Ácaros de Traqueia em Canários, o que fazer?

ÁCAROS DE TRAQUEIA

As aves são hospedeiras de uma rica diversidade de ácaros que infestam penas, pele, vias respiratórias e ninhos. Muitas espécies são hematófagas atuando como vetores de vários patógenos como protozoários, bactérias e vírus deixando as aves susceptíveis a infecções secundárias, podendo levá-las a morte, principalmente se estiver com ácaros de traqueia.

O Sternostoma tracheacolum, também conhecido como ácaros de traqueia ou ácaro da asma-fole-de canário, é um ácaro que acomete várias espécies de pássaros, sendo um dos responsáveis por muitas dores de cabeça e desgosto de criadores e amadores que criam aves de gaiola ou ornamental.

Este ácaro é facilmente observável, pois o seu aparelho digestivo possui coloração escura (pela presença de sangue do qual se alimenta). O parasita desenvolve-se principalmente na boca afetando vias aéreas, com o tempo os ácaros migra para a traqueia, o que torna a situação mais grave. Acomete também os sacos aéreos, brônquios e parênquima pulmonar.

A transmissão de ácaros de traqueia ocorre principalmente em ninhos onde há regurgitação das aves durante o trato dos filhotes. Os adultos geralmente se contaminam através de água contaminada, alimentos, correntes de ar mal distribuídas ou mesmo espirro de aves doentes, também ocorre transmissão em exposições, torneios através da introdução de novas aves no criatório, ou a partir do contato com pássaros livres que tenham acesso as gaiolas.

Aves afetadas por ácaros de traqueia apresentam incomodo e começam a esfregar o bico nos poleiros e grades, deixam de cantar, mas comem e bebem água normalmente. Quando os ácaros migram para a traqueia a ave manifesta um mal estar permanente por dificuldades respiratórias, dorme embolada, passa a comer menos que o normal e suas fezes tornam-se líquidas e esbranquiçadas. Ao atingir os pulmões, pode-se ouvir um ruído semelhante a um assovio, principalmente à noite. A ave respira com muita dificuldade, mantém o bico aberto e apresenta tosse. Em alguns casos, pode esfregar a região da traqueia nos poleiros, podendo ocasionar queda de penas nesta região. Como a ave apresenta dificuldade em alimentar-se, a mesma tende a ficar debilitada facilitando o aparecimento de doenças oportunistas, o que contribui para o agravamento de seu estado de saúde.

Como o Sternostoma tracheacolum é um ácaro escuro e pequeno o diagnóstico é feito a partir da trans-iluminação da traqueia, este teste consiste em, num ambiente escuro, incidir uma fonte de luz no pescoço da ave. Com isso, podem-se observar pequenos pontos negros, correspondentes ao aparelho digestivo do ácaro, dispersos ao longo da traqueia do animal.

Laboratorialmente, os ácaros podem ser vistos através de exame de fezes ou necropsia, onde os ácaros são vistos em sacos aéreos, pulmões e traqueia. O diagnóstico é presuntivo nos sintomas, epidemiologia e resposta ao tratamento. Assim que os sinais clínicos de ácaros de traqueia começarem a aparecer, as aves devem ser isoladas do plantel imediatamente.

O tratamento a base de ivermectina associado a polivitaminicos tem demonstrado resultados satisfatórios, lembrando sempre que, a dosagem e o modo de administração devem ser prescritos pelo médico veterinário, pois a ivermectina é um produto tóxico, forte e quando mal utilizado pode esterilizar as aves ou até mesmo causar sua morte.

As formas de se evitar este transtorno em nossos plantéis devem incluir quarentena de novas aves, e de aves que participaram de torneios e ou exposições, um bom manejo higiênico no criadouro, limpando e desinfetando os viveiros com certa regularidade, deve-se ainda desinfetar os ninhos e viveiros depois de cada criação, utilizar comedouros fechados de modo que as aves não defequem em sua comida, proporcionar boa ventilação e renovação do ar, mas sem correntes de ar passando diretamente pelas gaiolas, pois, essas correntes podem carrear ácaros e outros agentes infecciosos.

Evitar o contato com outros tipos de aves, como galinhas, pombos, pardais, entre outros. Além das medidas de higiene e manejo, podemos adotar como medida preventiva a administração de quatro a cinco gotas de vinagre na água do banho, ajudando a manter nossas aves afastadas destes ácaros.

É de extrema importância termos cuidado com a sanidade e manejo dos nossos criadouros, pois descuidos com manejo e higiene pode determinar o sucesso da criação. Aconselhamos aos criadores que sempre procurem orientação de um médico veterinário, pois a utilização de medicamentos errados pode ocasionar grandes prejuízos.

Fonte:

Dra. Roberta Pivesso Mazola
Dra. Tais Cremasco Donato
Médicas Veterinárias Residentes do Laboratório de Ornitopatologia – UNESP/Botucatu

allax respiração ofegante em pássaros canários

61 Comentários

  1. Boa noite tudo bem?
    Queria que vc tirasse uma duvida minha tenho um canario belga ele parou de cantar tem uns 4 meses só pia oque devo fazer!
    Fico no aguardo obrigado!

  2. ol,a,minha canaria botou sem macho 2 ovos , so depois comprei um macho pra colocar com ela. agora devo, descartar os ovos pra que ela possa botar ovos com embriao, ou deixo ela tentar chocalos e posteriormente retira-los?

  3. tenho um casal de canarios belga, a femea botou ja posso tirar o macho para colocar com outra femea

  4. pergunta. minha canara choco um filhote trato ate sair do ninho. botu mais 4 ovos e eu nao vi o macho pegar ela. sera que tem chance de sair algun filhote?

  5. oi, tenho um canario belga topete que comprei a um ano cantava de dar inveja a qualquer um criador de Canario só que depois da muda ele parou de cantar isso já tem uns seis meses o que faço.

  6. BOM DIA, GOSTARIA DE COMPRAR 10 UNIDADE DE OVOS ARTIFICIAIS PARA ESTIMULAR NA REPRODUÇÃO DAS MINHAS CANÁRIAS BELGAS, ONDE CONSEGUIR?

  7. Oi por favor me ajude!!!!!!!

    Meu canario de 2 anos parou de cantar na mude em Janeiro,
    ele quis voltar a cantar em julho mas logo parou!!!
    Tenho um outro canario q canta muito mas ele nem ensaia mais, dou jiló, couve, ovo cozidos, complexo vitaminico e nada dele voltar a cantar!!!!!
    Não tem respiração cansada nem chio no peito, aparentemente ele esta muito saudavel e bonito, não sei mais oq fazer com ele!!!!!! pode me ajudar?
    Ps : Tbm não tem piolho….

    Desde ja agraço pela atenção

  8. Boa tarde, tenho um femea que esta com chiadeira, o que devo fazer? qual medicação devo usar?

  9. meu nome e´ JOSÉ CARLOS . tenho canarios com acaro de traqueia,fis o tratamento com Allax nas femeas que estao chocando,os machos nao apresentam sintomas.devo fazer o mesmo com eles ? aguardo resposta desde ja obrigado.

  10. Bom dia Pablo!

    Antes de pedir ajuda, gostaria de agradecer pelo espaço e parabenizar pelo site.

    Então, gostaria de esclarecer uma dúvida sobre ácaros em canários. Jà comprei o Allax e coloquei 3 gotas na nuca do passarinho mas até agora ele continua rouco, tenta cantar, as vezes consegue, outras vezes e na maioria, fica como se estivesse engasgado, estivesse tossindo. Há algum outro medicamento que possa me indicar pra tratar e curar esse problema no canário? Quando coloquei o Allax afastei as penas da nuca do passarinho e coloquei 3 gotas do remédio.

    Grato!

    Marcelo Vianna

  11. Pascoal Inacio disse:

    Olá, tenho uma pequena criação de belgas; porem duas fêmeas estão com uma doença. começaram com os pés inchados sendo que logo que passei nebacetim desinchou, depois caiu os penujos ao redor dos olhos ficara~estremamente rocas.
    abas tiveram filhotes e os mesmos morreram. o que eu posso fazer?

  12. Pascoal Inacio disse:

    caso queiram podem me responder no email [email protected]

  13. Andreza disse:

    Boa Noite!
    Preciso da ajuda de vcs!

    Tenho um canário Belga meia-pena que está doente. Tem 3 dias q ele não sobe nos poleiros e só fica no fundo da gaiola… Come pouco e bebe muita água. Está com dificuldade de evacuar, muito sonolento e está inchado(como se estivesse com frio), tem horas que tem tremuras…
    Tenho dado Vitaminas na água para ele e hoje coloquei um vermífugo… não sei mais o que fazer…

    Alguém sabe que doença pode ser? E o que fazer?
    Desde já agradeço!

    • Andrezam pegue ele na mão e veja se não está desnutrido, “Peito seco”… se tiver tem que ministrar uma bomba de vitamina, cidex 10, ou Lavimed SD… em seguida ministrar antibiótico, depois alguma vitamina… notou algum sintoma de respiração ofegante, gemidos noturnos?

  14. Boa tarde!

    Estou preocupado com meu Canário Belga. Já faz alguns dias que ele parou de cantar (derrepente). Ele cantava muito e todos os dias.
    Ele fica abrindo o bico (e as vezes fica com o bico aberto um pouco) mais não canta. Poucas vezes no dia ele chama (2 ou 3 pios) mais não está cantando.
    Ele está com boa aparência, não esta apático, está esperto. Tambem não esta perdendo penas. Está comendo normal, mistura amarela para canários com vitamina, Jiló e mistura com alpiste. E agua. Ele come normalmente.
    As vezes percebo ele levantando as asas, se coçando, mais tb não é sempre.
    Limpo a gaiola todos os dias, troco a agua etc.. As vezes sinto um cheiro forte no local onde ele está (tipo cheiro de ração forte).
    Na parte da manhã, entre 08/09 horas da manha coloco ele na varanda, pq está muito calor em casa. Ele fica encostado na parede, no alto, preso por dois parafusos.
    A partir das 17 / 18 horas eu tiro e coloco ele para dentro de casa novamente, fica na área no banquinho próximo do azulejo da cozinha.
    Hoje pela manha eu coloquei no computador (youtube) uns cantos de canário e depois um tempo ele cantou
    4 vezes. Depois parou novamente.
    No local onde ele fica, as rolinhas, pombos ficam atrás dele pq ele é bagunceiro, joga muita comida fora da gaiola e eles vem comer.
    Já cheguei a pegar um pombo em cima da gaiola dele, querendo bica-lo.

    Ele pode estar com medo?

    Ele cantava muito, o dia inteiro.

    O que pode ser?

    Obrigado.

    • Notou algum sintoma de respiração ofegante? O fato de abrir e fechar o bico muito pode ser sinal de ácaros, que vem geralmente com problemas na respiração…
      Tem que fazer algo para esses pássaros não chegar perto dele, trazem piolhos…

      • Obrigado pela resposta Pablo. Não ele não parece estar com a respiração ofegante… Mais ele continua abrindo o bico por alguns segundos…

        Pois é os pássaros ficam em cima dele.. Ele fica na varanda pela manhã, e eles vem da rua… Ficam atrás da comida dele. Como ele é muito bagunceiro, suja tudo para comer e joga muita comida fora da gaiola, eles vem atrás disso.

        Quando não está muito quente eu deixo ele dentro de casa, e vc acredita que os passaras entram na cozinha atrás dele? É fogo…

        Ele continua sem cantar.. As vezes da uns piados mais cantar não está cantando.

        Ele pode estar na muda? Ele está bem de aparência… As vezes acho algumas no fundo da gaiola, mais não é sempre.

        No caso de ácaro tem remédio?

        Po o bichinho cantava muito mesmo. Lindo de ver. Continua esperto, mais cantar não está cantando..

        • Não acho que possa ser ácaros então… geralmente ficam com a respiração alterada… acredito que seja por susto e incomodo mesmo dos demais pássaros que vc citou… no período da muda realmente ficam calados mesmo… o periodo é de agora até março…

  15. Tenho um canario branco que fica com um dos olhos meio molhado , o que devo fazer e um dos filhotes está com um caroço pequeno em um dos olhos, muito obrigado pelas respostas .

  16. Boa Noite, estou muito preocupada! Tenho um casal de belgas (que ficam na frente da casa) que tirei uma filhote apenas e a fêmea saiu de forma. E atrás da casa um casal que tirei três filhotes, dois belgas normais e um pastinha, então coloquei ao lado deste casal um gaiola e separei os filhotes, deixando a “filha única” do casal da frente junto com os dois belgas normais do casal do fundo na nova gaiola. O pastinha continuou com os pais pois é menos desenvolvido que os outros e tem o pé aleijado, e a mãe está chocando mais quatro ovos.
    Então um dia comprei uma ração e ao chegar em casa percebi que tinha uns bichinhos pretos, devolvi a ração e meu padrasto comprou em outra casa de ração, novamente a ração veio com os bichinhos porem em pouca quantidade. Me disseram que não tinha nada a ver então dei a ração. Eles comeram por uns dois ou três dias e depois enchi novamente as vasilhas. No dia em que enchi, de tarde a minha mãe me gritou falando que um pássaro morreu, um dos três filhotes separados, peguei ela (era a única filha do casal da frente) e ainda estava viva, gemendo no chão, custando a respirar, com o bico aberto. Peguei ela, eu sabia que ela ia morrer mas tentei pingar água no bico, soprar o bico, fazer massagem no peito. Ela estava mole, se contorcia, com falta de ar. Pensei em coloca-la na gaiola de sua mãe e a coloquei em cima do carro para pegar a gaiola, foi a conta e ela começou a pular muito se contorcendo e deu o último suspiro, morreu sem ar. Fiquei muito abatida, limpei os forros, comprei ração nova, mas não achei a vitamina (ou remédio, não sei) Alax nem a VITA GOLD.
    Isso foi ontem, então hoje a noite, percebi na gaiola onde restou os dois irmãos, que o mais velho estava no fundo da gaiola, peguei ele e ele está muito lerdo, não consegue subir no poleiro, ele fica caindo, abri a mão e ele fica deitado na minha mão, não reage, nem voa, de dia ele tava bom.
    O que pode ser? Será que tem a ver com a ração que dei? Pode ser ácaro de traqueia? O que eu devo fazer? Tenho que separa-los? E o casal que fica na gaiola a uns 2 metros do lado, que está com quatro ovos e o filhote pastinha, eles correm o risco de contrair a doença (se for uma doença)?

  17. Boa Tarde!
    Pablo estou passando por uma dificuldade no meu criadouro, ele foi infectado por piolhos devido a invasão de pardais e rolinhas. Já utilizei Kleen, vinagre nas banheiras mas não consigo acabar com os piolhos. Existe algo mais eficiente que eu possa utilizar?
    Obrigado

  18. Complicado…
    Bom, você tem que verificar as frestas dos poleiros, geralmente ficam ali… remédio mata os vivos, mas os ovos ficam…

    Você teria que arrumar um massarico, grande ou portátil, queimar esses cantos todos, e possiveis locais aonde ficam… depois passe querosene nas pontas dos poleiros, o cheiro forte faz eles não voltarem…

    Procure ai na sua região, pelo Kill Red, é o único remédio que resolve mesmo nesse caso de praga… continue a usar o vinagre no banho deles, ajuda muito…

  19. pablo boa noite estou precisando de sua ajuda pois tenho canarios e estao com pouca penagen no pescoço algumas feridas no bico e nas asas nao sei nomes de remedios que posso estar usando me ajude porfavor

    • Amigo, pode ser piolhos ou ácaros de penas, pegue o canário na mão e analise para ver se encontra alguns bichinhos bem pequenos por ele…
      Sempre que colocar água para o banho, use umas 10 gotas de vinagre de maça…
      Se for piolhos terá que aplicar o Kill Red, meio dificil de encontrar no mercado.,..

  20. Ola meu canario esta com falta de penas acima do bico o que pode ser isso?

  21. ola amigo estou precisando de uma ajuda meu canario vermelho estacom um chiado estranho ,mmais nao fica com o bico aberto aparentemente esta normal mais nao canta e me parece estar com a muda meio encruada, o que faço estou ministrando avitrin na agua mais parece que ele come bem pouco e quase nao bebe agua qual seria o melhor jeito de tratar desde ja obrigado
    do

  22. obrigado amigo de verdade essa dose é unica ?? é bom deixa-lo isolado quanto tempo??

  23. Olá a todos!
    Venho partilhar com vocês que ontem perdi o meu canario. Ele adorava tomar o seu banho e eu esqueci de colocar água na piscina. Então ele foi tentar molhar as penas dentro do bebedouro/comedouro e morreu afogado. Deixo o alerta para todos que devem ter mesmo um bebedouro onde só entre o bico e não o pássaro todo para evitar a morte do bichinho. Tudo de bom para vocês e continuem amar os animais. São grandes amigos. Abraco pessoal!

  24. cintia disse:

    Ola mim ajude, eu complei um cenário cantando bem ai eu trouxe ele pra casa ele veio dentro de uma caixinha e no dia que eu trouxe tava muito quente , quando coloquei ele dentro da gaiola eu ficou fazendo força pra cantar mais a voz dele não saia, e agora ta cantando muito baixinho quase não se ouve o que eu posso fazer desde já agradeço.

  25. Luiz Wanderley delanhese disse:

    Olá , tenho uma cantaria ela abre o bico p piar mas não sai está muda o que pode ser? Será que consigo criar com ela mesmo assim .abraço

  26. LUCIANO ANDRÉ disse:

    Bom dia, gostaria de um esclarecimento. Renho um canário muito cantador, porém a uns seis meses ele parou totalmente de cantar . Observei e venho observando que ele tenta até canta é só um pio… e bate muito o bico, além do mais esse não está comendo jiló, nem mamão, pipino, banana que aparentemente gostava muito. hoje só está comendo a ração apropriada para canários que são vendidas nessas lojas de animeis. o que deve fazer?

  27. Andrei Augusto Oltiman disse:

    Boa tarde, tenho um canario que estava cantando até bem, mas percebia que ele chiava um pouco, aparentava estar rouco. Ministrei um ivomec nele, e a ave caiu… foi para o fundo da gaiola e agora aparenta estar bastante ofegante… perderei o canario???

  28. Rosi disse:

    Juntei meu casal de belga cobre ela ja botou 2 ovos mas hj reparei q o maxo pasaa a lingua na grade da gaiola oq devo fasee

  29. Taynara disse:

    Tenho um canaro é meu deis de novo tem mais de 1 ano e nunca canto firme e alto.. canta bem poço e baixo come normal … Acho que tá cm ácaro mais n deve ser do pior , qual remédio eu do pra ele

  30. Ótimo, exatamente o que procurava, obrigada!

  31. Cleidiane Reis disse:

    Olá tenho um casal reproduzindo e parecem estar com ácaro. O macho apresenta um pequeno caroço ao próximo ao bico e escamação ao redor do mesmo. A fêmea esta com com o peito sem penasa cerca de uma semana. Sairam 3.Morrerão 2 filhotes um a 5 dias e um hj.pd ser por causa dos ácaros? Desde já obg.

  32. Anna Paula disse:

    Boa tarde! Tenho um canário e ele está perdendo muitas penas, parou de cantar e está tipo com um fungo na patinha. Faz 2 dias que ele nao quer nem tomar banho. O que eu posso fazer??

  33. Marcelo Rodrigues Andrade disse:

    Boa noite meu canário belga está com a respiração ofegante e fica batendo o bico oque posso fazer

  34. Marcelo disse:

    Canário belga respirando ofegante e tremendo o bico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *