A muda de penas nos canários

remédio para muda de penas em pássaros

remédio para muda de penas em pássaros

VAMOS ENTENDER A MUDA:

É um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são:

  • Muda encruada: deficiência de iodo
  • Muda rala: deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio
  • Muda constante: deficiência de vitaminas e minerais.

Embora sejam muito resistentes, as penas com o tempo começam a perder o brilho e desgastarem-se, precisando ser trocadas. Trata-se de um processo normal na vida das aves, relacionado a fatores biológicos ligados aos hormônios produzidos pela tireóide. A muda ocorre todos os anos e inicia-se após a época de cria, (não se deve permitir que se estenda demasiadamente a procriação, pois irá prejudicar a época ideal para a muda – verão).

Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar suas penas facilmente e não passará de 6 a 8 semanas. Nesta época a ave pode perder boa parte das penas ao mesmo tempo, mantendo, entretanto, uma razoável quantidade para proteger o corpo e voar.

Se a temperatura estiver elevada, bastante quente, isso irá antecipar a muda do canário, por outro lado, terminará mais cedo. Em climas moderado e fresco, ela atrasa um pouco. É recomendado fornecer ao pássaro uma dieta correta para esta ocasião. Uma alimentação rica em cálcio (osso de ciba), casca de ovo, vegetais, mistura de grãos com maior quantidade de óleo e farinhada com ovo. A água de beber será trocada diariamente e poderá acrescentar algumas gotas de complexos vitamínicos que contenha ferro.

Nos adultos a troca de penas do rabo, das asas, e demais penas inicia-se do centro para as extremidades. A muda das penas das asas ocorre simultaneamente em ambas e aos pares, no corpo ocorre a muda quase por inteiro, terminando na cabeça. As penas caem naturalmente e devagar sendo que quase nem se percebe que o pássaro está na muda; se o pássaro voar com dificuldades, começar a aparecer à pele, isto não é normal para a época de muda e pode ter sido causado pela má alimentação ou outras causas, não pela muda.

Banhos de sol pela manhã (8 às 9 horas) ajudam bastante na muda. Mantenha a higiene das gaiolas, evite que o pássaro fique em correntes de ar e forneça banheiras com água limpa para banhos.

A MUDA NOS FILHOTES

Os filhotes nascem pelados com uma finíssima plumagem, e aos poucos vão aparecendo as penas e quando saem do ninho já estão empenados por inteiro. Os filhotes também mudam de pena em torno do terceiro ao quarto mês de vida, o que chamamos de muda de ninho. Mudam somente as penas do peito e da cabeça, pois as penas das asas e do rabo só mudarão no próximo ano.

MUDAS PRECOCES

As mudas precoces são consideradas aquelas em que as penas são trocadas fora de sua época normal. Bruscas mudanças de ambiente, temperaturas muito elevadas, sustos anormais, luzes que acordam as aves durante o seu sono, entre outros fatores, são causadores de uma muda precoce.

Um pássaro que entra em muda precoce é um pássaro triste e sempre estará encorujado. Ele não cantará. Teremos que aguardar, com paciência, o término do processo. Isto poderá atrasar o “apronto” da ave para a reprodução.

Devemos trata-lo muito bem, administrando algumas vitaminas e evitando ao máximo incomoda-lo.

vitamina remédio para muda de penas em pássaros

79 Comentários

  1. GLEDYS SERBER disse:

    Oi Pablo, muito prazer em te conhecer e saber que você certamente poderá me ajudar em algumas dúvidas que tenho.
    Meu canário é um belga cor -Amarelo nevado.Ele é filhote mas deve estar próximo de completar um ano de vida.Ele está atravessando o período de muda,se alimenta bem e me parece esperto.Porém duas coisas me preocupam : Ele parece que “mudou o comportamento”.Quando eu chego perto da ailoa e coloco o jiló ele fica agressivo(talvez não o seja)–abre as asas laterais e vem chegando perto com o bico aberto.Isso é BRINCADEIRA OU O QUE? Outra coisa que mais de uma vez ocorre com ele é de : ficar em silencio só dormindo ou comendo durante o periiodo da tarde mas no seu finzinho ele começa a pular de um galho para outro fazendo um pio agoniado e repetido como se sentisse alguma DOR. EU limpo a gaiola e o piado para mas depois volta.Mas aí está hora de meu bebezinho dormir .Converso muito com ele.

    POR FAVOR ME DESCULPE TANTAS PERGUNTAS .ABRAÇO GLEDYS.

  2. MARCONI GAMA DE OLIVEIRA disse:

    PARABÉNS PELO SITE! COMPLETÍSSIMO E BEM ELABORADO.

  3. Eu adoro meus animais, crio um velho Canário Belga Amarelo, ele está na muda a muito tempo, as unhas estão muito grandes, eu não sei cortar, ele precisa ser coberto com pano branco, me ajude por favor! tbm não está cantando.

  4. Júlio Pariz disse:

    Parabéns Pelo Site Amigão..Que Otimo Que Alguem teve A Iniciativa…Muito Bom Mesmo..

  5. Eduardo disse:

    Oi Pablo, boa tarde!
    Meu nome é Eduardo e tenho um canário belga laranja, qdo o comprei ele cantava e se alimentava muito, agora a aproximadamente a 2 ou 3 meses ele está trocando de penas, não canta mais, não come direito, quando pia parece rouco, está com algumas penas encruadas que parecem que brotam mas não desenvolvem, suas fezes estão meio escuras e aguadas. Eu coloco como alimento pepino, jiló, almeirão,maça além de alpiste e vitamina. A pouco tempo dei cachantina para cor das penas e agora estou dando uma vitamina da avitrin que se chama muda, porem ele não melhora, gostaria de sua ajuda para saber se ele esta doente e o que devo fazer?

    • Olá Eduardo,

      Tente observar algum sintoma de respiração ofegante, espirros, abrindo e fechando o bico…
      Sobre a muda, vamos entender mais:
      Muda: é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encruada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “muda constante” (deficiência de vitaminas e minerais).

      A alimentação está tranquila, apenas suspenda a cantaxantina até melhorar…
      Se notar os sintomas de respiração que falei, me retorne e darei a dica do tratamento…
      Abraço.

  6. André Luis disse:

    Boa tarde Pablo tudo bem? espero que sim, Pablo meu filho comprou um canário belga e o rapaz que o vendeu disse que era filhote eu não sei pois é a primeira vez que crio um canário, ele fica quieto só piando as vezes embola um canto mas isso é muito raro tbem encontro algumas penas soltas na gaiola, gostaria de saber se é macho ou femia pois tenho essa duvida pois gostaria muito de velo cantando mas até agora nada mim da algumas dicas ai Pablo por favor desde já agradeço e fica com Deus.

  7. Ricardo disse:

    Boa noite! Pablo, meu canário está se comportando muito estranho nos últimos 2 dias. Ele cantava o dia todo não parava 1 minuto parecia uma maquina que não acabava a pilha…pulava de um puleiro pra o outro era bem agitado e animado. Ele está meio que ofegante, não está cantando direito fica muito tempo quieto, parece que tá com as asas caidas e está começando a soltar umas penas. Será que é que ele está trocando de penas? Nunca tive cárario este é o primeiro. Onde teria um bom veterinário especializado para esse passáros. Feliz ano novo! Fico no aguardo. Abraço

  8. Vicente disse:

    Olá Pablo!
    Tenho alguns canários vermelhos que estão passando pela fase de muda, porém a cor deles é meio artificial, fiquei sabendo que após essa fase eles irão perder as cores, quais vitaminas ou medicamentos vc aconselha eu dar para eles ??

  9. jonathan disse:

    Iae pablo

    comprei um canario belga mano, branco so que a cabecinha dele ta um polco pelada, oque sera ?

    obrigadoo deis de ja… e o saite e maneiro cara gostei muitoo parabens..

  10. delesiofilho@gmail.com disse:

    Olá, tenho acompanhado seu site a 2 meses, parabens ficou muito bom e bem esclarecedor.
    Recomecei a criar canarios, a 2 meses depois +d 10 anos sem cria-los, ganhei um casal de um amigo criador, casal novo de 1 ano, e embora no começo de dezembro ja quase no final da estação de cria, coloquei um ninho, e consegui tirar 2 filhotes, um deles inclusive esta com 50 dias e ja canta o dia todo, eles acasalaram novamente e chocaram 5 filhotes dessa vez que ja estão com 20 dias, todos bem saudaveis embora tenha 2 um pouco menores, so que agora a canaria ta querendo acasala novamente o macho ja faz 2 dias que cobre ela o que fazer deixar que acasalem, ainda não demonstraram sinal de muda embora ja em quase metade de fevereiro.
    Grato pela atenção.
    Delesio
    Tupanciretã-RS
    Como faço para te mandar umas fotos dos meus canarios.

  11. pedimv6@yahoo.com.br disse:

    Amigo tenho um canário espanhol,ele parou de cantar desde o dia 5 de janeiro
    e começou a trocar as penas. A alimentação dele é completa e estou também dando uma vitamina a base de ferro e cálcio no bebedouro.
    preciso fazer algo mais e quanto tempo ele ainda demora pra cantar, desde já agradeço a ajuda e parabenizo pelo site que é ótimo.

  12. Jones disse:

    Ola Pablo Henrique, amigo tenho hum canario belga que caiu algumas penas no fundo da gaiola,pois ele parou de cantar ele cantava de mais ,agora n canta oq devo fazer?isso ja faz mais de 1 mes q ele n canta

  13. erivaldoara@hotmail.com disse:

    Pablo, gostaria de saber com quanto tempo a canaria fêmea começa a aninhar após a muda? Abraços.

  14. Jones disse:

    Ola Pablo Henrique Boa noit, Amigo comprei o remedio q vc me passou para meu canario Piusana,ja tem 2 dias.Estive reparando ele, ele esta dando uns cantos baixinhos meio embolado,vc me aconselha fazer mais algo para melhorar?

  15. fernandoforigo@hotmail.com disse:

    Bom dia Pablo, meu canário parou de cantar desde que começou trocar de pena, ele cantava muito, mas começou trocar de penas a mais de 3 meses e ainda não parou, dou vitaminas, verdura, osso de siba…
    Quando eu pego a gaiola ele da uns pios baixinho e meio que ofegante, abrindo o bico, mas apenas quando chego perto, de longe ele continua normal mas não canta.
    Sabe me dizer o que pode ser?

  16. danrley_0800@hotmail.com disse:

    Queria saber se quando canario belga encrua a muda ele para de canta?

  17. eduardobaumgratz@hotmail.com disse:

    Olá Paulo!

    O meu canário belga está perdendo muita pena, procurei na internet e encontrei seu blog. O período de muda, pelo o que eu pesquisei é de junho a agosto, mas ele está perdendo muita pena mesmo, o que posso fazer?

    Att.
    Eduardo

    • Olá Paulo, o periodo de muda não é esse não, de julho a dezembro é reprodução, janeiro a março muda de penas…
      Leia abaixo para entender melhor o problema:
      Muda: é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encroada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “muda constante” (deficiência de vitaminas e minerais).

  18. ju_mau@terra.com.br disse:

    Ola tenho um canario belga branco e desde final de fevereiro está trocando as penas .Ele tb está rouco.
    O que faço?Pesquisei na internet e fala que canario branco tem falta de vitamina E e vi que para rouquidão dar 2 gotas de vinagre maçã na agua..
    Esta certo..

  19. Monika Alves disse:

    Olá Pablo,

    Meus canários entraram na muda a + ou- 2 meses,me recomendaram dar um remédio p/ muda encruada,dei por 20 dias e agora parei e o meu canario amarelo ta quase que pelado caiu muita pena do bichinho.
    O vermelho não caiu tanta pena assim,não estou entendendo o canário amarelo começou a roer a gaiola(uso de madeira),é normal?
    Comecei a dar uma vitamina de muda para as penas,esta correto?

    Me ajude pois amo canários mais entendo pouco.

    Att

    Monika

    • Olá Monika, qual o nome do remédio vc deu? A muda dura geralmente uns 40 a 60 dias… Acredito que vc deu por muito tempo, geralmente dou por 5 dias, descanso 5 e repito até o final…
      Sobre o outro estar roendo a gaiola, verifique se não há sinal de mofos, isso causa bacterias, germes, ácaros de traqueia… ele por acaso esta com algum gemido, respiração ofegante?
      Suspenda essa medicação, coloque eles para banho de sol todo dia cedo, as penas irão fixar…
      Abraço.

  20. Monika Alves disse:

    Olá Pablo,
    Dei Canto Lindo iodo (muda encruada) por uns 20 dias e tem 2 dias que estou dando o Biotrin vet (muda de penas).
    Não vi nenhum mofo,vou trocar as gaiolas pelas de ferro galvanizado,me falaram que é melhor,vc acha?
    Sobre a respiração não notei nada de anormal…
    Tenho colocado eles para pegar sol pela manhã e ainda coloco cantos de canário para eles ouvirem,eles até piam quando escutam.
    O que vc me recomenda sobre medicamentos,alimentação e gaiola?

    Att

    Monica

  21. pauloreis_84@hotmail.com disse:

    Olá Pablo,
    O meu canário branco entrou na muda em fevereiro e parecia tudo normal mudou as penas e já estava começando a cantar até que novamente começou a cair as penas tudo de novo e não sei o que pode ter acontecido gostaria da sua ajuda.

    Obrigado.

    Paulo

  22. junis.vagno@gmail.com disse:

    Olá,
    Pablo tenho uma canária que começou a muda, mas as penas novas ficara bem desuniformes, e entre o pescoço e as costa da canárias os cartuchos de penas novas engrossaram e não se desenvolveram, parecendo que nasceram encavalados, são três cartuchos de penas.
    Nunca vi está situação em pássaros.
    Você tem ideia do que pode ser?

    Grato.

  23. joplay27@hotmail.com disse:

    Olá amigo bom dia gostaria de saber meu canario está em muda e começou a misturar igual a um papa capim que tenho oq devo fazer …e qual farinha eu dou a ele quando comprei veio uma farinha cheirosa tinha um cheiro doce tipo meu????

  24. piercingshot15@gmail.com disse:

    Ola pablo eu tenho um canario branco e ele ta mais ou menos 1 ano fazendo mudo e ele as vezes da umas enrroladas mas nao passa disso e esse canario ja foi uma maquina nao tinha canario q bate-se esse e meu segundo canario branco q isso acontece o q devo fazer?

    • Entenda a muda e veja a solução:

      Muda: é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encroada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “muda constante” (deficiência de vitaminas e minerais).

  25. claudioaz60@gmail.com disse:

    ola caros amigos estou com um grande problema de meus canários estão entrando na muda direto precocemente, o que devo fazer? qual alimentação aguem me de uma orientação . deste já grato

    • Muda: é um estado fisiológico e cíclico das aves, ocorre perda do canto, diminuição do apetite e apatia. O período de muda varia por espécie e por individuo. Pode ocorrer falhas no período de muda, estas falhas podem ser corrigidas com suplementação adequada, as maiores falhas são: “muda encroada” (deficiência de iodo), “muda rala” (deficiência de vitaminas A, D, E e Cálcio), “muda constante” (deficiência de vitaminas e minerais).

  26. re_azarias@hotmail.com disse:

    Oi ;

    o canário na muda pode reproduzir ou ele fica muito fraco ?

  27. mf.vianna@globo.com disse:

    Bom dia Pablo!

    Antes de pedir ajuda, gostaria de agradecer pelo espaço e parabenizar pelo site.

    Então, gostaria de esclarecer uma dúvida sobre ácaros em canários. Jà comprei o Allax e coloquei 3 gotas na nuca do passarinho mas até agora ele continua rouco, tenta cantar, as vezes consegue, outras vezes e na maioria, fica como se estivesse engasgado, estivesse tossindo. Há algum outro medicamento que possa me indicar pra tratar e curar esse problema no canário?

    A outra dúvida, é que um outro canário belga, está coçando demais o bico na palheta da gaiola e está arrancando algumas penas da cauda e as mastigando (percebi isso agora mesmo quando estava em seu site). Não sei se é por causa da muda (esse é o período de muda em canário belga, não é?).

    Mais uma vez agradeço pelo espaço e desejo a você, sua família e aos demais participantes um Feliz Natal!

    Grato!

    Marcelo Vianna

  28. marcoaurelio.02@hotmail.com disse:

    Amigo, após a nascença dos filhotes quando eles são separados da mãe eles começar a bicar o rabo, provocando o sangramento, o que poderia ser?

    Começei a criação durante o ano de 2014, 16 casais, obtive uma excelente reprodução (80 filhotes), gostaria de saber :por que as canarias vermelha nevada após a reprodução perderam a coloração avermelhada se tornando esbranqueçado?

    Estão todos na avuadera de 1,60 (m) poderia ser isso o motivo? Excesso de pássaros em um local limitado?

    Juntamente a isso, estou tendo problemas com ácaros, gostaria de uma dica sua referente a um bom medicamento.

    Estão entrando na muda, qual vitamina você me indicaria?

    Tinha um canário que cantava bastante, entretanto o mesmo aglomerou-se fezes perante a cloaca e a asa também caiu, esta queto no puleiro, gostaria de saber um medicamento para a solução do meu problema

    Fico no aguardo da sua ajuda,obrigado.

  29. daisouza_tico@hotmail.com disse:

    Olá Pablo e parabéns pelo Blog.
    então eu tenho 4 canarios, sendo 2 machos e 2 femeas.
    minha dúvida é, agora que está no período de muda, posso deixar as 2 femeas juntas, pois os machos estão separados, ou tenho q separar as femeas também??
    umas das femeas está muito fogosa ficando pulando de poleiro em poleiro e fica batendo as asas é normal??
    agora os machos só ficam piando fraquinho, e estou dando vermifugo p/ eles.

  30. xerocopias@hotmail.com disse:

    Boa noite, Pablo

    Comprei 02 canários belga, e presenteei a minha filha que é especial, eles nasceram em novembro/2014. Mantenho os dois sempre na mesma gaiola. Não sei se é um casal, um é bem amarelinho e outro é marrom. No momento percebi que estão soltando as penas e ainda não cantam alto, é um canto discreto. Alimento eles com ração, couve, ovo cozido, jiló que eles adoram. Gostaria de saber se eles já estão prontos para se acasalarem, pois comprei um ninho e percebo que eles ficam bicando e puxando fiapinhos do ninho. Devo separá-los? Ou simplesmente devo esperar. Gostaria que me orientasse melhor.

  31. jonatan.asantiago@oi.com.br disse:

    Amigo bom dia tenho um casal de belga branco a femea entrou na muda,ate ai tudo bem mais ela ta ofegante no puleiro como se estivesse causada o que pode ser.

  32. Rafael Camilo disse:

    Ola Pablo;

    Estou com um canario em muda faz mais ou menos 5 semanas, ele parou de cantar e esta muito triste, ja dei pra ele Avitrin vermifugo e vitagold e mesmo assim ele esta quieto no puleiro, o que devo fazer pois este meu canario é um dos melhores que eu tenho.

    Grato e fico no aguardo de uma resposta

    Rafael Camilo

  33. giulio_campacci@hotmail.com disse:

    Oi pablo tenho um canário belga amarelo +ou – a 4 anos q eu tenho ele sempre canto acordava com ele cantando .. E, novembro a fevereiro era a muda dele . Depois disso só fica piando coloco canto dele é nada não sei mais o fazer !!!

  34. Ronaldo disse:

    Tenho um canário de 7 meses q tá contando demais,e uma fêmea pronta prá acasalar,pus os dois juntos eles acasalaram,ja tem 6 dias e ela não pôs nem um ovo até agora e o macho está cantando bem menos que antes.O que devo fazer?

  35. ITANER MACEDO CORREA disse:

    BOM DIA!

    TENHO UM CANARIO MACHO MAS ELE APENAS PIA SE ALIMENTA BEM PENAS SUPER BOAS E LINDAS MAS EM UM CERTO MOMENTO ATÉ PENSEI QUE FOSSE UMA FEMEA MAS ME CERTIFIQUEI E DE FATO É MACHO O QUE PODERA ESTAR ACONTECENDO COM ELE

  36. Gabriela Rodrigues Pereira disse:

    Olá Pablo!

    Estou com um filhote de 25 dias e as penas abaixo do pescoço não nasceram, diferente dos outros dois filhotes. Hoje reparei que ele estava tristinho no fundo da gaiola e ele sempre foi o mais esperto dos três, foi inclusive o primeiro a sair do ninho!
    Não sei se esta falta de pena é normal, ou se ele pode estar doente, pelo fato de hoje ele estar quietinho…
    O que pode ser?

    Obrigada e parabéns pelo site, que sempre me ajuda!

    • Pablo Henrique disse:

      Olá Gabriela,
      Olha pode estar sim, mas as penas pode ser normal, as vezes a mãe arranca ou os outros filhotes… tenta dar aluma vitamina pra ele, pode ser Avitrin Complexo Vitamínico, protege a gaiola do frio e fica de olho nele…
      Abraço.

  37. gabriel disse:

    Olá tenho um belga amare e o pescoço. Dele esta ficando careca , o que devo fazer ??

Deixe uma resposta