dicas de alimentação dos canários

dicas de alimentação dos canários

O Canário Belga é um pássaro essencialmente granívoro, ou seja, sua alimentação é composta basicamente por sementes, devendo ser complementado por farinhadas, frutas, verduras, legumes…

Comente aqui o que seus canários costumam comer, repassando a dica a outros criadores e iniciantes.

417 Comentários

  1. Olá, eu costumo dar aos meus canários a Ração Gran Mix, farinhada CC2030 Premium, Amarela ou Vermelha, depende da cor do canário, e faço um agrado dando um jiló umas 2 vezes na semana. Maça é muito bom quando os filhotes nascem, os pais comem e repassam os filhotes (não deixe a maça por muito tempo, ela vai ferventar e ficar escura, retire com umas 3 horas depois)
    Abraços.

    • Thiago Soares disse:

      Dou aos meu canarios, gema de ovo,vita canario, jiló e frutas porque ajuda eles cantar, É bom tbm vc’s botar o canario no sol.
      ATENÇAO nao deixe o canario no sol entre 11:30 a 14:30 porque o sol esta muito quente.
      è bpm deixar a tarde, bom tbm vc pegar colocar um cd de canario tocando,porque ele vai abrir o canto mais rapido.
      quando seu canario tiver roco è só vc pegar limão e pingar 2 gotas diretamente no bico de e tbm compra VET GOLD ou VITA GOLD qualquer um dos dois sao bom para muda,roqueira doenças etc…

    • ricardo reis disse:

      ok galera eu estou alegre estou começando agora com5 ovos

  2. Thiago Mares disse:

    Olá costumo dar aos canários jiló, maça e couve.

  3. João Paulo de Oliveira Souza disse:

    Oi, eu dou para os meus canarios, além desta disca ja fornecidas pelos amigos anterios dou acelga, eles adoram.

  4. josivaldo do nascimento disse:

    boa noite,bom eu ofereço aos meu canarinhos diariamente a raçâo misturada de sementes balanceada e avitamina CANTOMIX PREMIUM,mistura balanceada que vem com pedaços de frutas e VITAMINA A-D3-E,ofereço tamben jiló,couve,ovo e vita gold e carinho kkkkkk :}

  5. Ulisses Alberto Calvi disse:

    Além da couve e das sementes especiais, o meu canário come gema de ovos.E conta com muito carinho.

  6. ANTONIO disse:

    DO AOS MEUS CANARIOS COUVE SEMENTES, E MILHO VERDE

  7. Marcos disse:

    Olá.
    A alimentação de meus canários consiste em alpiste, niger, colsa, aveia, ovo cozido, farinhada CC2030, jiló, couve, maça e pepino.

  8. Eduardo disse:

    Olá.
    A alimentaçao dos meus Canários é a farinhada, ração propiá, couve, maça, ovo cozido, repolho, alface, e quando eles começam a trocar as penas eu dou uma paçoquinha por semana para cada um isso fortalece muito eles.
    E também dou esses Remédios:
    Avitrin Plumas= é para as penas ficarem mais bonitas
    O Avitrin Reprodução= é essencial para períodos de reprodução. A presença do Selênio potencializa a ação da Vitamina E, Combate radicais livres e Auxilia a imunidade.
    Avitrin Polivitamínico=Este complexo vitamínico é ideal para você manter seu bicho de estimação em boa forma e com ótima imunidade. Possui vitamina A, vitamina D3, vitamina B1, vitamina B6, Nicotinamida e Pantotenato de Cálcio.
    E todos são saudáveis, é difícil morrer um filhotinho.

  9. jose carlos Novaes disse:

    Temos um canarinho belga de cor amarela que o nosso xodó( meu de de minha mulher) ele é encantador e tem suas preferencia para alimentar-se: além da ração (grãos e farinha vitaminas) da AVITRIN damos a ração prebiótica da ALCON que estamos intercalando aos pouco. Pretendemos deixar apenas a ração prebiótica e alguns frutas e folhas. Ele adora manjericao e água de côco. Reconhece nossa voz e torce a cabeça parecendo nos ouvir quando falamos com ele. Quando ouve movimentos em casa e a nossa voz ele pula muito na gaiola e se esforça para cantar( frequentemente colocamos um cd de cantos para ele aprender a cantar). É muito gratificante tudo isto. Gostariamos de saber se alguém possui modelo de Carteirinha pde identificação para ele . Nos já fizemos um ficha (uma espécie ficha técnica) e um cardápio para orientação dos cuidadores dele quando precisamos viajar. agradeço a quem enviar

  10. elder freitas disse:

    eu dou ovo cozido , couve , gilo , maça . ele come bem essas coisas

  11. Trato com sementes misturadas e verdura (transagem – ótimo no período da muda e qdo estão jururus pois é antibiótico natural); Couve – não muita pois dá cólicas em excesso; Bertalha eles adoram e é rica em ferro; Jiló poucas vezes.

  12. Ricardo de Britto :. disse:

    Forneço alpiste, colza, niger, linhaça e aveia em casca da miúda, além de farinhada, maçã, ovo cozido e couve. Como também Complexo B , Ferro (pediátricos) e são vermifugados a cada 3 meses.

  13. POXA MUITO BOM ESSE SITE , FIQUEI CONHECENDO A POUCOS DIAS ! MUITO BAKANA MESMO , CRIO CANARIOS BELGA TAMBÉM , E UM PASSARO MUITO BOM DE LIDAR COM ELE. PARABENS AOS RESPONSAVEIS POR ESSE SITE

  14. helio barros disse:

    meus dois canarios estão com a feze verde o que fazer

  15. Adalberto César disse:

    muito bom,to novo no ramo e já aprendi muito.

  16. Adalberto César disse:

    hoje notei q o bico do meu estava com muita crosta tipo que da nos pes o bico ta mole ele acabou de sair da mudo,nao ta comendo direito devido a este problema,o que fazer,com q remedio posso medicalo?
    me ajude.

  17. luciana disse:

    hoje notei q o bico do meu estava com muita crosta tipo que da nos pes o bico ta mole ele acabou de sair da mudo,nao ta comendo direito devido a este problema,o que fazer,com q remedio posso medicalo?
    me ajude.

    • Luciana, ele não estaria trocando o bico? Pode ocorrer…
      Mas se for esses caroços que dá nas patas, tem uma pomada que eu passo, mas não lembro o nome, verei em casa e te falo…
      Mas não sei se ela tbm seria indicada para o caso do bico, vou dar uma pesquisada…

  18. Alexandre disse:

    Sou iniciante , mais dou aos meus canários misturas para canário, couve, jiló e ovo cozido. Mais uma vez agradeço ao Pablo pelo site muito bom mesmo já aprendi muitas coisas aqui.

  19. MANOEL VITOR disse:

    CITE OS REMEDIOS ECENCIAIS PARA UM CANARIO BELGA

    • Manoel, costumo dar uma vitamina extra… PiuSana Nutramix (1,2 vezes ao mês)… Avitrim ferro Max (1 vez ao ano, dez dias seguidos), e na época de muda, o PiuSana Mudamix (1 semana inteira)…

      Todos vc ministra 7 gotas em meio bebedouro trocando todo dia a água.
      Abraço.

  20. MANOEL VITOR disse:

    Sou iniciante , mais dou aos meus canários misturas para canário, couve, jiló e ovo cozido. Mais uma vez agradeço ao Pablo pelo site muito bom

  21. MANOEL VITOR disse:

    BOM, TENHO DOIS MACHOS E DUAS FÉMEAS UM DELES CANTA ATE DEMAIS MAIS UM AINDA COCHICHA JÁ FAZ UM BOM TEMPO QUE ELE ESTA ASSIM O QUE DEVO FAZER PARA COM QUE ELE ESTORE SEU CANTO

  22. jordy emanuel sales disse:

    os meus canarios belga comen machiche,jiló,grama,ração,farinha,vitamina assim como os filhotes que eu tenho os reprodutores nao precisan de gaiola eles são manços e vivem solto na minha casa

  23. yure lima disse:

    Boa tarde!
    Moro em Serrinha-BA, gostaria de saber em quantos e quantos dias dou ovos a meus canario, para fazer rodisio estou comercando agora mais ja tenho 17 machos reprodutores e 5 femias mais 9 filhotes.
    grato yure lima

  24. Carla disse:

    Parabéns pelo site !!!! De tanto observar meu pai criar canários acabei me interessando e me apaixonei !!! Estou começando a criar um !!!! Sempre recorro ao site em busca de orientações !!!!!

  25. Lisette disse:

    Ola, pessoal! Parabens pelo Site! Tenho um canario e sou leiga. Estou aprendendo muito com todos.
    Gostaria de saber o que vem a ser a tal FARINHADA e PAPINHA! Que ingredientes sao usados? Receita, por favor!
    Meu canario recebe carinho, ele tem uma gaiola, mas tem liberdade de voar no apto. MAS ele esta estressado e sofrendo por causa da minha ignorancia. Primeiro, o ar-condicionado e central e na temperatura baixa; segundo, ele nao tem paz para dormir por causa da luminosidade e do barulho. Se troco o lucal habitual dele, ele protesta; terceiro, estava dando ALFACE e abacei de descobri que eh mortal a ele. 🙁
    O PIOR, nao penho espaco para coloca-lo em um lugar mais quentinho e sossegado.
    Ele mal terminou a muda e reiniciou. Ja procurei ajuda, mas o pessoal da loja, que vende comida para passaros, nao sabe nada de medicamentos para passaros. Vivo na Florida e ainda nao consegui um especialista de passaros para leva-lo.
    Ah! Ja coloquei uma toalha sobre a gaiola para ficar mais escuro e quentinho, durante a noite, mas ele eh temperamental. :))) A gaiola fica defronte uma janela e, no periodo da tarde pega sol e o canario vai se esconder em lugares mais escuros.
    Que posso fazer para ajuda-lo, ante a realidade em que vivo?
    Obrigada!

    • Olá Lisette,

      É as condições de vida dele esta complicada… não daria para colocar ele em algum cômodo aonde não pegue o ar? Já seria um grande adianto.
      No lugar do alface dê couve, almeirão…

      Essa questão de estar mudando de penas direto, é justamente por isso, ele deve estar estressado…
      Sol, só se for de manhã cedo ou final do dia, fora isso não dá tbm…

      Eu particularmente não faço a farinhada caseira, prefiro comprar a “CC2030”, ela é um complemento de vitaminas para o canário.
      A papinha, é quando a mãe não esta alimentando os filhotes ai temos que virar a mãe deles, ai vem a papinha… que compro tbm pronta, só umedecer na água e dou quando precisa.

      Abraço.

  26. nato disse:

    minha cararia come chocolate, leite condençado

  27. Cristiane disse:

    olá, encontrei esse site e achei interessante, ganhei um canário recentemente, ele é branco e me disseram q tinha 6meses, estou dando a ração recomendada e um tipo de radite que dá na beira das ruas, estradas, esses bem comunzinhos, como me foi recomendado. ele está demorando um pouco pra cantar, de vez em quando ele cantarola, eu converso e assibio bastante pra ele, mas de uns dias pra cá, percebi que ele está querendo bicar meu dedo e parece que ele não está gostando de mim, kkkk isso pode acontecer? eu trato ele com carinho mas parace que estou estressando o bichinho……kkkk ele vem pra cima do meu dedo com tudo! o que estou fazendo de errado???? gostaria de algumas sugestões…. aguardo e muito obrigada!

    • Olá Cristiane,

      Você pode dar a ele também couve, jiló, maça, nada de frutas acidas como laranja…
      O canário estará com o canto aberto lá para os seus 12 meses… enquanto isso você pode baixar o canto do canário em áudio e colocar para ele ouvir, irá estimular o canto dele… link: http://www.canariosbelga.com.br/cantos-mp3

      Sobre ele bicar seu dedo, normal, a maioria se bate na gaiola com medo, etc… esse ai esta lhe enfrentando, mas ele vai amansar fique tranquila.

      Abraço.

  28. Alderico Leandro disse:

    Olá, bom dia… .. Eu dou couve, laranja e maça aos meus canários alem de sementes e vita canário, agora quanto ao Jiló não dou, pois quando comecei a minha criação de canários (que começou com um que ganhei de um padrinho/primo, e comprei uma canária na cidade de Uruana, e hoje tenho mais 4 filhotes com 25 dias e hoje 20/06/2013 tem mais dois ovos).Um criador antigo me disse que só se deve dar Jiló na muda pois faz com a muda seja mais rápida e não se deve dar Jiló fora dessa época. Isso procede mesmo?

    • Olá Alderico,

      Essa informação não procede, pode dar diariamente se quiser, eu dou um dia jiló e outro maxixe, e assim por diante… agora alface dá diarreia neles, e laranja (ou fruta cítrica, acida) pode dar problemas nas cordas vocais que são super sensíveis…

      Abraço.

  29. GLEDYS SERBER disse:

    Tenho algumas dúvidas de quanto temp dura de fato a muda dos canários belga-macho.Ele perde o canto? Como devo protege-lo do frio? Me recomendaram colocar toalhas sobre a gaiola mas não concordei com isso e o cubro com panos mais leves.Onde posso comprar uma fêmea para ele? VOCÊS VENDEM? ABRAÇOS.
    GLEDYS.

    • Olá Gledys,

      Dura em média de 45 a 60 dias, podendo passar disso, ai vai do canário e do que ele come neste período. (Reforce as vitaminas “Avitrim Plumas”, “Bella Ave da Ourofino” e farinhada CC2030 a vontade sempre, mesmo fora do período)
      O canário para de cantar mesmo, depois volta. Do frio, é colocar a gaiola dentro de casa mesmo, se não der, um lençol em cima da gaiola ao anoitecer…
      No momento estou sem canários para vendas, iniciando a reprodução essa semana…
      Abraço.

  30. Antonio Carlos Carvalho disse:

    Olá estou criado meu Primeiro Canário! Alem da ração própria que compro, dou pra ele uma vez na semana ovo de codorna, não deixo ficar de um dia para o outro água filtrada com vitagold,couve,almeirão,Castanha do Pará,Uva,Maçã

    gostaria de saber onde obtém-se as informações que estão na Anilha?

  31. Fábio disse:

    Ganhei um canario belga pastinha.
    nao sei se ele esta na primeira muda ou ja teve mudas anteriores.
    o antigo dono disse que ele e filhote, mas nao sabe tbm pq ganhou do primo dele…

    estou colocando tres gotas de avitrin na agua dele ja fazem dez dias,
    dou jilo tbm.
    diariamente dou uma razao amarelinha, e alpiste.

    o que mais posso dar a ele para que cante bem quando crescer..?
    obrigado

    • Olá Fabio,

      A vitamina extra, são 7 gotas em meio bebedouro trocando a água todo dia, uns 5 dias ta bom já…
      Se a ração amarela for a Granmix, pare de dar o alpiste, ela já tem tudo que o canário precisa.

      Coloque o canário perto de outro macho cantador, ou baixe o áudio e coloque para ele ouvir, assim irá estimular ele a cantar…
      Com mais ou menos 4 meses eles começam a ensaiar os primeiros cantos, com 12 meses ele deve estar cantando aberto…
      Abraço.

  32. eduardo disse:

    Oi, eu estou começando minha criação, e este site me ajudou muito em termos de alimentação, reprodução e a como lidar com os canarios, parabéns aos responsáveis…

  33. Rodrigo disse:

    Olá Pablo, estou com uma dúvida.
    Costumo dar aos meus canários uma mistura com alpiste, niger, nabão, colza, aveia e outras sementes, além de cc2030 e jiló, maçã e etc. só que ando reparando q eles estão comendo todas as sementes, menos o alpiste que creio ser o essencial na alimentação deles, o que faço?

    • Rodrigo,

      Acredito que ele esteja comendo o que ele mais gosta…
      Eu não uso esse tipo de ração, dou aos meus a Granmix, tem tudo de bom, suja menos, desperdiça menos, etc…
      Se for usar, tem que fazer uma adaptação, colocando misturado, e tirando as outras aos poucos, até ficar somente a granmix…
      Abraço.

  34. eduardo disse:

    tenho um canario amarelo intenso posso dar uma especie de ração para ele ficar vermelho ?, de que cor ele ficaria ? abraço.

  35. Ryan G. disse:

    Ola,

    Eu Dou ao meu canario:

    Maças,Jilos,Couve,Ovo Cozido,De vez em nunca Alface(Pois dizem que faz mal),Tomate e queria saber se esses alimentos sao permitidos?

  36. aldo disse:

    oi,tenho um canario com uma pata meio machucada , tem como ele reproduzir ?
    abraço.

  37. aldo disse:

    aparti de quantos meses pode se saber o sexo dos canarios pegando ele de mão ?
    e canario na muda enche os ovos ?
    abraço.

  38. aldo disse:

    eu tenho um canario e ele ta na muda sera que ele reproduz?abraços

  39. Elildo Reis disse:

    Primeiramente gostaria de parabenizar o autor do site pleo excelente trabalho, pois os artigos aqui contido tem ajudando bastante em minha pequena criação.

    Eu alimento os meus pássaros com sementes (60% de alpiste e misturada as demais como níger e outras e também linhaça no período de muda, pois ajuda na formação das penas), Farinhada CC-2030 Premium da Biotron, couve, jiló, machiche, maçá, ovo cozido.

    Nesta semana minha fêmea começou a chocar 4 ovinhos, e na postura anterior de 03 ovos tive sucesso em somente 1, mas relaciono o problema a reforma que estava acontecendo em casa, já que na anterior todos (4 ovos) os filhotes naceram com saúde.

    Para o meu canário cobre intenso, uma vez por ano (está comigo a 3 anos) dou, por 10 dias, cantaxantin E (marca plumas) e cenoura ralada junto a farinhada.

    Quanto a água, somente filtrada, e o banho um dia sim e outro não.

    As vezes, depedendo da ocasião uso complexo vitamínico da avitrim e o avitrim muda e quanto a ferro, gosto de usar o ferro da SM.

  40. como posso diferenciar um macho de uma fêmea ?

  41. Elildo Reis disse:

    Galera,

    to precisando de poleiro com lixa (comprimento 1 metro ou maior que 50 cm) para instalar no viveiro. Caso alguem conheça local de comercialziação, favor informar.

    Eu agradeço a ajuda.

  42. pow gostei muito de visitar este site pois aprendi muita coisa pois estou tentando criar um casal de canario para procriar.
    vou visitar sempre 🙂

  43. Marionaldo das Cruz Chaves disse:

    qUAIS SÃO OS PERIODO QUE DEVO ESTAR VERMIFUGANDO MEUS CANARIOS QTAS VEZES NO ANO DEVO VERMIFUGA-LOS ? RESP . eMAIL – MARIONALDOCHAVES@GMAIL.COM

  44. Pablo disse:

    Marionaldo,

    1 vez no ano, quando acabar a reprodução eles entram em muda, depois da muda vc faz os tratamentos de vermes, ferro, vitaminas, etc…

  45. Pablo , dou muita couve ,almeirão ,chicória,jiló branco,muita mãça porque diz que ela previne o peito seco ,cc 2030 , e vitamina de ovo , queria saber a respeito do ovo cozido c tambem posso estar fornecendo ele a vontade ou só quando tiver filhotes ?Obrigado e um abraço !!!!!!!

  46. raffael disse:

    porque nao respondeu minhas perguntas

  47. Pablo disse:

    Raffael,

    Respondo todos os e-mails, e perguntas no blog, porém papai tem que trabalhar, alimentar 2 garotinhos, e ainda arrumar tempo de tomar uma cervejinha e comer uma picanha! rsrsrsrs
    Respondido, abraço.

  48. Antonio Azevedo disse:

    Bom dia Pablo, aproveito para tirar uma dúvida que tenho quanto ao uso da couve nos filhotes antes dos três dias de vida, já que em quase todos os informes dizem para só utilizar após o terceiro dia, porque?

    Aproveito para parabenizar pelo site que está muito bem elaborado e de fácil entendimento.

    Abraços,

    Tony AZ

  49. Antonio Azevedo disse:

    Muito obrigado, vou acrescentar o jiló pois não tenho o hábito de fornecer.

    Abraços.

    Tony Az

  50. Olá pablo sou eu de novo,na pergunta anterior sobre os ovos cozidos , vc mandou eu dar frutas e verduras , em questão da fruta dou só maça, que outra fruta posso estar fornecendo a eles porque DIZEM que a maça é uma grande aliada contra o peito seco, a relatos de até a cura fornecendo ela diariamente a ave oque vc me fala desde ja obrigado abraço !!!!!!!!

  51. Antonio Azevedo disse:

    Boa noite Pablo, uma curiosidade sobre a ração extrusada, posso fornecer exclusivamente ela? e vc conhece a da ALCON? Pois atualmente tenho fornecida misturada com as sementes.

    Abraços.

    Tony AZ

  52. Antonio Azevedo disse:

    Boa noite Pablo, sou eu de novo hahahha, me tire uma dúvida, essa Gran Mix que vc usa é a 20 ou 22?

    Abraços.

    Tony AZ

    • Olá Tony, perguntas pode me enviar direto no email, o blog apenas para dúvidas que possam ser aproveitadas por outros usuários “apesar que ninguém pesquisa né, a preguiça não deixa kkkkk”..
      Bom as duas são ótimas, mas a 22 se não me engano vem com ovo, mais proteínas…
      Abraço.

  53. yure lima disse:

    Bom dia!
    Gostaria se você tem experiência em cruzamento de canaria com pintassilgo, obtive um pintassilgo e estou querendo tirar pintassilgo, não tenho informação do período que casa-los e como saber se o macho estar preparado.

    • Elildo da Costa Reis disse:

      Yure,
      a canária tem que de tamanho menor que o pintassilgo, caso contrário ela não deixa ele montar. Funciona do mesmo modo com casal de canário. Não tem muito segredo. O resultado desta mistura dar-se-á o pintangol (é uma ave híbrida do Canário com Pintassilgo, tornando-se inferteis). Portanto, recomendo canárias pequenas para facilitar o acasalamento. Outro fato importante é ter um casal saudável, além da paciência e amor a criação, pois esta gera a arte da criação.

      Obs.: Vale lembrar que a IN nº10 (20/09/2011), editada pelo Ibama proíbe a hibridação, a saber: Art. 37 – É proibido o cruzamento ou manipulação genética para criação de híbridos interespecíficos.
      Em resumo, ter o pintassilgo em casa mesmo que regulamentado e realizar cruzamentos entre duas espécies diferentes é crime por que estaria se usando pássaros de fauna silvestre nativa que esta sob regulamentação da IN nº10, caracterizando crime, gera multa de 200,00 e suspensão do direitor de criar silvestre.

  54. aldo disse:

    ola,pablo aqui e aldo ser eu tiver um gloste ja preparado para cruza com uma femia normal sera que sai gloste ou nao abraços.

  55. Olá Aldo,

    O Gloster é canário de Porte, e eu crio apenas canários de cor… então não sei te informar… Mas acredito que seja parecido com o Topete Alemão, cruza com normal nasce metade de cada… mas de uma pesquisada no google sobre o gloster, realmente não sei te informar.
    Abraço.

  56. Yure, já te respondi essa, não tenho a mínima ideia de como se faz com pintassilgo….
    Abraço.

  57. ola pablo , essa pergunta do yure posso te ajudar a responder, yure pegue a femea corte um pouco do rabo dela e um pouco das penas da coacla assim ele conseguira galar ela , e nascerem os pintagois !!!!! c não cortar um póuco do rabo dela ele não consegue galar , os pintagol são esteril não c reproduzem tanto o macho quanto a femea é isso ai abraço !!!!!!!!!

  58. ola pablo , eu tenho canarios pintados de laranja , dizem que c trata ARLEQUIM PORTUGUES , tenho LANCA VERDE , AMARELO apezar de serem de porte são lindos , tenho gloster tambem ,ISABEL AMARELO e outros , mais que cores vc cria um abraço !!!!!!!!!!

  59. Flavia Braz disse:

    Gostaria de parabenizar vc Pablo…acabei de adquirir um canário belga para minha filha de 4 anos e como não tenho ideia do que fazer encontrei esse site maravilhoso!!!!!
    Algumas dúvidas já foram tiradas, mas gostaria de saber qual o tamanho ideal para a gaiola? O que devo colocar na água dele? Mesmo no frio, ele tem q tomar banho em dias alternados ou posso espaçar mais?

    Agradeço muito

    • Olá Flávia, obrigado pelos elogios, fique a vontade o site é nosso!
      Bom, a gaiola acredito que alguma que de pra colocar uns 3 ou 4 poleiros… pra mim o quando maior melhor, não gosto de deixar eles muito apertados não, fico com pena…
      O banho só de umas 2 vezes na semana, e se tiver sol… melhor horário de 9 as 10:30 depois retire do sol…
      Na água de beber, as vezes uma vitamina “PiuSana Nutramix” 7 gotas em meio bebedouro, troque todo dia… de uns 5 dias seguidos… 1 vez no mês ta bom…
      Abraço.

  60. Fábio Alves disse:

    Boa tarde Pablo !!

    Quero parabenizar pelo site e as materias, obrigado ajudou muito.

    Att.

  61. Ryan G. disse:

    Olá,Pablo

    É verdade que vitamina E ajuda o macho na epoca de reproduçao?
    Onde posso encontra-la(Alimentos que posso dar a eles que contem vitamina E)

  62. Pablo disse:

    Ryan, desconheço essa informação…
    Mas no período de reprodução costumo reforçar tudo, alimentos, vitaminas, etc…

    • Ryan G. disse:

      Olá,Pablo

      Seu site é otimo,muita informação…

      Mas então a postura dos ovos da minha canaria ja passou três dias da data do ultimo mas ela não jogou nenhum fora será que eles goraram?

      Vou jogá-los fora sexta-feira 02/08 se não nascer pois esperei até agora…

  63. Pablo disse:

    Ryan, não entendi… já passou 3 dias da data prevista do nascimento é isso que vc quis dizer?
    Se for, espere até a data que falou se não nascer descarte, separe o casal uns 3 dias depois junte de novo…
    Abraço.

  64. lucas vieira disse:

    minha canaria estar com inçasso nos dedos o q fazer

  65. Antonio Azevedo disse:

    Boa noite Pablo, pq não é recomendado dar muito couve a canário Branco?

    Abraços

    Tony AZ

  66. Pablo disse:

    Olá Antônio, desconheço essa informação… mas acredito que tudo que é demais prejudica… monte um cardápio semanal, um dia uma coisa outro dia outra, etc…
    Eu costumo fazer na sequencia… jiló, maça, maxixe…
    Maça direto para mãe com filhotes…
    Abraço.

  67. Cristina Ribeiro de Souza disse:

    Prezado Pablo,

    Primeiro parabéns pela iniciativa. Agora eu gostaria de tirar algumas dúvidas.

    1. Quais as frutas que posso oferecer ao meu Belga?
    2. Posso oferecer tomate, pois imagino que goste das sementes?
    3. Posso oferecer pimentão, ou melhor, as sementes do pimentão?
    4. As folhas, fora o alface que já sei não é recomendável, quais a que posso oferecer sem restrições?
    5. Quanto às vitaminas como deve proceder para mantê-lo saudável, tipo e periodicidade de aplicação?

    • Olá Cristina,

      Frutas eu aconselho apenas a maça.
      Verduras o jiló, maxixe.
      Sobre pimentão acredito que não, ao menos nunca ouvi falar em dar para canários.
      As folhas podem ser couve e almeirão…
      Vitaminas existem várias, costumo dar PiuSana Nutramix (7 gotas em meio bebedouro) por 5 dias seguidos, trocando a água todo dia.
      Uma vez a cada 2 meses esta ótimo…
      Obrigado e abraço.

  68. tenho 06 canarios todos os dias eu dou uma coisa diferente maex:maça,jiló,laranja,couve,pepino,aos domingos eu coloco ovo cozido,maxixe posso dar não faz mal,vitamina sempre coloco vita gold 04 gotas diarias será que estou fazendo correto.

  69. Marcelo Canestri disse:

    Bom dia!
    Sou de Lavras – MG
    A todos adeptos dessa paixão CANÁRIOS.
    Tenho dois Canários Belga Vermelho mosaico. ( Zezé de Camargo e Luciano) Nome deles rsrsrs.
    Só que um deles começou a dormir no piso da gaiola, e percebi que parou de cantar, anda meio encurujado percebi que a respiração esta acelerada.
    Alguém pode me ajudar ai?
    Desde já agradeço.

  70. valeu pelo site…moro em natal capital…estou começando a criar canario belga o banho de sol dou quantas vezes na semana? abraços;;;

  71. aldo disse:

    ola eu sou aldo eu acasalei os bela com sabe quandoo ovo ta cheiu

  72. rafael disse:

    ração para canarios e folhas de couve e frutas…..e um bom banho de sol

  73. Aldo, ai só fazendo a ovoscopia com uns 4 a 6 dias.
    Abraço.

  74. Juliano Werner Teitge disse:

    Olá pessoal. Parabéns pelo site. Durante muitos anos tive canários belga, terra e pintassilgo. Agora após 10 anos quero recomeçar com os belgas. Alguém sabe me informar um bom canaril para comprar um passarinho de qualidade em curitiba?

    Fiquem com Deus.

  75. guilherme disse:

    Meus canarios estao um pouco roucos as vezes no meio do canto a voz deles falhan oq faser ?

  76. aldo disse:

    ola,assim quando ela botar os ovos eu quenque tirar logo para ñ quebrar,ou deixo la dentro,ai si for pra tirar dentro e quantos dias para tirar de dentro do ninho,abraços.

  77. aldo disse:

    ola,assim quando ela botar os ovos eu quenque tirar logo para ñ quebrar,ou deixo la dentrodeo ninho,abraços.

  78. Pablo disse:

    Olá Aldo,
    Pode deixar os ovos no ninho não precisa retirar!
    Abraço.

  79. Pablo disse:

    Olá Aldo,
    Pode deixar os ovos no ninho não precisa retirar, essa técnica de retirar é mais para quem esta acostumado a criar, etc…
    Abraço.

  80. Silvio disse:

    Estou com o mesmo problema do Aldo, será quem alguém pode nos ajudar….Minha canaria esta bem tratada e com osso de siba na gaiola mas bota e quebra os ovos.

  81. Carlos Alexandre disse:

    Olá pessoal, estou começando a criar canarios agora, gostaria de saber de quanto em quanto tempo as femea botam ??

  82. Fabricio disse:

    Olá pessoal ! boa tarde

    Além do alpiste e da vitamina amarela, diariamente coloco 1 item diferente, fruta ou verdura ou legumes. O ovo cozido coloco uma vez por semana, geralmente no sábado ou no domingo.
    Estou com dúvida se estou fazendo certo ou excedendo na alimentação?

    Abraços

  83. Eduardo Júnior disse:

    Olá,
    Tenho uma canário Gloster com aproximadamente um ano e alguns dias notei que ele esta meio inchado com a plumagem inchada parecendo uma bolinha, o que pode ser? Alguma doença?
    Trato muito bem meus canários com mistura para canários, vitamina amarela, jiló, couve, chicória, as vezes dou ovos e maçã e só bebem água mineral. O que pode ser este inchaço?
    Abraço, Eduardo.

  84. silas de jesus disse:

    estou com uma casal de canario eles esta cruzando varias vez qual o melhor alimento para ele reproduzir? tenho tbm um canario que esta roco e com canto muito baixo oque devo dar? agradeço a ajuda obrigado.

    • Olá Silas,
      A alimentação é a mesma, você pode ministrar o PiuSana Fertilidade 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias seguidos, trocando a água todo dia.
      O que esta rouco, de Canto Lindo Vias Aéreas 7 gotas meio bebedouro por 7 dias, trocando todo dia, se ele não melhorar me avise.
      Abraço.

  85. Sousandrade disse:

    Meu casal de canário, principalmente a fêmea, gosta mais de uma marca de ração chamada cantoninho (com alpiste, paínço, sementinhas pretas redondas e “fusiformes” e outras sementes). Extrusada só comeram a da Alcon (um gosta mais das bolinhas verdes, a outra, das vermelhas e amarelas). Gostam muito de maça, ovo cozido (parto 1 ao meio e coloco com casca e tudo), milho verde cru, maxixe, muito de couve folha (é a preferência universal, acho). Uma vez na vida boto laranja mimo (sem acidez, docinha). Banana não gostam muito. Isso tudo coloco 1 vez por semana. O constante só as sementes. Avitrin ferro na água 1 vez semana. Às vezes ramos de hortelâ fresca, comem bem. Comem tb pão integral seco (sem mofo, claro). Tb converso com eles rsrs

  86. Olá Sousa,
    Bacana amigo vc cuida bem deles… aconselho apenas suspender a laranja, mesmo que docinha…
    Abraço.

  87. Carlos Alexandre disse:

    Boa Noite
    Pablo,

    estou em duvida em que por pra minha canaria tratar do filhotes que nasceram ontem e hoje, estou pondo a farinhada cc 2030, alpiste, papa de ovo, ovo cozido e jilo, posso continuar com tudo isso ?

  88. Olá Carlos,
    O alpiste e farinhada cc2030 tem que ter sempre na gaiola… quando com filhotes, eu costumo colocar maça apenas, fora a ração e farinhada…
    Mas pode continuar sem problema.
    Abraço.

  89. Dara Butzke disse:

    Olá Pablo, tenho 2 canários, quando comprei fiu informada de que o canário laranja era macho e a femea era amarela, mas nenhum dos dois cantam, se o laranja for mesmo um macho o que faço para ele cantar…. E como diferencia macho de femea alem do canto…
    Dou para eles comerem uma vez por semana pao com um pouquino de leite, eles gostam muito, isso faz mal…. Obrigada.

  90. barto disse:

    coloquei omacho na gaiola de reproducao com a divisoria mas ele nao estar cantando como antes de colocar juntos na mesma gaiola me ajude

  91. Olá Barto,
    Quando ele esta junto ele diminui o canto mesmo, é normal… aguarde um pouco mais, pelos menos até eles trocarem comida pela grade…
    Abraço.

  92. barto disse:

    ola pablo eles ja estao trocando comida pela grade eu ja posso tirar a divisoria abraco

  93. pablo queria que vc informe sobre pão duro e prejudicial ou é bom?

  94. Olá Antônio,

    Prejudicial acredito que não, porém não dou aos meus canários… dou a ração, jiló, maça e farinhada CC2030… uma vez ou outra Couve…
    Abraço.

  95. barto disse:

    estar quando ele canta ela abaixa e bate as asas e ela estar carregando material para confeccionar o ninho

  96. Pablo disse:

    Então pode retirar a grade…
    Abraço.

  97. silas de jesus disse:

    Olá pablo

    Minha canaria está deitada com 5 ovos quando os filhotes nascer oque devo dar para eles ? A canaria alimenta os filhotes ou preciso eu mesmo dar a eles?

    Abraço…

  98. barto disse:

    ola pablo posso colocar avitrim reprodução agora no acasalamento.abraço

  99. Cristina disse:

    Olá Pablo!
    Sou nova na criação de canários,ganhei um filhote de Belga.Ele está muito esperto e come sozinho.Eu dava apenas alpiste,mas comprei uma ração própria.Ele amou e não pára de comer ( a ração é misturada,tem umas bolinhas pretas,umas verdes achatadas…).O que eu faço será que faz mal?O que eu faço pra ele cantar?Ele canta muito embolado ainda e baixinho.Obrigada.

  100. silas de jesus disse:

    olá pablo

    minha canaria está deitada com 5 ovos quando os filhotes nascer oque devo dar de alimentos para eles? a canaria mesmo q alimenta os filhotes ou eu preciso alimentar ele e como

  101. Cristina disse:

    Obrigada Pablo!
    A ração é para canários mesmo,mas ele tá comendo tanto tenho medo dele embuchar…ofereci maçã e jiló também,em dias alternados.Ele pode comer a mistura todos os dias ou devo dar alpiste pura?Desculpe tantas perguntas,mas tenho dúvidas demais…ah, e parabéns pelo site!
    Obrigada,abraços.

    • Olá Cristina,
      Então pode deixar essa mistura mesmo, continue alternando a maça e jiló esta certinho… Se ver que ele ta ficando gordo, ai coloque a ração na quantidade para consumo diário…
      Qualquer dúvida só falar, e obrigado pelo elogio, fique a vontade o site é nosso!!!
      Abraço.

  102. barto disse:

    ola pablo,retirei a grade mas quando ele vai acasalar abaixar ela estar correndo nao quer deixar o que eu faço coloco a grade novamente ou nao. notei tambem que os dois fica carregando bagaco mas nao leva para o ninho

  103. Barto, agora é ter paciência e deixar… isso não é da noite pro dia não… paciência mesmo…
    Abraço.

  104. barto disse:

    obrigado pablo vou aguardar com paciencia. abraço

  105. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia
    Pablo,
    Posso dar o suplemento para Canto mesmo com os pais ainda alimentando os filhotes? pois a fêmea da dando uns piados meio roco.

  106. Olá Carlos,
    Sim pode dar sem problemas.
    Abraço.

  107. alair junio gonçalves disse:

    Com quanto tempo os filhotes começam a cantar?… tenho um de 3 meses parece estar rouco.

  108. Eduardo K. Jr. disse:

    Olá, boa tarde!
    Tenho alguns canários e dentre eles tenho um macho que esta com o pescoço meio pelado, esta cantando normalmente mas isto esta me preocupando o que pode ser? Alguma doença? O que posso oferecer ao meu canário para que fico bem?
    Grande abraço, Eduardo.

  109. barto disse:

    ola pablo deitei minha canari esta semana queria saber se posso continuar colocando jiló couve maça e ovo cozido ou tem algum medicamento que possa botar abraço.

  110. barto disse:

    ola pablo minha canaria estar chocando quatro ovos posso continuar dando maça,jilo,couve e ovo cozido.e a banheira de agua posso deixar na gaiola ou tiro quando terminar o banho

  111. junin disse:

    canário femea tbm canta?

  112. Rejane disse:

    oi Pablo tenho canários e eles estão ficando doentes com o peito seco e debilitado o que posso fazer

    • Olá Rejane,

      O Cidex-10 veio para substituir o coccidex. O nome é novo, mas a fórmula é a mesma.
      Premix vitamínico para combater Coccidiose (peito seco).
      Como fortificante e preventivo, usar 1 cápsula(140mg) em 50ml de água ou 1 cápsula(330mg) em 150ml de água no bebedouro. Retirar a banheira. Por 10 dias, trocando a água todos os dias.
      Para pássaros doentes, 1 cáps. Cidex-10 + 1 cáps. Elétric em 50ml de água no bebedouro, tirar a banheira, por 20 dias. Trocar a água todos os dias. Mantê-lo aquecido próximo a uma lâmpada acesa, dia e noite.

      Depois tem que descobrir qual doença ele tem, pois o peito seco é um sintoma e não uma doença…

  113. Daniel disse:

    Posso dar agua da torneira pra canarios, ou seja, agua com cloro?

  114. Rodrigo Mickael disse:

    Olá pablo! Como temia os três ovinhos da canária expiraram o prazo e não estavam galados. Cara o canário que fiz casal com ela não tem um canto forte, e continua a brigar com a fêmea. Tirei o ninho e ela já voltou a pedir gala, sempre batendo as asas, mas parece-me que o macho não se engatou nela e acho difícil sair alguma coisa desse casal. Eles estão numa única gaiola com separação, mas ele canta do lado dela, porem ao juntar os dois ele não a aceita , sempre briga. O que eu faço, será que os dois não se deram e nem vão se dar, ou aguardo um pouco e tiro a divisória pra ver no que dá?

  115. Olá Rodrigo,
    Ai nesse caso vc tem duas opções, tentar mais uma vez ou trocar o macho por outro com o canto aberto e colocar para fazer o acasalamento do zero…
    Abraço.

  116. Carlos Frederico disse:

    Boa tarde amigo, o canário belga pode comer couve folha todos os dias? Ouvi falar que pode ter dor de barriga, isso é verdade ou depende de cada canário?

  117. Carlos Frederico disse:

    Caro Pablo, gosto muito de canários e curió, crio os dois, mas em locais diferentes e estou voltando a criar canário depois de uns 10 anos, a medicina evoluiu muito e hoje no momento gostaria de saber qual o melhor medicamento para picadas de insetos já que o canário é muito sensível que as vezes cria até nódulos nas patinhas.Tenho uma pomada em casa que uso para passar no meu filho que o pediátra dele passou para picadas de insetos, ela se chama TROK (cetoconazol + dipropionato de betametasona) essa é SEM antibiótico, a outra é TROK-N (cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina) COM antibiótico. A recomendada pelo pediátra foi sem antibiótico. Para o canário, qual seria a melhor pomada hoje no mercado? Qual o nome? Seria algumas dessas?

    • Olá Carlos, o melhor remédio e evitar que insetos possam chegar a gaiola…
      Mas uso a pomada Dolemil, inclusive ela evita aquelas sarnas que dá nas patas rachando, parecendo umas pipocas… quando ta começando, já passo uns 3 dias seguidos e fica lisa igual “bunda de neném”… ela servirá tbm em caso de alguma picada de inseto…
      Abraço.

  118. Carlos Frederico disse:

    Amigo, qual intervalo de dias que posso usar para dá uma verdura para o canário? Por ex.: hoje eu dei jiló, amanhã posso dá de novo? Mesma coisa com os outros alimentos: verduras, frutas, legumes. Quais os mais indicados para que o canário tenha uma boa saúde. MUITO OBRIGADO, abraços.

    • Olá Carlos,
      Pode dar jiló, maça, maxixe, couve… faz um cardápio semanal com os itens e de a eles…
      Eu geralmente em um dia dou maça, no outro jiló… sempre assim… as vezes um maxixe para variar…
      Pode dar todo dia, se ver que o canário ta ficando gordo ai vc diminui a quantidade…
      Abraço.

  119. Ola Pablo., meu canario esta com roquidão., não conseque cantar;. procurei entre as doenças mais comuns nos canarios belga e não encontrei nemhuma com esses sintomas., por favor vc poderia me orientar de qual o tratamento pra esse mal..? grato.

    • Olá Carlos,
      Analise e veja os 2 tratamentos.
      1- Canto Lindo Vias Aéreas, 7 gotas em 1/3 do bebedouro por 7 dias, troque a água todo dia, gaiola dentro de casa se pegar vento… Suspenda banhos…
      Esse se não for grave… problemas de bronquite, resfriado, etc…
      2- Allax, 2 gotas na nuca, repita somente com 15 dias em casos graves… problemas de ácaros de traqueia…
      Abraço.

  120. jorge luis mamede disse:

    Comecei a criar Canários, quando era criança meu pai criava lembro um pouco de quando ajudava ele a tratar os bichinhos e limpar, comprei um casal, o macho esta na muda, quando posso colocar ele com a femea???? Com que tempo eles podem acasalar??? O Macho para de cantar na muda???? Mas se para ele volta com quanto tempo???? Ele é meio amarelo com alaranjado, como é o nome do produto que se dá para ele ficar alaranjado??? Cartachetina ou coisa parecida…

  121. Lucio disse:

    Olá Plabo , meu sobrinho colocou um casal de belga para acasalar , passou uns dias a femea botou três ovos , passou mais uns dias nasceram os três filhotinhos de belga , mas só que depois de sete dias os filhotinhos morreram , o que pode ter ocorrido para os filhotes ter morrido . Eu acho que a femea não deu comida para eles , se foi esse motivo porque será que a femea não alimentou os filhotes , será que essa femea não serve para ter filhotes ? ou pode ser algum motivo extra como meus sobrinhos sempre que passava por perto da gaiola parava para dar uma espiadinha , isso pode ter contribuído para a femea não dê dado comida para os filhotes .
    Antecipadamente agradeço .

    • Olá Lucio,
      Pode ser a mãe de primeira viagem, que não alimentou os filhotes… mas sempre que morre filhote, a gente pega ele pra analisar, se ta com o papo cheio, etc… quando nasce, temos que ficar observando, se a mãe ta alimentando, se não estiver ai vc tem que virar a mãe, comprar a papinha CC-Albium preparar e dar todo santo dia no mínimo 3 vezes ao dia até eles crescerem… rsrsrs…
      Mas pode ser a mãe novata mesmo, nos próximos possa ser que de certo.
      Abraço.

  122. jose marcos batista disse:

    parabens, sou criador de canarios belgas, com as digas aqui descritas eu aprimorei meus conhecimentos.

  123. marcos disse:

    Ola, tenho um casal de canários belga, coloco os dois juntos e parece que eles estão sempre brigando. Quando eu separo os dois eles ficam se procurando. Ele canta muito e chega a abrir as asas, ela não vai pro ninho, porém parece até tentar cantar junto com ele. O que posso fazer para ajudar eles ?

  124. Cido disse:

    Olá Pablo,

    Sou inexperiente como criador de canários belga e tenho um casal. A fêmea botou o 1º ovo hoje e gostaria de saber se tenho que mudar a alimentação dela a partir de agora. Devo retirar a banheira para evitar que ela se molhe. Qualquer diga será bem útil pra mim. Desde já agradeço.

  125. jeová maia martins disse:

    Olá amigo deu uma olhadinha no seu site e achei ele muito bom, meus parabéns um grande abraços.. há eu amor canários belga.. depois vou pegar uma dicas com vc .. fica com deus.

  126. Petrucia disse:

    Eu tenho um canário belga e tem uns três meses q ele parou de cantar e agora ele está com um caroço em cada assa gostaria de saber se é alguma coisa relacionada com a alimentação, ele costuma comer reção seca , ovo alface e frutas.

  127. WAGNER VINICIUS DA SILVA LUCAS disse:

    SOU UM CRIADOR NOVO DE CANARIO BELGA, GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO LEVA PARA O CANARIO CANTAR? COMPREI ELE HOJE NÃO SEI INFORMA QUANTO TEMPO ELE TEM, A MOÇA Q ME VENDEU DISSE Q ELE ERA NOVO. GOSTARIA DE SABER TBM QUANTO TEMPO POSSO DEIXAR ELE SEM A FÊMEA, OUDEVO COMPRAR UMA LOGO? OBG ABRAÇO

  128. Robson Ribeiro disse:

    Estão me falando de um liquido que coloca na agua para fortalecer o canario isso e bom ou taz risco para ele.

  129. Marcos Elias disse:

    Pode me dar uma dica..como tem saido muitos canarios..o que vc me aconselha a dar de alimento para eles..eles tao comenu muito..me mandarao a comprar arroz akele pequenu..e dar pra eles…vc conheçe outro alimento ???

  130. Welington-ES disse:

    pablo eu andei te perguntando a algun tem atraz agora voltei com mais uma duvida . meu filhote de canario Belga nao recebeu alimento dos pais nos 2 primeiros dias , ai eu dei papinha e ele aceitava de boah.. mais agora com 15 dias ele nao quer mais e hj pela manha olhei o papinho dele parecia vazio sera que tem alguma chance dele morrer de fome ja com 15 dias… estou colocando ovo cozido e couve todos os dias

  131. Paulo Alberto Cossi disse:

    Boa noite Pablo !

    Primeiro, quero parabeniza-lo pelo site.
    Maravilhoso! Com muitas informações para um iniciante como eu.
    Adquiri um casal de canários belgas há aproximadamente 30 dias atrás.
    Pelas informações recebidas, ambos eram passaros nascidos esse ano.
    Já vieram para casa em uma chocadeira com ninho e tudo mais necessário.
    Coloquei fibras de coco e logo iniciaram a feitura do mesmo e os ovinhos vieram na sequência, em número de cinco (5).
    Nessa semana, iniciando na segunda, nasceram os 5 primeiros filhotes, sequencialmente.
    Até aqui tudo perfeito. Estão em local protegido de vento, com luz natural.
    Pelo que pude observar, os pais são dedicados e estão tratando da ninhada.
    Alimento-os com alpiste, uma farinhada, ovo, jiló e almeirão todos os dias.
    Entretanto, fica sempre a dúvida ?
    Essa alimentação ministrada é suficiente ?
    Preciso incrementa-la com mais algum alimento ?
    Como são 5 filhotes, será preciso interferir e alimenta-los pessoalmente ?
    Se sim, como fazer isso ?
    Antecipadamente, agradeço a atenção.
    Um abraço

    • Olá Paulo,

      Obrigado pelos elogios, fique a vontade o site é nosso!
      Bem, você pode dar também a maça faz muito bem para os canários, o resto está ok…
      Você pode ajudar os pais a alimentar, compre o CC-Albium e faça a papinha… uso uma seringa para dar no bico deles…
      Tente ajudar principalmente o mais novinho, ele sempre fica por baixo dos outros e quase não consegue receber alimentos…
      Sempre olhe o ninho, se estão com o papo cheio, etc…
      Abraço.

  132. Paulo Alberto Cossi disse:

    Pablo ! Boa tarde !
    Muito obrigado por sua boa vontade e informações.
    Já adicionei a maçã na alimentação deles. Hoje, domingo, com mais tempo, repiquei toda a alimentação (isso é, troquei tudo de manhã e agora no início da tarde).
    Na segunda, vou procurar pela CC Albium e procurar observar se há algum mais fraquinho (provavelmente o mais novinho). Quem sabe consigo alimenta-lo com a seringa como orientado.
    Obrigado novamente e bom final de semana….

  133. Paulo Cesar Martins disse:

    Olá , Boa tarde..

    Gostei muitos dos comentários, tenho uma pequena criação no ano passado até que consegui tirar belos canários, mas este ano já perdi uns três, uns dos problemas estou resolvendo que são os problemáticos piolhos, agora será que você pode me explicar porque alguns canários fica tipo arrepiados ou inflando as penas,
    Obrigado;

    • Olá Paulo,
      Você por acaso usa jornal no fundo das gaiolas? Se sim pare de usar, pode ser o que esta causando os piolhos, melhor lavar o fundo da gaiola e grade pelos menos de 2 em 2 dias, com certeza você não terá mais esse problema…
      O fato deles ficarem “encorujados” é para alertar que algo não está bem, ai você tem que analisar os sintomas para tentar descobrir a doença… esses canários encorujados devem ser separados dos demais, e observados… abraço.

  134. Mackey disse:

    Olá Pablo!

    Maravilha este Site! Coisa de gente que gosta de gente e de animais! Parabéns!!

    La vai minha pergunta…
    Estou criando canários, tenho 05 casais e está tudo normal até agora, ocorre que estou criando em gaiolas normais e não em criadeiras, minha dúvida é. Quando separo os filhotes dos pais por definitivo?

    Grato, PARABENS!

    Mackey

  135. Danilo disse:

    Ola Pablo parabéns pelo site.
    Minha canaria logo depois da postura notei que ela esta com uma bolha na coxa no final das penas perto da dobra na pata. e tbm caiu umas penas perto do bico ela ta alimentando os filhotes normalmente. oque devo faze?

    • Olá Danilo, cara pode ser sarna, nas patas pode passar a pomada Dolemil, ou ministrar o Canto Lindo Sarnicida, aplicar no local afetado, utilizando um bastão envolvido em algodão ou cotonete, durante 3 a 4 dias consecutivos. Evitar que as aves molhem os pés durante o tratamento.
      Verifique se não há presença de piolhos, se tiver, aplicar o piolhaves…
      Aconselho parar a reprodução e cuidar dela…
      Abraço.

  136. davyd disse:

    ola,oablo minha canaria botou 3 ovos nao galou nenhun quando posso colocar pa cruzar de novo ela esta batendo as asas direto na gaiola quando os machos cantan obrigado.

  137. Olá,Pablo meus parabéns pelo site.
    Tudo muito bem explicado;
    Mais gostaria de saber se posso usar
    um único canário para galar mais de uma fêmea?
    Desde já agradeço pelas orientações já existente no site.

  138. Olá,Pablo meus parabéns pelo site.
    Tudo muito bem explicado;
    Mais gostaria de saber se posso usar
    um único canário para galar mais de uma fêmea?
    Desde já agradeço pelas orientações já existente no site.

    • Olá Anderson,
      Sim pode, o processo de bigamia precisa de no mínimo uma gaiola daquelas com a grade de separação… as duas fêmeas tem que viver juntas por um período para se acostumar com a outra… depois vc separa as duas com a grade e o macho com uma delas, assim que uma terminar a postura vc coloca ele com a outra…
      Da mais trabalho, aconselho para quem tem um pouco mais de experiência, mas se tiver a gaiola dessa forma faça o teste…
      Abraço.

  139. GUERRINHA disse:

    BOM DIA, APENAS PASSANDO PARA PARABENIZAR O SITE , E COMPLEMENTANDO , MEUS CANÁRIOS ADORAM PEPINO rsrsrs, ESTOU COM UM CASAL QUE VOU COLOCAR PARA REPRODUZIR, UMA FÊMEA SALSA VERDE INTENSO, E UM CANÁRIO SALSA NUVEM MEIO AMARELADO VAMOS VER NO QUE VAI DAR A COLORAÇÃO DOS FILHOTES , GRANDE ABRAÇO!!!

  140. ola, amigo tenho um casal de canario belga jovem, porem estou criando os dois na mesma gaiola, tem algum problema nisso? quando chega a hora da reprodução eles vão reproduzir normalmente?

  141. André Luis disse:

    Olá Pablo tudo bem espero q sim, olha Pablo meu filho comprou um canario belga e o vendedor disse q ele era filhote eu sou criador de primeira viagem mim diz uma coisa quando ele vai começar a cantar

  142. Jackson R. disse:

    Estou amando as dicas, comecei semana passada e estou super interessado nos assuntos, louco para ver meus bichinhos acasalar …
    minha dúvida, é que pelo que eu li o melhor período para acasalar é de Junho a Dezembro , mas tem algum problema se eu coloca-los para acasalarem antes disso ?
    Pois estou super ansioso…
    Muito Obrigado e Parabéns pelo Site e pela paciência em responder a várias perguntas.

  143. Davi Santana disse:

    Bom dia amigo,
    Eu crio Coleiro, adoro passáros e tenho uma grande dúvida.

    Meu filho ganhou de um amigo um casal de passarinhos: Um pintassilgo e uma Canaria fêmea… segundo esse amigos eles estão namorando… estão na mesma gaiola já com ninho…

    Perguntas:

    1º alimentação ideal nessa altura de campeonato e vitaminas?
    2º se chegrem a galar a canaria devo retirar o pintassilgo para outra gaiola ou posso deixar sempre junto com a fêmea?

    3º qual a possibilidade de realmente nascerem pintagol.

    Parabéns pelo site… espero visitar muitas outras vezes.

    Att,
    Davi Santana

    • Olá Davi,
      Amigo eu vou ficar te devendo essas informações, pois não tenho experiencia nenhuma com pintassilgo, não sei lhe informar se os procedimentos são os mesmos dos canários…
      Mas acredito que a ração normal, e alguma vitamina extra, pode ser Avitrim Complexo Vitaminico…
      Obrigado pelos elogios, fique a vontade o site é nosso! Essa semana nossa loja virtual esta entrando no ar, avisarei no site!
      Abraço.

  144. Maele disse:

    oi Pablo meu pai tem um canário que está trocando penas só que ele esta ficando muito pelado nas costas e debaixo das asas,vi a presença de um caroço semelhante a uma veruga saindo um pouco de sangue,ta muito avermelhado,ele disse q o canto nao tem sido tao frequente,ele tá cantando baixo e fica por um tempo na parte de baixo na gaiola,e no canto,olhei ele e nao vi piolhos,ele fica muito nervoso quando pegamos a gaiola bate muito as assas,o que podemos fazer pra ele melhorar?o que ele tem?

    • Olá Maele,

      Vamos entender melhor o que é a muda e ai vc vê qual a situação do canário:
      Muda: é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encruada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “muda constante” (deficiência de vitaminas e minerais).

      Quando na muda, o canário para de cantar, é normal… banho de sol de manha ajuda muito…
      Abraço.

  145. eu disse:

    EU COLOCO A FARINHADA CC2030 COUVE JILO E SEMENTE DE ALPISTE PQ AS OUTRAS ELES NAO COMEM E AS VEZES DOU A FARINHADA AMARELA DE FRUTAS QUE COMPRO POR QUILO E TROCO SEMPRE A AGUA DAVA VITAMINA LIQUIDA PAREI PQ NAO CONFIO EM NADA QUIMICO PODE OFENDER O ESTOMAGO DAS AVES DOU COUVE MOSTARDA PQ TODA FOLHA JA E VITAMINA NATURAL

  146. Clezio disse:

    OI,tenho uma canaria alimentando sozinha quatro filhotes,ela esta alimentando direitinho com (jiló, ovo, ração normal) mas hoje é apenas o quarto dia desde o nascimento dos filhotes e ela já parece fraca, e sempre que sai do ninho fica com uma das pernas levantada, aparentemente não tem nem um machucado. O que eu devo acrescentar a alimentação dela pra que ela não morra e consiga alimentar os filhotes ate o final?

  147. Crismilene disse:

    tenho um canário mais velho (já tem 6 anos) que canta muito, porém já faz alguns dias que esta trocando de penas. Ele estava cantando mesmo na muda de penas, porém ganhei outro filhote e depois disso o mais velho parou de cantar.

  148. Crismilene disse:

    O que pode ter acontecido?
    Acho que o filhote é macho, pois esta querendo começar à cantar.

  149. Janice disse:

    Olá Pablo,estive dando uma espiadinha no site,ainda não conhecia,estamos iniciando a criação de canários e por curiosidade encontrei o site,adorei são muitas informações boas.Parabéns pelo seu trabalho,como é bom ter pessoas que disponibilizam seu tempo pensando em ajudar outras.Parabéns!!!!!

  150. Wanderley disse:

    comprei um canario mas ele ainda não ta catando como faço pra saber se e macho?

  151. Catia disse:

    Olá, não tenho experiencia em criação de Canarios Belga… tenho uma canário macho e uma fêmea… a fêmea colocou 3 ovos e no quarto ovo teve muita dificuldade na postura …notei que estava com alguma coisa errada pq ela não tem forças mais para voar para o poleiro e muito menos para o ninho…estou muito preocupada…pois os ovos ficam abandonados no ninho, todos os dias a noite ajudo ela voltar para ninho mas noto que esta muito fraca.
    Quanto tempo demora para os ovos eclodirem…?
    Desde já agradeço de puder me ajudar.
    Cátia

  152. Clezio disse:

    oi, dia primeiro de janeiro os quatro filhotes de canário amanheceram mortos, jogados no fundo da gaiola, eles já estavam no quinto dia e a canaria tava alimentando direitinho, agora eu não sei se ela os matou ou se o barulho forte dos fogos durante a noite do dia 31, pode ter sido a causa da morte.

  153. Thyago disse:

    Bom dia

    Tenho dúvidas se meu filhotes vam nascer ela colocou o 1 ovo dia 6/1/14 e segundo dia 8/1/14.

    No começo de Novembro ela colocou 3 ovos no cocho de ração sem ter contato com macho tenho ela a 5 meses fui orientado a jogar os ovos fora mais ela ficava no cocho sem ovo coloquei então ela no meu vivero e surgiu 1 ovo no fundo do viveiro então comprei um macho demorou 15 dias para ela se conhecer e não bater nele após casamento ela com 6 dias colocou 3 ovos 1 por dia comprei para casamento gaiola de reprodução ninho e algodão ela antes de por arrumou o ninho fui viajar quando voltei o ninho tinha caido e quebrou tudo dia 31/12/13 agora ela colocou mais 2 ovos será que vai nascer ela mau sai do ninho e coco dela sai diferente do macho tamanho 8 veses maior tenho medo de olhar os ovos e ela rejeita o dia que espero que nasça será dia 18/1/14 tem uma farinha que o rapaz da casa de ração fez para eu dar a ela na ora que coloco ela sai e vai comer depois volta no ninho.
    Será que vai nascer estes?

  154. Lucia Rosa disse:

    Bom dia
    meu marido ganhou vários canários e um calafate de um sobrinho que estava de mudança e nós não temos idéia do que fazer com eles. A femea estava botando, mas nós não sabiamos quem era o pai.Como eram sete numa gaiola,nós dividimos e ela perdeu os ovos, parou de chocar. eles brigam e não sei como separá-los.tem que ser cada um numa gaiola? Voce pode me dar umas dicas?
    Obrigado

    Bom dia

    • Olá Lucia,

      Tem que estar separados por casais, cada um em sua gaiola… mesmo assim uma briguinha faz parte da vida deles…
      Se não deseja reproduzir, se desfaça das fêmeas fique apenas com os machos, o macho canta e a fêmea não…
      Se for reproduzir, compre as gaiolas de 6 comedouros com a grade de divisória.
      Qualquer dúvida só falar, abraço.

  155. jocemar disse:

    OLÁ PABLO! gostaria de saber algo. troquei a raçao (mistura:alpiste aveia linhaça etc) dos meus canarios, parei de dar as sementes e passei dar aquela raçao destrusada que vem em bolinhas colorida, é da marca alcon. o que vc acha? detale eles aceitarao bem a nova raçao.

  156. vilson.jose@marfrig.com.br disse:

    Tenho administrado pepino e maxiche para os meus canários eles gostam muito
    principalmente de maxiche.

  157. wesleyleandro46@yahoo.com disse:

    olá, tenho um pouco de duvida sobre quais frutas posso oferecer a meus canarios quais vcs indicam?

  158. Gustavo Oliveira disse:

    Eai pablo, os produtos que comprei chegarão pra mim. So estou com uma duvida, eu posso dar o Avitrin Complexo Vitaminico junto com o Avitrin plumas, sendo uma vitamina na agua e a outra na farinhada. Ou e melhor, ofereçer um de cada vez ?

  159. wesleyleandro46@yahoo.com disse:

    Olá Pablo, gostaria de saber se posso fazer a vermifugaçao dos canarios apos dar Canto Lindo Minerais ou eu tenho que dar um complexo vitaminico antes??
    valeu abraço

  160. wesleyleandro46@yahoo.com disse:

    ola, que Vitamina vc indicaria apos a vermifugaçao??
    abraço

  161. gislaine.santosilva@ig.com.br disse:

    Ola tenho 03 canarios 02 machos que de repente nao cantam mais e um a femea que esta sem rabo e com a cabecinha quase sem penas, ela ja colocou ovinhos com os dois porem nao viveu nenhum ela colocava os filhotes pra fora do ninho.
    agora ela esta sozinha, e esta botando um ovinho que parece grao de feijao.

    sera que ela deve estar velha?
    porque meus machos nao cantam mais?

    ja faz bastante tempo que tenho eles sera que eles estao velhos?

    obrigada

  162. carlinhossr10@gmail.com disse:

    Boa noite Pablo!

    Acabo de compra um belga topete, o rapaz da casa de ração falou q ele está com meses, ele esta cantando meio roco dei vitagold por 2 dias ele melhorou um pouco mas quando começa a chamar sai meio roco ele também não consegue fazer o disparo da campainha, então comprei um em outra casa de ração o rapaz falou que está com 3 meses esse as vezes chama e normal, eu estou dando maça e vitamina amarela.

  163. carlinhossr10@gmail.com disse:

    Pablo esqueci de colocar não e meses, ele falou q está com 6 meses.

  164. avelinodasilveira@hotmail.com disse:

    Estou precisando de um esclarecimento,cresce no corpo do meu canario belga,tipo berrugas,grandes que se não tiramos,pesa no corpo dele…mas,muito interessante, é algo que mais parece uma massa seca,pois conseguimos tirar sem muita dificuldades com alicate de unha,só que temos que ter muito cuidado,pois na base desse apendices tem sangue.será que existe algum remédio para esse tipo de coisa.aguardando resposta
    agradeço
    Avelino silveira

  165. fabioman20@hotmail.com disse:

    olá galera tenho uma grande duvida..comprei um canário recentemente não sei muito a idade dele mas o ex-dono me falou que ele até já acasalou inclusive eu vir a fêmea com 2 filhotes..Então o que eu pude observar é que o canto dele ñ é um canto puro de um C.BELGA o canto dele é meio diferente porem ele não para de cantar é um ótimo cantador..MINHA DUVIDA É; séra que ele aprendeu o canto de outro pássaro, e o que devo fazer pra ele ter o canto natural de um BELGA???

    Galera me ajuda ai.

  166. carlinhossr10@gmail.com disse:

    Boa noite Pablo!

    Agradeço a sua indicação, mais não consegui achar aqui no embu esse canto lindo vias aereas e por sorte achei um rapaz q estava com um pintagol do mesmo jeito que o meu belga com rouquerão, ele levou no veterianrio e o veterinario indicou o avitrin antibiotico, enfim estou dando a 2 dias com maça e vitamina amarela, ele ja esta melhor e colocando o audio que baixei do site ele ta gostando, o outro esta começando a cantar tbe, começando a virar o canto nesse estou dando a 2 dias o vitagold,Agradeço a sua atenção!

  167. Gustavo Oliveira disse:

    Fala pablo tranquilo ? E o seguinte cara, eu devo ter aqui em casa uns 10 canários belgas, antes eu dava para eles comerem uma espécie de alpiste com painço e niger.. Era até meio cara a mistura, mais ai então resolvi trocar a alimentação, fiz a compra no seu site da Farinhada CC-2030 Premium.. É comecei a dar somente ela, percebi que meus canários ficaram meio tristes slá, tem uns que estão adoecendo fica só no cantinho da gaiola, tenho tbm 1 canário da terra, 1 coleiro e 1 Trinca Ferro.. Coloco pro coleiro e para o canario tbm, a farinhada parece ser tão boa cara.. Não sei o que tá acontecendo.. Será que devo voltar a mistura de sementes e fornecer e um porta vitamina a farinhada.. Os belgas tbm estão muito frios, e ja sairam de muda !

  168. girlandson_@hotmail.com disse:

    salve pablo,meu caro estou iniciando com canários de fator vermelho,ouvi dizer que as sementes pra eles são diferentes( só alpiste,ninger e aveia) isso procede? e outra eles não podem comer couve? se sim só pode ser o couve manteiga ou qqr tipo de couve? em relação ao banho de sol ,sei que não podem ser expostos ao sol,mas nem um pouco?ou existe algum horário que possa expô-los? abraço meu caro!

  169. Olá Girlandson, amigo a ração se quiser o que há de melhor é a Gran Mix, usada por criadores profissionais, link: http://www.mundodoscanarios.com.br/racao-e-farinhada/para-canarios/gran-mix.html

    Vc pode complementar com a cc-2030 vermelha, link: http://www.mundodoscanarios.com.br/racao-e-farinhada/para-canarios/farinhada/farinhada-cc-2030-vermelha-1kg.html

    Fora a ração, maça e jiló, está perfeito…
    O banho de sol, vc pode sim, e tem que dar, entre 8 e 10 hs da manhã….
    Abraço.

  170. renato.picui@hotmail.com disse:

    olá eu tenho un canario belga mas ele ainda nao disparou
    com quantos meses ele dispara.

  171. carlinhossr10@gmail.com disse:

    Boa noite Pablo!

    Estou dando para meus canarios, couve, banana, maça, goiaba, gilo, milho e ovo uma vez por semana, coloco também na gaiola farinhada.
    Acabo de compra areia e pedra de pedra de calcio para eles é bom ou ruim?
    Vi um video falando que é bom a cada 20 dias trocar as posições dos poleiros isso é verdade?
    O canario esta com um caroço no pé, parece uma verruga ja passei nebacetin 3 vezes mas até agora não baixou vc sabe me dizer o que é?

  172. renato.picui@hotmail.com disse:

    olá uma canaria filhota se colocar mas o canario ela ponhe.

  173. renato.picui@hotmail.com disse:

    valeu brigado..

  174. carlinhossr10@gmail.com disse:

    Boa noite Pablo!

    A respeito do caroço do meu belga, comprei ontem a pomada dolemil, lavei a pata com água morna e passei a pomada, saiu um pouquinho de sangue, hojé passei de novo só que ele fica parte do dia no fundo da gaiola e encolhendo a pata, ele tbe ficou gelado, cantando menos, isso é normal? Você acha que devo dar umas gotas de avitrin antibiotico tbe?

  175. carlinhossr10@gmail.com disse:

    O meu outro canario belga topete, consegui achar o canto lindo vias aereas dei pra ele,ele ta cantando melhor mais ele não está estourado conforme o rapaz da casa de ração me falou, ele chama baixo, cacareja e em seguida começa disparar o canto mais não consegue dobrar, é normal esse meu outro que tem o caroço na pata tem 4 meses da um baile no de 8, o que você acha que devo fazer? O topete quando começa a cantar se escutar o outro ele para de cantar, eles fica no mesmo comodo, uns 5 mentros um do outro, mais ficam de frente, a noite deixo as gaiolas na mesma parede em uma distância de 1 metro, mas acho que não tem problema ou tem?

  176. carlinhossr10@gmail.com disse:

    bom dia Pablo!

    Estou ainda passando a dolemil notei que o caroço está diminuindo porém esta ficando amarelo no local, acho que está melhorando estou dando tbe o avitrin antibiotico, ele ainda fica parte do dia no fundo da gaiola, com uma pata recolhida e notei que ele ta arrancando penas proximo acho que é o abdomen dele, será que por causa da dor?

  177. carlinhossr10@gmail.com disse:

    Boa tarde Pablo!
    Peguei meu canrario na mão ele apoio o dedo trazeiro que esta com o caroço e me deu uma dó dele a unha está caindo, não vou passar mais a dolemil vou passar nebacetin, ou você me sugere algo diferente?

  178. beachsky2005@yahoo.com.br disse:

    Olá….comprei meu canário belga macho, já faz 1 mes, mas ele só está piando, e uns pios mais fortes, e está trocando de penas, existe um mes certo, pra ele começar cantar?, ele é de cor vermelha, estou dando sementes tori, e raçao nutrópica, mais um complemento pra cor ficar mais vermelha e mais farinhada.
    Quais as melhores frutas, verduras?…..existe pra ele cantar ??

  179. beachsky2005@yahoo.com.br disse:

    Mto obg….agradeço a sua atenção.

  180. Roberto Rivelino disse:

    Amigo , o meu belga gosta muito de pepino , posso dar a ele todos os dias ??
    Obrigado !!
    Roberto Rivelino
    Brumado/Bahia

  181. ricci@policiamilitar.sp.gov.br disse:

    boa tarde, tenho uma canaria que bebe muita agua eu coloco agua pela manhão e no fim da tarde tenho q colocar denovo pois o bebedouro esta vazio será q ela tem algum problema?

  182. lucas_dahlke@hotmail.com disse:

    Bom dia Pablo!

    Comprei um canário cenoura com marron muito lindo numa loja, porem ele ainda tem 9 meses é de outubro do ano passado ,e acabou de sair da muda quando fui a loja e perguntei sobre ele antes da compra a moça disse que ele foi devolvido no dia anterior pois o senhor que tinha comprado disse que nao estava cantando, ele faz 2 tipos de pio diferente , e é bem ativo é fino e empinado, cabeça bem amarela quase vermelha, quando ouve o canario do meu vizinho fica doido .

    -Com relação a alimentação , a couve pode ser oferecida a vontade , 1 folha pequena por dia?
    – comprei uma vitamina da alcon para deixar ele com a cor mais intensa, posso dar mesmo ele ja feito a muda? na embalagem diz que ajuda na manutenção da cor dando 2x por semana . qual sua opinião

    • lucas_dahlke@hotmail.com disse:

      dei a vitamina da alcon top red para ele , fiz como diz na embalagem umideci um pouco ,botei no comedouro separado mas ele não quis nem saber , acho que joguei 10,00 fora….. vou tentar pulverizar em cima do ovo.

    • Se for macho ele cantará, se não cantar trata-se de fêmea…
      A folha de couve umas 2 vezes na semana, pode alternar com jiló e maça…
      Esse tipo de cor não precisa vc dar nada, usamos a cantaxantina para canários de fundo vermelho…

  183. lucas_dahlke@hotmail.com disse:

    segue link para o video que fiz , de uma olhada e me diga machou ou femea?
    http://www.youtube.com/watch?v=dbSpuJ_DGwo

  184. asantos845@gmail.com disse:

    Olá, crio tenho alguns canários e os alimentos q ofereço a eles tem dado muito certo. Uso a mistura de sementes convencional, a farinhada cc2030 e areia calcificada a vontade, jiló, maçã, couve e almeirão, alternando entre os dias da semana.

  185. asantos845@gmail.com disse:

    O Pablo, essa gran mix pode substituir a mistura de sementes ou a farinhada? ou pode oferecer td junto?

  186. juvahf@gmail.com disse:

    Olá conterrâneo Pablo, tubo bem?

    Ontem, 17/08, via o Google, com a frase “muda canário belga – alimentos” eis que conheci seu site. Fiquei maravilhado com a página e também com informações simples e precisas sobre a muda do canário.

    Após lê suas dicas descobri a razão da muda repentina: Natal, a cidade do sol, tá chovendo e fazendo frio, por isso tirei o canário da corrente de ar e coloquei na cozinha à noite. No entanto, o acende e apaga das luzes gerou o processo de muda repentina.

    Seguindo sua recomendação, hoje mesmo fui a uma loja especializada e comprei farinhada, osso de ciba e PuiSana Nutramax.

    O meu canário nunca gostou de tomar banho. Ele apenas enfia a cabeça na banheira e dar-se por satisfeito. Isso é normal?

    Juvêncio

    • Olá Juvêncio, tudo ótimo, e ai como anda nossa terra Natal?
      Saudades daí, espero final do ano ir depois de 10 anos cravado aqui no cerrado sem visitar a terrinha…
      Essas mudanças, deixam eles doido mesmo, procure deixar ele em algum lugar que não acenda a luz, ou então cubra a gaiola com algum pano…
      É tem alguns canários que molhou a cabeça ta bom, não gostam mesmo…
      Prossiga com a medicação e alimentos…
      Grande abraço.

  187. guilhermesampaio.2008@gmail.com disse:

    Olá, tenho tres canario e gostaria de saber se posso dar pimentão a eles?
    e se pimentão deixa a cor do canario mais vibrante?

  188. Alex disse:

    Quando a canaria está com filhote pode dar ovo cosido todo dia?

  189. anabretas@uol.com.br disse:

    Pablo,
    Primeiramente, parabéns pelo site!
    Gostaria de tirar algumas dúvidas…
    Apesar de estar começando a criação agora, já tenho 2 fêmeas e 3 machos. Uma de minhas fêmeas botou alguns ovos e nasceu apenas um filhote, que acabou morrendo com alguns dias. Agora ela botou mais 4 ovos. 3 eclodiram (é assim que se diz?) há uma semana mais ou menos, e um não. Dos 3 que nasceram, hoje encontrei um filhote no fundo da gaiola morto. Pergunto: posso tirar o ovo que não eclodiu ou é melhor deixar onde está? O macho ainda está com ela. Posso botar água para banho na gaiola? Ontem coloquei e ela saiu do ninho para tomar banho. Não sei se foi por isso que hoje um dos filhotes morreu… Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajudar na sobrevivência desses outros dois filhotes?
    Muito obrigada!

  190. allisson_rg@hotmail.com disse:

    Olá!Ganhei um canário belga da minha namorada a mais ou menos cinco meses e me fascinei pela espécie;ele canta muito e por ele deixei de criar outros pássaros como sabiá,xexéu,senháçu e outros!Gostaria de ter informações de criação direto em meu email visto que depois de alumas visitas,vi que este site é o mais indicado a criadores iniciantes!Sempre que tento comprar uma fêmea os vendedores tentam me enrrolar e acabo tazendo um macho muito novo!Como faço pra distinguir a fêmea do macho com olhos de leigo?

  191. allisson_rg@hotmail.com disse:

    Como faço pra comprar uma fêmea pronta pra reprodução e que seja entregue em são luis do maranhão?Quero tentar tirar uma ninhada!

  192. allisson_rg@hotmail.com disse:

    Arrumei um canário emprestado de um amigo o qual me disse q o tem a mais de 1 ano e nunca o ouviu cantar e o pus perto por alguns meses e agora juntos eles brigam sempre que o meu tenta copular com o outro!Eles começaram a levar fios pro ninho e depois tiram!Agora o meu deita no ninho e quando o outro se aproxima ele pula e tenta pega-lo!Isso e normal?O que tem que ser feito?

  193. mafilho68@hotmail.com disse:

    Boa noite!!!
    Tenho um canario holler o mesmo tem problema quando canta, está perdendo a
    voz não sai o som do canto, o
    que eu devo fazer?

  194. ee.garcia@bol.com.br disse:

    Oi Pablo tinha um canario de cor canela, que cantava muito antes de ontem ele amanheceu engorujado, e hoje ele morreu uns falaram que era papo seco, eu tenho mais dois filhotao e uma femea com ovos, o que fazer para isso nao acontecer com os outros.

    • Dessa forma não tem como saber… mas certamente alguma doença… o peito-seco é o ultimo estágio de tentar sobreviver, não é uma doença e sim um estágio de tentar sobreviver… tem que estar sempre atento aos canários, qualquer sinal de sintomas tem que tratar…

  195. fernandoalves.neto@hotmail.com disse:

    Olá tenho um canário que comprei recentemente e ele canta muito e por muito tempo, o antigo dono diz que ele é bem saudável porque ele dava couve para o canário e continuo oferecendo couve, devo continuar? ele come muito parece que gosta. obrigado e e parabéns pelo site.

  196. guintersklar@gmail.com disse:

    Bom dia. Meu amigo to precisando saber o que eu posso fazer com os meus canarios que alguns então estufanso e ficando triste o que devo fazer pra nao perder eles? Água doce ajuda?

  197. jolugoal@bol.com.br disse:

    OLA,boa tarde a todos,eu faço uma mistura de alpiste(70%)aveia,canjiquinha e ninger,de dois em dois dias fruta intercalando com folhas,esta errado?abraços

  198. felipe.antonio.morais27@gmail.com disse:

    Meu canário belga parou de cantar e fica triste no canto da gaiola o eu devo fazer

  199. msocorromms@hotmail.com disse:

    quero saber porque o bico do meu canário cresce sempre.Aí corto o excesso.O que voce me diz sobre o que fazer com isso,se é normal acontecer isso.

  200. kesiapriscila88@gmail.com disse:

    olá comprei um casal de canário belga e eles estavam com 2 filhotes no ninho,uma graça,to começando agora a criar a raça,qdo comprei a na loja eles davam ovo cozido pra a canaria comer e alimentar os filhotes,ate quando devo dar ovos a eles? e qdo devo separa-los dos pais?

  201. geovani-borges@hotmail.com disse:

    ae galera to curtindo essa dae de criar canarios !huuooooolll

  202. leilsen@hotmail.com disse:

    bom dia eu gostaria de saber oque eu devo colocar para o meu canário para ele abrir o canto pois ele esta aprendendo a cantar agora. e vitamina para ele ficar com as penugem mais forte e bonita

  203. Roberto Costa disse:

    quais sao as verduras que posso dar para o meu belga

  204. jorgebarbosa.barbosa@hotmail.com disse:

    Boma dia Pablo, eu tenho uma canaria que já teve duas posturas desde que eu comprei,o antigo dono me deu informações boas sobre ela, mas esta acontecendo o seguinte (parece) que ela joga os ovos para fora do ninho,eu os encontro no lastro da gaiola e furados,isso acontece após toda a postura , ou seja no periodo que ela deveria tá chocando,gostaria de saber o que esta acontecendo? desde já agradeço e quero paraabeniza-lo pelo site é show de bola ,abraço

  205. vidaloka_gustavo1234567@hotmail.com disse:

    ola ! estou com deficuldades na criacao dus meus canario , ele nun ta querendo canta ,u que eu posso fazer

  206. edmilsoncondesousa@hotmail.com disse:

    BOM DIA!!
    TENHO UM CANÁRIO QUE CANTA MUITO MAIS PUDE OBSERVAR QUE DE UNS DIAS PRA CÁ ELE NÃO TEM CANTADO MUITO, FOI ENTÃO QUE PERCEBI QUE ESTA MUITO OBESO, MUITO OBESO. O QUE DEVO FAZER? QUAL O TIPO DE ALIMENTAÇÃO DEVO DÁ-LO ?? OBRIGADO!!

  207. marxbacellar@uol.com.br disse:

    Olá boa tarde

    Estou iniciando a criação de canários e estou com alguns problemas principalmente com os filhotes já após separados.

    Ficam fracos, asas e rabo caídos,permanecem no fundo da gaiola não se alimentam perdem a coordenação motora viram de costas.

    Usei sulfa da avitrim e vermifugo mas não estou conseguindo controlar.

    de 15 filhotes que consegui tirar 5 já morreram.

    me indicaram utilizar trissulfin em pó da ouro fino comprei mas não sei como utilizar a quantia e por quanto tem como misturar na agua e se da para ministrar aos filhotes.

    agradeço pela colaboração e pela informação se puder me ajudar Pablo

    atttt

    Alyre.

  208. gustavo_reislopes@hotmail.com disse:

    eu gosto mt de canarios belga e por sinal preciso vender um cenourinha de topete.
    mt lindo eu n posso ficar c ele pq ja tenho um macho.
    50r$ 95355593

  209. carlos_lcsluis@yahoo.com.br disse:

    Quantos dias a fêmea demora pra xocar os ovos. É possível que ela bote os ovos sem estar fecundado?

  210. dokken@gmail.com disse:

    Galera meu canário canta mais eu posso deixar ele ouvir áudio do canto dele ou prejudica?

  211. rosagrosa@hotmail.com disse:

    Ola,gostaria de pedir sua ajuda eu tenho um belga e é a 1º vez que ele troca as penas e estava cantando muito e agora parou e hoje observei que ele esta sempre em cima de um poleiro,mas com as patinhas dobradas como se estivesse descansando,mas esta comendo bem e as fezes não notei nada de diferente,mas notei que as asas dele esta um pouco avermelhada como se ele estivesse arrancando as penas das asas com o bico parte de cima peguei ele e coloquei neomicina,e tem muitas penas na gaiola.

  212. gugutodavanco@hotmail.com disse:

    Olá, eu tenho um canario belga filhote de uns 3 meses mais ou menos, e ele já esta querendo começar a cantar, eu reparei que ele esta comendo muito, eu coloquei maça ele comeu sem parar, no outro dia eu coloquei jiló ele também ficou comendo sem parar, e o alpiste ele come toda hora também, isso é normal ou eu tenho que controlar as frutas e verduras ?

  213. roberiosgomes@hotmail.com disse:

    bom dia , pablo eu começei a cria agora canarios , e eu tou com uma femea que ta so piando mais não levou nem um fiapo para o ninho mais ela fica dormino no ninho e quando o macho canta ela tambem fica piando , sera que ja posso junta os dois ,eu ja dei vermifuga e complex vitaminico , sera que ela ta no ponto.

  214. m.filhoduarte@yahoo.com.br disse:

    Bom Dia Pablo,

    tenho 4 canários e estão começando a cantar.
    dois deles estavam no viveiro e a fêmea comeu todas as penas da cabeça deles, e está demorando muito a nascer novamente. tem algum remédio para as penas.
    outra coisa um deles está piando um pouco rouco, é sintoma de alguma doença?
    alimentação deles é alpiste, couve e maçã de vez em quando dou ovo. ok
    aguardo resposta
    Milton Duarte

  215. osmar_jf2010@hotmail.com disse:

    Bom dia.
    Tenho uma duvida em relação a alimentação que forneço para meus canários.
    Deixo sempre a disposição:
    * mistura de sementes
    *farinhada cc2030
    *areia
    *agua

    Todos os dias eu coloco a disposição uma verdura diferente, ou seja, 1 dia eu coloco jilo, outro dia coloca couve, outro dia coloco ovo, outro dia coloco maça, outro dia coloco mostarda, etc; lembrando que nunca coloco dois tipos de verdura/fruta ao mesmo tempo.

    A minha duvida surge exatamente neste ponto, eu posso realmente colocar uma verdura ou fruta todo dia a disposição dos canarios ? Ou isso pode ocasionar que ele engorde ?

  216. estevanferreira22@gmail.com disse:

    ola, temnho um casal de canarios, sendo q o macho esta cantando normal, mais nao sei a idade dele, e a femea e nova tem 5meses, queria saber como acasalo eles.obrigado..

  217. Maria Eduarda disse:

    Dá para dar pinhão para o canário?

  218. danny.loo@hotmail.com disse:

    boa tarde,

    eu comprei um canário belga macho, e o dono da loja disse que ele estava em muda, agora ele começou a cantar, mas canta um pouco baixo, isso é normal, ou tem algum problema? se for um problema, qual procedimento para deixa-lo bem saudável?

  219. paulinhomengao12@outlook.com disse:

    Meu canario esta demorando muito para cantar o que eu faco

  220. igor-_-clandestino@hotmail.com disse:

    Meus canários comem de tudo só não dou alface porque dizem que da dor de barriga… Dou repolho picado..cenoura ralada….maçã, couve, jiló..quirera, farinhada, mistura de canários, etc meus canários adoram tudo isso….

  221. adrianojuruaia@gmail.com disse:

    Olá galera canario gosta muito de couve e maça farinhada ovo e na hora de por no sol sempre coloca a banhera pra ele toma um bainho eles gosta muito e aguá trocada todos os dias e gaiola limpa e porai vai. flw galera .

  222. clerioaalves@yahoo.com.br disse:

    Bom dia pablo,tenho uma canaria que pos o segundo ovo dez dias depois do primeiro,é normal?abraço.

  223. flavios097@gmail.com disse:

    Sou iniciante tenho um belga amarelo outro pardo iniciaram a cantar este mês qual a melhor maneira p saber se ambos estão prontos p acasalamento..ano passado não consegui tirar ceia deles….

  224. flavios097@gmail.com disse:

    A propósito ovo de patoe bomp eles? Obrigado bfds

  225. JULIO CESAR disse:

    boa tarde a todos sou criador de canários belga a algum tempo já, é muito bom esse site para podermos aprender uns com outros.
    eu fiz para meus canários uma farinhada enriquecida de SIDEX, é muito bom para a saúde deles, e também mais uma dica, eu lavo sempre os alpiste, colza, aveia e sementes que podem ser lavadas,para evitar o problema de PEITO SECO, no meu viveiro foi muito bom.

    troco a aguá diariamente
    avitrín vermifogo a cada 3 meses
    e sempre uma vitamina para fortalecer
    alem das frutas e verduras.

    qualquer duvida no que poder ajudar estamos a disposição.

    moro em Cacoal -Ro
    aqui o problema é o CALOR.

  226. joerklysbrito disse:

    Ola gostaria de saber se posso dar pra meu canario belga tomate ?

  227. Decio Camargo Junior disse:

    ola sou um pré iniciante criador de canário belga, em novembro e dezembro ele estava cantando agora ele não esta mais, e ainda esta caindo as penas dele me ajude por favor …

Deixe uma resposta