Acasalamento dos Canários

Em nosso país o período mais apropriado para a criação (acasalamento dos canários) se estende de JULHO a DEZEMBRO. Começar um pouco antes ou terminar um pouco depois não traz modificações importantes.

Os casais devem ser formados obedecendo a critérios de acasalamento e aqui a genética traz importante contribuição, podendo afirmar-se que é fundamental, no desenvolvimento de um plantel.

Não cabe aqui descrever o acasalamento de canários corretos, pois as variedades de cores, mutações combinadas, passam de 400. Sugiro que leia artigos sobre acasalamentos.

Aconselhamos a leitura do Manual Técnico da OBJO que pode ser obtido na Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia (OBJO).

Recomenda-se que durante o período de cria (acasalamento dos canários) as laterais das gaiolas sejam vedadas evitando que um casal interfira com o outro.

Deixamos nossas fêmeas sozinhas, bem preparadas, em suas criadeiras completas. Rapidamente a fêmea vai nos indicar que está pronta. Ela se torna febril, nervosa, movimentando-se sem parar, bicando as patas ou o anel e transportando no bico uma pena ou qualquer outra coisa que encontre. Visita cada vez mais o seu ninho e se você a tomar nas mãos vera que ela apresenta o ventre bem desguarnecido, normalmente apresentando uma camada de gordura que será a sua reserva. E preciso então dar-Ihe materiais para confeccionar o seu ninho, como já vimos, é indicado colocar pó contra os piolhos nos ninhos e mudá-lo quando estiver muito sujo. etc.. Aconselhamos as fibras de sisal, que não contém ácaros, normalmente abundantes. Essas fibras permitem ninhos bem brancos e também perfeitamente redondos no fundo, o que facilita o trabalho da fêmea para virar seus ovos.

A fêmea estando “pronta”, começará a puxar os fios e a movimentar- se intensamente, batendo as asas. Vão iniciar o clássico namoro (acasalamento dos canários). Alguns beijos ou até mesmo alimentos são trocados pela grade. Após estes dias de namoro, esperar dois ou três dias, aí sim, podemos juntar o casal, que normalmente se aceitarão reciprocamente, estará feito o acasalamento dos canários. Há o caso de recusa por parte do pássaro ainda não convenientemente preparado para o acasalamento. As brigas não são raras e se freqüentes é melhor separá-los colocando a divisória. Alguns casais não se adaptam definitivamente, sendo necessário a troca de um dos dois.

Assim que a fêmea começa a tecer o seu ninho – geralmente na borda do ninho, pois e por aí que começa – e hora de introduzir o macho cuidadosamente escolhido.

Normalmente ele é colocado à noite, pois pela manha são mais freqüentes as cópulas, ocorrendo mais freqüentemente à fecundação. Atenção, algumas fêmeas se contentam em depositar apenas raminhos no fundo do ninho.

Quando o primeiro ovo é posto, retire-o e troque-o por um postiço (de plástico) até o 4º ovo. Após recoloca os 4 ovos e as eclosões se farão 13 ou 14 dias após, a contar da manhã seguinte daquele dia. Este método oferece a vantagem (todos os filhotes nascerão no mesmo dia). Esse ovo postiço e muito útil nos primeiros dias, antes da colocação do anel, em uma ninhada de 4 ou 5 filhotes, servindo de apoio para a cabeça, evitando assim o esmagamento no fundo do ninho.

Entre o 5º e o 7º dia de incubação será preciso verificar se todos os ovos estão fecundados, para evitar que as fêmeas choquem inutilmente ovos “brancos” ou “vazios”.

Fonte: OBJO (Ordem Brasileira dos Juízes de Ornitologia)

fertvit remédio para esquentar pássaros

1184 Comentários

  1. josivaldo do nascimento disse:

    boa noite,minha canaria colocou um ovo que esta com um pequeno furo na casca
    quase nâo se ver nâo atingio a gema so a casca vc acha que podera afetar o ovo
    ocasionando no nâo nascimento do filhote,estou com dois ovos dela guardado em um recipiente que fiz pra guardar os ovos,estou esperando ela colocar o terceiro e quarto ovo pra eu colocalos no ninho pra ela chocar min responda
    por favor

    • Caro Josivaldo,

      Com certeza o filhote não nascera, o simples fato de atingir a casca furando o mesmo receberá bactérias que não deixará o embrião desenvolver.
      Aconselho o amigo descartar este ovo.

      Não coloque os ovos retirados dentro de potinhos com sementes, pois a semente poderá furar o ovo.
      Abraço e boa sorte com os canários.

      Pablo

    • Suélen disse:

      Boa noite, adquiri a pouco tempo uma canária, após a cruza ela botou um ovo por volta de 5h da tarde no dia 07/01, sem casca, apenas com uma pelicula fina, dia 8 não boto nada, dia 9 um ovo normal com casca pela manhã, e ontem pela manha boto um ovo sem casca, por volta das 5h,de ontem também, outro ovo sem casca.
      Saberia me dizer por gentileza o que faz isso?
      mencionaram que poderia ser falta de calcio, sequei casca de ovo e triturei, coloquei junto com o vitagiló pra ela há dois dias, comprei o avitrim calcio ontem, e após tomar que ela boto o segundo ovo do dia.
      Pode ter alguma relação com a idade dela? Por exemplo, ser velha de mais ou nova de mais?
      A data q consta da anilha dela é fevereiro de 2010

      desde já obrigado

      • Olá Suelen,
        Boa tarde.

        Sim, isso é falta de cálcio mesmo. Continue dando esses suplementos, e compre também aquela Ossiba e coloque na gaiola, logo ela estará colocando ovos normais.
        Sua canária ainda está na idade para reproduzir, faltou apenas cálcio mesmo.

        Boa sorte, abraço.

        Atenciosamente,

        Pablo Henrique

    • Marcos Pereira Guimarães disse:

      Boa noite,

      Pablo Henrique Gomes,

      Antes de tudo parabéns pelo seu SITE está ótimo, sou iniciante tenho um Macho e uma Fêmea e já vou coloca junto os dois, o ninho tem q tá junto dos dois SIM ou NÃO.

      Agradeço pela atenção!!!

      Sem mais no momento,

      Atenciosamente,

      Marcos Pereira.

    • Matheus Mansur disse:

      Boa tarde,quanto tempo a fêmea choca seus ovos??

    • joao de souza silva disse:

      ola amigo gostaria de saber minha primeira ninhada eu perdi o primeiro ovo estava quebrado no fundo da gaiola o segundo achei no fundo com o filhote morto dentro da casca terceiro filhote nasceu fiquei feliz no dia seguinte eu achei o filhote com as pernas arrancadas no fundo da gaiola achei que foi o macho ou nao agora tenho uma femea que ele galou e tirei o canario ela esta chocando e certo ou estou errado estou pensando quando nacer os filhotes sera que ela vai dar conta ou ponho o canario junto

    • Ismael disse:

      Ola, tenho uma canaria que canta, nao é um canto bonito como o do macho mas canta, qnd eu colocava o audio de um macho ela se baixava toda e a 4 dias pos um ovo, comprei um macho mas ele é novo, deve ter 6 meses so, nao houve interesse mutuo entre eles, gostaria de saber se o fato da femea cantar pode inibir o macho.

  2. Geovane ramos disse:

    Galera. Tenho. Uma. Canária linda. Na cor branca ser alguém quiser comprar.

  3. sebastiao disse:

    comesei agora com criaçao de canarios nao tenho quase nada de conhecimento do asunto e se eudeixar os casal o tempo todo junto eles nao vao chocar o que acontese

  4. leandro disse:

    é que minha canaria, colocou um ovo i ela simplesmente está choca, só com um ovo será que tem como ela tirar ou não…. manda logo a resposta por favo…

  5. luan lima disse:

    boa noite pablo,faço reprodução de canarios o ano inteiro,sendo q a maioria com sucesso,mas ñ sei se isso prejudica ambos(machos e fêmeas)futuramente,vc pode me explicar?por favor.

    • Então Luan, você pode conseguir tirar fora do período certo, mas acredito que não dando o descanso correto, deixando eles mudar de penas, tratar vermes, etc… você não terá um casal por muito tempo… no inicio fiz como vc, depois vi que precisava seguir as regras dos próprios canários para poder tirar minhas ninhadas com certa qualidade!
      Abraço.

  6. Humberto Andrade disse:

    Pablo,

    Me dê uma dica por favor.

    Sou iniciante, tenho um canario e comprei uma canaria que estava sem macho, mas acontece que no mesmo dia que casei os canários a femea comecou a por e o macho comecou a cruzar. Gostaria de saber o que eu faço? deixo o macho junto daa femea e descarto esta postura (4, 5 ou 6 ovos – o antigo dono me disse que a postura passada da canaria foi de 6 ovos), ou separo o macho e dexo a postura terminar e dou mais um tempo para casá-los novamente? e se esta for a melhor alternativa, qual o tempo que devo obedecer?

    • Humberto,

      Seguinte, período para reprodução de julho a dezembro. Fora desse período, vc pode tirar mas pode não ter tanto sucesso!

      Dica para acasalar, colocar o macho e a femea separados, deixar o macho conquistar ela pelo canto, assim que a femea ficar inquieta piando, tremendo as asas significa que ela aceitou o macho. Junte os dois na gaiola, não separe, somente em casos de brigas feias mesmo.
      Os ovos precisando estar todos galados pelo macho, média de ovos na postura é de 4, podendo ter mais. Anote o dia do primeiro ovo, conte aproximadamente 13 dias para começar a nascer o primeiro. Caso não nasça, deixar mais uns 4 dias. Se não nascer, gorou todos!
      Nessa postura ai se ela não estava junto com o macho os ovos não estão galados, pode retirar todos e iniciar o processo que falei.
      Abraço.

      • Humberto Andrade disse:

        valeu, Pablo.
        Agora outras dúvidas:
        quando a femea acabar esta postura, ela necessita de descanso de quantos dias ate começar um novo ciclo de postura?
        Mesmo separada, pode ficar vendo o macho ou deixo sem os dois se verem?
        Retiro o ninho da gaiola ou posso deixar para ficar melhor para perceber quando ela começa a refazer o ninho?
        Agradeço

        • Pablo Henrique disse:

          Humberto,

          Quando é no período correto, não precisa de descanso, é uma ninhada atrás da outra. Chega a acontecer dos filhotes não sair do ninho e ela já esta colocando.
          Mas como vc esta tirando fora do período, deixa o ninho la mesmo pra ver o que acontece.

          Agora se você ve que não esta nascendo filhotes, aconselho o amigo parar, e deixar ela descansando, e tirar no período indicado as ninhadas!

          Abraço.

  7. lucas disse:

    ai meu , eu esco com um casal de verde garrafa e e deicil de acreditarmais a femea ta pronta e meu canario embalado , mais quando os coloco juntos eles bringam oq eu fasso

    obrigado , abras

  8. ivan vinicius disse:

    bom dia gostaria de saber o periòdo de reproduçao é de julho a dezembro mas pode fazer o acasalamento nesse mès fecundarôa normal ou tem problemas e tenho tres machos posso deixar ela vendo os 3 ou 1 só

  9. Murilo disse:

    Qual a idade certa para a reprodução? sou iniciante tenho dois canários belgas machos, são novos, estão abrindo o canto agora, com quanto tempo posso adiquirir uma canária para colocar o casal com um deles? Prejudicará no canto formando um casal?

    • edmar crivelari disse:

      oi Murilo bom dia . assim que os canarios abrirem o canto limpo pode colocar junto com a fêmea para o acasalamento,(algumas pessoas colocam de junho a janeiro) te recomendo colocar em uma gaiola de arame pra maior ventilação e para facilitar a limpeza da gaiola pelo menos 2 vezes por semana , use a gaiola com bandeja no fundo . desde ja obrigado pela pergunta .

  10. Daniel Bassani disse:

    Tenho um canario macho que ja terminou sua muda há pelo menos um mês e esta cantando. Já posso colocar uma canaria ou tenho que esperar até julho?
    No período da choca eu deixo o casal junto ou não?
    obrigado

    • Olá Daniel, vc pode colocar, mas se fosse eu esperava o período correto, evitaria diversos problemas…

    • edmar crivelari disse:

      oi Daniel vc ja pode colocar o casal junto aqui em castelo ES ja tem gente que ja colocaram o casal junto e ja estão tirando filhotes , lembre-se de dar sempre uma comida balanceada .
      Alimentação dos Canários

      Sementes:

      Alpiste: Como já sabemos o alpiste é a principal semente usada na dieta do canário, é rica em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas B1 e E, etc. Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando o digestão.

      Aveia: Também é uma semente rica em hidrato de carbono exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz com casca.

      Colza: Uma semente rica em proteínas, ótima para o desenvolvimento da glândula tireóide, músculos, penas, vísceras, tendões, possui ainda hidrato de carbono, vitaminas, uma semente oleosa e gordurosa, semente de cor escura, em forma de esfera.

      Níger: Como a colza esta também é uma semente escura e comprida, é recomendada mais na época de criação mas podendo ser fornecida o ano todo, também possui bastante óleo, sendo um bom fortificante das matérias corantes dos canários.

      Linhaça:Também é bastante oleosa, rica em proteínas, é recomendada ser fornecida as aves na época de muda de pena, pois acentua o brilho das penas.

      Nabão: É utilizado também nos canários de canto, uma semente macia, é bem oleoso, rica em gordura e hidrato de carbono.

      Descrevemos as principais sementes usada na alimentação dos canários, existe outras sementes que são empregadas na alimentação dos canários, além de serem difíceis de serem encontradas no mercado elas agem com as mesmas condições vitaminicas delas na alimentação do canário obedece certas necessidades biológicas, sendo substituídas estas carências pelas farinhadas com ovo, óleo de fígado de bacalhau.

  11. Silmar dutra disse:

    Pablo comprei recentimente uma canaria Branca e tenho um mocho Bronse seria legal acasalar os dois ou devo comprar um macho tambem branco para formar um casal todo branco?
    confeço que adoro a cor branca nos canarios.

  12. Silmar dutra disse:

    Valeu Pablo pela dica, agora compricou um pouco mais, pois estava dificil de encontrar um mocho branco e agora com topete rsrsrsrsr.
    E que não conheço poucas pessoas aqui em goiania que crião canario belga mas ate julho quando comesa a temporada de reprodução espero ter encontrado.
    Vale pela dica.

  13. Fillipe Diord disse:

    Eai beleza pablo,olha é o seguinte eu tenho 3 machos e uma femea,aí eu peguei o macho e coloquei com uma femea minha só que ela já botou ovos só que quando vai chocar não choca nada sabe ela fica até no ninho mais os ovos estão sem nada e isso está me irritado e eu fui a onde eu comprei ela e me falaram que é por falta de calcio então eu estou dando couve e ovo e agora ela está com um ovo no ninho o que eu faço com esse ovo porque é melhor eu separar os dois para deixar eles descansando para o periodo de cria ?por favor me responda rápido Obrigado!!!

  14. Fillipe Diord disse:

    Eu estou querendo ter um canario da cor laranja e os meu passarinho é amarelo no peito e preto na cabeça e a passarinha é quase da mesma cor e eu tenho outro canario todo amarelo o que eu faço ?

    • Filipe, o lance é procurar nas aviculturas o canário da cor que vc quer, eu não tenho essas cores.
      Abraço.

      • Fillipe Diord disse:

        Eai beleza pablo,olha é o seguinte eu tenho 3 machos e uma femea,aí eu peguei o macho e coloquei com uma femea minha só que ela já botou ovos só que quando vai chocar não choca nada sabe ela fica até no ninho mais os ovos estão sem nada e isso está me irritado e eu fui a onde eu comprei ela e me falaram que é por falta de calcio então eu estou dando couve e ovo e agora ela está com um ovo no ninho o que eu faço com esse ovo porque é melhor eu separar os dois para deixar eles descansando para o periodo de cria ?por favor me responda rápido Obrigado!!!

  15. Fillipe Diord disse:

    Obrigado Pablo pela a resposta e agora eu pego o ovo e jogo fora ?

  16. Fillipe Diord disse:

    Pablo oque eu faço com o ovo da femea?jogo fora?
    Obrigado por ter respondido meu comentário anterior.

  17. Fillipe Diord disse:

    Pablo

    Eu queria saber qual é a diferença entre canário de porte e canário de cor e canário Belga,eu moro em goiânia como que eu faço para obter a anilha ? é quanto o valor e a onde eu vou aqui?

  18. walace disse:

    estou tentando crusar uma canaria Belga branca com canario Belga de cor Comun Eu Gostaria De Saber Se Esse Tipo de Crusamento E Comun. Por Que Sou Novato Nisso E Nao Sei Se Da Pra Fazer Esse Tipo De Cruzamento

  19. Junior disse:

    Olá, Parabén pelo site, muito bem estruturado e perfeitamente organizado.

    Comprei um canário recentemente, ele é cinza com branco.
    Como comprei de uma casa de aves, não sabia nem ao certo se ele realmente era macho.
    Comprovei que ele é macho porém ele não está cantando bem.
    ele dá umas repicadas baixainho, dai eu coloco o cd de canto e ele fica procurando quem é, dps canta em seguida porem ele canta baixo e só umas repicadas bem curta..

    Estou preparando ele para julho porem estou com medo de ele ser filhote.
    hj pela manhã ví uma pena no fundo da gaiola, mas foi a unica desde q comprei ele. Gostaria de saber como eu identifico se ele realmente é filhote ou se esta saindo de muda, preciso de alguma dica pra matar essa charada. se possivel posto um video dele aqui tambem… obrigado, parabens pelo site !

    • Junior,

      É meio complicado… mas pelo fato dele estar cantando baixo, pode ser filhote sim… Mas cantando baixo ele deve estar ai com uns 7, 8 meses.
      O macho conquista a femea justamente pelo canto, ai se ele não estiver com o canto aberto, vai ser mais difícil…
      Quando o canário esta com o canto aberto, ai ele já é adulto, pode colocar pra reproduzir tranquilo.
      Mas tenta pra ver o que acontece, vai que a femea aceita ele!
      Abraço.

  20. Silmar dutra disse:

    Pablo estou com uma femia fazendo o ninho e aninhando e meu canario macho so canta quando esta longe dela, quando coloco ele perto dela ele não canta, devo permaneser com este macho ou troco por outro.
    porque para galar a femia o macho deve cantar bastante pra conquistala e com este acho dificil ou estou errado?
    ajuda ai.

  21. Alexandre disse:

    Pablo gostaria que vc me tirasse uma duvida pq sou iniciante e não sei muito. Eu tenho um macho ja adulto e tenho 2 fêmeas, eu posso cruzar esse macho com as duas ou isso não se pode fazer ou tem algum problema??? Me responde por favor! Muito obrigado.

    • Alexandre,

      A bigamia ou Poligamia é permitida sim, porém vc terá que ter mais atenção, cuidados… a dica é, colocar as duas fêmeas juntas bem antes do inicio da reprodução… gaiola de 6 comedouros com a grade de separação no meio… depois colocar o macho junto, ninho, material para a femea preparar o ninho… ficar atento se não terá brigas, quando 1 colocar o ultimo ovo, separe o macho deixando com a outra… depois que a 2 colocar o ultimo ovo, ai deixe o macho com as duas… se tiver briga, separe o causador(a)…

  22. Alexandre disse:

    Pablo muito obrigado pela dica!!! Agora outra coisa, o meu canário macho já é adulto e canta bem, mais coloquei ele perto da fêmea gaiola com gaiola e ele parou de cantar totalmente, tipo assim ficou intimidado com ela??? é isso??? Isso é normal??? o que fazer nesse caso??

  23. Alexandre disse:

    Pablo muito obrigado pela dica!!! Agora outra coisa, o meu canário macho já é adulto e canta bem, mais coloquei ele perto da fêmea gaiola com gaiola e ele parou de cantar totalmente, tipo assim ficou intimidado com ela??? é isso??? Isso é normal??? o que fazer nesse caso?? Responde ai por favor Pablo!

  24. Pablo disse:

    Alexandre, isso pode ocorrer, mas coloque a gaiola dele mais distante um pouco, de forma que eles possam se ver…

  25. anderson disse:

    amigo to querendo começar a criar uns dois casais onde encontro alguns com procedencia

  26. Ryan G. disse:

    Eu tinha ganhado um casal de canarios mas eles brigavam muito entao troquei a femea com um criador experiente da minha rua e essa canaria costumava ter companhia no seu antigo viveiro.

    Minhas perguntas:

    Posso deixa-la sozinha,ela ficou meio triste quando coloquei-a sozinha?

    E quando a juntei com o mcho eles se deram muito bem de cara,e a pouco tempo ela botou 6 ovos e o macho<da comida na boca dela quando ela esta no ninho,fica deitado com ela,nunca brigaram

    A choca dela vai dar pelo que eu disse?

    • Olá Ryan,
      Se eles estão sem brigar com certeza dará um bom casal.
      Coloque no período indicado, e faça suas reproduções…

      • Ryan G. disse:

        Muito Obrigado, Pablo Henrique Andei Pesquisando a epoca de reproduçao adequada e vi que nao coloquei na época correta mas agora que esta entrando na epoca de reproduçao ele esta começando a ter umas brigas (ocasionais) apos a colocada do ninho com ela isso é normal?

        • Pode ocorrer umas brigas, mas normal…
          O lance é deixar eles separados uns dias se olhando para que ele tente conquistar ela no canto…
          Abraço.

          • Ryan G. disse:

            Eis um problema,

            Ele nunca foi de cantar muito sabe,desde filhote ele cantava baixo agora que é adulto ele praticamente parou de cantar. Só canta quando toma banho,toma sol e quando ouve outros passaros mas quando tentei o namoro(com minha ntiga femea)Ele nao cantava para ela,ela morria de piar mas ele nao respondia(ainda nao responde)Isso é normal?

  27. João Cardoso disse:

    Caro Colega,

    Comecei a reprodução de canário agora, se possível quero uma informação, minha casa têm uma área, eu posso deixar os casal na área,ou tem que ser no lugar fechado tipo quarto, na área venta um pouco é minha preocupação é o vento.

  28. Alexandre disse:

    Pablo eu comprei uma fêmea vermelha , o ano de nascimento dela é 2011 e um macho também vermelho o ano de nascimento dele é 2012, so que o macho não canta! eu ja até coloquei eles juntos pra ver se ele se animava, mais nada de cantar, eles não brigam, a fêmea já até levou pro ninho alguns fios de estopa, ai vem a pergunta: Qual a possibilidade deles cruzarem sem o macho cantar??? o que faço nesse caso??

    • Olá Alexandre,

      Coloque no período correto julho a dezembro.
      Separe o macho da femea, deixe ele cantar… ai coloque ele perto, apenas para que se vejam… quando ela estiver pronta, inquieta, piando, tremendo as asinhas, ai vc coloca junto e ta encerrado.
      Abraço.

  29. João Cardoso disse:

    Caro Colega,

    Qual o período para retirar os filhotes de perto da canária, pois eu separei o canário da mesma e os filhotes já tem 26 dias, quero tirar uma nova ninhada.

    Obrigado,

    • João, retire os filhotes apenas com 30 dias, menos que isso pode ser fatal. Mesmo assim, retire e coloque eles em um viveiro, voadora, etc… aonde tenha outros canários, para que eles vejam os outros comendo e aprenda. Fique de olho, se ver que tem algum passando fome, volte para os pais mais uns dias, e por ai vai.

  30. yure lima disse:

    Estou com um plantel de 14 machos e 5 femias, mas estou com dificuldade de ver o tempo correto de casamento necessito de ajuda para identificar o periodo coreto.

  31. yure lima disse:

    Casei uma que estava levando bagasos e penas para o ninho e ela não estar aceitando o macho o que faço.

    • Yure,

      Ela esta dando sinal que quer acasalar, porém o processo deve ser com calma. Primeiro deixe o canário separado, de modo que o macho vá cantar e ela veja, alguns dias assim… depois deixe as gaiolas perto, ele deve continuar a cantar para conquistar ela… ela deu sinal tremendo as asinhas, ficando inquieta, ai vc junta os dois… pode rolar uma briguinha, normal… Período correto inicia agora em julho até dezembro, nesse tempo ai da em média 5 ninhadas, não passe disso pois pode ser fatal a sua canária!
      Abraço.

  32. Alexandre disse:

    Valeu Pablo muito obrigado.

  33. João Cardoso disse:

    Obrigado Pablo Henrique pelas informações.

  34. marco disse:

    bom dia estou começando uma criação de canirio belga, e por ter pouca matriz tirei oito filhotes de um casal queria saber se posso cruzar irmão com irmão
    se tenho o mesmo padrão de canarios

    • Olá Marco,

      Amigo não cruze irmãos, o que você pode fazer é voltar a fêmea filhote para o pai, e o macho filhote para a mãe, mas isso no último caso, eu mesmo não faço, questões de genética dos bichos mesmo.
      A dica seria o amigo sair trocando filhotes com outros criadores, ou vender e comprar outros, etc…
      Abraço.

  35. Vitor Alves disse:

    Boa noite Pablo , tenho um macho todo cinza so com uma pena branca no rabo e uma femea salsa meio esverdeada, sera q os filhotes sairão cinza

  36. Vitor Alves disse:

    Pablo mais uma pergunta q tinha esquecido qual e a melhor forma de tira os ovos do ninho ouvi fala q e bom tira com uma colher morna e isso msm

    • Vitor,

      Eu não pratico esse esquema de retirar os ovos e depois colocar de volta, etc… deixo conforme a natureza manda…
      Mas se for retirar, seria interessante com a colher de plástico, assim não dará um choque térmico no ovo, pois a de metal e gelada por natureza.
      Abraço.

  37. joaberlan disse:

    olá amigo com isso só posso agradecer sua ajuda agora é só começar. logo lhe darei noticias do meu êxito.

  38. Rodrigo disse:

    Olá Pablo, Estou começando uma criação e gostaria de saber se o fato da femea estar fugindo dos pegas do macho mesmo ele insistindo, significa que ela ainda não está pronta e se for quando sei que ela já está pronta?
    Obrigado e abraço

    • Olá Rodrigo,

      Ai depende, você juntou os dois do nada?
      Tem um processo a fazer antes, como deixar as gaiolas perto, ele cantar e ela ficar inquieta, tremendo as asas, piando muito… Ai vc colocar ninho e material pra ela, deixa uns dias ainda separados… depois juntar… mesmo assim ainda pode rolar uma briguinha, mas ela logo irá ceder!
      Abraço.

  39. Bom dia estou começando uma criação de canaio belga e costumo por as gaiolas penduadas em uma arvore durante dia,pois aqui na minha regiao nao chove até mes de setembro,mas você fala para por os canarios em um local trnquilo só que quando eu nao coloco as gaiolas na arvore eles ficam muito agitados.Aqui na minha cidade é dificil encontrar ninhos,gaiolas bebedouros etc.Gostaria que voce me enviasse um site que eu pudesse comprar.

  40. Thales Valença disse:

    Oi comprei uma canarinha, deixei ela separada do meu canário macho por uns 3 dias… mas observei que ela estava pedindo gala; então coloquei os dois juntos… Eles logo se acertaram e não brigaram em momento algum… logo a femea começou a arrumar o ninho; hoje d’manhã quando eu acordei tinha um ovinho no ninho… achei estranho pois faz apenas uma semana que os dois estão juntos… pode acontecer isso??? tenho medo de ela estar chocando um ovinho sem nada dentro…
    Fico no aguardo de um retorno;
    Grato.
    Um bom dia.

  41. Vitor Alves disse:

    Boa noite Pablo eu to com um belga branco qual e a melhor cor de femea pra coloca com ele fiquei sabendo q o casal todo branco os filhotes ficam fraco

  42. Marcio disse:

    Pablo qual o poleiro ideal para canários mais grossos mais finos me de uma ajuda por favor. Abraços

  43. Edvaldo disse:

    Olá, gostaria de saber se posso acasalar um topete vermelho com uma vermelha mosaico e se os filhotes poderão nascer com topete.

  44. Leandro Pereira disse:

    Pessoal, Boa Tarde!

    Estive lendo os comentário acima que me ajudaram com muitas dúvidas,tomei gosto pelo assunto e estou começando agora.

    bom,

    Meu macho tem em torno de 7 meses e esta com canto ainda embaraçado mais canta de mais. adquirir uma femeá acredito que bem mais velha pelas penas dela que não mudou. existem duas situações:
    a) sinto que a femeá e muito estressada na gaiola e se alimenta muito pouco, não gosta de couve, jiló, ovo e etc.

    Existe algum alimento que posso dá para repor essa falta ou somente o alpiste e suficiente?

    b) O macho sendo mais novo interfere na escolha da femeá ou no acasalamento?

    Obrigado a todos pelas dicas.

    leandro.

    • Olá Leandro,
      O site foi feito para isso mesmo, fique a vontade!!!

      Bom seu canário macho nesta idade dificilmente irá reproduzir, pela minha experiência, acredito que com 1 ano de idade pra cima a reprodução, mas veremos o que outros amigos tenham a dizer.
      Sobre a alimentação, nem todos gostam dos itens citados, mas com persistência, eles passam a gostar ou comer… Os meus couve nem chegam perto, agora jiló, maça e maxixe sai da frente!!!

      Uma dica é a farinhada CC2030 comprada na avicultura, tem reforço de vitaminas, ovo, etc… dê a vontade pra eles, aqui sempre tem um potinho cheio a vontade!
      Abraço!

  45. João Cardoso disse:

    Caro colega,

    Tenho um canário branco, e o mesmo estava acasalado com a canária, ele parau de cantar e estar só abrindo o bicho, que tipo de remédio eu devo dar para ele.

    Agradeço desde ja,

    João Cardoso

  46. João Cardoso disse:

    Caro colega Pablo,

    Tenho um canário branco, e o mesmo estava acasalado com a canária, ele perdeu o canto e estar só abrindo o bicho, que tipo de remédio eu devo dar para ele.
    Agradeço desde ja,

    • Pablo disse:

      João,

      Pode ser ácaro de traqueia…

      Trate com “Canto Lindo Vias Aéreas”, 7 gotas em meio bebedouro trocando a água todo dia, durante uns 10 dias… se não melhorar ai tem que tentar diagnosticar melhor os sintomas…
      Abraço.

  47. Osias Cardoso disse:

    Caro Colega,

    Gostaria de saber se posso acasalar canário de topete com o canário também de topete.

    Grato

    Osias

  48. rosi disse:

    tenho um casal de canarios que sao irmaos, e ela ponhou um ovo mais depois de uma semana eles comeram o ovo, o que faço?

    • Rosi, canários irmãos não podem cruzar, terás problemas com genética, uma grande chance…
      O que podemos fazer é voltar a filhote fêmea para o pai, e o filhote macho para a mãe…

      No seu caso ai, possa ser que eles perceberam que tinha algum problema e comeram, os canários são mais inteligentes do que pensamos…

      Outro, pode ser falta de cálcio, ai você tem duas opções… 1 comprar ossiba na avicultura e deixar sempre na gaiola… 2 cozinhar ovo de galinha, cortar o ovo ao meio com casca e tudo e dar pra eles…

      Mas eu sendo você, trocava um dos dois pois como disse terá problemas com irmãos…
      Abraço.

  49. Anderson Scherer disse:

    Boa Noite Pablo!

    Gostaria de saber referente a criação.

    Coloquei um macho pardo na gaiola ao lado de duas fêmeas, uma cenoura e a outra amarela. estão lado a lado já fazem mais ou menos 15 dias, minha intenção era acasalar a fêmea amarela com outro macho amarelo com topete alemão, mas a fêmea amarela deu certo com o primeiro macho. Será que sairá bons passarinhos.

    Grato!

    • Olá Anderson,

      Então eu prefiro definir as cores de canários que irei criar, por exemplo eu crio os de cor, “Amarelo, Branco, vermelho e mosaico vermelho…
      Os cruzamentos são dentro das cores…
      – Amarelos – 1 sendo intenso o outro sendo nevado = Filhotes amarelos intensos e nevados
      – Vermelhos – mesma coisa, podendo variar 1 sendo topete alemão = Filhotes vermelhos intensos e nevados, se um dos pais for topete, terá metade dos filhos com topete
      – Brancos – 1 branco o outro branco sendo topete alemão = Filhotes brancos (pode ser que algum puxe para amarelo, mas muito difícil), se um dos pais for topete, terá metade dos filhos com topete
      – Mosaicos vermelhos= Filhotes sempre mosaicos vermelhos… (essa raça é o único que vc identifica o macho e fêmea desde novinhos, a fêmea tem a mascara vermelha no rosto menor que o macho)

      Agora, se sair misturando cores, só a mãe natureza vai dizer o que vai sair….
      Abraço.

  50. tenho um casal de canário belga,ele e do parana ela gaúcha.tiverao seis filhotes.

  51. Damião disse:

    Boa tarde, minha canaria colocou 4 ovos e esta chocando mas o canario quebrou um ovo. Eu separo ele e deixa a femea sozinha? Ele vai dar conta da criação dos que nascerem?

  52. Leonardo disse:

    Quero compra umas 3 femias salsa novas , obrigado

  53. Igor disse:

    Olá Pablo, tenho um filhote aqui que nasceu em DEZEMBRO de 2012 gostaria de sabe se eu posso coloca ele pra acasala já esse ano ? obs:ele não abriu o canto ainda.

  54. victor disse:

    tenho um casal de canário belga e eles já ta no périudo de procriação o macho já ta cantando para femia e abrindo as asas isso é um bom sinal…

  55. Roberto disse:

    Boa noite Pablo!!

    Tenho um casal de canário belga, ele é amarelo e ela é vermelha.Gostaria de saber se podem acasalar e quais seriam as cores dos filhotes?
    Obrigado!

  56. israel disse:

    quando a canária começar a botar os ovos e bom retirar o macho ou ele pode ficar cm a fêmea ate o nascimento dos filhotes???

  57. Enoche David Rocha disse:

    Bom dia! Estou começando a criar canário, possuo um macho que já está cantando e adquiri uma fêmea adulta há uns 02 meses, cada um em sua gaiola, mas próximos um do outro. Hoje pela manhã, a fêmea pôs um ovo (sem ter acasalada), o que descartei o mesmo, já posso colocá-los juntos para a reprodução? Agradeço.

  58. edmilson disse:

    já tem de dez a qizes dias que eu casei duas canaras e elas sempre carregado bagasos e ater agora não colocaro nem um ovo isso é normão e demora muito ainda pra reproduzir

  59. Sérgio Kremer disse:

    Olá amigos, preciso de uma ajuda. Tenho um macho que catava muito, até entrar em seu período de muda, comprei uma fêmea, que visualmente, em baixo, já está pronta, comprei uma gaiola que chamam de namoradeira, aquelas que tem duas gaiolas juntas, separadas por uma grade, a muda dos 2 já terminou, mas o macho não voltou a cantar ainda, a mais de 2 meses que ele não canta, a muda terminou tem uns 20 dias já… Sei que o período de acasalamento é a partir da 2º quinzena de julho, mas acho estranho, que a fêmea fica toda se abrindo pro macho, e ele nem da bola pra ela, fica de costas, mal chega perto. Já coloquei os dois juntos e só da briga. É normal? O que posso fazer pro macho voltar a cantar? Alguma dica? Obrigado.

  60. Igor disse:

    Minha canária já fez o ninho ela ta com o macho faz 7 dias será que ela já vai botar ?

  61. Pablo disse:

    Igor, só aguardar que ela vai começar a colocar os ovos…

  62. luciano vasconcelos carneiro disse:

    amigo estou tres canarios, mas acho q dois sao machos, tem um q ja estar cantano, acho q e novo,o outro fica so gli gli gli gli mas ate agora nao canta.

  63. thiago disse:

    Uma canária com menos de 1 ano pode chocar?

  64. Igor disse:

    minha canária não boto o ovo alguns criadores me aconselharao a separar os casais e voltar a por só depois do dia 15 de julho pq a famea fazia e desfazia o ninho fiz certo ? me de dicas por favor

  65. Igor disse:

    obs: separei os casais e os machos despararão a cantar e as femeas piar

  66. Ryan G. disse:

    Meu canario macho marrom claro com o peito amarelo e minha femea é toda amarela queria saber:

    1)Que cor provavelmente sera os filhotes?

    2)Quais frutas posso dar na epoca de reproduçao dos canarios Belgas?

    3)Eu nao botei os dois para namorar antes de junta-los isso pode diminuir as chances de ovos(que estao por vir)Nascerem

    Desde Já,Obrigado pois seu site é otimo e aprendi muitas coisas com os comentarios acima

    • Ryan,

      Como vc esta mesclando cores não tem como saber, apenas a mãe natureza saberá o que vai vir…
      Jiló, Couve, Almeirão, maça, maxixe…
      Depende, se ela tiver aceitado o macho esta de boa, se não, ai tem que ficar observando se tem brigas, etc…
      Vlw abraço.!

      • Ryan G. disse:

        Vlw Pablo Henrique,Ainda tenho algumas duvidas que esqueci de mencionar no meu comment:

        1)Esse é meu primeiro casal estou começando agora,e estou meio nervoso pois eu tenho uma gaiola de madeira que eu acho um pouco apertado(Para dois)Pois criava meu macho sozinho,e nao sei se essa gaiola eles poderiam se reproduzir
        !

        A)Eu comecei a perceber que eles começaram a pegar tudo que podiam e por dentro do ninho,é normal?

        B)Meu canario nao canta muito nao sei porque.O ganhei filhote mas ele nunca cantou muito.Isso o prejudicaria na epoca de reproduçao?

        C)Eles estao começando a ficar muito no ninho e ela esta agitada tb é normal?

        D)O criador que me deu ela me disse que ela chocadora experiente que teve algumas ninhadas otimas mas meu macho tem um ano e 5 meses ela sendo mais velha prejudicaria?
        Ps:Ele disse que a data do nascimento dela foi por volta de Setembro de 2011

        • Ryan,

          rsrsrs vou resumir aqui na ordem as respostas…

          1- pode usar a gaiola, ou compre uma de 6 comedouros própria para reprodução…

          A- é normal, mas coloque algodão para eles fazer o ninho…
          B- Nem todos serão um Pavarotti na vida, se ele canta pelo menos um pouco da pra acasalar sim..
          C- É normal
          D- Não prejudica…

          Abraço.

          • Ryan G. disse:

            Vlw,mesmo Pablo Henrique!

            Eu ja comecei a procria-los ja tem sete ovos e eu queria saber que daqui de onde de eu moro Sao Bernardo/Sp que em julho agora esta frio isso pode prejudiacar a procriação(Postura)????

            Urgente

  67. Abrão disse:

    Olá, é necessário que a canária se apronte em julho ou pode acontecer de se aprontar mais pra frente?
    Estou com um casal de amarelos. Está com a divisória e ele canta pra ela sem parar e dança até no poleiro rsrsrs, mais ela ainda não está pronta, nem se quer trocam comida pela grade. Qual o certo a se fazer?

  68. yure lima disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de uma dica, casei um casal que crusou corretamente e a fêmia colocou três ovos e chocou depois disso ela saia do ninho para bater no macho fui e separei agora que os filhotes nasceu eu coloco o macho para ajudar a fêmia a cuidar dos filhotes ou corre o risco de prejudicar os filhotes.

  69. Igor disse:

    Pablo, ontem a noite voltei um macho com a femea hj cedo ele tava correndo atrás dela e vi ele cantando galando em cima dela…larguei o macho separado dela 3 dias e hj ele já galou ela a femea fez todo o ninho será que realmente ela foi galada ?

  70. joadson disse:

    oi li todo os comentarios gostei das perguntas e das respostas,só queria saber uma coisa,,qual o melhor ninho? aquela casinha de madeira e q as portinhas abrem pra cima?? ou aqueles ninhos abertos de plastico?? aguardo e agradeço..

    • joadson disse:

      ontem a minha canaria estava cantando como se fosse um filhote mas cantava sim..e o macho cantava tbm nessa hora eles estavam separados..ai de tarde juntei os dois eles brigaram muito de pois o macho tava se abaixando como se fosse uma femea..e continuaram brigando..esse comportamento é normal?? a femea ja teve duas posturas com outro macho e o macho é macho porq canta muito..kkk muito estranho,,alguma explicaçao??

    • Joadson,
      O ninho para canário não é esse de casinha não, são os meia bacia, tanto de palha quanto os de plástico com um tapete de forro servem…
      Abraço.

  71. joadson disse:

    trabalho com som,e na minha casa sempre tem som muito alto,isso atrapalha na reproducao dos canarios ?

  72. joadson disse:

    algum outro criador de canario gostaria de me adicionar no facebook para trocar experiencias?

    Jo AutoSom Joadson Dantas

  73. yure lima disse:

    Obrigado pela resposta estou gostando muito deste site.

  74. israel disse:

    Amigo minha canária boto quatro ovos e fui vê hj e só tinha três será se o canário pode estar bebendo os ovos, o que devo fazer??

  75. olá ,tenho em média 15 casais formei os casais e coloquei direto juntos nas gaiolas c não brigarem tem algum problema , c tiver o que fazer ,desde já agradeço.

  76. Ricardo disse:

    Comprei um canário, em casa percebi que ele estava “rouco”, sei que existe um medicamento para pingar nas narinas. Saberia me dizer qual medicamento é este e como devo ministrá-lo, também estou colocando ALLAX na nuca dele, mas devo colocar este de 15 em 15 dias, ou uma vez por semana. E também gostaria de saber se o canário vai voltar a cantar ou entrei em “uma roubada”.
    Obrigado
    Ricardo

  77. Igor disse:

    Depois queo macho gala a femea quantos dias pra ela botar ? meu macho galou a femea e agora esta cantando com a femea junto na gaiola sera que vai da filhote dexo junto e aguardo ?

    • Igor, a fêmea deve estar pronta primeiro, com a cloaca inchada, etc… ou seja o ovo está praticamente pronto, faltando apenas o macho galar para ela colocar…. ele galar ela sem ovo pronto, não dará nada…
      Mas se estão assim, deixe juntos, em breve ela colocará o ovo, tenha paciência…
      Abraço.

  78. Igor disse:

    é verdade que depois que a canária bota não se pode mexer mais na gaiola senão não nasce nenhum filhote |?

  79. israel disse:

    como faço pra cruzar um canario belga com uma pintacilva uso o mesmo procedimento de um canario e uma canaria ???

  80. Igor disse:

    tinha feito uma pergunta e ela foi retida pq ?

  81. Igor disse:

    depois que a ´canária bota é verdade que não pode mexe mais na gaiola ?

  82. Leonardo disse:

    Olá, boa noite.
    A uma semana adquiri um macho Cobre Intenso em uma grande Pet Shop.
    Estou querendo iniciar uma criação por hobby.
    Gostaria de algumas “dicas” sobre os cuidados, cruzamentos permitidos, alimentação etc.
    Gostaria de saber também aonde eu consigo as anilhas e qual o custo delas?
    E gostaria também de saber se tem algum problema o meu macho não ter anilha?

    Obrigado!

  83. Marionaldo das Cruz Chaves disse:

    Tenho 4 Canarios Belgas e uma Canaria e gostaria de casalar Coloquei a Canaria na gaiola do macho o macho cantou p ela e ela não abaixou p o mesmo , gostaria de saber qdo é q a canaria estar no ponto para que possa colocar ela junto do canário ?
    Há minha outra duvida é : Nessa época aqui em Salvador / Bahia esta no período de chuva e gostaria de saber quais os principais remédio q posso administra para os canários tenho 3 canários cantando mais gostaria de deixa-los com a suade deles em dia e administra quem sabe um suplemento alimentar p os mesmo , Qual me indica para que possa dá-los p os mesmo .

  84. Marionaldo das Cruz Chaves disse:

    Comprei uma canaria o q devo fazer para acasalar os dois devo deixar em gaiola separadas ate que ela comece a baixa ou já posso colocar os dois juntos ?
    E quais são os principais alimentos que devo oferecer para os canários tem alguma mistura especial .? Aguardo sua resposta no eMAIL : MARIONALDOCHAVES@GMAIL.COM

  85. Marionaldo das Cruz Chaves disse:

    tEM ALGUMA SEMENTE QUE POSSO OFERECER PARA A CANARIA , PARA QUIE OS FILHOTES POSSAM NASCER DE CORES POR EX. TENHO DOIS CANARIOS BRANCOS E GOSTARIA QUE ELES CASCEM VERMELHOS O Q DEVO FAZER .?

  86. Olá pablo ,tenho um casal de gloster , nas minhas contas era pra ter nascido hoje , não nasceram ,o casal ja é antigo devo esperar ou jogar os ovos fora pra recomeça desde já obrigado !!!!!

  87. vou tentar acasalar um canario pintado de laranja muito bonito , com uma femea FRISADA branca , c nascer pintado de laranja e frisado vai fica top hein que vc acha ?quais as possibilidades ?

  88. muito obrigado por responder, é que canarios de cor laranja por aqui é muito valorizado , por isso que estava tentando melhora-los , dando mais cor e tamanho a eles entendeu, por isso pedi sua opinião pela sua vasta experiencia .Pablo desculpa encomoda-lo novamente , é que tenho uma femea laranja já pronta mais o macho acabou de enxugar penas agora , e ainda não esta cantando , mais ja é macho chocador ,sera que mesmo ele estando sem cantar eu posso acasalar os dois muito obrigado desde já um abraço !!!!!!!

  89. carlos alberto disse:

    boa noite Pablo Henrique, só estou postando este comentário, para lhe elogiar pelo seu site e lhe fazer um pedido;comprei um casal de belgas ontem, e ainda ñ sei nada sobre eles, estou apenas pesquisando, e por este motivo lhe peço:se houver possibilidade de você me enviar algumas dicas para iniciantes lhe serei eternamente grato,kkkkk, acho que eternamente é muito, mais vai ser muito bom, e vou lhe agradecer de verdade!!!desde de já lhe sou grato!!!

  90. Olá amigo tudo bem ,sou eu de novo , resolvi colocar a femea do lado dele pra ver c ele estóra o canto ai vo acasalar eles, outra coisa vc já viu usar ivomec em canairos ? existe um proprio ou é o bovino mesmo , c for me ensina como usar dizem que é muito bom ,geralmente usam quando estão ROCO´, só não sei como usar estou aguardando sue resposta , desde já muito obrigado mesmo um abraço !!!!!!!!

    • Carlos, não dê ivomec, é muito perigoso… tem um que tem os princípios do ivomec, porém para pássaros, chama-se “Allax”… ele combate ácaros, germes… se for ácaros de traqueia deixa ele rouco, mas se tiver certeza use se não tente outro pois pode ser um resfriado, bronquite, etc… ai vc usa canto lindo vias aéreas, 7 gotas meio bebedouro por uns 5 a 10 dias…
      Allax, pingar uma gota na nuca do canário (separe as penas da nuca), procedimento realizado apenas em casos graves mesmo, e repetir de 15 em 15 dias em último caso mesmo!!!
      Abraço.

  91. Igor disse:

    Minha canária boto um ovo depois de um dia ela boto outro agora tem 2 dias e ela não boto mais será que ela não ai bota mais ? ela ainda não ta ficano no ninho… separa o macho ou não ?

  92. carlos boa tarde? sou de governador valadares minas gerais, comprei u canario, pela idade ja era pra ele ter istourado, mas ele esta com a respiraçao forte, e esta cantando roco e fica forçando o canto, fiquei sabendo que e asma, o que tenho de fazer e qual remedio comprar, grato.

  93. douglas disse:

    eu tenho um casal d belga e, e a primeira vez q eu ponho pra acasala e tou com dificudade ela ja ta montando o ninho os dois estam junto qual o prosedimento q eu posso fazer agora.

  94. yure lima disse:

    Bom dia!
    Casei um canário ele estava cantando normal, quando separei da femia ele canta o gogo bate mais o som não sai, gostaria de saber o parque e o que faço.
    Já dei canto limpo, vitagolde, ferro.

  95. raffael disse:

    como faser papa para filhotes de belgas

  96. raffael disse:

    minha femea esta chocando posso tira o macho e por com outra canaria

  97. raffael disse:

    porque meu macho paro de canta porque coloquei ele com a femea para procriar ele mem pia nao pia:?

  98. raffael disse:

    oque dar para a femea para tratar dos filhotes eu posso dar papa de farinha lactia e mucilon

  99. evandro disse:

    olá amigo só para tirar uma duvida eu tenho um casal de belga a cor do canário e branco e a femea e palha com amarelo deixei eles na gaiola com a repartição uns 3 dias agora juntei o casal ele e ela fica com mato no bico direto ai ele vai no ninho e fica rodando e piando os dois fica tipo se beijando ai quando o canário canta ela core dele será que o casal vai dar certo e ainda isso tem menos que uma semana

    aguardo sua responde com urgência muito obrigado

  100. A.W disse:

    Oi, gostaria de saber se depois q a fêmea poem os ovos devo retirar o macho, pois a fêmea sai do ninho pra bicar ele. Ja não sei o que fazer. Por favor me ajude. Obrigado.

  101. Igor disse:

    minha femea boto os ovos mas não esta no ninho e ela parou de bota faz 3 ou 4 dias é normal ela não ficar no ninho ? axo que ela e o macho estão brigando o machop vira os ovos quase todos os dias… oq eu faço ?

  102. Jovani disse:

    olá, ha seis meses comprei um canário belga, descobri a 2 meses q era uma femea, assim a 15 dias atras comprei um macho pocando de cantar, e assim deixei ele uns 5 dias separado da femea, ele tava doido pra cair pra dentro do viveiro, pois sim coloquei ele junto da femea, e se deram bem, ontem a noite a femea colocou um ovo, so que eu nao tenho o positço pra substiruir, devo deixar assim mesmo, so que pelo q li so interfere no dia de nascimento aleatoriamente. valeu, otimo site.

    • Jovani, não precisa substituir não, essa técnica ai é apenas para que todos possam nascer no mesmo dia, tendo chances iguais de alimentação, etc…
      Mas a canária sendo boa ela alimenta todos sem problema….
      Vlw, abraço.

      • Jovani disse:

        a fêmea pôs mais um ovo no dia seguinte, so que ela nao esta ficando no ninho, e o macho quando chego perto do viveiro vai pro ninho e fica tipo com ciume do ovos.

        • Jovani, é normal, ela deve colocar uns 4 ovos, do 3 para o 4 ela senta no ninho e fica… aguarde…
          Abraço.

          • Jovani disse:

            olá, ela pôs 5 ovos, sendo q 3 foram jogados pra fora do ninho, não sei se foi o macho ou a fêmea, mas ela agora choca só 2, pelas minhas contas la pelo dia 7 eles saem dos ovos.

            coisa de uns 6 anos atras já tive criação de belga, mas tipo comprei um casal e criava sem orientação nenhuma, e cheguei a ter no viveiro grande 27 belgas de uma só vez. agora quero ter uma criação novamente com misturas de cores. obrigado pelas dicas.

  103. evandro disse:

    em mais uma duvida eu tenho mais dois canários o mais fogoso e deficiente visual será que ele cruza diz o antigo do dele que tiro filho com ele mais estou meio em duvida i ele canta pra femea i tudo ele voa mais dar para ver que ele e deficiente

  104. Evandro, neste caso não posso lhe afirmar nada, pois nunca tive e nem vi dessa forma…
    Abraço.

  105. raffael disse:

    pablo muito obrigado mais tira minha dovida se eu coloca os dois canarios machos junto os dois vai para de canta e depois pra eles abrirem como fasso

  106. raffael disse:

    minha canaria e nova e boto hj o 4 ovo sera vai bota quantos e sera que ela vai dar conta de alimentalos sosinha

  107. Pablo muito obrigado pelas respostas anteriores , tenho duas canarias que precisei mudar as gaiolas de lugar , e elas botaram fora do ninho ,será que elas voltam ao normal , e que tipo de ninho vc usa ou acha melhor o de SINZAL ou o de PLÁSTICO ? abraços !!!!!!!

  108. Ola novamente pablo já deve é estar te atrapalhando né, mais é só vc que pode me ajudar com seus conhecimentos sobre os canários , por isso recorro a vc ,vc lembra que falei dos ovos que demoraram a nascer pois é , não nasceram nem tinham gala que será que houve , eles já chocaram varias vezes não entendi dessa vez, é um casal de gloster muito bom ,que vc me fala sobre esse fato ,abraços e obrigado !!!!!!!

    • Pablo disse:

      Carlos, vc vinha tirando fora de época? Se for eles podem estar esgotados…
      Se não, se colocou juntos agora que iniciamos o período, pode ocorrer por ser a primeira do período, é normal…
      Mas retire os ovos, limpe o ninho e coloque para ela fazer novamente….
      Bom deixar o macho uns 2 dias separados, para estigar ele…
      Abraço.

  109. raffael disse:

    plabo eu nao ia coloca o 2 machos juntos eu ia coloca os dois machos na mesma gaiola eu ia coloca cada macho com uma femea em gaiolas separadas so que os dois canarios iria parar de cantar

  110. douglas disse:

    ola galera, a minha belga ela monto o ninho ja tem 1 semana mas ainda nao boto demora muito pra ela bota, de manhã o macho canta muito isso q disse algo ou nao.

  111. Ola pablo, entendi mais foi a primeira da época mesmo , eu deixei eles juntos porque ele canta muito pra ela mesmo eles estando juntos já retirei os ovos e ela já esta no ninho de novo , oque vc me fala sobre retirar os ovos e coloca-los novamente na ultima postura da femea, sera que não estraga os ovos me explica por favor abraços !!!!!!!!

    • Carlos,

      essa técnica eu não utilizo… mas muitos criadores fazem… o motivo é, retirar os ovos substituir por ovos indez (de plástico), coloca num recipiente com algodão (como se fosse outro ninho)… ai depois do ultimo retorna todos retirando os de plástico… apenas para que todos os filhotes possam nascer no mesmo dia tendo tamanhos iguais, chances iguais de serem alimentados…
      Sem essa pratica, o primeiro filhote é alimentado primeiro e tende a crescer primeiro… o ultimo geralmente terá um tamanho diferente do primeiro e pode não ser alimentado por ficar embaixo dos demais, etc…
      Mas eu costumo deixar pela natureza, porém quando nasce, eu observo direto se estão alimentados, etc…
      Abraço.

      Vc quem decide se faz ou não…

  112. c for melhor fazer isso com os ovos me fala como, desde já muito obrigado !!!!!!!

  113. Caio Oliveira disse:

    Ola Pablo?ganhei um canário belga de meu padrinho faz um 1 ano só q ele não canta apenas da uns piados,então pode ser dizer que e uma femea?

  114. Antonio Azevedo disse:

    Bom dia Pablo, eu também gosto muito desse hobby maravilhoso, fiquei um tempo sem criar por falta de tempo mais adquirir a uns dias atrás três canários sendo um macho amarelo intenso e duas fêmeas amarelo nevado e por isso preferir fazer a bigamia para utilizar todos atributos do macho, a primeira fêmea que coloquei já está com quatro ovos e está chocando ontem tirei o macho e coloquei na outra fêmea, ele chegou a cobrir ela mais depois brigaram então coloquei a divisória e hj pela manhã tirei a divisória e eles se deram bem melhor e ele cobriu ela no ninho diversas vezes, então aproveito para lhe perguntar a algo mais a fazer além de aguardar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Obs: Realmente não sei como vc além de trabalhar, cuidar de dois filhos e responder a todas as perguntas vc consegue tempo para beber uma cervejinha e comer uma bela picanha kkk. Abraços

    • Olá Tony,

      Se ocorreu tudo bem na mudança do macho perfeito… geralmente a bigamia da mais trabalho, mas pelo que me falou dará tudo certo, apenas aguardar mesmo…
      Cara tem que ter tempo, arrumar tempo né, porque se não a gente acaba vivendo para os outros e esquecemos que merecemos tbm!
      Mais é assim, final de semana limpando gaiola e tomando uma cervejinha, dando banho no cachorro e tomando outra, e pra completar ainda tem um aquário de 100 litros para limpar de 15 em 15 dias! rsrsrs, mas eu gosto, então da para aliar tudo e vamos vivendo….
      Abraço.

  115. Bruna disse:

    Olá…
    Tenho um casal de canários belgas e a fêmea colocou três ovos: um o macho “comeu”, um chocou com 18 dias, e ainda tem um que não chocou. Devo retirá-lo do ninho?
    Obrigada.

  116. Fabio Sergio disse:

    Boa tarde !! Estou iniciando na criação de canarios ,já estou com alguns filhotes que preciso separar dos pais , mas estou com medo que seja prematuro .Qual o tempo ideal para separar

  117. Ola pablo tudo bem, sou eu novamente vc já deve estar cansado de mim né kkkkkkk , mais sabe oque é , tem problema dos casais ficarem c vendo , dizem que tem, mais os estão botando normalmente c eu tiver que tampar as gaiolas vai ficar dificil pra mim vou deixar assim mesmo oque vc me diz ,abraços !!!!!!!!

    • Pablo disse:

      Nada estamos ai…

      Não é muito bom eles ficarem se vendo não, mas se esta tudo ok deixe…
      Uma dica é, sabe aqueles sacos de proteção de fundo de gaiola que vende na avicultura? Então, use ele na lateral… costumo fazer isso nos meus… é baratinho…
      Abraço.

  118. ariadne disse:

    ola gostaria de saber o que eu faço tenho dois canários belga juntos em uma gailola ,um esta doido atrás do outro mais o outro foge.o que se faz,estao em período de reprodução? eu devo fazer um ninho e por na gaiola?

  119. Ryan G. disse:

    Ola,Desculpe pelo incomodo,mas gostaria de saber se esses dados estao corretos,consegui sete ovos

    Canária botou primeiro ovo 8/7/2013 ele provavelmente ira nascer em meados de 21/7/2013 a 26/7/2013, se ele estiver vivo (embrião).
    Canária botou segundo ovo 9/7/2013 ele provavelmente ira nascer em meados de 22/7/2013 a 27/7/2013, se ele estiver vivo (embrião).
    Canária botou terceiro ovo 10/7/2013 ele provavelmente ira nascer em meados de 23/7/2013 a 28/7/2013, se ele estiver vivo (embrião).
    Canária botou quarto ovo 11/7/2013 ele provavelmente ira nascer em meados de 24/7/2013 a 29/07/2013, se ele estiver vivo (embrião).
    Canária botou quinto ovo 12/07/2013 ele provavelmente ira nascer em meados de 25/7/2013 a 30/7/2013, se ele estiver vivo (embrião).
    Canária botou sexto ovo 13/7/2013 ele provavelmente ira nascer em meados de 25/7/2013 a 31/7/2013, se ele estiver vivo (embrião).
    Canária botou sétimo ovo 14/7/2013 ele provavelmente ira nascer em meados de 26/7/2013 a 01/08/2013, se ele estiver vivo (embrião).

  120. minha canaria esta batendo no macho pq isso acontece?

  121. leonardo disse:

    tenho dois um casal de canarios aquele tipo mais escuro quase puchando para um esverdiado comprei a fêmea hj dia 25/07/2013 já olhei ela ta pronta pra acasalar coloquei as gaiolas juntas para um ver o outro no dia seguinte eu ja devo colocar os dois juntos sem problema ou devo esperar mais uns dias.

  122. evandro disse:

    oi tudo bom Pablo em eu gostaria de saber se tem algum remediu para foguiar a canaria mais rápido

  123. João Cartoso disse:

    Olá Pablo,

    Caro colega, tenho dois canários de cor cenoura clara, poço dar cantaxantina para eles ficar com a cor mais forte, ou seja, cenoura corada.

    Abraço,

    João Cardoso.

  124. A.W disse:

    Oi Pablo.. minha canaria ta com um filhote mas ela nao esta querendo ir pro ninho e nem alimentar o filhote, oq eu poderia dar pra ele comer hj e o filhote ta geladinho como eu poderia deixalo quentinho ou é normal ???

  125. dyego disse:

    Ola amigo estou com uma duvida , sábado juntei uma canaria com o macho e no dia seguinte ela boto ou seja este ovo não esta galado mais tipo se o canário estiver galado ela sábado ou domingo os próximos ovos estarão galados, e por quantos dias dura a gala do canário.

  126. João Cardoso disse:

    Olá Pablo,

    Tenho dois filhotes de canário de cor cenoura clara, eu poço dar a cantaxinta para melhorar a cor, quero dize ficar com a cor cenoura corada.

    Abraço,

    João Cardoso

  127. douglas disse:

    minha canara belga ela ja tem um tempo q ela monto o ninho mas ate agora nao boto tem umas 3 semana mas ate agora nda e a primeira vez dela e assim mesmo ou nao.

  128. Juliana disse:

    Tenho um casal de canário belga.. Ultimamente a femea só quer ficar no ninho e ela fica arrancando as penas do macho e bota no ninho.. Isso é um comportamento nromal ou eu tenho que separar os dois?

    Atenciosamente,
    Juliana

  129. rodrigo disse:

    boa tarde, eu tenho um canario estou comprando uma femea como faço pra reproduzer?

  130. LETHIER disse:

    Tenho 3 casais de canários, e um deles a fêmea já fez o ninho, mas percebo que o macho esta sempre paradão em um puleiro mais alto, e a fêmea sempre batendo as asinhas e chamando, é normal esse comportamento do macho? Pode ser que ele não esteja pronto ainda? E nos outros 2 casais, quando a fêmea chega perto do macho ele abre o bico pra ela, é o mesmo caso? Moro no sul do rio grande do sul, ta meio frio aqui ainda.

    • Olá Lethier,

      Cara a temperatura ideal para reprodução é entre 25 a 28 graus, controlando a umidade do ar, etc…
      Com esse frio arretado ai acho complicado vc conseguir, realmente os pássaros ficarão meio que paradão, lerdos, etc…
      Tente colocar eles dentro de algum cômodo da sua casa, de forma que possa ficar mais quente…
      Abraço.

  131. rodrigo disse:

    eu de volta,quando a femea choca mantenho o macho,e quando devo separar os
    filhotes?crio passaros a um tempo mas comesei acriar canario agora e comto com ajuda do seu blog para aprender sobre eles, sou de natal-rn,bairro parque-dos-coqueiros,,conto com vc vwl

  132. rodrigo disse:

    o meu ainda e um casal de felhotes,o macho e amarelo com macha marrom na asa e ele tem na cabeça uma carcuruta como se fosse um topete tambem marrom,a femea e marrom cor de pardal sera que os felhotes podem sair so amarelo e forma cores deferentes?obg volto avisitar com mas duvidas abraço e ate breve

  133. Antonio Azevedo disse:

    Boa noite Pablo, gostaria de saber o que faço, pq os quatro ovos que a canária pôs estão claros.

  134. Igor disse:

    Ola Pablo, tenho uma casal de canário que tava com 3 ovos mas nenhum vingo e agora separo o casal por um tempo ?

    Tenho outro casal que estão juntos faz 2 semanas mas nem fizeram o ninho o macho canta as vezes e normal ? ou deve separa e espera mais alguns dias e volto coloca-los dinovo ?

  135. Pablo disse:

    Igor, eu não costumo separar depois que ta acasalado não, só separo no final do período de reprodução…
    Sim, quando ta junto ele canta menos… Coloque o ninho e algodão para eles fazerem…
    Abraço.

  136. raffael disse:

    pablo o que devo fase depois que os filhotes naserem devo deicha a luz asesa o devo coloca outro ninho aque devo fase me ajude cara por favor

  137. Antonio Azevedo disse:

    Boa noite Pablo, os ovos não estão galados, o que faço agora, tiro o ninho? por quanto tempo? qual o procedimento a ser feito?

  138. Pablo disse:

    Olá Antônio, como você sabe se estão ou não? Fez a ovoscopia?
    Tem quantos dias que foi posto os ovos?

  139. Pablo disse:

    A sim, neste caso pode descartar… deixe o macho separado por uns 3 dias e depois junte de novo pra ver!
    Abraço.

  140. douglas disse:

    oi gente e eu d novo, muito obrigado por me ajuda pablo minha femea ja ta ninhando so falta agora bota vamos espera , valeua abrços.

  141. Vitor Alves disse:

    Pablo oq dou aos filhotes nos primeiros dias de vida q tipo de alimento e melhor pra por na gaiola para q os pais trate dos filhotes

  142. Vitor vc não vai dar nada, deixe que os pais alimentem os filhos… reforce a alimentação com jiló, maça, eu utilizo o PiuSana Nutramix, em breve estaremos com uma loja virtual vendendo esses produtos de rações, vitaminas, medicações, acessórios para gaiolas… aguarde novidades no site! Abraço….

  143. douglas disse:

    hoje eu percebi q minha femea ela so fica no ninho muito pouco e uma vez no dia, e outra coisa estava observando eles, ela fica parada mas o macho fica bicando a cabeça dela e nao faz nada isso q disser alguma coisa .

  144. Antonio Azevedo disse:

    boa noite Pablo, hj ganhei um casal de branco, só que são dois brancos recessivos, vc acha que devo acasalar ou devo conseguir um casal dominante para casar certo.

    Obs: a femea está pronta e o o macho têm uma bola de pena, mais canta muito.

    Abraços,

    Tony AZ

  145. raffael disse:

    pablo posso tirra minha canaria ele ta chocando tem 16 dias e ela quebro um dos ovos e nao naceu menhum filhote e ela ta detro do ninho ainda oque devo faser com ungencia por favor???????????????????????????????? ‘–‘ ^^

  146. Pablo disse:

    Olá Raffael, essas perguntas pode mandar direto por email, contato@canariosbelga.com.br e te respondo, vamos deixar o blog para discursões que possam ser aproveitadas por outros usuários…
    Mas respondendo, espere mais 2 dias, se não der nada retire os ovos…
    Abraço.

  147. adauto disse:

    boa tarde, estou com um casal com dois filhotes de 15 dias, estão fortes bonitos e sadios, porem noto que a femea está meio cansada, isso é normal? o que fazer, detalhe, sempre trato com farinhada, ovo, verduras e gaiolas limpas diariamente.

  148. adauto disse:

    ok, com relação aos filhotes eu já sabia, fiquei um pouco preocupado com a femea, agradeço

  149. ola amigo , boas novas ,meus canarios começaram a nascer que belezaaaaa rsrsrs, pablo eu gosto de canarios de tons avermelhados natural , que faço do acasalamento do laranja intenso com o bronze , mais um colega me disse pra eu processar CENOURA E BETERRABA MAIS PÃO ,já seco ,disse que alcansarão um tom mais vermelho que vc acha disso c der certo mesmo, pretendo substituir o pão pela CC2030 O que vc acha disso , muito obrigado desde já ,um abraço !!!!!!!!

  150. Pablo disse:

    Olá Carlos, bacana amigo, fico feliz…
    Cara sobre essa informação eu desconheço… usa a farinhada com a cantaxantina então, já que vc quer colorir os bichos…
    Abraço.

  151. douaglas disse:

    entao pablo todo dia de manha ela esta no ninho mas nao tem ovo la ainda sera pq ela esta aficando sera q ja esta ensaiando ja pra bota.

  152. Muito obrigado amigo , mais não vou dar cantaxantina pra eles não,assim eu não gosto os meus são laranjas natural mesmo ,quando eu tiver tempo vou tirar algumas fotos pra vc ver até mais um ABRAÇO!!!!!!!!!!Alias quando vc vai colocar a loja virtual ? quando colocar me avisa valeu !!!!!!!!

    • É cara eu acho que vc não deve inventar não, pois os canários na cor natural acredito viverem mais, etc… Tudo que é manipulado é complicado… vai que tu vende um e o cliente volta depois de 6 meses com o canários de outra cor! kkkkkk
      Então a loja virtual vai estar no ar acredito que em uns 30 dias, estou fechando com os fornecedores, pois irei colocar apenas produtos de linha mesmo, em breve avisarei sim, pode deixar…
      Abraço.
      Manda as fotos dos canários e dos filhotes depois…

  153. ROBSON BARROS disse:

    Pablo, tenho um casal amarelo intenso (macho) e amarelo nevado (fêmea), já fiz tudo o que foi recomendado, e quando ela começou a montar o ninho coloquei o macho. Só que agora ela monta e desmancha o ninho e não botou ainda. O que pode estar acontecendo?

  154. Igor disse:

    Pablo, tenho um casal verde que boto um ovo dia 5 ai ela ficou no ninho dia 5 e ontem de madrugada ela já não volto mais pro ninho por que será ? será que não vai vira nada ?

  155. Igor disse:

    Obs : sou acustumado a guardar os pássaros anoite e di manhã coloco eles de volta pra fora isso influencia ? a mudança de local ?

  156. Igor, pode ou não influenciar… se eles acostumaram, de boa… agora n o período de reprodução aconselho deixar no mesmo lugar, sem mexer muito….
    Abraço.

  157. Igor disse:

    valeu Pablo mas não é femea nova não

  158. ROBSON BARROS disse:

    Boa tarde. aproveitando a sua atenção, uma dúvida: Tenho um canário bem velhinho, que está agora com as pernas e pés com cascas que parecem escamas. Entrei na sua página de doenças, só vi uma parecida que se trata com nebacetim. Será que é isso mesmo? Como devo tratar? Abraços…

  159. ronivon disse:

    bom, estou criando pela primeira vez, meu casal tirou 2 filhotes, com 12 dias depois ele morreram, com quantos dias posso colocar para o acasalamento dinovo?

  160. douglas disse:

    minha canaria belga esta com 3 ovos eu queria saber se eu começo contar os 15 dias no dia q ela poim o primeiro ovo ow quando ela poim o ultimo, pablo e outra coisa na ond eu posso enviar as fotos na hora q eles nacer pra vc ver, e muito obrigado pela ajuda.

  161. axel brian disse:

    boa tarde, eu sou novo com criação de canarios e adquiri um casal e o mesmo na primeira postura botou 4 ovos mas 1 ovo ela jogou fora e dos 3 filhotes q nasceram somente 2 continuaram vivos
    eu ainda nao separei os filhotes pois ainda nao percebi se eles estao comendo sozinhos mas minha femea ja botou mais 3 ovos, retirei eles mas o que eu quero saber de fato é como eu faco pra separar o macho antes deles pensarem em ter uma 3 postura ? nao quero que minha femea tenha mais filhotes este ano entao preciso separar mais eu sei que o macho ajuda a cuidar dos filhotes entao como eu faço nessa situação ?

    Bom desde já agradeço………..

  162. evandro disse:

    oi Pablo estou com uma duvida e gostaria da sua ajuda eu tenho um casal de canário a femea estava com três ovos e já tem seis dias que esta chocando ai agora ela colocou mais um oque esta acontecendo a guardo uma aguda

  163. João Paulo disse:

    Amigo, favor comentar

    Em média quantas vezes o canário tem que pegar a canária para que o ovo seja fecundado, pois ao juntar os dois por um período o macho “perde um pouco o fogo” por assim dizer, e não pega a canária tantas vezes. caso isso aconteça deve-se trocar o canário ou vc tem exemplos de casais que passarm muito tempo juntos e isso não ocorreu, ou de machos que cruzavam pouco e mesmo assim fecundaram….

  164. João Paulo disse:

    Crio canários “Mestiços”, que comprei em no interior de Pernambuco, e lá eles criam de maneira diferente, toda manhã eles juntam o casal e o macho gala a fêmea umas três vezes, depois é devolvido a sua gaiola e isso é repetido até ela terminar de pôr os ovos, e a fêmea cria os filhotes sozinhos. Não há um período certo, se a fêmea estiver pronta ela vai reproduzir.

    por isso não tenho experiência com o acasalamento do casal junto durante todo o tempo de cruzamento.

    Crio por robi, mas trabalho durante o dia e estudo a noite, por isso gostaria de saber mais sobre esse tipo de acasalamento, pois não queira deixar de criar.

    • João isso vai variar, se o cara cria em gaiolas próprias, com 2 ou 3 divisas, ele só abre a portinha e o canário senta bala, e depois ele coloca de volta, podendo até fazer uma bigamia (1 macho para 2 fêmeas)… Agora pegar o canário na mão, passa pra cá, passa pra lá, é complicado…
      O período de reprodução tem que ser seguido, se vc quer tirar filhotes com padrões, saudáveis, etc…
      Esses caras criam por criar, criar com amor é outra coisa, vc precisa tratar o canário com vitaminas, ferro, vermífuga ai quando entra o período de reprodução é tiro certo… filhote para todo lado…
      Abraço.

  165. tenho um canario o qual é o patriarca da minha criação tenho aprox 40 canarios entre machos e femeas tenho o cuidado de não acasalhar canarios parentesco sempre compro canarias fora, eu percebi que este canario não está mais fecndando as canarias ele era um excelente reprodutor pois eu mantinha ele com duas canarias e acasalava alternadamente, será que este não reproduzirá mais? ele é muito cantador.
    que devo faze-lo com o mesmo?
    agradeço o aconselhamento, muito boa tarde.
    Lauro

  166. Felipe Samuel disse:

    Ola Boa Noite Gostaria de fazer algumas perguntas , Tem algum problema trocar o canario de gaiola por exemplo os canarios estavam em uma gaiola diferente ai eu fui colocar eles juntos mais na hora de colocar de volta um fico com a gaiola do outro 2º Pergunta como eu sei se o canario e Macho Ou femea 1 dos meus canario eu sei q é macho por ele canta mais os outros ficam só piando 3º Como eu faço pra femea Choca do macho como eu deixo os dois juntos sem eles brigar Muito obrigado pela respostas

  167. Obrigado,
    PABLO, QUE DEUS TE ABENÇOE.
    LAURO

  168. João Paulo disse:

    Pablo, estava com casal de canários, o macho estava galando ela bem, por
    volta do sexto dia percebi que ela estava perto de por, pois estava ficando mais inchada, na região entre o final do peito e o rabo. nada no até hoje (total 12 dias de casamento), ontem fui dar uma olhada e percebi que ela estava meio triste e um pouco fofa, pegue ela e dei uma olhada e percebi que não está magra, (inclusive tinha muita godura), mas o que pode ter acontecido? (ela já é uma canária com 3,5 anos).

  169. Pablo disse:

    João, tem que esperar mesmo, ter paciência, não existe uma regra que ela irá colocar com tantos dias etc…
    O fato dela ter ficado triste como vc disse, possa ser que não esteja pronta ainda… Use o PiuSana Fertilidade 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias trocando a água todo dia… Reforce alimentação, jiló, maça…
    E fique observando ela…
    Abraço.

  170. douglas disse:

    estou com um problema minha canarinha boto so dois ovos isso e normal
    ela boto um no dia 09 e outro no dia 10 e outro no dia 13 mas o do dia 13 ela jogou fora esse comportamento e normal.

  171. Igor disse:

    Pablo minha canária boto um ovo dia 6 de agosto hoje ela boto um outro e ta ficando mais no ninho e agora o que eu faço será que o primeiro não esta galado ?

  172. Igor disse:

    tenho um outro casal que boto tbm 3 ovos só que não esperei o tempo certo e descartei agora o macho ta cantando muito e alto e ela as vezes fica no ninho e algum dia ou outroela ate dorme nele mas ainda não boto e faz uns 15 dias que já tirei os outro ovos e normal ? oq eu faço ?

  173. Marcio Barreto disse:

    Quando coloco o canario junto com a fêmea ele para de cantar,a fêmea esta colocando ovo mas so com a pelicula e ela esta jogando fora,eu nao sei se o macho esta acasalando

    • Marcio, deixe o casal junto, reforce a alimentação, principalmente cálcio (compre ossiba), cozinhe ovo e corte ao meio com casca e tudo e coloque na gaiola a metade.
      Vitamina extra, PiuSana Fertilidade 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias trocando a água todo dia.
      Abraço.

  174. douglas disse:

    pablo meu canario começo canta hje junto com a femea ela esta ninhando isso e normal.

  175. Olá Douglas, sim normal, deixe-os juntos e em breve ela colocará ovos…
    Abraço.

  176. Fabio Curvelo disse:

    Ola boa tarde!! tenho uma canario que esta com roquidão e esta medicado e se recuperando bem de vagar…
    mas a femea começou a preparar o ninho eles ja cruzaram antes a alguns meses , devo colocalos juntos mesmo sem ele estar cantando??

    Att: Fabio Curvelo

  177. douglas disse:

    pablo vc sabe se tem como mudar a cor dos filho para vermelho, minha femea e tipo um pardal e o macho e amarelo com umas rachadas verde escuro, se tiver uma me fala.

  178. joao paulo disse:

    Pablo, vc sabe uma maneira de espantar geviões, hoje tinha um em cima de minha gaiola que estava fora de casa. quase perdi o canário.

  179. Pablo disse:

    João, uma Calibre 12 é o remédio certo! kkkk
    Brincadeira…
    Cara não sei o que vc pode fazer a não ser deixar o canário em um lugar protegido mesmo…
    Abraço.

  180. Luciano disse:

    Notei que a farinhada está dando diarreia no casal, tem alguma coisa haver?

  181. ROBSON BARROS disse:

    Boa tarde Pablo, duas perguntas:

    Ganhei uma fêmea de uma amigo e como não tinha macho para ela, resolvido levar para casa da minha mãe para cruzar com o macho dela, mas não deu certo, pois ele tem oito anos e me disseram que ele é muito velho. É verdade isso???

    Peguei então, comprei um macho cantador, só que agora ela entrou em troca de penas, e me disseram que agora ela não vai reproduzir, enquanto não acabar a muda de penas. É verdade isso??? Tenho algo a fazer para acelerar essa troca??

    Abraços.

    • Pablo disse:

      Olá Robson,
      É amigo, complicou agora…
      Primeiro, realmente o outro lá ta mais para vovô do que papai… da certo não.
      Segundo, quando mudamos o canário de ambiente, gaiola, local, ele se estressa, e entra em muda mesmo… Porém pode ser uma muda rápida, ou não… No período de muda eles não reproduzem.
      Vc pode reforçar a alimentação, vitamina extra PiuSana Mudamix 7 gotas em meio bebedouro por uns 10 dias, trocando a água todo dia.
      Abraço,

  182. evandro disse:

    olá Pablo estou com uma duvida e gostaria que vc me respondesse começa a contar os 13 dias aparti do primeiro ovo ou depois que ela bota todos os ovos

    em tenho um casal de belga ela esta chocando a uns 6 dias ai depois ela coloco mais 2 oque pode ter acontesido

  183. Pablo disse:

    Assim, geralmente no primeiro ovo ela não fica muito no ninho, mas pode-se contar… é uma média…
    Abraço.

  184. Igor disse:

    tenho uma canária não é nova mas ela ta botando os ovos e não ta ficando no ninho to pensando em colocar o filho desse casal com a mae e deixar o macho (pai) fora dessa essa vez será que é isso que devo fazer oq mi aconselha ?

  185. Pablo disse:

    Igor, vc pode voltar o filho para a mãe, porém ele tem que estar com o canto aberto…
    Abraço.

  186. Bruno silva disse:

    eu queria saber uma coisa eu tenho 1 canario macho a 6 mes daw eu comprei 1 femea depos dessis 6 meses ja preparada para por + eu devo ja junta os 2 ou devo deixar separo ate elis toma conheçimento um do outro?

  187. Jéssika disse:

    Boa noite,

    Estou com uma dúvida , colocamos os canários juntos, mais o macho brigou com a fêmea e então compramos outra gaiola. A fêmea é super tranquila ,não dá indícios de que está pronta por acasalamento mais o macho está bem nervoso e cantando muito mesmo.
    Gostaria de saber se o macho está querendo cruzar, e como vou saber se a fêmea quer pois ela é muito parada.
    Obrigada pela atenção.

  188. mayckon mota alves disse:

    Ola
    Coloquei o meu casal junto os dois estão levando o material para o ninho mas as vezes o macho quer gala a femea e ela nao deixa ….
    Mas eles trocam alimentos e tudo pq a fêmea nao deixa ele gala ela ?

    Me ajudei

  189. pablo , socorro por favor ,duas femeas minhas abandonaram o ninho e agora tem oito filhotes me ajudo por favor , coloquei eles em uma caixa de sapatos , com uma lampada de 15 wats e estou tratando a cada 10 a 15 minutos o que mais posso fazer por favor me ajude , o quanto antes desde ja obrigado !!!!!!

  190. Marcos Ávila disse:

    oie pablo, seguinte meu macho coloquei junto da femea ai ele fez a postura nela depois ela fica direto brigando nao deixa ele ficar no poleiro é normal?

  191. ROBSON BARROS disse:

    Boas Pablo, eu denovo!! Agora quero saber se na fase que a fêmea está chocando, e o macho só observando, e normal que ele faça cocô pra caramba??? kkkk, é que antes a gaiola ficava suja, mas agora é muita merda mesmo!
    obs.: o cocô está com aspecto normal!
    Bom final de semana à todos! Pela minha previsão semana que vem, lá por quarta ou quinta feira, os filhos estarão nascendo.

  192. Realmente ela largou mesmo, mais amanha vou tenta colocar eles de novo , mais c elas não voltarem pro ninho,esta certo oque estou fazendo ? C não estiver me uma ajuda ai, obrigado desde já !!!!!!!!!

  193. Pablo disse:

    Carlos, eu acho que dentro da caixa eles irão viver não… coloque o ninho na gaiola, se for o caso deixe a gaiola dentro de casa protegida, ai vc tenta cuidar com eles na gaiola, na hora de alimentar pode até tirar o ninho, depois coloca de volta. E o pai não esta cuidando???

  194. douglas disse:

    pablo vlw pela ajuda meus canarinhos nasceu ontem e hje nasceu o outro muito obrigado.

  195. nenhum dos dois estão cuidando , até então por enquanto esta dando certo estão crescendo , abrindo os olhos ,e comendo muitooooooo ta osso viu kkkkkkkk,não estão me dando folga , sorte que estou trabalhando a noite ta sobrando tempo pra cuida deles ,é vamos ver no que da ,qualquer novidade te informo, mais de toda forma muito obrigado amigo abraços !!!!!!!!!!!!

  196. Almir Toffano Junior disse:

    Olá, estou curtindo demais o seu site, enfim:

    ganhei um canário belga (amarelado) do meu tio, está aqui em casa há 2 meses e ainda não cantou, logo acho que é femea, porém fui numa feira proximo de casa e comprei um macho alaranjado, que está aqui em casa há uns 10 dias, logo cantando demais, a amarelada deixei proximo da gaiola do macho, ai vejo comportamentos que acho que é de femea, deixei o dia todo as gaiolas proximas, logo a ansiedade foi maior e juntei os dois num gaiolão, queria saber se fiz no tempo certo ou pode dar algo de errado.

    Já mandei fazer o DNA site da Unigen, estou aguardando o resultado, mais cruzei logo.

    Caso tenha feito algo de errado o que faço pra acertar?

    • Almir, eu teria deixado mais tempo até ver ela baixando e batendo as asinhas pedindo gala… Mas já que juntou, deixe e fique observando o comportamento deles, se der certo, ele vai cantar e ela aceitar, irão trocar comida, etc…
      Abraço.

      • Almir Toffano Junior disse:

        Olá Pablo, muito obrigado pelas dicas; e mais algumas dúvidas:

        – Com quanto tempo de vida a canária está pronta para começar a procriar, pois quando ganhei a minha me avisaram que era filhote mais estava toda com asas e penagem e ja está cmg há 4 meses.

        – como disse anteriormente, juntei o casal, algum problema de eu separar novamente e inicio o namoro até o acasalamento do zero ?

        – ou qnto tempo deverei deixar eles juntos pra saber se realmente vão dar filhotes ?

        – Algum problema de eu separar eles e ir numa feira e pedir uma fêmea ja preparada para cruzar ?

        OBRIGADO POR TUDO, VEJO O SEU SITE COMO O MAIS COMPLETO EM INFORMAÇÕES PARA CANÁRIOS BELGA, ABRAÇÃO.

        • Pablo disse:

          Olá Almir,

          Para reproduzir, somente com 12 ou mais meses de vida… macho e fêmea.
          Sim, pode separar novamente mas deixe sem se ver, depois vá aproximando aos poucos… porém pode não dar certo.

          Não existe uma regra para o tempo, pois tem canários que se aceitam logo de cara, e outros que demoram, e outros que não vão dar em nada… ai é o olho do criador mesmo para sacar o lance. Se não der certo, o mais fácil é trocar a fêmea pegando outra.

          Obrigado pelos elogios, em breve teremos muitas novidades no site, inclusive uma loja virtual com venda de produtos, ração, medicamentos, suplementos, acessórios, etc… Abraço.

          • Almir Toffano Junior disse:

            Olá Pablo, mais uma vez te perguntando rs, não sei se minha ansiedade atrapalha ou se é a falta de experiencia também, como disse anteriormente, deixei o canário laranja macho com a canária amarela fêmea, juntos desde o dia 13 de agosto, porém no dia 18 de agosto fui numa feira e o vendendor disse q eu tinha q ter uma femea com o oveiro inchado que seria mais facil eu tirar cria, ai comprei uma femea tbm alaranjada, e deixei numa gaiola aqui, e na outro gaiolão o casal, ai qndo aproximo a gaiola da fêmea perto do casal o macho parte pra cima pra tentar galar a femea mais ela corre, estão trocando de comida no bico e tal, mais ele canta muito na cara dela e ela não abaixa pra galar, na ultima segunda feira dia 16-09 separei ele, coloquei em outra gaiola pra ver ele cantando e qual femea ira arriar primeiro pra eu colocar ele, mais vendo seu site comprei o Piu sana e coloquei nas 3 gaiolas das 2 femeas e do macho tbm na terça de noite, pois a trabalho sempre viajo na quarta e volto na sexta, ai qndo cheguei sexta em casa a canaria laranja que comprei na feira havia colocado um ovinho, aproximei a gaiola do macho nela e eles estavam trocando de comida no bico, hj de manha ela colocou outro ovinho. Logo estou meio perdido,

            – O que devo fazer?
            – Junto o macho na gaiola com a femea que pos o ovinho?
            – Espero pra ver ele cantando e a femea q arriar primeiro eu cruzo com ele?
            – Há o que faço com os ovinhos que estão no ninho ?

            OBS.: Em breve vou comprar outro macho. Quero ter 3 casais aqui, vou comprar domingo outro macho.

            Abração cara e obrigado pelas dicas, apesar de eu ser Biológo, tenho a ciência de que a experiência é muito importante. Obrigado por tudo e muito boa sorte.

  197. Por favor me ajuda ai, juntei um casal de canarios o macho de 2010 e a femea de 2012 resultado;6 dia e ovos sem gala; o problema pode esta no macho ou na femea,pode ser na femea devido ser a sua primeira choca ou pode ser um macho infertil? Obrigado e boa noite.

  198. Igor disse:

    Pablo o se eu cruzar um canário amarelo nevado com uma femea isabelin branca ? vai sai cor misturada né ? o certo e eu não mistura a cor ne ?

  199. Pablo disse:

    Olá Igor, exato, faça o cruzamento dentro das cores, no caso do amarelo nevado o outro deverá ser amarelo intenso…
    Ai vc terá filhotes amarelos intensos e nevados…
    Abraço.

  200. Geraldo Leal disse:

    Boa Noite,

    Adquiri uma fêmea de canário, ela tem 5 anos de idade.

    Quais as vantagens e desvantagens na reprodução.

    Não tenho nenhuma informação sobre o histórico de reprodução da canária.

    Agradeço a atenção

    Geraldo Leal

    Florianópolis/SC

    • Olá Geraldo,
      Assim, o ideal é sempre adquirir canários da reprodução do ano anterior, ela esta meio velha, mas acho que ainda tira alguma coisa…
      USe o PiuSana Fertilidade 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias no período de acasalamento, pode dar ao macho tbm.
      Abraço!

  201. Olá amigo , por aqui estamos indo de vento em popa ,estão comendo muito, ainda bem né kkkk ,mais só tem um problema , me disseram que depois que empenarem eles começam a rejeitar a comida oferecida ,mais vou te dizer uma coisa ,c eles não quiserem comer por bem vão comer por mal rsrsrs , mais não vo deixar eles morrerem ,c puder me ajudar em alguma coisa desde ja agradeço abraço !!!!!!

  202. Wilson Andrade disse:

    olá bom dia, eu adquiri recentemente dois canarios um macho(amarelo) e uma femea(branca com cinza), ambos nascidos ano passado. o macho está embalado cantando muito. estou querendo acasalar os dois, e estou com o seguinte problema(não sei se é problema), quando coloco os dois perto um do outro, o macho para de cantar e fica piando bem baixinho e a femea também.quando eu separo ELE volta a cantar e ela fica piando alto.a gaiola dela tem um ninho de sisal e coloquei uns pedaços de barbante e ela fica com eles no bico e NÃO leva pro ninho, o que estou fazendo de errado? pode me ajudar?

    • Olá Wilson,
      Vc esta fazendo certo, agora coloque as gaiolas em uma distancia em que o macho continue a cantar e a fêmea possa ver.
      Vc perceberá que ela aceitou o macho quando ela ficar inquieta, quando ele cantar ela vai tremer as asinhas, abaixando, etc…
      Ai você junta o casal preferencia não pegue o macho na mão ele pode esfriar o canto.
      Quando perto ou juntos o macho diminui o canto mesmo, normal…
      Ministre o PiuSana Fertilidade 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias, trocando a água todo dia.
      Abraço.

      • Wilson Andrade disse:

        olá, vou fazer o que disse e vou observar, obrigado.

        • Wilson Andrade disse:

          olá, no dia 29/08/13, eu juntei o casal, e hoje dia 01/09 é que eu tive tempo de observar o casal e vi que eles acasalaram, porém notei que o macho não canta quando está acasalando com a femea, isto é normal?
          Ele leva as coisas pro ninho(pedaços de barbante) e dá comida no bico dela, e ela de vez enquando deita no ninho e sai. Quando pode acontecer dela botar o primeiro ovo? estou ancioso pra ver isto acontecer. obrigado

          • Olá Wilson,
            Normal, pode deixar eles juntos.
            Amigo não tem uma regra básica para isso, pode demorar ou não, mas se estão assim ela deve colocar logo logo…
            Abraço.

          • Wilson Andrade disse:

            olá, como eu disse anteriormente, no dia 29/08/13, eu juntei o casal, porém até hoje(15/09/13), ela não botou nenhum ovo, reparei que ela vai pro ninho fica uns minutos e sai , fica assim o dia todo, o macho sé acasala com ela quando ela está no ninho, as brigas deles são raras, ele sempre da comida no bico dela. é normal esta demora para botar um ovo???rsrsrs

  203. douglas disse:

    pablo a minha feme a nao esta saindo do ninho com quantos dias e la sai depois q o filhote nasce ja tem 4 dias q eles nasceu

  204. Pablo disse:

    Douglas, é normal, ela deve estar saindo pra se alimentar, possa ser que vc não veja…
    Mas é assim mesmo!
    Abraço.

  205. OI!
    Por um acaso do destino um canario belga entrou em um dos comodos da minha casa, e estou criando ele,meu filho disse que ele é jovem e macho.
    Como não tenho experiencia com passaros desejo saber se caso eu compre uma femea havera acasalamento?
    Ele esta começando a canta.Por favor me oriente,Obrigada e abraços.

  206. ROBSON BARROS disse:

    Fala amigo! Tudo bem?

    Cara, minha canária botou o primeiro ovo dia 14, e até o momento não nasceu.
    Não fiz o teste do ovoscópio, mas pelo tempo, não deveria ter nascido? Ou está para nascer? Detalhe, aqui em Curitiba está fazendo muito frio.

    Abraços.

  207. Pablo disse:

    Robson,
    Espere mais uns 3 ou 4 dias…

    • ROBSON BARROS disse:

      Pablo, dito e feito, nasceram dois na sexta feira…. no sábado na parte da tarde fui limpar a gaiola, e quando puxei a gavetinha de sementes, senti que tinha alguma coisa presa. Puxei mesmo assim, e para minha surpresa um dos filhotes tinha caído do ninho, ele estava meio gelado, mas ainda respirava. Voltei ele para o ninho. No momento ele está bem, e é o filhote que mais come, que tem o papinho mais cheio! Pergunta: Observando o casal (deixei até mesmo uma filmadora para gravar) notei que quem alimenta os filhotes na verdade é o macho, até mesmo a fêmea eu vi ele alimentando. Isso é normal? Não seria ela quem deveria alimentar os filhotinhos?

      • Olá Robson,
        Banca cara. Então os filhotes são alimentados por ambos, porém o macho quando é bom ele toma a frente e alimenta os filhotes e a mãe, mas ela com certeza ta alimentando eles tbm.
        Abraço.

        • ROBSON BARROS disse:

          Maravilha! Mais uma dúvida: Tinham quatro ovos, dois não eclodiram, faço o teste do ovoscópio? Você já viu aquele de colocar o ovo em água morna para ver eles se mexendo? Será que dá certo? Caso não tenha nada nesses ovos, eu tiro e coloco um ovo de plástico? Dizem que ajuda para dar suporte aos filhotes, é verdade?
          Abraços.

          • Robson, os dois que não nasceu, espere uns 4 dias a mais da data prevista.
            Sim já ouvi dizer nessa, mas nunca fiz o teste, fiz um ovoscopio e verifico nele…
            Se não tiver coloque os de plástico, serve de apoio para os outros não ficarem com as pernas abertas…
            Abraço.

  208. joao Paulo disse:

    Pablo, quando mostrava o macho a canária ela ficava se abaixando idicando que estava pronta, já casei os dois e dos 5 ovos apenas 1 está cheio. Mesmo sendo a primeira ninhada dela, percebo que ela se abaixava muito no ninho, desta forma não dava para o macho pegar, quais as dicas para resolver isto. já procurei na net sobre o assunto, mas certamente não sou a primeira pessoal que isso ocorre. poranto acredito que há algumas técnicas que ajudam a driblar esse problema.

  209. Pablo disse:

    João,
    É normal isso, o macho galar ela no ninho etc… O que vc pode fazer para melhorar, e aparar as penas da cloaca da fêmea, facilitando assim o jato do esperma do macho…

  210. Pablo disse:

    O ninho se coloca antes mesmo, agora tem qu saber qual é o ninho que vc esta usando, mas como te falei isso é normal!

  211. joao Paulo disse:

    Pablo, achei algo na net, dá uma olhada e avalia se essas informações realmente procedem..

    http://arlequim-portugues.webnode.com.br/news/gala%20ou%20n%C3%A3o%20gala/

  212. Pablo disse:

    João, eu não posso lhe afirmar, pois busquei referencias sobre o autor e nada encontrei, se o cara que falou isso for um veterinário, posso até acreditar.
    O final da matéria pelo que entendo, acho que condiz com a verdade, mas como te falei, isso é normal cara, o lance é ter paciência… Ano passado, um casal de amarelos eu tirei 4 ninhadas, todas galadas de boa… na quinta ninhada, não nasceu nenhum, esse ano a fêmea não quis nem saber, ela ta com o macho lá e nada, já fiz de tudo e nada… a única coisa que vai me restar e me livrar dela, nada mais… pois o macho é fogoso, cantador daquele que canta dançando… e olha que ela é uma canária nova 2 anos…
    Mas é isso ai!
    Abraço.

  213. Neto Andrade disse:

    Boa noite amigo sou criador de belgas mais estou passando por maus bocados aqui estou com problemas…coloquei 5 canarias com o respectivos machos só que nenhuma tirou vc acha que os problemas estão nas fêmeas ou nos machos? o que devo dar? pois Ovos cozidos, Couve, vitaminas tudo já dei…e essas fêmeas sempre teve boas ninhadas…por favor me ajude amigo…

  214. mateus disse:

    comprei um canario terminando a troca de pena e ja esta cantando ai comprei uma femea só que quando coloco ela perto dele ele nao faz nada

  215. Igor Nardi disse:

    Pablo me ajude por favor to desesperado meu canário tava cantando estralado ai coloquei com a femea ai hoje reparei que ele ta muado e o piado dele ta sainu bem fraco e rouco o que eu faço ? sera que vai morre ?

  216. Igor Nardi disse:

    obs separei ele da femea mas dei avitrin antibiótico e ele melhoro… volto ele com a femea ?

  217. Igor disse:

    Pablo tenho um canário branco acetinado e ele tava estralado ai coloquei ele com a femea sexta anoite ai ontem ele não cantou i hj reparei que ele tava muado e cantando mas sem som mi falarão que pode ser acaro de traqueia o que eu do ? to dando avitrin antibiótico e assim que ele melhora posso volta ele com a femea ?

  218. Olá Igor,
    Sim pode ser ácaros, porém esse problema trata-se com Allax, 1 gota na nuca do canário. Aplique a segunda dose só depois de 15 dias em casos graves.
    Abraço.

  219. Igor disse:

    Pablo to em duvida de uma coisa eu cubro a gaiola dos pássaros todas noites só que mi falaram que o casal branco é mais sensível então coloquei eles num comodo ai de dia tenho que deixar a luz florecente acesa ou não precisa ? e se não tive muita iluminação e eu tive que deixar a luz acesa de dia incluencia no acasamento ? ou é mais fácil eu deixar na área mesmo na varanda e vendar as laterais da gaiola pra não ter vento neles ? e é verdade que um casal não pode ver o outro?,se sim pq ? abraço

    • Olá Igor, o ideal é que seja a luz do dia mesmo, e não artificial, se não toda vez que vc ligar e apagar ele vai entender que ficou de dia e de repente ficou a noite, e por ai vai… os canários se orientam pela luz do sol, inclusive para o período de reprodução.
      Sim, não deixe os casais se vendo, pois um pode ser interessar no do outro.
      Abraço.

  220. daniel genelhu gadiola disse:

    boa noite tenho um casal belgas coloquei a femea a uns quinze dias com o macho pra ver se ela vai botar mais ate hoje nao tive resultado o que devo faser ou demora mesmo alguns dias para botar me mande uma sugestao o que devo faser

  221. joao de souza silva disse:

    boa noite gostaria de deixar aqui meu comentario tenho duas femea um macho primeiro tinha um casal coloquei juntos eles muitos bons tanto para cruzaren e cuidar do ninho quatro ovos ela iniciou a incubaçao esperei ansioso tres dias depois achei o primeiro ovo quebrado fundo da gaiola segundo ovo eu achei com o filhote morto com as costa de fora terceiro ovo naceu o filhote no dia seguinte eu encontrei morto sem as pernas no fundo da gaiola quarto ovo esperei ate 17 dias fui olhar estava gorado agora com descrevi acima comprei outra canaria coloquei com o canario ele galou bastante ela ela esta chocando mais eu tirei ele dela pois fiquei prnsando que pode ser o canario que fez isso sera que ela vai dar conta de tratar dos filhotes ou eu volto o canario junto com ela me responda pois vcs tem o conhecimento e eu ja criei mais faz muito tempo mande no meu email

  222. Gilmar disse:

    Bom dia pessoal, gostaria de tirar umas dúvidas, pois minha Tia me deu um canário só que na verdade depois de 8 meses fui ver que era canária, ai arrumei um macho pra ver se ela cruza pois já está 10 meses, ai queria saber um negócio, pois coloquei pedaços de cordas de sisal pra ela, só que acabou pois no começo ela jogava no chão da gaiola e depois sujava tudo os fios e acabei jogando fora, só que já fazia uma semana, e ontem comecei a reparar que ela começou a bicar o ninho e entrar dentro, está indo de um lado para o ouro com os restinhos do fio no bico, ai queria saber se posso colocar uns fios de lã também, até eu conseguir achar mais sisal, e outra coisa também, o pode de comida que coloquei esta vazio, ai vi agora a pouco que ela estava dentro deste pote esvaziando a comida dele. É normal isso? E quando ela fica pulando de um lado para outro as vezes ele fica com o bico aberto não deixando ela chegar perto, ou pular por perto e fica fazendo um barulho.
    Abraços

    • Gilmar, pode colocar algodão normal para ela fazer o ninho, é normal ela fazer e desfazer…
      Sobre o pote de comida ela pode estar querendo colocar ali, aconselho vc mudar o pode de comida para outro modelo, aqueles de pendurar.
      Leia um pouco sobre o acasalamento de canários: http://www.canariosbelga.com.br/acasalamento-dos-canarios
      Abraço.

      • Gilmar disse:

        Bom dia Pablo e obrigado pelo retorno, e então ela não entrou mais no pote de comida, e ai agora deixa eu perguntar, pois igual eu falei ela monta e desmonta o ninho, coloquei sisal e fios de lã, ela continua a mesma coisa, ai eu ia perguntar o seguinte, como moro em apartamento tenho pouco espaço por aqui, pois já tem cachorro, 4 periquitos e duas tartarugas, vários animais, e já chegou a ter uns 17 aqui, rssrrs, e os canários eu coloco eles pra fora na varanda e a noite coloco eles pra dentro da casa na lavanderia, será que pode ser isso também que ela monta e desmonta, pois reparei que ela desmonta sempre que mudo de lugar, ai no lugar onde compro ração o cara disse pra não mexer mais agora, achar um lugar e deixar quieto, é isso mesmo? Os periquitos eu lembro que tive que deixar em um lugar só e parado, tanto é que nasceu vários por aqui, e agora os canários queria saber se acho um lugar e deixo lá sem ter que mexer mais, apenas abrir as portinhas para trocar a ração.
        Abraços
        Gilmar

        • Pablo disse:

          Olá Gilmar,
          Sim, período de reprodução tem que deixar os canários quietos, mexer apenas para limpar a gaiola preferencia sem tirar do local, pode ser isso sim.
          Arrume um local e deixe a gaiola, vai dar certo.
          Abraço.

          • Gilmar disse:

            Ok e obrigado Pablo, já achei um local aqui e vou deixar, pois ela passou a tarde toda agora fazendo e arrumando o ninho e não vou mexer mesmo não, ai é só cobrir bem a gaiola né e deixar ela quieta, obrigado e vou colocando notícia.
            Abraços

  223. Carlos Eduardo Moura disse:

    ola amigo ,estou de volta e muito contente , os filhotes que estou criando a mão estão lindos , empenados e correndo atrás da seringa de comida precisa ver kkkkkk , tinha resolvido vender quase tudo , parece que escutaram começaram todas a arrumarem ninho ,algumas ja estão até chocando , valei amigo até mais abraço !!!!!!!

  224. Olá Carlos,
    Rapaz que bacana amigo, fico contente em saber… cara se você continuar assim, e eles aceitarem, você consegue criar esses canários ai soltos mano, sem eles irem embora!
    Abraço.

  225. Carlos disse:

    Bom Dia, hoje juntei o meu canario macho com a femea e ele parou de cantar, e começou a carregar fiapos de estopa pro ninho mas a femea não ta dando muita importancia pra ele, sera que vai dar certo dela chocar??

    Obs: estou começando a criar agora

  226. Alexandre disse:

    Pablo bom dia queria saber com quantos dias a fêmea coloca o primeiro ovo após ser galada?

  227. daniel genelhu gadiola disse:

    Oi bom dia hoje pela manha fui tratar do meu casal de belga vi que a femea botol um ovo ate quntos ovos ela pode colocar e apartir dai qunts dias ela leva pra chocar esses ovos qual procedimentos devo tomar em relacao a comida
    obrigado

  228. Pablo disse:

    Olá, hoje completou o 7° dia de encubação de um casal de canários no entanto quando fiz a ovoscopia percebi que os ovos não estão galados. Durante a faze de postura vi varias vezes o macho galando a femea, oque pode ter acontecido para os ovos não terem sido fecundados.

  229. Pablo disse:

    Bom dia, estou começando uma criação de canários e uma fêmea colocou quatro ovos e nenhum esta galado no entanto eu vi o macho galando a fêmea varias vezes, oque pode ter acontecido para os ovos não estarem fecundados?

  230. Welington disse:

    Comprei Um casal de Canarios Ontem e coloquei kd um em uma Gaiola hj umas 06:00 da manha a femea Colocou um ovo que quebrou pois estava sem ninho ainda nem avia acasalado ela com macho Pois o Macho nao esta cantando muito e nem cantando pra femea apenas batendo muito as asas quando a ver sera que ele esta pronto e esse ovo o criador que me vendeu disse que só tinha femeas no viveiro sera que ela cruzou la com algum macho me ajudem sou novo no Ramo ja acasalei ela e coloquei o Ninho dentro da gaiola

  231. Igor disse:

    Pablo vc sabe se gosmil serve pra roquidão ?

  232. joao de souza silva disse:

    ola bom dia amigo amigo preciso tirar umas duvidas minha canaria pela minhas contas naceria o primeiro filhote sabado nao naceu domingo nao nasceu sera por ela estar sosinha e tem que se alimentar pode demorar mais um poucp porque eu tenho certeza poque o canario galou bastante ela e eu nao quero mexer nos ovos e ela continua no niho so sai pra comer por ela sai do ninho pode gorar os ovos ou nao me ajude nesta questao obrigado

  233. Alex Suski disse:

    Pessoal Boa Noite hj morreu uma femea de cobre,
    gostaria de saber se posso cruzar meu macho cobre com uma femea cinza escura ????

  234. Carlos Alexandre disse:

    Ola, gostaria de saber de quanto em quanto tempo tenho que por ovos cozidos pros canarios ?

    E se posso por alface pra eles ?

  235. Welington disse:

    Blz Pablo! Entendi… Mas coloquei o ninho na gaiola da femea, e sse ela coloca ovos antes dos dois dias que vc disse pra mim acasalar os dois…
    Oque eu faço com esse ovos que não estão galados ???
    vlw amigo por esta me ajudando..

  236. ROBSON BARROS disse:

    Pablo,

    Enviei três fotos no e-mail contato@canariosbelga.

    Gostaria que fosse publicada no site.

    Abraços.

  237. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia
    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo eu tenho que por ovos cozidos para os canarios e se posso por alface pra eles

  238. Carlos Alexandre disse:

    Minha canaria botou o primeiro ovo hoje, acho que nao vou tirar ele do ninho, e eu tenho que tirar o macho da gaiola??

  239. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde, minha fêmea esta chocando posso por a banheira pra ela tomar banho??

  240. douglas disse:

    hje meus canarios estao com 16 dias um deles ja esta saindo do ninho ficando em cima do ninho com quantos dias posso tirar eles.

  241. Carlos Alexandre disse:

    hoje minha canaria botou um ovo e ficou o dia todo encima do ninho chegou a noite e ela foi pro poleiro, sera que ela volta pro ninho e sera que eu perdi esse ovinho??

  242. Adauto disse:

    bom dia, tenho um casal de vermelhos a femea está com 05 ovos, já esta com 07 dias, o macho fica correndo o tempo todo para galar a femea, inclusive no ninho, devo separar o canario?

  243. Carlos Alexandre disse:

    O meu canario ficou só quatro dias na mesma gaiola com a canaria e no quinto dia ela já botou o primeiro ovo, será que o ovo esta galado??

  244. Pablo disse:

    Carlos, pode estar galado sim, não existe uma regra para isso, é esperar para ver mesmo…
    Abraço.

  245. Gilmar disse:

    Boa tarde Pablo, deixei a gaiola no mesmo local e ela não desmanchou o ninho não, ai agora a pouco ela ficou dentro do ninho e o macho alimentou ela um pouco, e depois ela ficou dentro do ninho meio que com as asas armada e bico aberto, é normal isso?
    Abraços

  246. Carlos Alexandre disse:

    Pablo
    Boa tarde

    quando é que a loja virtual vai estar funcionando, pq eu moro em uma cidade pequena Sacramento MG, Triangulo Mineiro, e não tem lojas especializadas em aves.
    Abraço

    • Pablo disse:

      Olá Carlos,
      Cara acredito que em mais uns 30 dias, pois grande parte dos produtos são por encomenda. Mas já estou cadastrando os produtos na loja, eles chegando irei apenas contabilizar preços e estoque, mas avisarei aqui no site e nos e-mails.
      Abraço.

  247. daniel genelhu gadiola disse:

    Oi boa noite olha minha femea botol dois ovos so isso’, e normal devo tirar o macho da femea ou nao precisa ela esta sempre no ninho as vesez o macho tambem fica no ninho isso e normal

  248. Pablo disse:

    Olá Daniel, ela coloca em média 4 pode colocar mais ou menos… Pode deixar o macho junto, só separa quando ocorre muitas brigas…
    Abraço.

  249. Welington do ES disse:

    Pablo voltei agora com mais uma duvida fui la no criador a dois dias atraz e troquei o macho, Lembra da minha Femea ? entao ela colocou outro Ovinho ontem mais hj nao colocou.. ela esta com dois ovinhos que supostamente nao estao galados , agora a pouco coloque o Macho na gaiola criatoria com ela escutei ele cantando fui correndo olhar e vi ele doido querendo acasalar e ela correndo e agora? oque devo fazer ? ela estava ficando dentro do ninho os chocando

  250. Welington do ES disse:

    ué aque aconteceu com minha pergunta ela sumiu e nao vi sua resposta rsrsrsrs

  251. joao de souza silva disse:

    ola plabo boa noite vc mandou eu espersr cinco dias e depois descartar os ovos mais os ovos estao ficando escuro isso e um bom sinal tera filhotes nestes ovos tem tres ja escuro ou nao pois eu nao fis a ovoscopia me responda por favor um abraço pois vc tem ajudado muitas pessoas

  252. mateus disse:

    meu canario terminou a troca de pena a pouco tempo e estava cantando meio baixo deixei a femea perto vendo ele cantar por uns dias depois juntei as gaiolas e quando eles estavam dando beijos pela grade soltei juntos nao brigaram mais ele tambem nao galou ela só ficaram dando uns beijinhos faz dois dias que estao juntos nao sei se ele esta galando ela pois trabalho e nao tenho muito tempo para ficar olhando mais sempre que paro pra presta atençao ele ta quetao no puleiro e ela pulando e chamando por favor me ajuda ai so novato

  253. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia,
    minha cabaria botou hoje o quarto ovo, eu cuido deles de manhã e atarde quando eu chego do serviço já esta escuro e eu fico com medo de ir la ver e ela sair do ninho e dormir fora do ninho, isso aconteceu quando ela botou o primeiro e o segundo ovo ela saiu do ninho e dormiu no poleiro, ontem ela botou o terceiro ovo (sempre bota de manhã) e eu não fui la anoite intaum acho que ela dormiu no ninho essa noite, oque vc acha se eu for la hoje anoite ela sai do ninho??

    • Pablo disse:

      Olá Carlos,
      Ela sempre coloca os ovos de manhã cedo, então melhor não mexer cedo demais. A noite tbm, não mexa na gaiola, vai ocorrer justamente isso que aconteceu da outra vez.
      Agora só aguardar para nascer, caso estejam galados.
      Abraço.

  254. Gilmar disse:

    Boa tarde Pablo, gostaria de saber se a canária faz fezes no mesmo lugar igual ao periquito, e é normal ela comer muito, mas muito mesmo, pois coloquei 3 folhas de almeirão e ela devora tudo, e hj cedo minha esposa disse que ela estava no ninho e ele deu comida pra ela, ai agora a tarde que eu cheguei não vi ela muito no ninho e nem ele dando comida a ela, eu até estranhei um cantinho que o macho soltou agora a pouco, e outra coisa, as vezes ela fica no ninho em pé, as asas meio que aberta e com o bico aberto também o que poderia ser?
    Abraços

    • Pablo disse:

      Olá Gilmar,
      Ela faz por todo lado, geralmente acumula mais em um lugar pois a noite eles ficam quieto, e dali mesmo fazem no mesmo lugar.
      Cara canário come, agora fora a ração, essas coisas tem que ser oferecidas como mimos, por exemplo monte um cardápio semanal, 1 dia jiló, outro almeirão, outro maça, esta ótimo. Coloque 1 vez só no dia, se colocar mais ela vai comer sem dó!
      Sobre as asas abertas e bico, ai depende, ela faz isso a tarde? Esta calor no seu estado? Bate sol nela?
      Geralmente eles fazem isso quando estão sob sol ou calor…
      Abraço.

  255. Gilmar disse:

    Olá e boa noite Pablo, eu acho que esse negócio da asa e bico seria o calor mesmo, pois eu não estava em casa e minha esposa ficou preocupada, ai pedi para ela ver se batia sol, e ela disse que sim e pedi para colocar um negócio pra tampar o sol e trocar a água, e ela não fez mais, ai já vem outra dúvida, pois apareceu o primeiro ovo, de manhã minha esposa disse que ela ficou bastante, mas depois saiu e voltou pouco pro ninho, ai quando cheguei ela estava no ninho, mas depois saiu e ficou bastante fora se alimentando, depois vi ela no ninho e o macho perto dela cantando pertinho dela, e depois eu vi ele dado comida, ai vêm a dúvida da gala dele, pois eu não cheguei a ver e nem minha esposa, será que eles galam muito cedo, ainda quando a gaiola está coberta?
    Abraços e torcendo pra que esteja galado.

    • Olá Gilmar,
      Pois é, o ideal é a gaiola ficar em um lugar que não bata sol… se tiver calor, água fresca sempre…
      Não tem horário para o macho galar, pode ser a qualquer hora, já a fêmea coloca os ovos sempre de manha cedo, então bom não mexer cedo, pra não ver um ovo saindo e quebrando no fundo da gaiola.
      Esperar pra ver, média de 13 dias pra nascer.
      Abraço

  256. Igor disse:

    Olá Pablo adquiri á uma semana um canário filhote amarelo marfim nevado só que parece que ele esta comendo as penas do seu corpo nas partes laterais por favor me ajude o que eu faço ?

  257. Welington do ES disse:

    Pablo ja joguei os ovos fora tem uns 4 dias comprei um ninho novo e juntei os dois novamente e esta acontecendo o seguinte a Femea forrou o ninho com saco de estopa e o macho ja até trocando comida no bico, mais quando ele vai cantando pra cruzar ela corre e sempre fica só um pouquinho em cima dela sera que esse pouquinho ja ira gala os futuros ovos?

  258. Carlos Alexandre disse:

    quantos dias para nascer os filhotes???

  259. Rafael Barbosa disse:

    Boa tarde, os canários já criaram e nasceram os filhotes, porém o macho esta atacando a fêmea de vez em quando. Como coibir isso? Obrigado.

  260. mauricio disse:

    Boa tarde.

    queria saber qual e o melhor acasalamento para poder tirar os canarios da cor laranjas mas nao quero usar corante quero tirar naturalmente. Agradesso se puderem me ajudar.

  261. Fernando Lino disse:

    Prezado Pablo,

    Tenho um casal de canários que estão junto já dês de início de julho, até o momento não houve movimento no sentido de se acasalarem, coloquei o ninho e linhas mas existe um fato interessante, um dia o ninho está feito todo tecido no outro não tem mais nada. O que esta acontecendo, também estão soltando muita pena e desfiando todo o ninho por baixo.

    Abraço

  262. mauricio disse:

    ok muito obrigado.

    que raça de canarios voce cria Pablo?

  263. mauricio disse:

    E que raça de canario e melhor pra canto?

  264. mauricio disse:

    Pablo…

    Eu tambem crio canarios mosaico amarelo e vermelho tenho 25 casais

  265. daniel genelhu gadiola disse:

    ola tudo bem quando minha belga chocar os dois ovos qual tipo de alimentacao devo dar pra ela tratar dos filhotes obrigado

  266. Gilmar disse:

    Bom dia Pablo, aqui a fêmea botou 4 ovos, e ai só queria saber se é normal ela sair muito para se alimentar, pois vejo o macho alimentando ela, mas nem tanto.
    Abraços

  267. viviane disse:

    Bom dia…
    Ontem a noite coloquei minha femea com o macho, a principio se deram bem, mas essa manha fiquei observando…. um fica abrindo o bico e batendo as assas um para o outro, isso é normal ou estao brigando?

  268. João Paulo disse:

    Estou com uma canária que está com uma doença “pareçe um catarro” ela está até sem emitir som algum, aparentemente está bem de saúde, não está fraca… apenas está com esta doença.

    vc poderia me falar como poderia tratá-la,

    pedindo mais um pouco, sabe uma maneira de tratar dos pés dos canários quando as muriçocas atacam ou mesmo como evitár.

    • João, trate ela com o Canto Lindo Vias Aéreas, 7 gotas em meio bebedouro por uns 5 dias a 7 dias. Troque a água todo dia… Ela da algum espirro, já percebeu?

      Sobre as patas, o lance é evitar, e se evita colocando aqueles repelentes. Trate com a pomada Dolemil, pegue o canário na mão e meleque as patas deles a vontade, faça isso uns 3 dias, essa pomada já previne aquelas rachaduras e pipocas que costumam aparecer.

      É isso ai, abraço.

  269. ROBSON BARROS disse:

    Boas Pablo,

    Meus dois filhotes estão com 20 dias, e já começaram à sair do ninho, mas o casal começou a bater neles.
    O que eu faço? Coloco a separação na gaiola? Será que eles irão alimentar os filhotes pela grade?

    Abraços.

  270. kamilly disse:

    Hoje as 11:50 da manhã cheguei em casa e fui checar meus canarios porém minha canarinha estava deitada no chão e ela estava muito mal peguei-a dei a ela um ovo de galinha cozido quando ja estava frio e logo em seguida dei a ela água agora ela ja está boa.Mas por que aconteceu isso com ela?

  271. Pablo disse:

    Boa tarde,
    O casal tem que ficar junto na postura da fêmea?

    Att

  272. mellyssa disse:

    ola, não sei o que eu faço eu posso deixar o passarinho de 26 dias em outra gaiola sosinho?

  273. douglas disse:

    meus filhotes esta com 28 dias e minha canaria ja botou mas 3 ovos e eu quero tira o macho mas ele ainda da comida pra eles, sera q posso tira eles e ver se eles come sozinho, ow e ariscado.

  274. Gilmar disse:

    Bom dia Pablo, deixa eu fazer outra pergunta, pois no começo eu trocava a gaiola de lugar e a fêmea sempre desmanchava o ninho, ai vc disse para não mexer mais no ninho, ai eu coloquei em um lugar e não troquei mais de lugar, o pior que como moro em apartamento eu coloquei eles na varanda, e agora o tempo mudou e até choveu está noite, eu cobri bem eles coloquei 3 toalhas, um saco por cima e uma telha também, será que pode atrapalhar essa chuva ou o frio, pois ela está no ninho mas um pouco frio.
    Abraços

  275. Sousandrade disse:

    Olá, boa noite. Veja esta situação de meu casal de canários: o macha estava cantando mto. Aproximava da fêmea parava. Ela, qdo percebia que eu estava levando o macho, ficava agitada, “chamando” mto. Ele tb passou a reagir assim. Mas, juntos, n davam sinal de acasalamento. Juntei os dois. Vi trocando comida só, n vi acasalando. Ela começou a por ovo -o 1º no piso, quebrou, outros 2 dentro da ração, apesar de ter ninho. Tirei os ovos e troquei por ovos plásticos (nada parecidos com os dela). Ela n deu bola. Agora estão dormindo no puleiro, n sobre os ovos. Será que estão galados e que ela está “choca”? Vale a pena esperar ou melhor separar? Obrigado.

    • Olá,

      Isso ocorre por se tratar de uma fêmea jovem… mas faça o seguinte, coloque um comedouro do tipo em que ela não possa por os ovos dentro…
      Depois coloque o ninho e material para ela fazer o ninho, use algodão mesmo…
      Deixe o casal juntos, esses ovos descarte ela irá colocar novos, aguarde…
      Abraço.

      • Sousandrade disse:

        Obrigado pela resposta. Como vi novidades, volto a perguntar: ela parou no 3º ovo. Agora estão, ambos, chocando os 2 ovos que restaram. Vou aguardar o 8º dia e ver se há embrião. Se não houver vou descartar os ovos. A recomendação é deixar os dois juntos até nova postura? Obrigado.

        • Sousandrade disse:

          Boa tarde, Pablo. Desculpe o perguntório. Vi que são centenas de perguntas. Mas, o casal vinha chocando os 2 ovos e, antes que eu fizesse a ovoscopia, hoje – depois de 4 ou 5 dias do último – ela botou mais 1 ovo. Isso já deve ser da 2ª postura, n é isso? E agora n tenho mais como fazer a ovoscopia pois n saberia quais os 2 primeiros ovos.

          • Pablo disse:

            Não é normal, mas pode ocorrer… espere mais para ver se nasce, o outro que ela colocou tbm pode nascer porém vc terá que ficar de olho pois a diferença de tamanho deles será grande, o último a nascer pode ficar por baixo e vir a morrer… abraço.

        • Só separe o casal em casos de brigas, fora isso pode deixar…
          Abraço.

          • Sousandrade disse:

            vlw mesmo!

          • Sousandrade disse:

            Olá, boa noite. Fim da incerteza. nasceram 4 filhotes. Ainda n tiver tempo de comprar a farinhada cc etc, então a fêmea está alimentando com sementes comuns, às vezes couve, maça, ovo. Eles começam a sujar o ninho e isso pode trazer doença, né? Pergunto: pode deixar a alimentação assim? Devo trocar forrar o ninho com papel hgiênico sei lá ou trocar o ninho e ir lavando? Obrigado pelas dicas.

  276. diego disse:

    olá gostaria de saber quantos dias após o nascimento dos filhotes eu retiro o macho da gaiola??
    desde já agradeço!!! abraços

  277. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde

    Comprei uma papa de ovo amarela extra e uma farinhada cc2030 Premium, gostaria de saber como usar ???

    Obs: comprei no site que vc me passou Terra dos passaros

    • Olá Carlos, a farinhada cc2030 pode oferecer sempre, geralmente deixo um coxinho cheio direto… a papa não sei, mas acho que umas 2 vezes na semana ta bom… abraço.
      Há… breve nossa loja virtual estará online, com esses produtos e muito mais, avisarei no site quando estiver no ar…

  278. Carlos Alexandre disse:

    ah e tbm gostaria de saber como que funciona a Cantaxantina 10% (como usar) ?

  279. Igor disse:

    Pablo tenho um casal de amarelo nevado a femea boto 4 ovos mas parece que o macho tava brigano com ela(ela tava saino do ninho) ai separei ele fiz certo ? agora ela volta a sentar no ninho dinovo ? ou tenho que colocar outro macho

  280. VICTOR disse:

    OI AMIGO, EU ERA CRIADOR DE PASAROS SILVESTRE SEM REGISTRO AGORA PAREI COM ISSO PQ É ILEGAL. COMECEI COM 2 CASAL DE BELGA QUE COMPREI NA AGROPECUÁRIA. MAS QUERO CRIAR COM ANILHA COMO FAÇO? VC VENDE FILHOTES COM PEDIGRI NÃO IMPORTA O PEÇO MAS QUERO QUALIDADE. PQ OS QUE EU COMPREI NA AGROPECUÁRIA NÃO PARECE SER BOM. UM CASAL O MACHO ESTA ROCO E CANSADO, E O OUTRO CASAL É A FEMEA Q ESTA ROUCA E NÃO QUER ACEITAR O MACHO DE JEITO NEN UM.

    • Olá Victor,
      É realmente criar pássaros silvestres sem licença é fria, os canários belga vc pode criar tranquilo, pois o IBAMA não pode interferir…
      Bom, as anilhas entre em contato com o Anilhas Capri http://www.anilhascapri.com.br e fale que foi indicado pelo site Canários Belga.
      No momento não tenho para vendas, período de reprodução…
      Sobre os canários rouco, certamente estão com ácaros de traqueia, compre Allax e pingue 1 gota na nuca, repita a dose apenas depois de 15 dias em casos graves…
      Ministre uma boa vitamina, uso o PiuSana Nutramix, 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias, trocando a água todo dia…
      Abraço.

  281. ROBSON BARROS disse:

    BOA TARDE,

    PABLO, JÁ ESTOU SEPARANDO MEU FILHOTES QUE ESTÃO COMENDO SOZINHOS, E MILHA FEMEA JÁ BOTOU DOIS OVOS. ESTOU UTILZANDO A TECNICA DE RETIRAR OS OVOS (COLOCANDO UM DE PLÁSTICO), PARA COLOCÁ-LOS DE UMA SÓ VEZ.
    SÓ TENHO A DÚVIDA, TIRO OS OVOS ATÉ ELA COLOCAR O ÚLTIMO? MESMO QUE ELA BOTE 5 OVOS?

    ABRAÇOS!!!

  282. ROBSON BARROS disse:

    E AS FOTO?? NÃO DERAM CERTO???

  283. Juliana disse:

    Olá!
    Minha canária botou um ovo no dia 7 de setembro e somente 1 semana depois, botou mais 3.
    O primeiro ovinho ainda não eclodiu, acredito que não esteja galado.
    Como posso saber se os outros estão ou não galados? Ela não sai do ninho e qdo sai para comer, é o macho que fica chocando.
    Obrigada.

  284. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde.
    Pablo

    Domingo 22/09 fez 13 dias que minha fêmea botou o primeiro ovo, até hoje ainda não nasceu nada e ela botou 5 ovos, quanto tempo eu espero para descartar os ovos e se eu descartar qual o procedimento que eu tomo com o macho eu deicho ele na gaiola junto com a fêmea para tentar a próxima postura com o ninho ou eu tiro o macho da gaiola?

  285. Carlos Alexandre disse:

    Eu acho que o calor pode atrapalhar o nascer dos filhotes pq aqui na minha região esta muito quente, sera que eu posso mudar a gaiola de lugar (um lugar mais fresco) sera que a fêmea não larga o ninho se eu mudar a gaiola de lugar??

  286. Pablo disse:

    Olá Carlos,

    É arriscado mudar de lugar… mas tente se for melhor…
    Eu costumo jogar água no lugar aonde eles ficam, de tarde peço pro meu filho fazer o mesmo e a noite faço de novo, sem falar do tempo seco que é no DF, uso um borrifador para umedecer os ovos e filhotes…
    Abraço.

  287. Carlos Alexandre disse:

    Boa Noite

    Gostaria de saber como usar a cantaxantina 10%

  288. joao de souza silva disse:

    pablo boa noite estes dias eu pedi a vc um dica sobre minha canaria pois tinha cinco ovo e estava escuro eu perguntei avc se seria filhote pois ja fazia 20 dias vc mandou eu descatar os ovos pois bem eu comcei na 1 estava gorado 2 tambem 3 tambem quando chegou o guarto ovo eles estavam normar brancos eu pensei se os que tava escuro estava gorado vou descartar pegue ele nao dava para ver nado sobre a luz quebrei tinha um filhote mais muito pequeno nao ia sobreviver coloquei no lixo com muita do dexei o outro ovo e naceu um lindo filhote agora ele esta com 11 dias a canaria nao esta ficando muito deitado no ninho mais o casal esta tratando isso e normal ou a canaria tinha que ficar no ninho tenho outro femea que esta chocando mais ela esta sem voz e parece que ela esta sempre com casca de ovo mastigando que sera isso pode me ajudar obrigado um boa noite

    • Pablo disse:

      Olá João, então amigo, já aconteceu isso comigo, por isso arrumei um ovoscopio para poder ver, pois quando quebrei e vi que tinha 1 vivo, fiquei chocado…
      A média de choco é de 13 dias, agora se a canária vive saindo do ninho, pode demorar mais, a ovoscopia com 6 a 8 dias e já sei se ta galado ou não…
      A canária sem voz, ministre o canto lindo vias aéreas 7 gotas em meio bebedouro por 5 dias e veja se ela melhora…
      Abraço.

  289. Tony AZ disse:

    Boa noite Pablo, eu tirei os quatro ovos de uma canaria e coloquei em outra que estava chocando, será que corre o risco dela rejeitar?

    Obs: essa canaria que coloquei os ovos estava com quatro ovos todos claros, então usei ela para chocar os ovos da outra e vou colocar o ninho de novo na canaria que tirei os ovos para poder colocar ovos novamente.

  290. jaeme neto disse:

    oii estou com um casal de filhotes de belga de 30 dias, demora quanto tempo para eles chocar?

    OBG!!!

  291. fernanda disse:

    Boa tarde

    Tenho uma femea de Canario Alemão,que inclusive esta sozinha na gaiola,mas esta semana,reparei que colocou ovo duas vezes,so que como não tem ninho,os ovinhos se quebraram,como é possível fecundar se esta “solteira”?

  292. Carlos Alexandre disse:

    Boa Noite,
    Pablo.

    Como vc sabe sou iniciante e seu site e vc ja me ajudou muito, hoje nasceu 2 passarinho de 5 ovos acho que amanha sai mais, e o ninho que ela esta ‘e bem grande mas com os materiais (fios de estopa e algodao) que eu coloquei pra ela fazer o ninho ficou bem apertado do tamanho dela, sera que quando eles estiverem crescendo eu tenho que tirar os materiais do ninho pra ter mais espaco ??

  293. Pablo disse:

    Olá Carlos,
    Que bom que o site esta lhe ajudando, a ideia de fazer ele foi essa mesma.
    Bom, pode deixar da forma que esta mesmo, com uns 10 dias de vida eles irão defecar muito, ai vc terá que ter um ninho de reserva, ai vc tira eles de uma e coloca no outro, ai não precisar ter mais o material do ninho…
    Abraço.

  294. joao de souza silva disse:

    ola amigo pablo tenho uma femea chocando ja esta com 16 dias mas os filhotes nao naceu pois ela esta sosinha esta com tres ovos eu fui dar uma olhada nos ovos e parece que tem filhotes mas neste dia ela ficou fora do nimho meio dia sera que os filhotes morreram pois ela sai para comer e nao tem ninguem para esquentar os ovos pode ser que esfriarao e eles morrem depois ela voltou e ta no ninho aguardo sua resposta

  295. Olá João,
    é normal, pode ficar tranquilo se tiver galado e vivo irá nascer… Aguarde mais alguns dias…
    Abraço.

  296. barto disse:

    ola pablo botei minha canaria na gaiola de reproducao sozinha e quando eu boto o macho vendo ela e ele comecam a cantar ela abaixa e comecam bater as asas quero saber se posso botar os dois juntos sem a divisoria na gaiola de reproducao e quero saber se durante o acasalamento posso continuar botando avitrim reproducao.

  297. Wilson disse:

    olá, como eu disse anteriormente, eu juntei o casal no dia 29/08/2013 e hoje dia 27/09/13 ela não botou nenhum ovo,porém eles “copularam” varias vezes, praticamente todos os dias deste intervalo. nestes ultimos dias eles estavam brigando muito e resolvi separá-los. estava dando AVITRIN pra eles. agora um fica chamando o outro. estou fazendo certo? ainda pode acontecer dela botar algum ovo?
    obs.: ela fica no ninho um pouco e sai.

  298. laercio disse:

    ola bom dia eu laercio gostaria de saber se eu posso colocar um canario com uma canaria e depois de acasalada posso colocar com outra elas chocariao os ovos sozinhas

    • Olá Laercio,
      Esse processo chamamos de Bigamia, porém aconselho a prática apenas para quem tem experiência, pois precisa de alguns ajustes antes, como ter gaiola própria, pelo menos a de criação que tem a grade no meio, pois vc precisa alternar o canário entre as fêmeas sem ter que pegar ele na mão… antes de tudo é necessário deixar as fêmeas juntas por um grande tempo, para que se acostumem juntas, etc…
      É um processo mais complicado, requer maior tempo e dedicação…
      Abraço.

  299. Adinaldo disse:

    é minha primeira visita no site… vejo que a maioria sofre do mesmo mal que eu… ansiedade!!! rsrsrsrs estou com dois casais e já é final de setembro, um pouco tarde, porém as fêmeas não estão prontas ainda…estou aguardando…mas dá ansiedade…é ruim esperar…rsrsrsrs parabéns pelo site.

    • Olá Adinaldo,
      Então, a reprodução é fruto de tudo que vc fez durante o ano, ou seja, existe toda uma preparação dos canários antes, saúde, vermes, vitaminas, alimentação, etc… porém ainda corremos o risco da fêmea não entrar no período, do macho entrar em muda, como aconteceu com 1 casal meu aqui, e o outro até hoje nada, mas é assim mesmo, se não der nessa é aguardar para o próximo período…
      Abraço e obrigado!

  300. VICTOR disse:

    Pablo, um dia desses ai pedi uma opinião pra vc sobre roquidão de canários. vc me disse pra comprar o alax, e piu sana nuta mix. mas não encontrei. então comprei o alax e o canto livre que o cara da agropecuaria me falou. agora eis o x da questão… os filhotes ja estão pra nascer! sera que faz mal dar os remedios?

  301. Pablo disse:

    Olá Victor, eu devo ter te indicado o Canto Lindo Vias Aéreas, e caso não resolvesse partir para o Allax…
    Cara é quase certeza que o Allax irá interferir na reprodução, não posso lhe assegurar…
    Abraço.

  302. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia

    Posso dar vermifugo para o casal com filhotes??

  303. Olá Carlos,

    Acredito que não, pois esse período de reprodução muita coisa pode afetar… vermífugo geralmente fazemos após a muda dos canários, meados de março…

  304. Carlos Alexandre disse:

    Pablo
    com quanto tempo o macho começa a cantar??

  305. VICTOR disse:

    PABLO O MEU CASAL DE BELGA ESTA CHOCANDO DESDE 17/09/2013.JÁ TEM 14 DIAS, MAS ATE AGORA NÃO NASCEU! SERÁ QUE GOROU OS OVINHOS?

  306. sebastiao bezerra disse:

    ola,pablo meus filhotes de canario com 8 dias de nacido morrerao todos. o que sera q aconteceu sera que e a nossa regiao que e muito quente eu moro no interio de NATAL RN

  307. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia,
    Meus canários não estão comendo a farinhada CC2030, e estão com filhotes (por isso que eu acho que deve comer a farinhada pelas vitaminas contidas nela), ai eu tirei todas as outras comidas para ver se eles comem tirei o alpiste o jiló a maçã os ovos cozidos, pra eles ficarem com fome e comer a farinhada, vamos ver no que vai dar fiquei com dó deles mas se eles não comerem a farinhada vou ter que voltar com as outras comidas pros filhotinhos não morrerem de fome.

  308. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde.
    Os meus canarios filhotes estao com 7 dias, sera que eu posso por a banheira pros pais deles tomar banho??

  309. andré disse:

    eu tenho um viveiro com 5 femias e trez machos
    eu queria saber se tem condições de alguns se reproduzir
    ou tenho que se paralos
    e ñ entendi sobre po de piolhos como eu uso obrigado belo saite

    • Olá André, no viveiro vai ser complicado, aconselho formar os casais e separar fazendo o procedimento de acasalamento…
      O pozinho vc aplica abaixo das asas nas costas… interessante molhar os poleiros e depois dar uma borrifada com o po neles tbm… livre os comedouros e bebedouros tire na hora da aplicação…
      Abraço.

  310. daniel genelhu gadiola disse:

    dia25de outubro os filhotes fasem um mes com qunts dias devo tirar eles do casal e qual comida devo dar a eleles os filhotes to colocando jilo couve maca isso ajuda no dia dia um abraco me deixe umas dicas se eu estiver errado valeu

  311. Pablo disse:

    Olá Daniel,
    Em média com 30 a 35 dias separamos… porém ficamos de olho se os mesmos irão comer sozinhos…
    Sim pode continuar dando a mesma coisa que da aos pais…
    Abraço.

  312. Pablo disse:

    Olá Daniel,
    Em média com 30 a 35 dias separamos… porém ficamos de olho se os mesmos irão comer sozinhos…
    Sim pode continuar dando a mesma coisa que da aos pais, interessante comprar a farinhada cc2030, deixar sempre na gaiola um pote cheio.,..
    Abraço.

  313. andré disse:

    como se faz para naseren outras cores de passaros

  314. alexandre disse:

    Boa tarde Pablo.

    MEU CASAL AINDA ESTAVA COM FILHOTES E A FEMEA PÔS MAIS TRES AVOS E NÃO VI O MACHO ACASALAR COM ELA , GOSTARIA DE SABER SE OS FILHOTES ATRAPALHAM OU NÃO?

  315. alexandre disse:

    E SE ESTES OVOS PODEM ESTAR OU NÃO GALADOS .

  316. Bruna disse:

    Olá Pablo!
    Minha canária tinha botado 3 ovos e foi dispensando-os por vez… Só que os 2 últimos me parece que ela jogou do ninho, abriu e havia filhotinhos…
    Devo deixar o ninho em lugar baixo? Por que ela joga os ovos?

  317. Rodrigo Mickael disse:

    Olá Pablo tenho 30 anos, adoro pássaros desde criança e sempre tive vontade de conseguir uma criação. Tenho um casal de canários com a fêmea chocando 3 ovinhos, tudo certinho! O problema é que eles não tiveram muito tempo pra namorar(umas 2 semanas), eu os separei algumas vzs e até a postura dos ovos eles ainda brigavam. Não tenho experiência e tenho receio de tentar utilizar algum método para conferir se há embrião nos ovinhos. Não vi nenhum tipo de intimidade no casal, mas estou esperançoso. Você já teve algum caso assim e que os filhotes nasceram? Qual a chance desses ovos estarem galados?

  318. Marcos Elias disse:

    Minha Canaria arruma o ninho e o macho sempre fika desarrumano isso e normal ?

  319. Igor disse:

    Pablo meu filhote ta 34 dias ele já come verdura e fruta sozinhu posso separe ele ? as vezes ele ta brigando com o pai…

  320. graciela petroli disse:

    queria saber porque o casl briga tanto e quanto ela poe os ovos ela mesma quebra oque esta acontecendo tenho um casal só.

  321. Amaro Alcides disse:

    PARABÉNS PELO SITE.

  322. IGOR RODRIGUES disse:

    OLA PABLO SOU CRIADOR DE CANARIOS BELGA .PABLO COMPREI UMA CANARIA MOSAICA EM UMA VETERINARIA E PERCEBI EM CASA QUE ELA PARECE ESTAR COM GOGO OQUE POSSO ESTAR DANDO PARA ELA ESTAR MELHORANDO QUE TIRAR ALGUNS FILHOTES MOSAICOS PODERIA ESTAR ME AJUDADNDO SER GOGO POSSO DEIXAR COM OUTROS CANIRIOS OU ESTA DOENÇA PASSARA PARA OUTROS

  323. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia

    Meus filhotes já estão com 19 dias, e só saiu um do ninho os dois que ficaram parece que ainda estão meio inseguros, e hoje de manhã a fêmea estava no ninho sera que ela já ta querendo botar novamente??

  324. Olá Carlos,

    é possa ser que ela esteja querendo, o que vc pode fazer é separar ela, deixar o macho cuidar dos filhotes esses dias, ai ela deixa descansando, banho, vitamina, etc… quando separar os filhotes vc volta ela e o macho pimba…
    Abraço.

  325. Geraldo Leal disse:

    Boa tarde!

    Tenho um casal de canários com 03 filhotes com 4 dias, e o casal já acasalou.
    O que devo fazer? Separar o macho?

    Obrigado pela atenção!

    Geraldo Leal

  326. Geraldo Leal disse:

    Boa tarde!

    Outro detalhe com relação ao mesmo casal. Já jogarão 3 vezes um filhote para fora do ninho. Eu não sei se é o mesmo filhote. Sabes informar o que está acontecendo?

    Agradeço a atenção.

    Geraldo Leal

  327. Carlos Alexandre disse:

    Boa Noite,
    Agora atarde sairam todos do ninho e ja estao dormindo no poleiro, posso deichar todos juntos (macho, femea e filhotes), se ela comessar a botar eu tiro os filhotes e o macho????
    Com quantos dias eu separo os filhotes dos pais??

  328. Olá Carlos, ai depois que ela colocar não tem sentido vc separar, a ideia seria para que ela não colocasse e tirasse um descanso até a separação dos filhotes…
    Separa-se com 30 a 35 dias de vida, sempre observando se estarão comendo sozinhos… a dica é colocar eles em um viveiro junto com outros mais velhos, para que aprendam a comer…
    Abraço.

  329. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia
    Meus Filhotes estão com 21 dias e a fêmea (mãe deles) está querendo botar novamente, mas os filhotes ficam atrapalhando fica pulando dentro do ninho sera que eu posso por a grade de divisão na gaiola e separa os filhotes dela eles ainda não come sozinho, se eu puder separar os filhotes eu deicho o macho junto com o filhotes ou junto com a fêmea? ela ainda não comessou a botar esta só ensaiando, acho que o macho precisa ficar com ela pra continuar galando ela.
    Oque vc me diz ??

  330. mauricio disse:

    Bom dia.

    preciso de ajuda, no meu criatorio tem piolho e as canarias estao com filhotes pequenos e os piolhos estao mantando os filhotes.
    Oque fasso para matar esses bichos?

  331. Olá Mauricio,

    Isso se da a falta de manutenção, limpeza das gaiolas, ninhos…
    Compre o piolhaves (pó), tem que aplicar nas costas dos canários e embaixo das asas… lavar sempre o ninho, e aplicar no ninho…

    Lavar os poleiros, deixar de molho em uma solução com água, vinagre e limão, deixar secar no sol, depois raspe o poleiro com um faca serra, fazendo frisos em um único sentido (observe para não deixar farpas).
    Bebedouros e comedouros devem ser lavados nesta mesma solução, deixando de molho por uns 5 minutos…
    Abraço.

  332. mauricio disse:

    Muito obrigado vou faser isso agora mesmo.

  333. Francisco Granado disse:

    Olá Pablo, bom dia!
    Tenho uma fêmea nova e três canários, coloquei a fêmea com um dos canários que ela recusou e estavam brigando muito os separei, passado alguns dias coloquei a mesma fêmea com outro macho onde praticamente não houve brigas e ela começou a postura com 4 ovos, passados uns dez dias fiz a ovoscopia e os ovos estavam brancos, retirei o macho achando que ele poderia estar infértil e esperei uns dias para colocar com o terceiro canário que ela também recusou chegando a brigar com ele. O que me aconselha a fazer agora após esta misturada que fiz? O segundo canário ela aceitou e ele tem uns 2 ou três anos.
    Abraços

  334. Guilherme disse:

    Estou com 2 filhotes com 17 dias e o ninho esta muito sujo o que devo fazer ?

  335. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde
    Pablo.

    Meus filhotes etao com 23 dias e nao sei se ‘e o macho ou a femea que esta rancando as penas de um dos filhotes e colocando no ninho, ai eu coloquei a grade de separacao e separei a femea deichei os filhotes com o macho mas a femea ja esta chocando 3 ovos, sera que fiz o certo, por favor me de umas dicas..
    Obrigado

  336. Olá Carlos,
    Sim, certamente é a fêmea querendo fazer ninho… é meio normal arrancar, mas não podemos deixar…
    Fez certo, separar ela e deixar com o macho…
    Separe com 30 a 35 dias os filhotes, coloque num viveiro com outros mais velhos, para aprenderem a comer…
    Abraço.

  337. Mateus Americo disse:

    olá,gostaria de uma ajuda crio canários bélgas a tempo mas me aconteceu um fato nunca antes ocorrido minha fêmea ponhou com um filhote no ninho o que faço ?

  338. Carlos Alexandre disse:

    Obrigado Pela dica Pablo.
    E depois que eu Separar os filhotes do macho com 35 dias com certeza a femea ja vai ta com filhotes novamente ai eu junto ela com macho ou deicho a mae sozinha com a ninhada e o macho sozinho numa gaiola??

  339. Wilson Andrade disse:

    olá, fiz como foi orientado anteriormente, troquei a femea, e hoje dia 20/10/2013, uma semana depois, ela botou o primeiro ovo, meio azulado. só uma pergunta: a parti de hoje, quanto tempo em media para nascer o primeiro filhote?

    obrigado, abraços….

    • Wilson Andrade disse:

      Olá Pablo, como eu disse anteriormente, a femea botou o primeiro ovo no dia 20/10/13 e no dia 04/11/13, nasceram dois filhotes, e os outros dois filhotes demorou mais dois dias para nascerem.+Ou- no dia 08/11 eu verifiquei e percebi que dois filhotes tinham morrido,então os tirei do ninho, deixando somente os dois vivos.e creio que eles estão bem,esta começando a nascer as penas.

      obrigado….

  340. victor luqueci disse:

    Ola meu camarada , minha fêmea esta no processo de fazer o ninho ela arruma e desarruma , sendo que o macho só olha , e as vezes quando ela esta no ninho ele sobe nela mais eu acho que nao galã pois ele nao canta em cimadela , tem alguma coisa aver ? A minha fêmeaqando peguei ela na mao dei uma apertada na cloaca dela saiu um liquido branco mais ela puxou de volta o que será ? Abraços

  341. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde.
    Pablo
    Separei o Macho com os filhotes como eu tinha te falado, mas o macho começou a bater em um dos filhotes, ai eu separei o macho deles tbm hoje eles estão com 27 dias.
    A fêmea esta em uma divisão da gaiola o macho em outra e os filhotes no meio, a fêmea e o macho trata dos filhotes pelas divisões vc acha arriscado eu deichar desse jeito? a fêmea esta chocando vc acha que eu posso juntar ela com macho?? os filhotes estão começando a comer sozinho eles gosta muito de Pepino e jiló isso não falta na gaiola deles.
    Oque vc acha que eu faço ???

    Vc já deve ta cheio das minhas perguntas né rsrsrs é pq eu fico muito ancioso e preoculpado com os filhotes.

    Abraço e obrigado

  342. Olá Carlos,
    Assim, acho que vc ta fazendo as coisas meio com pressa, ansiedade demais…
    Todos ficamos, rsrsrs mas o melhor é ter paciencia e calma…
    Bom da forma que relatou, deixe como está, o lance é um dos dois continuar cuidando dos filhos, apesar que se estão comendo pouco sozinhos, mais uns 5 dias pode separar de vez, ai fica atento…
    Qualquer coisa estou aqui, abraço.

  343. Carlos Alexandre disse:

    E depois eu posso Juntar o macho com a fêmea chocando?

  344. Sim pode, se der alguma briga vc separa.

  345. victor luqueci disse:

    Quanto tempo leva para vim o primeiro ovo ? PAblo hojer eu vi o macho galando ela no poleiro , agora tenho mas certeza rs, a cloaca dela esta muito grande .

  346. Olá Victor,
    Não existe uma regra para isso, mas se ela esta assim, logo irá colocar, só ter paciência…
    Abraço.

  347. Idileide Chagas disse:

    Olá, por favor gostaria de uma ajuda, tenho um canário campainha (casal), a femea colocou 4 ovinhos, fez o ninho e tudo mais, fica lá dentro direto,procuramos não mexer com com ela,mais o problema é que já fazem quarenta dias +- que ela está no ninho e até agora os ovos não includiram.
    Aguardo uma ajuda.

  348. wandereli disse:

    olá ja tirei 3 ninhada ninhada de canarinho ja faz mais de 30 dias que ela chocou os filhoteja come sozinho queria saber se posso colocar de novo pra chocar pois ela arranca pena dos filhote pra fazer o ninho e quando o macho canta ela abaixa pedindo gala ela ate curruchia ela ta comendo bem pois ñ falta almerão,jilo vitamina e ovo á e qunado os filhote tava com 10 dias ela botou 2 ovinho ñ botou mais porque eu tirei o ninho pois ta sem o macho eu devo colocar de novo

  349. wandereli disse:

    dez dia ñ foi com 20 dias

  350. Carlos Alexandre disse:

    Boa Noite
    Minha gaiola esta com umas mosquinha bem pequeninas ate parece umas furmiguinhas, mas tem asas oque pode ser? e como acabar com elas?? elas geralmente fica embaixo do jornal do fundo da gaiola entre o jornal e a tampa debaixo

    • Olá Carlos,
      Notei isso aqui tbm, porém não acho que seja nada perigoso… acredito que por conta das chuvas, sei lá… o que to fazendo é a troca do ninho de 2 em 2 dias, essa semana ja não vi elas mais…
      Seguinte, sobre o jornal, aconselho o amigo abandonar isso, semana passada estive lendo uma matéria de uma veterinária da ouro fino, achei interessante e irei postar algumas coisas aqui no site…
      Eu particularmente não uso jornal, prefiro lavar o fundo e grade da gaiola, assim evito acumulação de sujeira, que pode resultar em ácaros, coccidiose, etc…
      Abraço.

  351. barto disse:

    ola pablo minha canaria estar no decimo segundo dia chocando mais nesses últimos dias ela estar saindo muito do ninho isso pode atrapalhar abraco

  352. Olá Barto, acredito que atrapalhe não, possa ser que ela esteja se preparado para alimentar, mas aguardemos para ver…
    Abraço.

  353. barto disse:

    outra coisa pablo quando os filhotes nascer posso colocar maça e jiló ao mesmo tempo

  354. Eduardo Neto disse:

    ola pessoal, tenho dois canarios aqui que coloquei pra reprodução, a femea esta 100% pronta, e o macho tb, a femea tem uns 2 anos de idade e o macho tem quase um ano de idade, esta femea estava com um outro macho q tenho que esta sem penugem no pescoço, ela botou 4 ovos todos brancos, agora fiz o namoro dela com o novo e coloquei os dois na gaiola com divisória, a femea nao parece estar interessada no macho novo, mas ele só falta enfiar a cabeça na grade da gaiola pra ir com ela, quando eu tiro a grade divisoria, a femea pede gala pra ele, sexta feira ele galou ela 8 vezes, só que ela bate nele e muito, essa femea quer o q esta sem pena no pescoço, só q ele nao esta pronto pra criar, sera q a femea vai cuidar bem dos filhotes sozinha? se eu deixa o macho solto com ela tenho medo q ela mate ele, ela ja esta fazendo o ninho, acredito q dentro de 1 ou 2 dias ela deve botar o primeiro ovo, estou fazendo como uns amigos me disseram, estou tirando a grade divisoria só pro macho galar ela, nao é problema com o macho, pois ele canta mesmo com a femea na gaiola, e quando ele canta ela pede gala tb, um detalhe é que a femea esta cantando muito, nunca vi isso.

    • Olá Eduardo,
      Sim você pode abrir a grade e após a gala separar, sem problemas, a fêmea se vira sozinha com os filhotes numa boa…
      O fato da fêmea cantar é raro, mas ocorre quando ela esta muito pronta, fica agoniada e da uma cantada, mas é diferente do canto do macho…
      Abraço.

  355. Marcelo disse:

    E preciso separar o macho apos o nascimento dos filhotes?

  356. barto disse:

    ola pablo quando os filhotes nascerem posso deixar a banheira para os pais tomarem banho? e com quanto tempo de nascido posso botar os filhotes para tomar sol ? abraço

  357. Eduardo Neto disse:

    ola pablo, obrigado pela dica, vc tem noção de mais ou menos quantos dias após a gala a femea bota o primeiro ovo? sexta feira ele começou a galar a femea, desde entao tenho colocado os dois juntos todo dia para a gala, a femea esta fazendo o ninho de jornal, forneci barbante e fios de estopa mas ela nao se interessou, eu piquei o jornal e deixei pra ela carregar para o ninho.

  358. Vinícios Pereira disse:

    Estou querendo criar um casal de canário belga e fazer com que eles se acasalem, mais tenho dúvidas em relação a isso. Como faço para criá-los, alguém pode me ajudar?

  359. barto disse:

    ola pablo, estou com uma canaria e ela estar com a respiração forte abrindo o bico e fechando o que pode ser sera que estar gripada?

    • Olá Barto,
      Sim pode ser algum problema respiratório por conta de mudança de clima, frio, etc… mas tbm pode ser ácaros…
      Se o estado dela estiver grave, aplique 2 gotas de Allax na nuca, só repita a dose depois de 15 dias…
      Se for algo mais leve, ministre o Canto Lindo Vias Aéreas 7 gotas em 1/3 do bebedouro por 7 dias, troque a água todo dia…
      Gaiola dentro de casa, sem pegar vento, sol, etc…
      Abraço.

  360. Eduardo Neto disse:

    ola pablo, forneci algodão mas ela também nao se interessou, ela pegou o algodão e jogou no bebedouro, tirei o jornal e forneci um outro papel picado, ela carregou todos eles para o ninho. quando ela terminar a postura, é aconselhavel tirar o macho da gaiola com divisória, ou devo deixa-lo na gaiola, mas com a divisória separando os dois? Ela ainda esta batendo no macho, mas mesmo assim ela pede gala pra ele. Os dois canarios são relativamente jovens, femea amarelo bem claro, 2 anos de idade, e macho 1 ano de idade, branco com topete. Nao se é pelo fato de serem jovens que a femea bate nele.

    • Olá Eduardo,
      Sim canário de primeira viagem sempre da um trabalho a mais…
      Mas notei aqui pelo que disse, vc esta fazendo o acasalamento de cores errado…
      Tem que ser amarelo nevado x amarelo intenso, Branco x Branco (nesse vc pode variar um sendo branco topete alemão)…
      Depois que ela começar a postura, no ultimo ovo vc separa o macho, para evitar essas brigas que já existem deles…
      Abraço.

  361. diogo nogueira disse:

    Estou querendo tirar uma pequena duvida em relaçao a idade maxima de reproducao de canario, tenho um com mais ou menos 5 anos e nao sei se isso teria importacia na reproduçao.

  362. Olá muito bom,os itens abordados!!

    Quais as possibilidades de um casal de canários não derem certo e não terem sucesso para criar????

    Eu tenho um casal de Canário frisado,ela botou más não descascaram os filhotes,e agora botou um ovinho fora do ninho e está chocando sem nem um ovo!!!

    Terei sucesso com esse casal? Ou preciso trocar um deles?

    Abraço!!!

    • Olá Joaquim, isso depende… se fez o acasalamento correto… mesmo assim ainda pode ocorrer da fêmea ou o macho ainda não estar pronto, etc…
      O seu problema se da mais com casais jovens, primeira ninhada… é meio normal ocorrer isso… insista mais um pouco, se ver que não vai dar certo, troque a fêmea por outra…
      Abraço.

  363. Eduardo Neto disse:

    ola pablo, e como estão dando trabalho esses canarios, nao sei o que ocorreu com a femea, parece q ela ficou fria, ela nao entra mais no ninho, nem carrega mais o papel nele, ela esta piando diferente como se estivesse procurando por algum outro canario, antes ela estava pedindo gala pro macho varias vezes, agora ela pediu apenas uma vez, ela esta mais arisca também e parou de cantar, nem é o clima frio, pois aqui no sudoeste de mg nem choveu nessa semana, esta seco parecendo inverno 20% de umidade, fazendo mais de 30 graus todo dia, nao sei o que ocorreu, estou fazendo tudo certo, nao estou deixando ela ver outros canarios tambem, nas minhas ultimas 3 tentativas de criação nao obtive sucesso, no mes passado foram 4 ovos brancos com esta mesma femea, estou quase desistindo, visto que faço faculdade e ultimamente tenho dedicado muito tempo com esses dois canarios, realmente acho que a femea esfriou, a cloaca dela nem esta tao inchada como antes, se ela realmente tiver esfriado irei doa-la. Voce acha que ela esfriou, ou é normal isso que ela esta fazendo? Desde já agradeço pelas respostas.

    • É Eduardo, ai complica… mas a mudança de clima é uma merda para canários…
      Troque ela por outra, afinal só temos até dezembro para a reprodução…
      Use o PiuSana Fertilidade quando estiver fazendo o acasalamento, ela ajuda a deixar os dois mais fogosos…
      Sobre a umidade, é um grande problema, o ovo para se desenvolver precisa de umidade, mínimo de uns 40 a 60%, aconselho vc colocar a banheira de água todo dia, mesmo para os que estão com ovos nos ninhos… aqui em Brasília, de julho a setembro só faltamos morrer tbm com a umidade, chego a borrifar água nos ninhos…
      Abraço.

  364. Ulisses disse:

    Estou com um casal, e nasceu 1 filhote está no quarto dia, mas tenho reparado que a fêmea está batendo muito no macho, mesmo assim ele continua tratando dela, estou com medo de matarem o filhote,
    o que devo fazer? posso separa-los e deixar a femea sozinha tratando do filhote? obrigado. Ulisses

  365. rubens ale disse:

    olá,pablo
    tenho um casal de canario belga, adquiri recentemente o macho avez fica com o bico aberto, canta meio falhado, e a femea segundo o vendedor estava pronta assim como ele, mas ela nao demontra esta querendo acasalar.
    E ele so canta quando tiro de perto dela e nao consegue ver-la.

    oque eu posso fazer pra ver filhotes deles esse ano?

    • Olá Rubens,
      Seu canário deve estar com algum problema nas vias aéreas… compre Canto Lindo Vias Aéreas 7 gotas em 1/3 do bebedouro por 7 dias, trocando a água todo dia…
      O macho sem estar com o canto aberto, não vai dar em nada, ele conquista a fêmea pelo canto…
      Sugiro trocar ele por outro com o canto aberto…
      Abraço.

  366. wagner disse:

    ola pablo,estou com uma femea que esta me deixando preocupado,ela botou 6 ovos mas ja quebrou 3,e n estou entedendo o pq,dou ovo cozido toda semana o q vc acha q pode ser.desde ja obrg.

  367. Olá Wagner,
    É algumas tem esses comportamentos malucos, se ela fizer isso de novo na próxima ninhada, passe ela pra frente e arrume outra…
    Abraço.

  368. Felipe de Oliveira disse:

    Olá Pablo,

    Sera que casal (topetes) geneticamente não pode ter filhotes por serem os dois (topetes) ou terem problemas com embriões ou má formação de seus filhotes / vida curta etc..?? andei pesquisando bastante sobre isso, mas ainda não cheguei em uma conclusão. Obrigado..

  369. douglas disse:

    minha canaria teve um filhote ele nasceu meio estranho ele nasce com a bariga com uma bolinha e normal ow nao isso pode sumir ow nao, e tem outra ela quando esta com ovos eles nao nascem ai eu quebro eles pra ver so tem o embriao mas nao desenvolvem vc sabe pq ela ja ta na terçeira bota dessa 3 ela tirou 3 e agora nao q nasce mas .
    pode me esplica oq esta acontecendo

    • Olá Douglas,
      Cara não é normal, normal é o canário nascer saudável sem nada… não sei lhe dizer o que é e se irá sumir…
      Sobre os ovos, possa ser que o macho não esteja conseguindo galar ela… os fatores climáticos tbm podem afetar, tempo seco demais é complicado…
      Abraço.

  370. Alexandre disse:

    Pablo eu comprei o pigmentante para dar aos meu canários com fator vermelho me falaram que so se dar na época da muda , mais é pq a canária está na primeira postura e quero saber como dar a eles , tenho que misturar a farinhada? tem que misturar a algum liquido junto com a farinhada? me ajuda nisso ai por favor!! muito obrigado.

    • Olá Alexandre,
      Lembrando, use apenas em canários vermelhos mesmo…
      Então a medida é, 10 gramas de cantaxantina pura para 1 kg de farinhada, mistura bastante… ai vc deixa um pote de farinhada sempre na gaiola…
      Sim na época de muda ele pega melhor… porém vc pode usar na reprodução para que os filhotes de vermelhos já fiquem com a coloração mais forte…
      Abraço.

  371. Vinícius disse:

    Ola Pablo,
    Então estou começando a criar canarios e a fêmea ja botou 3 ovos só que ela não passa a noite no ninho chocando os ovos, durante o dia ela fica praticamente o tempo inteiro,isso é normal? Abraço

    • Olá Vinicius,
      Não é normal… vc tem deixado a luz apagada, sem mexer na gaiola a noite? Porque se algo ocorrer para ela sair do ninho a noite, possivelmente ela irá dormir fora dele mesmo…
      Ao escurecer a luz natural, não ligamos luz artificial e não mexemos nas gaiolas…
      Abraço.

  372. Carlos Alexandre disse:

    Boa Tarde

    Gostaria de saber como que eu faço a respeito da separação dos casais, os machos cada um fica em uma gaiola e as fêmeas posso por elas juntas em uma Gaiola (viveiro) ou tem que ter uma gaiola para cada pássaro ?

  373. Carlos Alexandre disse:

    Boa Noite

    Parece que tem um dos filhotes que esta com sangue nas costas, sera que os outros estao bicando nas costas dele??
    eu reparei parece que eles nao estao brigando, esse filhote ‘e o que eu te falei que o mae estav tirando penas dele para fazer ninho, serque que nao ‘e sangue esta parecendo uns penuginhos vermelhos, sera que eu separo eles??

  374. barto disse:

    ola pablo, deitei minha canaria com 4 ovos e já tem 5 dias que nascerão 2 filhote gostaria de saber se há possibilidade dos outros dois ainda nascer ou eu posso tirar os 2 ovos do ninho? queria saber também se posso colocar algum tipo de vitamina agora para os pais já que eu quero tirar outra ninhada. abraço

  375. Olá Barto,
    Acredito que não vá nascer mais, pois ela coloca 1 ovo por dia, e nasceria 1 por dia… Não retire os ovos agora, pois eles servem de apoio aos filhotes, para que não fiquem com penas abertas, uma vez que só tem dois filhotes…
    Pode usar a vitamina, qualquer suplemento, uso o PiuSana Nutramix 7 gotas em 1/3 do bebedouro, 5 dias ta bom…
    Abraço.

  376. Carlos Alexandre disse:

    Pablo,
    Minha canaria esta chocando pela segunda vez, acho que eu não vou colocar para chocar mais não, qual o procedimento? tiro o macho e o ninho da gaiola ? e se eu fizer isso ela vai fica com vontade de botar e vai botar no chão??

  377. Carlos,
    Em média tiramos 5 chocas seguidas dentro do período de reprodução… depois damos descanso a eles até o próximo período… julho a dezembro…
    O procedimento é, retira o macho para uma gaiola sozinho… as fêmeas podem ser juntadas em um viveiro ou colocar 2 em cada gaiola…
    Tire os ninhos, possa ser que ela coloque alguns ovos antes de sair do ciclo…
    Abraço.

  378. joao de souza silva disse:

    ola pablo eu tenhoou nao sera se eu colocar os filhotes sairao como ela uma canaria do reino e ela tem enrte os pes um massa branca sera parecendo uma canaria velha mais ela e nova sera uma doença se eu colocar para chocar os filhotes sairao como ela ou nao tem nada aver me responda obrigado boa tarde

  379. joao de souza silva disse:

    ola pablo eu tenho uma canaria e emtre os pes ela tem uma massa branca como fosse algo QUE A CARNE ESPALHOU PELOS LADO NAO E UMA CANARIA VELHA SE EU COLOCAR PARA CHOCAR PODE OS FILHOTES SAIR ASSIM COMO ELA ESTOU MANDANDO OUTRO COMENTARIO POIS AQUELE ANTERIOR SAIU DEFERENTE PODE SER GENETICO OU UMA DOENÇA AGUARDO RESPOSTA OBRIGADO

  380. Olá João,
    Sem ver fica difícil falar… mas desde que vc tem ela é dessa forma?
    Se for genético sim, pode passar para os filhotes…
    Abraço.

  381. mauricio disse:

    Boa tarde Pablo .

    mais ou menos quantas vezes as canarias chocan por ano?

    desde ja agradeço.

  382. Olá Mauricio,
    Dentro do período de reprodução julho a dezembro, tiramos em média 4 a 5 ninhadas por casal…
    Abraço.

  383. Carlos Alexandre disse:

    Bom Dia

    Os filhotes estão em um viveiro e estão começando a brigar entre si, com quanto tempo eu separo eles? Eles já estão sozinho sem o pai e sem a mãe faz uns 6 dias.
    Eu ponho musica que eu baixei do seu site pra eles aprender a cantar tem um que já esta começando a ensaiar o canto rsrsrs

  384. barto disse:

    ola pablo; meus filhotes 2 estão com 8 dias e os pais estão brigando o macho fica correndo atrais da femea querendo abaixar e ela não deixa por isso estar acontecendo as brigas.o que eu devo fazer ? outra coisa posso pegar os filhotes de mao para colocar em outro ninho. abraço

  385. Olá Carlos, você não precisar separar os filhotes entre si, pode deixar juntos… até um começar a estourar o canto, ai vc separa… a briga entre eles é normal, pode deixar…
    Abraço.

  386. barto disse:

    obrigado pablo; posso colocar a divisória e deixar um em cada lado? e quando posso colocar os dois juntos novamente para começar outra postura . notei também que ele alimenta mais os fihotes que a mae abraço

    • Olá Barto,
      Então, neste caso eu faria o seguinte, separava a fêmea e deixaria o macho com os filhotes, ja que vc disse que o macho cuida mais… ai daria um descanso para a fêmea até a separação dos filhotes com 30 a 35 dias… separou ai você junta os dois de novo…
      Mas apenas coloque a grade separando mesmo, deixando os filhos com um dos dois…
      Abraço.

  387. Carlos Alexandre disse:

    Pablo pq vc sempre diz para nao pegar o macho na mao??

    • Olá Carlos,
      Quando pegamos o canário na mão ele se estressa demais, podendo parar de cantar e até mesmo entrar em muda fora de tempo… pegamos apenas para aplicar alguma medicação de ultimo caso, mas neste ponto ele ja estaria sem cantar mesmo, ai pegar na mão é para cuidar, e não para trocar de gaiola, casal etc…
      Abraço.

  388. Eduardo Neto disse:

    Olá pablo, estou de volta aqui pra contar o que aconteceu nesses dias, infelizmente aquela femea ainda nao botou ovo, tive que colocar o macho que ela queria junto com ela, eles galaram na terça e quarta feira, hoje na sexta feira ela fez o ninho com o papel mesmo, ao meu ver o ninho ja esta pronto, ela esta com a barriga um pouco inxada acho que ovo ja esta formado dentro dela, ela só nao o colocou por causa do ninho que ainda nao estava pronto, acho que sem falta neste sabado ela vai finalmente por ovo. Como ela foi galada por 2 machos acho que todos os ovos deverão estar galados. Espero que de certo, pois ja estamos em novembro e a época de reprodução ja esta acabando, se não der certo dessa vez, ja era 2013, nenhum filhote este ano.

  389. Eduardo Neto disse:

    ola pablo, hoje olhei o ninho e finalmente ela pôs o primeiro ovo, fiquei muito contente, agora é só aguardar os filhotes, nao tem como nao nascer ja que ela foi galada varias vezes e por dois machos. Quando eles nascerem é recomendavel que de somente ovo cozido, ou posso dar couve e jiló também? Abraços.

  390. Olá Eduardo,
    Que bom amigo, a alimentação continua a mesma, para os casais com filhotes costumo dar muita maça…
    Abraço.

  391. Leonardo disse:

    Boa noite.
    Estou pensando em começar a minha primeira criação de canários em casa…
    Mas ainda tenho diversas duvidas…
    º O meu macho não é anilhado…
    Posso comprar uma anilha aberta e anilha-lho ou a função da anilha aberta é diferente da fechada?

    º Não pertenço a nenhum grupo de criadores, mesmo assim eu posso comprar minhas anilhas e anilhar os filhotes?

    º A cor do meu macho é cobre intenso, qual a melhor femea que eu poderia colocar junto a ele?

    º Quais as melhores verduras e legumes para dar para ele? Ele adora couve e jiló, mas não é muito chegado a frutas (maçã ele não come por nada)

    Bom, minhas principais duvidas são essas…
    Agradeço desde ja pelas respostas,

    Muito obrigado

  392. Eduardo Neto disse:

    Ola pablo, infelizmente hoje fui limpar a gaiola e vi ovo no fundo da mesma, hoje ela não botou e ainda por cima jogou o ovo no chão, estou muito triste, realmente vou me desfazer desta femea, vou esperar esta semana agora pra ver se ela vai por os 3 ovos que faltam, se ela não colocar vou comprar outra e me desfazer dessa, que tristeza amigo, o ovo todo quebrado no fundo da gaiola, e ainda por cima eles estavam sem agua, pois ela picou papel e jogou nos 2 bebedouros, voce tinha que ver a quantidade de papel que tinha no bebedouro, ainda hoje eu vi ela ser galada, acho que esta femea tem minhoca no lugar de cerebro, é o canario mais esquisito que ja tive em toda minha vida de criação de passaros. Não sei porque motivo ela ou o macho jogariam o ovo no fundo da gaiola, eles nao estao com unha grande. Voce tem alguma ideia do porque de ela ter jogado o ovo fora do ninho?

  393. Olá Eduardo,
    É amigo, a vida de criador é assim mesmo, altos e baixos… mas tem canário que é problema mesmo, ai temos que nos desfazer dele…
    Ela coloca 1 ovo por dia, se não colocou mais acho difícil sair algo ai… melhor o amigo desfazer e comprar outra…
    Abraço.

  394. Fabio Augusto. disse:

    Ola Pablo.
    Minha canaria botou o primeiro ovo ontem, porem hoje de manha (10:00) não havia outro.
    Ela pode colocar apenas um ovo? É normal?
    O ovo é meio azulado e da pra ver algumas veias. Ela ficou ontem o dia todo no ninho.
    Acredito que ela deveria botar outro hoje pela manha.

    Abraços.

  395. Jackson disse:

    ganhei uma canaria amarela nevada e tenho um macho manchado com 1 ano e 4 meses ele n canta muito bem ele começou a cantar ha um mês ele só estrala n tem nenhum repique no canto deixei ele ao lado da gaiola de femeá ele começava a cantar e a femeá não deixava ela ficava chamando eu tenho outro canário verde e ele canta bem só que muito baixo sera que devo deixar os dois olhando ela um de um lado da Gaiola e o outro do outro lado? Sera que ela cruza com o macho verde obrigado

  396. Ricardo Nascimento disse:

    Olá Pablo, mano sábado comprei aparentemente um canário no domingo pela manha quando fui fazer a manutenção ví que no fundo da gaiola tinha um ovo cinza, ou seja é uma canária na mesma hora corri pra comprar um ninho, recolhi o ovo coloquei em um pote com alpiste e coloquei barbante na gaiola pra ver se a canária faria o ninho. Depois coloquei o macho na gaiola com ela eles estão meio que estranhando hoje retirei o macho porque percebi que ele estava agressivo com ela me fala como posso fazer agora? posso deixar as gaiolas perto pra ver se eles se entendem e depois por o macho de volta na gaiola? favor manda um email pra mim. Obrigado

  397. Fábio Augusto disse:

    Bom dia Pablo,
    Mais uma vez agradeço pela sua atenção.
    Bom,ontem ao chegar em casa a noite percebi que minha canaria colocou o segundo ovo,porem estava no chão da gaiola e nao no ninho e tbm estava quebrado (mesnos mal,ao menos ela colocou outro).
    Pelo que percebi,ao invéz dela colocar os ovos pela manha,esta trocando os horarios,esta colocando na parte da tarde entrando noite (rsrsrsrs).
    Mas ja estou mais aliviado pelo fato dela ter botado mais um.

    Obrigado novamente,agora vamos ver se hoje ela coloca outro. O mais importante é ve-la no ninho o dia todo,isso mostra que ela tem afeto pela cria e quer cuidar.

    Grande abraço.

    Fábio.

  398. Fábio Augusto disse:

    Outra questão que me esqueci:
    Qual farinhada voce me aconselha a dar e quando começar a dar?
    Sou iniciante,rsrsrs

    Grande Abraço

    Fábio.

  399. Bom dia tenho um casal de york a femea boto um ovo pulo um dia e depois boto mais 3 um por dia é normal será que estão galados??

  400. joao de souza silva disse: