!!!!

  157. E outra coisa pablo ela joga muita comida fora o que sera isso e o que devo fazer ?

  158. MARIA FERNANDA disse:

    Olá! Meu canário apareceu com um machucado próximo ao pescoço dele, peguei ele para ver o que era e fiquei chocada, tem um buraco no pescoço dele, não tinha sangue em volta e nada de diferente com ele, ele estava ótimo ontem e hj está com isso, ele fica com as penas infladas e está bem recluso, só pia… me ajuda o que pode ser isso? Coitado do bichinho estou com medo dele morrer o que eu faço??? tem algo que posso dar a ele? não estou conseguindo um especialista em pássaros na minha cidade para eu levar ele e me ajudar!!!!
    Tenho ele faz uns 5 anos…

  159. Fernanda disse:

    oi preciso fazer uma pergunta…dei a segunda doze do allax na nuca do meu canario,ele ta apresentando uma melhora so que ele esta dormindo com o corpo caido para frente…cm o rosto perto do pe,isso eh normal?

  160. Ricardo disse:

    Bom dia! Pablo, estou com algumas dúvidas a respeito do meu canário faz uns 2 dias que ele está se comportando meio estranho. o bichinho parecia que era ligado no 220 não parava 1 minuto se alimentava muito bem eu achava que até demais. Agora ele etá muito quieto canta bem menos só na parte da manhã na parte da tarde muito pouco, está comendo menos a quantidade de comida o alpiste nem chega a comer só come a farinhada, a vita amarela, escarola, jiló a maça que ele comia quase nem come. Teve um dia que chegou a vomitar e depois a comer novamente más só 1 dia. Está muito quieto perto do que era antes agora começou a cair umas penas. outra coisa ele morre de medo da banheira pra ele nem chega perto. Aparentemente hj ele já está bem melhor, e onde teria um veterinário especializado com aves em SP capital tenho que cortar a unhas dele mas não consigo pegar. Estou meio perdido nunca tive canário este é o primeiro.

  161. leonardo pia disse:

    olá meu canário belga femêa esta no ninho chocando a 5 semanas e esta com o olho esquerdo inchado quase fechando com pus não sei o que fazer por favor me ajudem com urgência !!!!!!!!!!!!!!!!11111

    • Olá Leonardo,
      Amigo o período de reprodução acabou, vc vai desgastar sua canária e não terá resultado satisfatório. Esse período, os canários devem estar entrando em muda…
      Esse problema nos olhos, tratamos com pomada oftalmológica mesmo de uso humano, vai na farmácia e compre qualquer uma. Lave o olho dele antes com soro, depois aplique a pomada por cima do local… repita por uns 3 a 5 dias…
      Abraço.

  162. leonardo pia disse:

    olá pablo henrique eu fui na pecuária e me deram esse remédio para passar no olho dela o nome é tintura de thuya occidentals será que terá efeito???? e vou tirar o ninho pois ja passou o periodo

  163. Alex disse:

    Ola Leonardo, tenho uma canário e duas semanas atras vim a observar que ele estar com um tipo de gogo,e um dia peguei ele e coloquei ele perto do meu ouvido,e escultei como se ele estivesse com uma falta de ar ou como gogo igual a galinha. Entao me falaram que era PEITO SECO, ai eu dei vitrine e 100ps, mais nao estou vendo resultado nenhum, entao o que voce acha que seja?

  164. boa noite amigos sou criador novo de canarios vcs podem me ajudar tenho um canario que comprei ele é cor cenoura mais está trocando de pena faz 3 meses o é normal o que eu posso fazer obrigado

    • Olá Igor, entenda melhor a muda e saberá o que fazer, segue abaixo:
      Muda: é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encroada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “muda constante” (deficiência de vitaminas e minerais).
      Aproveite e conheça nossa loja virtual, http://www.mundodoscanarios.com.br pode comprar seus produtos com total segurança! Abraço.

  165. GUYLHERME disse:

    estou com duas fêmeas com um caroço vermelho que parece q tem pus no meio, deve ser picada de pernilongo e ficam com o pé meio avermelhado, e estou com outra fêmea que esta só com os dedos vermelho querendo sair esse caroço, estou passando pomada dermocorto(para cicatrizar), tem alguma dica.

  166. leonardo pia disse:

    olha eu estou usando a dois dias uma pomada que o pablo me disse para passar mas nao to vendo resultados ainda mas acho que vai melhorar se deus quiser

  167. leonardo pia disse:

    Pablo o remédio que comprei esta resolvendo bastante o olho esta diminuindo!!!!! será que devo usar ainda a pomada para melhorar mais ????

  168. Olá Leonardo, se esta melhorando continue a passar, qual a pomada é?

  169. Adriano Jandre disse:

    Boa Noite Pablo,

    Tenho acompanhado seu site e está de parabéns, tem me ajudado e tirado muitas dúvidas sobre como cuidar e tratar de canáros.
    Comprei um canário belga em uma feira há um mês. Desde então percebi que ele estava com dificuldades para respirar, fazendo movimentos com o bico liberando um som como se fosse um engasgo, uma tosse ou algo parecido. Tentei devolvê-lo mas o vendedor disse que estava saindo de muda e entrando em muda de bico. Mas no decorrer dos dias percebi lendo aqui, que o que o pássaro apresenta é compatível a asma. Usei alax , 2 gotas na nuca. Não resolveu. Acabei de deixá-lo acasar e a fêmea pôs 3 ovos. Ele esta junto com ela. No momento a crise esta muito forte. Minha dúvida é: devo separar o casal? a doença é contagiosa? Como posso tratar? E como fazer o procedimento de desinfecção da gaiola??

    Muito obrigado pela atenção.

    Adriano Jandre

    • Olá Adriano,

      Primeiro de tudo, separe o casal, não deveria ter colocado para reproduzir com ele doente, é contagioso sim.
      Segundo, nunca mais compre canário em feira, pet etc… os canários sempre vem doentes, procure um criador na sua região e compre dele, o canário tem procedência…

      Bom vamos lá… ele deve estar com ácaros de traqueia, e a solução é justamente o Allax mesmo. Se tiver mais de 15 dias que vc aplicou o allax, repita a dose, mas separe bem as penas dele para que a gota caia na nuca mesmo, na pele dele.
      Para desinfectar as gaiolas, use este produto: http://www.mundodoscanarios.com.br/lavi-fen-desinfetante-200ml.html

      Sobre a fêmea aconselho aplicar logo o allax nela tbm, e faça a reprodução apenas no periodo indicado, julho a dezembro, com seus canários saudáveis… esse periodo, preparamos bem eles, para que ao entrar a reprodução tenhamos sucesso!
      Abraço.

  170. leonardo pia disse:

    pablo vou retomar o uso da pomada pois parece que esta piorando abraço

  171. gguylherme@hotmail.com disse:

    Estou com vários canários com uma bolinha vermelha em um dos dedos, deve ser picada de pernilongo, e cheguei perder dois canários por isso, um morreu de hemorragia, e o outro foi piorando a ferida, caiu o dedo e depois parou de comer e morreu, sabe de algum remédio. Também queria saber se tem um remédio específico para peito seco.

  172. carlos260288@gmail.com disse:

    Boa Tarde.
    Pablo

    Comprei uma canaria e ela estava com os pés cascudos ai eu estou passando pomada Dolemil, melhorou bem já faz uns 5 dias que eu estou passando só que tem tbm nos pés dela tipo de umas verrugas espetadinhas que ainda não caiu, sera que se eu continuar passando Dolemil elas caem ??

  173. Gustavo Oliveira disse:

    Fala pablo, estou com 4 canarios belgas. 1 cazal amarelo nevado, e 1 cazal, macho branco com cinza, e a femea toda cinza. Estou querendo fazer uma criação, adoro os bichinhos e tenho muito cuidado com todos eles, pra você ter noção limpo as gaiolas todos os dias kk . Sei que a epoca de choca e de Julho até Dezembro. Aqui na minha cidade nao tem muita opção de alimentos e vitaminas, no maximo que você acha aqui e um alpiste e um painço muito fudido. Então tava olhando o site e tava pensando e comprar uma boa ração para meus filhinhos, queria também uma vitamina boa e completa, o meu canario cinza e branco esta em uma muda ferrada ta tão arrupiado que pareçe que tomou um choque, kk e não consegue cantar.. ao menos da uns piados de leve.. Queria que você me ajudasse, pois sou um pouco inesperiente no assunto e quero prepara-los para a choca. Por favor me indica uma ração boa, e uma vitamina completa para meus passaros. Vlw Pablo!

  174. girlandson_@hotmail.com disse:

    oi mandei uma msg errada,mandei via contato… vou mandar de novo por causa de dúvidas. olha um dos meus canarios estava aparentemente bem, cantando normal,percebi que ele ficava um pouco com o bico aberto mas que logo fechava,e ele não comia muito,logo peguei-o e vi que nao era problema de peito seco.casei-o e após uns 2-3 dias ele parou de cantar, está com o bico aberto e dando a impressão que está tendo dificuldade para respirar,acompanhada de silvos em sintonia com a respiração. o de mais ele está ativo. seria um caso de aerosaculite? se sim o tratamento seria o tylan+linco spectin+oftcor? os 3 de uma vez ou durante o dia? e qual seria o tempo de tratamento?grato

  175. girlandson_@hotmail.com disse:

    ok meu amigo muito obg, separei o canario e ele voltou a cantar, daí suspeitei de ácaros mesmo muito obg!!

  176. maikonet1@hotmail.com disse:

    Ola tenho um Canario macho e quando fui limpar a gaiola percebi que tinha algo errado com o bico dele ai o peguei e tinha tipo uma carne na narina direita ai retirei com cuidado e o buraco da narina estava duas vezes maior que o tamanho normal ai fiquei desesperado porque não ha dinheiro no mundo que pague o carinho que eu tenho por ele, pois o mesmo foi me dado qua ainda ele era so um filhote que nem comia ração, resumindo a historia limpei bem com cotonetes e passei remédio no bico dele de humanos o remédio se chama rifamicina Sv ela e para machucados e estou dando avitrin antibiótico quero saber o que é e se estou fazendo o certo o avitrin coloco 20 gotas em 50Ml de agua no bebedouro me ajudem por favor porque nem o veterinário onde eu o levei disse o que era e o que tinha de fazer peso que por favor me ajudem o mais breve possível.

    Abraço!!!!.

  177. gguylherme@hotmail.com disse:

    No fundo das gaiolas estou com piolho, já passei a um mês em todos os canário o allax na nuca e toda a semana tiro o jornal do fundo da gaiola limpo e passo piolhave mas continua tendo piolho o que poderia fazer?estou com medo de aumentar.

  178. gguylherme@hotmail.com disse:

    No fundo das gaiolas estou com piolho, já passei a um mês em todos os canário o allax na nuca e toda a semana tiro o jornal do fundo da gaiola limpo e passo piolhave mas continua tendo piolho o que poderia fazer?estou com medo de aumentar.

  179. andreolivieri@bol.com.br disse:

    Boa tarde Pablo,
    Adquiri um canário e reparei q ele comecou a respirar com bico aberto, porem esporadicamente. Esta com a plumagem boa, apesar da troca, comendo e ativo. As vezes, ele abre e fecha o bico pra respirar. O que eu poderia aplicar para acabar com isso?
    Obrigado

  180. andreolivieri@bol.com.br disse:

    Bom dia Pablo,
    Nao há chiado, gemidos ou ruidos, talvez um pouco ofegante comparado com minha outra canária. Ele apenas respira com o bico aberto (abrindo e fechando o bico ou as vezes o bico se mantem aberto) com alguma frequencia. Nao ha nada obstruindo as narinas tambem, estao limpas. A cauda faz ritmo com a respiração dele.
    Abraço.

  181. maxcretton@yahoo.com.br disse:

    Olá meu nome é André!
    Tenho alguns canários em casa eu andei dando FERRO(Ouro Fino) por uns três dia seguidos e notei que uma das minhas canárias passou a ficar somente em um canto da gaiola, ela fica sempre apoiada na grade inferior(acima do fundo da gaiola)com as penas um pouco arrepiadas, ela está se alimentando muito bem, por alguns dias eu achei que ela estava ninhando pois foi quando eu apareci com mais um canário macho.
    Tô começando a achar que pode ser alguma doença e mais cedo mais tarde perco esta canária.

    me ajuda meu camarada.

  182. thiagobarbosasampaio@hotmail.com disse:

    Olá Pablo, Tenho um canário que parou de cantar e aparenta estar fraco, não se move com vivacidade na gaiola, algumas penas da parte de trás da cabeça cairam, ele esta bebendo muita água. Ele estava com esses mesmo sintomas e ficava na parte de baixo da gaiola, me indicaram dar cidex10 a ele, ele parou de ficar no chão da gaiola mas continua com os outros sintomas, no momento estou dando um soro eletric aarão para ele mas não estou vendo melhoras. Vc acha que é fraqueza ou ele tem alguma doença?

  183. Gustavo Oliveira disse:

    Fala pablo beleza ? Cara pelo amor de deus se tem que me ajudar a salvar meu passarinho, amo ele demais e o que canta mais aqui no meio de todos.. Ele apareceu com um caroço no canto do bico, ai peguei ele na mão e tirei a casquinha de sangue o bico dele parece que tá na carne tá vermelho, e uma espécie de broto, verruga não sei o que é na verdade.. Peguei ele apliquei agua morna no local e passei um pouquinho daquela pomada DOLEMIL pois não sabia o que passar, passei ela. Será que ele vai morrer pablo ? me da umas dicas ai, do muito aflito qual remédio, pomada qualquer coisa para acabar com aquele carocinho, me ajuda ai irmão.. Vlw até mais !

  184. betogitirana@yahoo.com.br disse:

    Pablo, tenho um canário muito bom, cantador, a gaiola caiu da parede pq o gancho da parede estourou, já faz 3 dias que ocorreu, no primeiro dia ele ficou no canto da gaiola, comecei a dá Vita gold e ele já estar normal na gaiola, a ração dele é balanceada e tbm com farinhada e verduras como maxixe giló e colve mas não voltou a cantar, e ele volta a cantar??? ou o trauma pode fazer ele não cantar mais??? O que devo fazer para ele voltar a pegar fogo e cantar de novo???

  185. alba disse:

    Olá Pablo. Tenho um canário belga. Ele sempre cantou muito mas de repente parou de cantar. Ficou bravo, agressivo com todos – inclusive comigo -, e sempre quietinho no poleiro. Nem comia direito. Percebi que ele só colocava uma patinha no poleiro, ma ficava mais no fundo da gaiola. Comecei a aplicar a pomada Dolemil e percebi melhora, mas parece que a sarna está indo para o corpo todo, pois ele está descamando e perdendo as penas. O que posso fazer?? Alba

  186. dvribeiro@oi.com.br disse:

    Boa noite Pablo,

    no ultimo sábado notei na gaiola do meu canarinho belga vermelho fezes esverdeadas e mole. Ele continua cantando, mas esta comendo menos do que o de costume. Não consegui identificar a doença pelos sintomas que você apresenta nas doenças mais comuns. Ele é bastante saudável, nunca teve nenhum outro problema de saude.
    o que pode ser?
    eu tenho avitrin, atilax e uma remédio a base de ferro. Posso usar algum deles?
    Denise

  187. carlos260288@gmail.com disse:

    Bom Dia

    Estou com uma canaria ela esta com as penas arrepiadas e parece que os olhos estão um pouco fechados, ela esta comendo normalmente não tem diarreia a unica coisa que ela esta apresentando é isso.
    Oque devo fazer??

  188. lleettoo@bol.com.br disse:

    Boa tarde Pablo,

    Faz um mês q acabei adotando um Belga q apareceu em minha casa, mas o pássaro não esta muito bem, tem a respiração ofegante, balança muito , fica com as penas arrepiadas, a calda fica caída, o olho direito dele ja não fica mais aberto, as fezes a princípio estão normais, se alimenta muito bem, fica no poleiro mas tmbm fica no canto da gaiola dormindo com a cabeça por debaixo da asa, faz um ruído vez e outra a ponto de abrir o bico e tira a língua para fora como se estivesse engasgando, se vc poder nos sugerir algo fico grato.

  189. maxcretton@yahoo.com.br disse:

    Boa tarde meu camarada!
    Eu adquiri uma canária num “rôlo” que eu fiz e a canária esta um pouco mau tratada, ai passei a dar uma alimentação legal junto com meus outros canários, dei tambem ferro, vermifugo e vitamina( nesta sequencia) pra todos mas reparei uns 15 dias depois que essa canária tava com um “CHIADO” na respiração. Vc pode me informar o que pode ser???

    E tenho outra pergunta depois que dei esses medicamentos pras outras canárias umas dua canárias já tão ninhando e botando ovos sozinhas mesmo sem nem sequer ver os canários( machos e femêas em lugares separados), e agora o que eu faço?????

  190. caiocesar20102010@live.com disse:

    oi pablo tudo bem eu gostaria de te perguntar qual a diferença do avitrim polivitaminico e do avitrim ferro e do avitrinferromax porque todos tem vitamina mas se for dar todos esses os canaros vao viver a poder de remedios e o avitrin polivitaminico pode ser usado na muda tanbem vc pode me dar uma explicacao e me passar comsequencia ,, qual os que eu posso dar depois do vermifugo porque estou preparando meus canaros para a reproducao entao preciso da sua ajuda obrigada e meus parabens seu site e d+!!!!!!

    • Todos são vitaminas, o que difere é que um tem mais tipos de vitaminas que o outro… avitrim ferro e ferro max trata-se do mesmo produto.

      Vermifuga os canários primeiro, depois o ferro, vitamina E… no periodo de acasalamento, ministre o fertilidade e pronto! estará tudo ok!
      Abraço.

  191. renato.picui@hotmail.com disse:

    olá tenho um canario e estou muito preucupado com ele
    porque os pés dele esta com feridas e eu ja passei
    pomada mas nao melhora ele nen consegue ficar com
    os dois pés no poleiro oque que eu faço com ele
    eu estou muito preucupado com ele..

  192. phelipe.hunter@gmail.com disse:

    Boa Tarde, meu canario ja tem semanas que está no fundo da gaiola sem cantar e não consegue ficar no puleiro, reparei que umas das patas dele parece que perdeu a sensibilidade pois os dedos do pé ficam pro lado parecendo quebrado mas não estão pois ele mexe as patas normalmente, procurei em varios locais mas não consigo identificar o problema.

  193. r_moc@hotmail.com disse:

    Bom dia, eu adquiri uma fêmea e notei que ela esta piando com um som mais grosso parecendo que está rouca mais não aparenta está doente pois ela está super ativa fica pulando de uma lado pro outro e não notei nenhuma dificuldade respiratória, será que ela é assim mesmo com o som mais grosso?

  194. Felipe disse:

    Olá, Minha canária esta fazendo um ruido ao respirar seguida de silvos, principalmente logo ao amanhecer e não se estende pelo dia. Faz pouco tempo que a tenho e onde moro faz muito frio, O que pode ser e como devo proceder?
    Agradeço pela atenção.

  195. lipelipe_91@hotmail.com disse:

    ola
    tenho um canario macho adulto
    recentemente perdeu a femea e parou de cantar
    comprei outra mas mesmo assim nao canta
    jah dei vitaminas dou frutos toda semana
    e nao adiantou nada
    notei que ele esta arrancando as penas de uns dias pra ca.
    ajuda ae…
    :/

  196. alexandres.lima@hotmail.com disse:

    olá,meu canário está com a respiração ofegante e emitindo um assobio durante a noite está cantando pouco e baixo.já fiz o tratamento com allax e não adiantou.o que devo fazer?

  197. leizynha_vr@hotmail.com disse:

    Olá, meu canário fica se bicando o tempo todo e ontem eu percebi que deu um machucado, mas mesmo assim ele não para de se bicar (consegui tirar até uma foto, mas não tem como mandar aqui.). O que eu posso passar no machucado pra poder melhorar, e tem alguma coisa que faça ele parar de se bicar? Obrigada

  198. robson2405rodrigues@gmail.com disse:

    Olá Pablo boa noite!
    Olha eu aqui de novo, cara estou com um problema, tenho um canário que parou de cantar a mais de 2 meses e recentemente é como se ele estivesse tossindo principalmente a noite, me indicaram canto lindo VIAS AÉREAS, mas parece não estar fazendo efeito, me indique algo ai por favor, se você poder.
    Desde já obrigado!

  199. lucas.arags@gmail.com disse:

    Boa noite Pablo.
    Minha mãe criava dois canários, macho e fêmea gaiolas separadas. Depois do falecimento da fêmea, o macho deixou de cantar. Esse acontecimento ocorreu a meses. E recentemente ele perdeu as penas do pescoço na região entre o peitoral e a cabeça, apenas nessa parte. Percebi diarreias constantes e talvez vômitos, pois a gaiola foi limpa pela manhã de hoje e esta muito sujo agora a noite com dejetos esbranquiçados. O canário permanece em um canto da gaiola com os olhos semi-abertos e com respiração bastante intensa. Percebo fraqueza e cansaço, e sofrimento em seus olhos.
    Minha aplicou um antibiótico para canário a 5 dias, misturado na água que ele bebe, desde que ela percebeu a um tempo a perda de penas no pescoço e seu cansaço. Faz 5 dias que ela coloca 8 gotas em um recipiente de 60 ml para ele beber, e 3 gotas em outro recipiente menor ( ele possui dois recipiente que bebe água). Por favor me ajude, minha mãe quer muito bem a ele, ela até já chorou pelo o estado do passarinho e estou tentando de algum forma busca ajuda!!!. Obrigado pela atenção.

  200. juliobaiano@r7.com disse:

    olá amigo boa noite por gentileza eu gostaria de sabe o seguinte eu tenho alguns canarios belgas e tenhos uns 3 que estão ou parese ser que estar com gogo fica xiando , ja dei ivomec e 1 melhorou bem pouco e a femea dei a ela e continua a mesma coisa e outra ela cruzou sera que os ovovs que ela cruzou o o macho vai vingar os filhotes e qual o remedio melhor para esse tipo de doença obrigado e espero a resposta.

  201. williamsl139@gmail.com disse:

    Sabe me informar onde consigo comprar anilhas em Belo Horizonte?

  202. prisdrico@hotmail.com disse:

    Por favor, me ajude!
    Estou com um casal de canario juntos (casado), ele já pegou ela, só que ela está colocando uma especie de ovo, não sei bem se ovo, pois é como se fosse uma gema avermelhada, pensei até que fosse fezes, mais depois reparei que uma outra tinha um formato de ovo.
    Pode explicar o que é isso para eu tentar fazer alguma coisa?

    Desde já agradeço.

  203. jeovanevt@hotmail.com disse:

    ola pablo eu ganhei um canario de um amigo mas ele esta ruim so fica de costas no fundo da gaiola tentando se virar e nao consegui o que faço?

  204. glauberfranklin@hotmail.com disse:

    olá amigos. um dos meu canarios esta com os pés um pouco inchados e as penas das asas arriadas fica sempre no forro da gaiola. e quase não voa acredito que ele deva esta com alguma deficiencia de vitaminas. gostaria de saber se tem alguma forma de trata-lo.
    att. Glauber Franklin.

  205. rafaelsoaresadm@hotmail.com disse:

    olá eu tenho um canário e ele estava muito bem no começo do dia e depois no final da tarde percebi que ele estava no fundo da gaiola o tempo inteiro e fui ver ele e percebi que ele fica como se estivesse mancando mas parece que o problema não é o pezinho dele e ele fica balançando a cabeça tipo capengando para um lado do corpo exatamente pro lado direito gostaria que você pudesse me ajudar pois eu e minha esposa estamos desesperados.

  206. gguylherme@hotmail.com disse:

    Estou com um problema no meu canarill, na reprodução os canários estão nascendo e depois de uns 5 ou 6 dias estão ficando fraco e morre…vários casais estão acontecendo isso e outros anilho e mesmo quase saindo do ninho ficam fraco, não tem piolho pq passo talfon, estou dando ovo cozido e maça para a canária alimentar os filhotes, e durante o dia observo se esta tratados, se não estiverem eu ajudo com uma seringa a papinha da marca alcon….recepiente verde, o que poderia fazer para melhorar a minha produção e nao perder filhotes….tenho também um termoôetro e não fica em 25º o ambiente.Não sei se pode ser uma bactéria ou algo que posso estar fazendo errado.

    • Quando os filhotes nascem, ministramos uns 3 dias o TERRAMICINA AG 77, uma pitada pequena no bebedouro (quantidade que vc pega com a pontinha de uma faça serra), pouquinho mesmo… isso combate várias doenças que podem causar essa morte, como salmonela e outras… teste para ver o que dá…
      Apenas uns 3 dias quando nascem os filhotes…

  207. gguylherme@hotmail.com disse:

    e sempre tenho algum canario com as penas arrepiadas e no fundo da gaiola com a respiraçao ofegante…talvez isso pode passaar para os filhotes.

  208. mgglima@gmail.com disse:

    Olá, Pablo. Amo navegar neste site e tb. acessar o blog que sempre tem ótimas matérias para que possamos nos direcionarmos quanto ao tratamento ideal aos nossos bichinhos cantantes. Enfim, estou com uma canária de cor amarela e uma de cor branca( Belgas). A branca por ser mais velha, está com ausência de penas na barriga e vive com falta de pena na cabeça e abaixo do pescoço (não sei se é bicada por outros pássaros em meu quintal); já a amarelinha esteve com uns problemas nas patas, tipo essa da figurinha acima,no inicio dessa matéria, só que elas estouram e sangram todo o poleiro e chega até a pingar na gaiola. Andei dando antibiótico Avitrin e melhorou bastante mas, agora acabei de ver a gaiola toda cheia de gotas de sangue novamente, fui lá limpei tudo e coloquei mais uma gotinha de avitrin no biquinho dela. Não sei o que fazer. Em sua matéria voce indica Nebacetin e Benzitrat para pipoca e furúnculos mas, minha dúvida é que não sei se o que está aparecendo se trata desse caso. Trato com alpiste, e uma mistura para passaros da Nutrypassaros. Gostaria de saber o que fazer. Obgda.

  209. alexsandro.com.net@hotmail.com disse:

    boa noite pessoal como faz meu canario ta cantando mais ta roco o q faço pra tirar essa roquidão dele

  210. gguylherme@hotmail.com disse:

    Montei 50 casais de canário para a reprodução e sempre tenho algum que amanhece com as penas arrepiada e com a respiração ofegante….isso ocorre de um dia para o outro, quando vou ver o canário ja esta magro, com peito seco….tem algum remédio que posso aplicar em todo o canário para prevenir o peito seco….na prevenção.

  211. aletadesco@yahoo.com.br disse:

    Caros, bom dia.
    Tenho um canário branco que esta doente.
    Ele fica com a cabeça escondida e bolinha durante todo o dia. Ao entardecer se encolhe no canto da gaiola e não sobe no puleiro.
    Notei fezes amarelada e um dos olhos bem fechado.
    A alimentação esta OK, não esta com falta de apetite.
    Isso ocorreu repentinamente, o que poderia ser ?

  212. vicedenovo97@gmail.com disse:

    Olá Pablo, estou desesperado pois de repente meu canário começou a ter respiração bem ofegante e a ficar no canto da gaiola, o que vc acha que pode ser? Obrigado.

  213. izacris6@hotmail.com disse:

    Oi tudo bem.. Tenho um casal de canários amarelo q ganhei a pouco tempo mais ou menos 30 dias.. E uns dia pra cá percebi q o macho esta com a ponta fo dedo do meio com uma bolota junto a unha .. E hoje vi q na femeia esta tbm só q menor.. Na pata esquerda no dedo do meio igual o macho.. Os puleiro sempre limpo e a limpeza da gaiola faco todos os dias..oque deve ser estou preocupada!

  214. re_azarias@hotmail.com disse:

    Boa noite ,

    tenho um canário vermelho que esta com o dedo do pé com uma ferida , e agora esta caindo as penas ao redor dos olhos , sera que pode ser varíola .

    Já usei na pata nebacetin e dolemil mas não adiantou .

  215. silveiraadolfo@ig.com.br disse:

    Olá, Pablo! Tenho apenas um canario belga da raça gloster com 10 meses de vida. Ha tres dias atras ele ficou rouco e não canta mais. Está tentando cantar, melhor dizendo, mas não consegue. Está vívido e se alimentando normalmente. Noto que à noite ele está um pouco cançado, ofegante. Dei sanagogo, indicacão de um colega criador. Será que existe outro remedio para dar? Ele parece que melhorou um pouco, mas ainda não está cantando como antes… Obrigado se puder me ajudar!!!!!!!!!!!!!

  216. stkkazinha@yahoo.com.br disse:

    Olá Pablo! Tenho um casal de canários e a fêmea já botou 9 ovos, sendo que os 4 últimos ela quebrou com o próprio bico. Hoje ela botou de novo, quebrou e comeu toda a casca. Percebi que ela está apática desde ontem, dorme o dia inteiro, apesar de se alimentar normalmente. Como esse é o primeiro casal que tenho não sei o que está acontecendo com ela.
    Outra dúvida é em relação ao macho. Ele canta pouco e bem baixo. Isso pode ser sinal de algum problema nas cordas vocais? Pode ter alguma coisa a ver com a idade? Comprei de um conhecido meu e não sei quanto tempo tem de vida. Ele garantiu que tem pouco mais de 1 ano…
    Muito obrigada desde já!
    Salete

  217. ronirjulio@hotmail.com disse:

    ola amigos,gostaria de saber por que meu canario nao canto apos muda de pena.

  218. ze_dario@hotmail.com disse:

    Olá Pablo Henrique, Estou com um Canário e ele está apresentando os seguintes problemas, ficando arrepiado, sonolento, defecando verde, com a respiração muito forte, e as vezes dá como se fosse uma tosse, tá roco seu chamado, não soube identificar em qual das doenças acima ele está classificado, se poder mim ajudar passar umas dicas de qual problema ele está, assim também como uma medicação pra ele, ficarei grato

    Abraço Att: Dário Noronha

  219. gustavojosue_04@hotmail.com disse:

    Boa tarde tenho uma pergunta comprei um casal de canarios a femea ja pos 3 ovos mas percebi que o casal esta com acaros de traqueia, o que posso fazer?
    Posso dar o allax pra ambos, ou do o ivomec ovino na agua? Obrigado e aguardo retorno

  220. acp_queiroz@hotmail.com disse:

    Boa noite, Faz uns 03 meses que peguei um canário belga fugido dentro do meu trabalho. Ele é macho e quando chegou aqui em casa, passaram-se uns dias e ele cantava à beça; percebi que ele entrou na muda e agora acho que já estabilizou porque não vejo mais tantas penas no fundo gaiola. Porém, as penas que ele está agora, não são tão amareladas como as outras que elas estão meio esbranquiçadas. Pesquisando em um site, percebi que este canário que eu peguei, parece ser da raça espanhol, pois ele é muito igual a outros canários que vi neste site deste mesmo tipo. Pois bem, de uma semana pra cá ele parou de cantar e começou a ficar no canto da gaiola, meio que balançando a cabeça, meio sonolento e franco (tanto que consigo tocá-lo com facilidade que antes não tinha), está comendo bem e até demais, parece que está meio inchado, e não o vejo bebendo muita água, por favor que posso fazer para que ele volte a ser como antes?………..obrigado.

    • No período da muda ele para de cantar mesmo, é normal… você deve ministrar alguma vitamina para muda, ajuda muito…
      Agora dele se recolher para um canto da gaiola é sinal de doença, tente observar algum sintoma e me diga para que possa lhe ajudar… mas já adianta alguma vitamina pra ele… e que tipo de alimentação vc oferece pra ele?

      • acp_queiroz@hotmail.com disse:

        Olá, boa tarde. A alimentação eu estou oferecendo para o canário e a mistura pra canário e farinhada pronta que vende nas lojas de animais. Tb estava dando uma mistura amarela com sementes que tem um cheiro de morango, pois esqueci o nome.

  221. rafael.lone@gmail.com disse:

    Ola desde ja agradeço sua atenção… Uma de minhas canarias que estava de ovos prontos apareceu com um inchasso no olho esquerdo e os ovos n vingaram…vc sabe alguma possível causa desse ocorrido? Ela ja voutou a foguear mas o inchasso continua…ja mediquei…ate o uso de ervas medicinais ja tentei mas continua com o inchasso…

  222. rafael.lone@gmail.com disse:

    E ela continua agindo normal só que o olho fechou por completo e ta muito feio ela fica no poleiro dia e noite alguma recomendação? Agradeço sua atenção…

  223. rafael.lone@gmail.com disse:

    E ela continua agindo normal só que o olho fechou por completo e ta muito feio ela fica no poleiro dia e noite alguma recomendação? Agradeço sua atenção…

  224. jeancnb@gmail.com disse:

    olá,
    adquiri um canário belga, ele está com respiração ofegante, as vezes abre o bico; também percebi que está trocando penas; comendo normalmente; o bico apresenta manchas violetas, seria indicativo de pneumonia ? sua respiração ofegante me preocupa, alguma orientação ?

  225. daniel.netti@gmail.com disse:

    Pablo boa tarde.
    Comprei ontem um canario na loja cobasi, sei tratar, sei cuidar, meu avô e pai eram bons criadores, porem não conheço as doenças.
    Ele não tem a vivacidade de um canario saldavel, está com as asas caídas, e fica frequentemente “chacoalhando” as penas.
    Fica num puleiro unico, não fica pulando de um para o outro como costumo ver em canarios.
    Ele está se alimentando normalmente (almeirão, jilo, ovo cozido, sementes e aquela areia branca com farinha de osso no fundo da gaiola)
    e está cantando um pouco tambem, quero saber se pode ser alguma doença e o que posso fazer para curá-lo.
    Só comprei ele pois foi o unico canario que vi cantando na loja (pouquinho mas cantou), ele cantou um pouco hoje aqui em casa, mas estou preocupado com a saude dele.
    Grato descde já.
    Daniel

  226. viniciussilvestrin@yahoo.com.br disse:

    Gostaria de saber se os remédios para Sinusite infexiosa ou acarros
    ,os remédios tem que ser usados em conjunto ou pode ser separado??

  227. holanda.vergara@gmail.com disse:

    Boa noite! Meu canário parou de cantar, abre o bico como se estivesse cantando, ainda saem alguns piados. Ele abre o bico e balança a cabeça como se estivesse engasgado com algo. Como posso trata-lo?

    Ele como jiló todos os dias, vitamina e mistura própria. Dou água filtrada e limpo a gaiola todos os dias! Ele está ficando com a pata recolhida, geralmente a noite, como se estivesse doendo. Veio para mim com a unha quebrada, e apliquei Nebacetin por três dias, mas isso já foi há mais ou menos 1 mês.

  228. asneiva@bol.com.br disse:

    Olá Pablo, tenho uma canarinha que já está na terceira ninhada, e nas ultimas duas, nasceram dois filhotes com os olhos com uma massa amarela, parecendo pus, na outra ninhada, na terceira semana ele ficou com o olho inchado e no fundo da gaiola e não comeu e acabou morrendo, ai agr nesta ninhada ele ainda ta com 5 dias e com os olhos fechados mas da pra ver q ta com a tal massa amarela. O q pode ser isso e tem tratamento ? Não queria perder mais um filhotinho…

  229. leizynha_vr@hotmail.com disse:

    Boa tarde.Meu pássaro está com um machucado muito feio nas costas e pra piorar ele fica bicando próximo da área machucada. Na área do machucado tá sem pena, meio avermelhado e é alto, tá um ovo na costas do pássaro. Tem algum medicamento que posso passar nele pra acabar com isso? Obrigada!

  230. negojunior90@hotmail.com disse:

    sempre falam que os canarios não podem pegar muito vento, ou correntes de vento, essas tais correntes são ventos muito fortes, ou qualquer ventinho o passaro não pode pegar, tens como me explicar isso direito? tenho uma fêmea de belga meio rouca, o que me indica pra dar pra ela? obg e aguardo retorno

  231. Bom Dia Pablo Henrique , estou necessitando de uma ajuda sua emergente, a minha canárias está fora do pulero desde madrugada está no canto da gaiola ,não está cantando e nem comendo ,está tendo uma reacao esqueci tá como estivesse com soluço. Comó sou nova tá nisso não sei o que fazer. Assim o meu vizinho que cria pássaros tb me indicou um Antibiótico. Coloquei no seu bebedouro. Gostaria de saber sua informação para tratamento.

  232. m_camargo12@hotmail.com disse:

    Tejo 2 canario que compre cada de ração apresento na perna esquerda manquidao deveu p fundo da gaiola também secou o peito e palides tive mais quatro que foi picada por pernelonga saiu uma bola no dedo morreu rápido com sintoma dif e rente entre os DOI primeiro me ajude por favor

  233. pedrokimhorse@gmail.com disse:

    olá eu queria saber se existe algum remédio caseiro para rouquidão, já dei o ivomac mais quando ele canta sai ainda um tipo de chiado junto com o canto

  234. josesergio_o@yahoo.com.br disse:

    Bom dia meu canário amanheceu bem fraco no fundo da gaiola não tem forças nas pernas não ta comendo estava com a respiração parecendo uma pomba colocando a cabecinha pra frente e pra trás que devo fazer

  235. carolinebessestil@gmail.com disse:

    Olá, nosso canário hoje foi comer e se jogou no chão da gaiola e deu um grito estranho. Depois disso ficou com o bico aberto e com as asas abertas, numa posição semelhante a como se estivesse brabo. Depois ficou apático, mole e fechou até os olhos, parecia que estava morrendo. Depois de um tempo deu outro grito e parece que voltou ao normal. O que devo fazer?

  236. franncoelho@yahoo.com.br disse:

    Olá Pablo, minha canária está bem doente! Ela está apática, andou uns 3 dias no fundo da gaiola sem forças para ficar no poleiro. Respiração ofegante e com a cauda acompanhando a respiração, olhos sempre fechados ou cerrados e quando dormia colocava o a cabeça para trás embaixo da asa e com muita diarreia ao ponto de só sair um líquido. Aí dei NEOFLOX pq achei que estava com pneumonia mas, hoje faz 2 dias que dei a medicação e parece que teve uma leve melhora. Demora muito para a medicação agir? Hoje ela começou a fazer fezes bem escuras com tons de preto a esverdeado. Por favor me ajude! Aguardo retorno 🙂

  237. lucassou22@yahoo.com.br disse:

    Ola pablo tenho alguns canários e depois da última reprodução alguns dos canários apresentam falta de penas na regiao do pescoço e vermelhidao na asa gostaria de saber o q dou para eles

  238. rosagrosa@hotmail.com disse:

    Ola sr Pablo Henrique eu deixei uma pergunta pra vc gostaria de saber se vc já leu ou manda via email,procurei aqui e não achei qual o nome de uma vitamina e vermifungo que eu possa dar.

  239. rosangelan9998@gmail.com disse:

    Oi, eu tinha um canario mais ele morreu de repente
    Um dia antes ele estava trocando de penas com as penas caindo e depois amanheçeu morto, mais nao foi o primeiro tinha mais 2 com ele na gaiola e morreram do mesmo jeito com intervalo de uma semana
    Eu cuido bem deles mais estam morrendo repentinamente de um dia para o outro, Queria saber oque esta acontecendo com eles e que remedio eu poderia dar para eles, porfavor e urgente.

  240. pablomoura16@hotmail.com disse:

    Olá amigo, vou começar a criar canário belga, poderia passar algumas dicas para iniciantes, q tipo de ração, vitaminas, vermifuguíssima e etc. Agradeço a sua atenção.

  241. ronaldofrankoo@gmail.com disse:

    Boa noite amigos, estou com um canario que sempre foi saudavel , era o que mais cantava e de uns 3 meses para cá ele so fica quieto esta sempre desanimado fica o dia inteiro agachado no puleiro, so sai para comer.
    coloquei um lampada proximo a gaiola a 15 dias, administrei enroflec, vitagold e por ultimo administrei avitrin antibiotico respeitando a bula, eu realmente nao sei mais o que fazer, se os amigos poderem me ajudar. Desde ja muito obrigado!

  242. aislan1000@hotmail.com disse:

    Boa noite, estou com um problema com as minhas canárias elas chocam e logo depois elas começam com uma diarreia bem fedida e ficam com a barriga amarelada eu dou avitrin sulfa mais depois elas acabam morrendo, preciso de ajuda já perdi 3 canárias oque eu faço?

  243. clevebn@icloud.com disse:

    Boa Tarde! Tenho um criação pequena! uns 15 ao todo! Penso que cuido bem, alimentação deles com couve e ovos caipira, mesmo assim apareceu 1 canario com uma doença na lingua!!! Gostaria de saber algum tratamento?????

  244. leon.britto@hotmail.com disse:

    Alguém poderia me ajudar? Eu estava em casa, quando ouvi um barulho vindo da área onde meu canário fica. Ele estava no chão da gaiola. Pensei que ele havia se assustado, mas tentei acalmá-lo e nada adiantou. Depois percebi que ele estava com dificuldade para se locomover, e acho que isso foi causa, talvez ele estivesse no poleiro, e de repente caiu. Ele está meio desequilibrado, com as fezes meio esverdeadas, as pernas meio deformadas, e fica isolado num canto, até pensei que fosse por causa das unhas, que estão meio grandes. Talvez possa ser a idade, ele já tem uns 10 anos, já é bem velhinho. Ele sempre chama a gente, fazendo um barulho pra chamar atenção, e bicar nossos dedos. Não sei o que fazer, isso nunca havia acontecido! Fico grato, se puderem ajudar!

  245. moranguinhogamer145@gmail.com disse:

    O meu canário belga tem aparentemente um ano, ele cantava bastante, mas hoje não canta quase nada, tomava banho todos os dias, mas a banheira sumiu, e a procuro todos os dias ele está doentinho……
    o bico está violeta bem sujinho, na hora de dormir fica na parte de baixo da gaiola, não aguenta mais ficar na parte de cima, está comendo direitinho, as asas estão caídas, ele dorme um pouco depois do almoço, me ajude, eu não posso ficar sem meu nenem……
    As fezes dele estão bem grandes, coloquei três gotas de limão na água, está certo?

  246. souza.jnt@gmail.com disse:

    Bom Dia pessoal, tenho uma canário que já canta. Comprei um outro tem uns 15 dias, segundo a loja que me vendeu ele é macho.

    As gaiolas tem visão uma para outra, e o pássaro novo, fica inquieto dentro d gaiola, tentando sair pelas gretas. o que faço?

  247. chicoperna@ig.com.br disse:

    Olá. Meu nome é Francisco e queria saber pra tirar filhote na cor cinza que cor precisam ser os pais?

    Muito obrigado.

  248. Bruno Walker disse:

    Olá, Pablo boa noite!
    Meu canários está com uma bolinha no olho, foi uma picada de mosquito antes tava fechado o olho agora já esta abrindo, o que posso fazer?

  249. pattybell1@hotmail.com disse:

    Tenho um canario leque ja tem seus 11 anos e o mesmo esta com todos os sintomas de sinusite. Comprei o hidrocin deve ser aplicado atas vezes ao dia?

  250. gvl619@hotmail.com disse:

    Olá, meus canários pararam de cantar há muito tempo, e há um ou dois meses eles pararam de subir aos puleiros, o que eu acredito que seja por velhice ( me corrija se estiver errado ) pois eles eram do meu avô então eu creio que eles devem ter mais de 10 anos, um deles possui poucas penas arrepiadas na cabeça e o outro está perdendo as do rabo, eu queria saber se voces podem me ajudar com toda essa situação.

  251. viviane.paula@telemont.com disse:

    Gente, Boa tarde!
    Aqui perto do meu serviço, alguém soltou vários belgas, e outras aves estavam batendo neles, eu consegui pegar um.. aparenta ser filhote .. nunca tive passaros, mas acabei ficando com dó, peguei um e comprei uma gaiola grande e comida para ele, entretanto eu estou reparando que ele está com a respiração muito ofegante, porem não está abrindo bico, nem fazendo barulho.. ele parece ser filhote, e um pouco pequeno .. tenho fotos e video . Fotos: http://imagizer.imageshack.us/a/img673/3528/0EnVQo.jpg
    http://imageshack.com/a/img540/8794/caGR2L.jpg
    http://imagizer.imageshack.us/a/img540/1115/O3WYHo.jpg

    Tenho um video, hoje quando chegar da faculdade posto um video.

  252. gabriel-lonardoni@hotmail.com disse:

    Olá, boa tarde, eu tenho uma canária belga fêmea filhote de mais ou menos 7 meses, ela está com a garganta inchada, ela come quase nada e está quietinha no canto dela na gaiola, ela está tremendo com o rabo junto com a respiração e está toda emplumadinha. Em casa também cuido de australianos e agapornis, e às vezes ela vê eles comendo girassóis, e quando ele tenta engolir um girassol, acaba entalando na garganta dela. Os girassóis têm alguma coisa a ver com isso ?

  253. babipriscilateixeira@gmail.com disse:

    Boa tarde,

    Tenho canario que esta muito triste no fundo da gaiola, sendo que ele teve problema na patinha cujo ja esta tratado. Sendo que agora ele so vive no fundo da gaiola e nao canta mais! ele esta muito caidinho só vive dormindo! o que posso fazer?

  254. danny.loo@hotmail.com disse:

    12 – DOENÇA RESPIRATÓRIA (crônica) – D.R.C.
    Sintomas: Dificuldade de respiração, espirros, corrimento nasal e ocular. Esta doença é bastante semelhante à coriza.
    Tratamento: Tylan 200 (1 gota no bico), Linco Spectin (1g em 1,5 I. de água), Ofticor (2 gotas no bico). Tratamento de 1 semana.

    como devo administrar esses medicamentos nesta ordem todos de uma vez?

  255. angela disse:

    tenho um canario que esta velhinho, estou preocupada com ele poque esta comendo toda hora e so dormindo dia e noite é normal

  256. Cleici kellen disse:

    Boa tarde,

    Tenho um canário terra com mais de 14 anos, e há duas semanas vem apresentando fezes líquida de cor Transparente , quando seca fica branca , dorme quase o dia todo encurujadinho sobre as duas pernas , está caindo do poleiro com frequência e as asas ficam um pouco caídas , emagreceu perceptivelmente e quase não come, porém bebe água normal e anoite o barulho de sua respiração parece como se estivesse cansando.

    Olhei todas as doenças e sintomas mas não encontrei uma que contemple todos esses sintomas juntos.
    Poderiam me ajudar ?

    Não sei o que fazer.

    Desde já agradeço .

  257. Natally disse:

    Ola Paulo espero q vc possa me ajudar estou desesperada tenho 500 canários de varias espécie já morreram em torno de 200 deles eu estava lendo as sobre doenças de canários q vc posto mas não me indentifiquei com nenhuma delas !!!meus canários primeiro tem inchaço nos olhos e sai um tipo de secreção tampando as narinas os olhos e o anus .dentro de três ou quatro dias eles morrem !!oq eu devo fazer ??? MW ajuda por favor!!!

  258. Guilherme disse:

    Respiração ofegante que remédio devo comprar para ele

  259. Jéssica disse:

    Boa tarde!

    Meu pai tem uma menina (canário) e ela tem algum problema, mas não conseguimos saber o quê… Ela fica um bom tempo com o bico aberto, tem uma grande queda de penas na área do pescoço e perninhas, o resto das penas parece que ela está muito suja, elas ficam meio grudadas e dão a impressão de estarem molhadas; porém ela se alimenta muito bem, suas fezes são normais, ela pula o dia todo,adora almeirão e jiló. Não sabemos como ajudar,será que você saberia me dizer como melhorar ela?
    Muito Obrigada!

  260. Átila disse:

    Boa tarde, gostaria de solicitar informações de especialistas sobre como recuperar essa canária espanhola.

    Ela apresenta dificuldades de se apoiar nos poleiros, preferindo o fundo da gaiola. Quando no poleiro, fica abaixada, se apoiando o abdomem.

    Está comendo bem e sem sinais de peito seco, contudo acabo de observar o que ela fica com a pata esticada de lado, como se estivesse doendo, parece evitar se apoiar nela.

    Passei uma pomada de diclofenado, antinflamatória e outra de cortisona – devo parar? não sabia mais o que fazer.

    Verifiquei a pata e pernas e tudo aparentemente normal.

  261. Fernandapeixotto disse:

    Bom dia,
    Tenho um canário belga, macho, tem cerca de 5 anos.
    Viajei durante o feriado e o deixei na casa de uma conhecida, mas desde que voltei tenho notado-o mais quieto, só em um canto da gaiola.
    Hoje notei também que sua asa esquerda esta tremendo bastante e está meio caída em relação à direita. Ele tá,bem fica bastante tempo com o bico aberto.
    Estou preocupada com ele. Poderiam nos ajudar?
    Desde já, agradeço.

  262. Debora . disse:

    Olá. Tenho um canário belga macho a cerca de 5 anos, e a uns 6 meses surgiu um inçacho avermelhado na testa dele, ele continuou a cantar e não parecia incomodar muito. Depois de poucos meses a bolha estourou sozinha. Agora a uns três meses surgiu outra perto do olho e cresceu bastante. O que poderia ser? Pensei em sinusite infecciosa e administrei o “canto lindo vias aéreas”, mas nenhum resultado. Ele esfrega bastante o rosto no puleiro, para quieto muitas vezes e parece com respiração um pouco difícil, mas continua a cantar. O que poderia ser? Se alguém puder ajudar, tenho algumas fotos. Agradeço desde já.

  263. Victor Carvalho disse:

    Acabei de separar meu canário da fêmea, ele aparentemente está bem, cantando e pulando poleiros, só me chama a atenção o fato de ele tá sempre com o bico meio que aberto, estranho esse comportamento pq sou novo criador.. isso é normal?
    Desde já obrigado, e parabéns pela iniciativa

Deixe uma resposta